Como trabalhar com a identidade visual de sua marca

Identidade visual é a construção de elementos gráficos e visuais de uma marca, que transmitem a ideia do que ela e seus valores

Identidade visual não é apenas um detalhe ao qual as marcas precisam se atentar. Trata-se de um conjunto de elementos gráficos que determinam a “cara” de uma marca. Ou seja, tem como objetivo passar para o público a ideia, o propósito, os valores e a missão de uma empresa, bem como de seus produtos e serviços. Para isso, são criados diversos elementos que a compõe, como nome, slogan, cores, tipografia e até embalagens.

Para entender melhor a necessidade da identidade visual, devemos levar em conta o fato de que as pessoas possuem características únicas que as definem, como nome, aparência e sua personalidade. Tudo isso faz com que cada pessoa seja reconhecida individualmente, e a mesma coisa acontece com as marcas.

Dessa forma, a identidade visual precisa ser vista como prioridade entre as estratégias de qualquer negócio. Se ela for bem estruturada, fica mais fácil atrair prospects e convertê-los em clientes. Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é identidade visual e abordar pontos importantes relacionados a ela.

O que é identidade visual?

Identidade visual é a construção de elementos gráficos e visuais de uma marca, que transmitem a ideia do que ela é, seus valores e de que maneira ela se posiciona perante a sociedade. É dessa forma que uma agência de comunicação fará com que uma marca seja reconhecida de maneira positiva, bem como tenha sucesso em seu mercado de atuação.

A empresa será definida e terá suas qualidades exaltadas para que se torne única e interessante aos olhos de seu público-alvo. Consequentemente, ela será lembrada no momento em que o consumidor precisar de algum produto que ela vende.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ter uma boa identidade visual vai muito além de criar um bom cartão de visita ou uma boa fachada de loja. Isso porque ela atua como a personalidade da marca e de que maneira ela será exposta.

Para isso, ela precisa que seus elementos sejam bem trabalhados. Entre os principais estão:

  • Logo
  • Logotipo
  • Cores
  • Website

Importância da identidade visual

A identidade visual é importante por diferentes razões, mas principalmente porque é ela que define de forma visual e prática a impressão que uma empresa tem. Podemos imaginar, por exemplo, quantas marcas famosas que conhecemos hoje estariam perdidas em meio à concorrência, caso não tivessem investido nesse quesito junto a uma produtora de audiovisual.

Isso porque ninguém existe sem uma identidade bem definida, pois ela leva ao reconhecimento. E quanto mais presentes os elementos de uma marca estiverem na vida das pessoas, maior será a proximidade e a necessidade do público.

Além disso, com o passar do tempo, esses elementos vão se fixando na cabeça do público e transformando a escolha deles em um processo automático. Ou seja, sempre que precisarem de um produto X vão recorrer àquela marca com uma boa identidade visual.

Resumindo, é ela que vai gerar identificação, confiança e engajamento, destacando uma marca em detrimento de outras do mesmo segmento no mercado.

Identidade, marca e branding – conceitos e diferenças

É comum que as pessoas confundam identidade visual, marca e branding, no entanto, seus conceitos não são os mesmos, por isso é importante saber distingui-los. A marca é basicamente o logotipo da empresa; a logomarca, por sua vez, é a representação visual da marca e de como ela quer se posicionar no mercado.

Já branding define estratégia e gestão. Ele diz respeito ao desenvolvimento da estratégia, planejamento e criação dos conceitos sobre quem a empresa realmente é, como no caso de uma fábrica de display.

Além disso, ele também define como essa empresa se posiciona, de que maneira vê o mundo e o modo como quer conversar com as pessoas. Isso significa que se o branding não for bem definido, não tem como criar uma boa identidade, pois é ele que determina a essência da marca que se transformará em conteúdos visuais.

Trabalhando os três elementos, ou seja, branding, marca e identidade visual, fica mais fácil para qualquer empresa se inserir e principalmente se estabelecer no mercado de maneira natural. Com isso, ela gera consumidores fiéis que vão promover seus produtos e serviços, ou seja, a famosa propaganda boca a boca. Daí a importância de investir nessas ações com muita atenção e de maneira bem estruturada.

