Por que devo contratar uma assessoria de imprensa

Principal objetivo da assessoria de imprensa é conquistar mídia espontânea, por meio do relacionamento entre marcas e imprensa

A assessoria de imprensa é uma das atividades que compõem o ramo da comunicação e marketing das organizações. O seu principal objetivo é conquistar mídia espontânea, por meio do relacionamento entre marcas e veículos de comunicação. Por exemplo, quando uma empresa é citada de forma natural em uma reportagem ou matéria, em uma menção positiva em conteúdo de caráter editorial, é provável que o assessor de imprensa tenha intermediado a oferta de informações aos jornalistas.

Ao mesmo tempo, a assessoria de imprensa deve lidar com notificações negativas nos jornais acerca da instituição, fazendo o gerenciamento de crises envolvendo a imagem e a reputação das empresas. Por conta disso, a atividade se tornou essencial para as organizações que desejam se destacar no mercado e na mídia, além de ser uma forma eficiente de comunicação com a sociedade civil.

No artigo de hoje, entenda o papel da assessoria de imprensa e sua importância para as empresas, além de conhecer algumas das principais ferramentas usadas pelos profissionais da área. Acompanhe a leitura!

O que é a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa surgiu em 1906, com o jornalista norte-americano Ivy Lee, que abriu o primeiro escritório de relações públicas do mundo, na cidade de Nova York. A partir daí, o empresário John Davison Rockefeller, considerado o homem de negócios mais importante dos Estados Unidos, convidou Ivy Lee para atuar como seu assessor.

Hoje em dia, a assessoria de imprensa é considerada uma das atividades mais importantes da comunicação organizacional, sendo usada por inúmeros negócios, como empresas de tecnologia para o varejo, prefeituras, instituições privadas, ONGs, entre outros empreendimentos de caráter público e privado.

O principal trabalho de um assessor de imprensa é intermediar o diálogo entre a empresa e os jornalistas dos veículos de comunicação. Dessa forma, a informação é transmitida com o mínimo de ruídos e com a máxima clareza, podendo ser exposta ao público através das notícias e reportagens.

Muitas pessoas tendem a usar como sinônimo a atividade de assessoria de imprensa e a assessoria de comunicação. Contudo, na prática, a segunda tem uma atuação mais ampla, incluindo a publicidade, propaganda e as relações públicas. A assessoria de imprensa estaria restrita à mídia jornalística.

Portanto, quando uma clínica popular trata de questões de saúde pública, por exemplo, a assessoria de imprensa transmite as informações detalhadas aos veículos noticiosos, enquanto a assessoria de comunicação trabalha ao lado das estratégias de marketing e propaganda para divulgar o serviço.

Qual é o trabalho de um assessor de imprensa?

Normalmente, o assessor de imprensa tem formação em jornalismo ou relações públicas, embora não seja uma obrigatoriedade para todas as vagas. Porém, é importante que o profissional conheça um pouco da rotina das agências noticiosas e das experiências jornalísticas para uma comunicação mais efetiva com os veículos.

Além disso, o assessor deve ter um profundo conhecimento do cliente, para que as informações compartilhadas sejam objetivas, convincentes e positivas. Por exemplo, se o profissional trabalha em uma empresa de gerenciamento de resíduos, ele deve saber todos os processos da atividade, bem como os compromissos sociais do empreendimento.

O assessor não trabalha com a compra de materiais de divulgação de propaganda, já que esta é uma função do publicitário ou especialista em marketing.

Entre as funções da assessoria, destacam-se:

  • Elaboração de estratégias de comunicação
  • Escolha dos veículos jornalísticos e editoriais de divulgação
  • Produção de press releases e materiais para a imprensa
  • Acompanhamento de entrevistas e follow up com jornalistas

Com o avanço da internet, o assessor de imprensa teve que lidar também com a mídia online, aprimorando e aperfeiçoando o seu trabalho para as plataformas virtuais. Assim, o assessor passa a trabalhar em conjunto com o especialista em marketing digital para a promoção de estratégias direcionadas, que visam melhorar a imagem das organizações perante a audiência.

Qual é a importância da assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma atividade que visa o fortalecimento da marca, sendo o principal contato entre os jornalistas, a sociedade civil e as empresas. Por isso, o papel do assessor é fundamental para a credibilidade da organização.

