Aumente o engajamento nas redes sociais para mais vendas

 

O engajamento nas redes sociais é resultado do uso de boas estratégias de marketing. Afinal, não basta apenas criar o perfil para a empresa e esperar as coisas acontecerem, seu negócio deve ser ativo e interagir com o público constantemente.

Aliás, isso é uma coisa que muitas empresas brasileiras vêm fazendo. Para se ter uma ideia, 92,1% das organizações no Brasil utilizam as redes sociais, sendo que 60% consideram esses sites como muito importantes.

Entretanto, apenas 34,6% consideram suas estratégias eficazes nessas plataformas. Se você analisar a quantidade de companhias que usam as redes sociais no Brasil, essa quantidade que sabe, de fato, usá-las, é muito pequena.

Outro fato que surpreende é que estamos falando de espaços descontraídos, por isso, algumas empresas acabam não os levando tão a sério, o que prejudica muitas ações de marketing.

Consequentemente, essas marcas acabam falando sozinhas, o que por si só já pode ser considerado uma resposta dos usuários.

Pensando nisso, nesse artigo vamos falar sobre a importância do engajamento nas redes sociais, dar dicas para aumentá-lo e mostrar as métricas que precisam ser avaliadas. Acompanhe!

A importância do engajamento nas redes sociais

Podemos definir como engajamento qualquer interação de um usuário com a marca, que pode acontecer por meio de uma curtida, comentário ou compartilhamento.

Desse modo, seguidores engajados são aquelas pessoas que gostam e confiam em uma marca, formando um grupo que vai curtir, comentar e compartilhar tudo o que a empresa publicar.

Por exemplo, se uma empresa de isolamento acústico conquista um bom nível de engajamento nas redes sociais, então ela terá maior divulgação de sua marca, conseguirá aumentar o tráfego no site e blog, e aumentará as vendas e o número de clientes.

Também é uma forma de melhorar o atendimento ao cliente, bem como fidelizá-lo. Mas para conquistar essas vantagens, é necessário investir em boas estratégias. E quanto mais você der atenção às pessoas que o seguem, mais pessoas vão querer seguí-lo.

Trata-se da construção de um relacionamento duradouro e de uma comunicação que estabelece uma troca entre os dois lados. Isso significa ter uma presença e manter o diálogo, falando e escutando, na mesma proporção.

O primeiro obstáculo é conseguir atrair seus primeiros fãs, tendo em vista que o alcance orgânico nessas plataformas é cada vez menor. Além disso, é preciso enfrentar a concorrência, que está em busca do mesmo objetivo.

Para se destacar e conquistar o engajamento do público nas redes sociais, precisamos investir em algumas estratégias. E é sobre elas que vamos falar no próximo tópico.

Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Conquistar um público engajado é resultado de muito trabalho e investimento nas práticas corretas. Assim sendo, as empresas terceirizadas de limpeza e conservação, por exemplo, devem colocar em prática as seguintes ações:

Conhecer a persona e o público-alvo

Para qualquer estratégia de marketing, o primeiro passo é saber quem é a sua persona. Se você definir um grupo de pessoas, terá em mãos algo muito abrangente, que não ajuda a direcionar as estratégias.

Lembre-se de que existem pessoas reais usando essas plataformas, então, considere o uso de uma persona, com características verdadeiras que dominam o seu público-alvo. Em outras palavras, esse perfil de cliente ideal precisa reunir informações, como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Hobbies;
  • Hábitos;
  • Problemas;

Ao fazer isso, você vai entender todo o universo que rodeia seu perfil de cliente ideal, e a partir disso, direcionar melhor as estratégias, o que vai gerar mais engajamento.

Mas antes de ter a sua persona, primeiro você precisa saber quem é o seu público-alvo. Ele possui características mais abrangentes, como idade, região geográfica e classe social.

Produzir e compartilhar conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é muito poderoso para a aquisição de leads. Sabendo quem é a sua persona e o seu público-alvo, você saberá quais conteúdos produzir, de modo a atrair essas pessoas e expor o produto ou serviço como uma solução.

Nas redes sociais, o conceito é o mesmo, portanto, uma empresa de automação industrial, por exemplo, ajudará os seus seguidores a encontrarem o que precisam, de modo a resolver os seus problemas.

Invista em conteúdos próprios, como vídeos, áudios, imagens, textos, infográficos e por aí vai. Com isso, seu negócio terá mais chances de aumentar o alcance nas redes sociais, conquistar mais conversões e aumentar o tráfego.