Como trabalhar a construção da identidade visual

Até aqui, você entendeu o que é identidade visual e sua importância, agora, vamos dar algumas dicas de como a sua empresa pode fazer isso. Desde uma empresa de gestão de benefícios até uma loja de calçados, todas as marcas precisam saber que a identidade visual necessita ser criada por meio de recursos que estejam alinhados com a organização.

Portanto, sites que criam um logotipo em minutos e por um preço acessível podem ser uma tentação e tanto, mas que podem trazer alguns problemas. Isso porque, com certeza, muitas empresas terão logotipos parecidos.

Para evitar esse problema e muitos outros, alguns dos passos recomendados para você seguir são:

1 – Criação de briefing

O briefing é a etapa onde são levantados todos os dados sobre a empresa, para que dessa forma seja possível conhecer sua cultura, desejos e valores. Isso porque os escritórios de contabilidade não têm as mesmas características, mesmo atuando no mesmo setor.

Por isso, é importante que os gestores acompanhem essa etapa, pois eles detêm todas as informações necessárias. É também durante o briefing que informações detalhadas sobre o público são levantadas, além daquilo que a marca oferece, quais são seus diferenciais, concorrentes e objetivos.

2 – Definição da persona

As personas são personagens que definem o perfil de cliente ideal de uma empresa. É importante ter esse perfil bem delimitado, para que se saiba como e quando direcionar uma estratégia de marketing de modo certeiro.

Portanto, seja uma empresa de dedetização ou qualquer outra, é importante ter uma persona bem definida para que todo o trabalho possa ser realizado.

3 – Brainstorming

O brainstorming é uma palavra que, se traduzida para o português significa “tempestade de ideias”. É uma reunião entre as equipes, que tem como objetivo discutir soluções para definir a identidade visual, mas também outros assuntos.

É nesse momento que as pessoas usam sua criatividade para dar sugestões sem restrições. Depois disso, todas as informações são reunidas a fim de escolher aquelas que serão utilizadas.

4 – Definição de fontes, cores e estilos

É nesta etapa que todas as ideias saem do papel, bem como o logotipo começa a ser criado, juntamente com as fontes e o estilo gráfico que será usado pela marca. Ressaltando que a tipografia não deve estar apenas no logotipo da marca, mas em todo o seu material de divulgação, incluindo e-mails e ofícios.

É exatamente por isso que é importante saber quais fontes combinam e devem ser utilizadas, dependendo da situação. As cores, por sua vez, são escolhidas de acordo com aquilo que representam, tendo como base estudos, por exemplo, a psicodinâmica das cores.

Dessa forma, empresas importadoras, por exemplo, consegue escolher de maneira estratégica, transmitindo o verdadeiro espírito de sua marca.

5 – Desenvolver o manual de identidade visual

Neste manual, devem conter informações descritivas sobre de que forma a marca deve ser aplicada em cada peça gráfica. Isso inclui código das cores, fontes que devem ser utilizadas, tamanhos máximos e mínimos de aplicação, etc. Dessa maneira, as aplicações estarão sempre padronizadas.

6 – Alinhar a identidade visual ao branding

A identidade visual precisa estar alinhada ao branding que a empresa vem construindo ao longo do tempo, para evitar conflitos de linguagem, posicionamento e até evitar efeitos negativos.

Importância do profissional de marketing ou design no processo

Como você já sabe, a identidade visual de uma marca é extremamente importante, por isso, é necessário que uma confecção de uniformes, ou qualquer outra empresa, contrate profissionais experientes durante esse processo de criação.

Eles realizam um estudo minucioso sobre a organização, levando em conta todos os elementos da cultura organizacional. Com isso, ele consegue traduzir em imagens a missão, visão e valores da marca.

Também realiza um estudo do público que a empresa deseja atingir, criando uma identidade visual amigável e que cause uma boa impressão logo de cara.

Conclusão

Ter um negócio reconhecido no mercado não depende apenas da competência e da qualidade daquilo que é vendido. É precisa se mostrar para o público e fazer com que a marca seja reconhecida no mercado.

A identidade visual é focada exatamente nisso, e consegue transmitir a mensagem da empresa para seu público de maneira rápida e única.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.