A seguir conheça outras vantagens e leia mais sobre a importância da assessoria de imprensa para as empresas.

Gerenciamento de crises

Imagine o seguinte cenário: uma instituição está lidando com o encerramento de empresa, devido à crise financeira. Porém, o empreendimento é bastante renomado, o que gerou uma intensa discussão por parte da opinião pública e da mídia.

O assessor de imprensa deve, portanto, lidar com essa situação e ser transparente com as informações repassadas à sociedade. Isso ajuda a gerenciar o momento, mesmo quando o negócio encerra suas atividades.

Não somente quando uma empresa vai ser fechada, mas situações que envolvem a imagem negativa do negócio, é importante ter uma estratégia comunicativa para não deixar que o problema se agrave e, assim, possa prejudicar ainda mais a organização. Inclusive, a falta de gerenciamento de crises é uma das principais causas de mortalidade dos empreendimentos, ao lado da falta de planejamento empresarial – o que vale para todos os tipos de negócio, independentemente do setor ou tamanho da empresa.

Credibilidade junto às notícias

A credibilidade da empresa é muito mais forte quando não é o próprio empreendimento que fala de si mesmo, mas sim, outros veículos tratam do negócio, principalmente os veículos noticiosos e jornalísticos. Muitas vezes, essa divulgação midiática é muito mais eficaz do que a própria publicidade, pois as pessoas sentem confiança no trabalho realizado por aquela organização.

Por exemplo, uma corretora de seguros auto que é citada em uma revista de carros tende a conquistar uma reputação muito melhor perante à concorrência. Ou seja, o trabalho de assessoria fortalece a empresa e qualifica o discurso do empreendimento, em ambientes não publicitários.

Direcionamento de conteúdo

O trabalho de assessoria de imprensa busca orientar publicações jornalísticas dentro de veículos que realmente interessam aos clientes. Por exemplo, os negócios de uma empresa de importação podem ser bem aproveitados em uma revista internacional de economia, enquanto um escritório contábil pode aparecer em um site de economia.

Ou seja, o trabalho da assessoria é bem segmentado, conforme o ramo de atuação do empreendimento, para conquistar um público bem delimitado. Isso aumenta as chances de conversão de clientes, ao mesmo tempo em que fortalece a reputação da empresa em um determinado setor de mercado.

3 ferramentas de assessoria de imprensa

Para que o assessor de imprensa execute todas as suas funções, ele conta com uma série de ferramentas inovadoras, capazes de melhorar o relacionamento com os jornalistas e transmitir as informações com clareza e objetividade.

Confira algumas delas abaixo:

1 – Press release

O press release é uma das ferramentas mais populares na assessoria de imprensa. Basicamente, o material consiste em um texto, escrito em formato jornalístico, como uma notícia, comunicando aos veículos de mídia algum acontecimento notável da empresa.

Por exemplo, quando uma organização ganha alguma premiação, ou é necessário informar uma celebração e como será a segurança para eventos, entre outros fatos.

O press release deve ser redigido com uma linguagem jornalística, para que os veículos de comunicação possam aproveitar ao máximo do material.

2 – Clipping

O clipping é um processo de seleção de notícias referentes à empresa. Isso ajuda o assessor na avaliação de seu trabalho, descobrindo se a organização foi realmente citada nos veículos de comunicação e se menção foi positiva ou negativa. Esse processo também ajuda na realização de um diagnóstico empresarial, já que é possível descobrir o que o público pensa e discute sobre o empreendimento.

3 – Redes sociais

As redes sociais se tornaram importantes aliadas para os assessores de imprensa. Elas são capazes de aproximar a comunicação entre a empresa e os jornalistas, além disso, são ótimas plataformas para divulgação de eventos, acontecimentos e notícias da organização.

É recente a incorporação das redes para os trabalhos de assessoria de imprensa, no entanto, com o uso cada vez mais frequente dessas mídias, inclusive para veículos jornalísticos, o assessor precisou se adaptar e conhecer mais sobre esses ambientes.

Conclusão

A assessoria de imprensa é essencial para as empresas. Embora muitas pessoas encarem o assessor como um “faz tudo”, responsável pelo marketing, publicidade e relacionamento com os jornalistas, existem profissionais qualificados para atuar somente na atividade principal, tornando a estratégia de comunicação muito mais eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.