Também é uma oportunidade de publicar novamente outros conteúdos mais antigos, desde que estejam atualizados. Compartilhe conteúdos de outras empresas que você segue, pois é uma forma de estabelecer uma boa relação e se posicionar como autoridade.

Incentivar a interação do público

Existem muitas formas para incentivar a interação das pessoas nas redes sociais. Por exemplo, uma publicação simples no Facebook pode levantar vários questionamentos, que acabam por gerar comentários.

Assim, uma empresa de, por exemplo, montagem de quadros elétricos também pode estimular a interação dos seguidores, por meio das enquetes no Instagram.

O segredo é trabalhar em cima de cada publicação, considerando de que maneira as pessoas podem interagir com ela. O conteúdo deve ser amigável e acessível, e a empresa deve estar pronta para responder os comentários.

Investir no visual das postagens

Um dos formatos de postagem que mais geram engajamento, sem dúvida, é de imagens. Muitas empresas sabem disso, por isso trabalham com memes, gifs, fotos e outros conteúdos visuais.

Combine boas imagens com textos, pois esse tipo de publicação tem um desempenho muito superior aos textos sem imagens.

É uma forma de captar a atenção do usuário e transmitir uma mensagem ao mesmo tempo. Outra opção que merece destaque são os vídeos. Trata-se do formato de conteúdo mais consumido na internet, e quanto mais bem produzido, mais atenção recebe.

Criar CTAs chamativos

O CTA (Call To Action) é uma estratégia simples que uma empresa de segurança eletrônica, assim como qualquer outra companhia, pode usar para engajar o público nas redes sociais.

É uma forma de induzir o usuário a realizar uma ação esperada por você. Por exemplo, se a empresa criou uma publicação falando sobre seu novo produto, ao final dela, pode incluir um CTA, pedindo que as pessoas contem o que acharam.

O público gosta de dar sua opinião, portanto, esse tipo de prática ajuda a melhorar o engajamento do negócio nessas plataformas.

Ter um calendário de publicações

É difícil criar uma publicação brilhante todos os dias, mas para resolver esse problema, um fabricante de piso vinílico em promoção, por exemplo, pode criar um calendário de publicações.

Deixe tudo organizado, principalmente quando estiver prestes a lançar um produto. Assim, uma nova publicação pode coincidir com a data de lançamento.

Embora o calendário seja importante, ele não deve ser rígido demais, para que assim seja possível incluir uma notícia de última hora ou fazer qualquer alteração de urgência.

Ademais, é uma forma de manter um ritmo e uma frequência de postagens, que vai ajudar a melhorar o engajamento dos seguidores.

Métricas que devem ser avaliadas

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, precisamos analisar algumas métricas. Então, dentre as usadas por uma administradora predial, está o número de curtidas.

As curtidas também representam uma forma de interação, assim como os comentários e compartilhamentos. Quanto mais pessoas reagirem de maneira positiva, mais o seu post vai agradar os usuários.

Quando o conteúdo é compartilhado, mais pessoas vão conhecer a sua marca. É importante ficar de olho nessa métrica, porque, além de gerar engajamento, ajuda na divulgação do negócio.

Se ela estiver baixa, significa que talvez seja interessante rever o conteúdo e adequá-lo às expectativas de seu público-alvo. Outra métrica indispensável é a menção, ou seja, quantas pessoas estão falando da sua empresa e o que essas pessoas estão falando.

O interesse pela publicação de, por exemplo, uma empresa de eventos corporativos também depende de quantas pessoas clicaram no link. Assim sendo, não se deve deixar de analisar essa métrica.

Veja também se o seu stories está alcançando um bom número de pessoas. Caso não esteja, é necessário rever as práticas desse tipo de publicação e qual estilo mais atrai e agrada o seu público-alvo.

Por fim, analise a métrica de comentários para saber o que as pessoas estão dizendo e se o conteúdo está atraindo a atenção delas.

Conclusão

As estratégias de marketing digital pelas redes sociais precisam ser bem trabalhadas, para que os resultados sejam satisfatórios. Um desses resultados é o nível de engajamento do público com a marca nessas plataformas.

Neste artigo, você aprendeu algumas práticas que podem ajudar a melhorar seu perfil e a conquistar seguidores mais engajados. Isso é determinante para o sucesso das suas ações e do próprio negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.