Saiba como os guest posts ajudam na divulgação de seu site

Guest post é quando alguém escreve uma publicação no blog ou site de terceiros, e recebe um link para seu próprio site ou blog

 

Fazer guest posts é uma das práticas mais importantes que blogs e pessoas precisam utilizar como forma de aumentar o tráfego em seus blogs e sites. É uma maneira que o dono de um blog tem de publicar alguma coisa no blog de outra pessoa. Para isso, é comum ser convidado para escrever sobre assuntos que tenham a ver com o que o escritor fala.

Podem ser empresas, profissionais, especialistas e autoridades em determinado assunto. Por isso, quem tem o hábito de acompanhar blogs, já deve ter visto que ocasionalmente aparecem publicações escritas por terceiros.

É uma prática interessante que ajuda a manter a frequência ideal de publicações de conteúdos de qualidade. Dessa forma, não é bom apenas para quem recebe as postagens, mas também para quem posta.

Essa pessoa tem a oportunidade de escrever para um blog bem frequentado e bastante conhecido, o que pode ajudá-la a divulgar seu próprio conteúdo, empresa, produto ou serviço. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é guest post, seus benefícios, dicas para prospectar blogs e como escrever um bom conteúdo.

O que é guest post?

Guest post é quando alguém escreve uma publicação no blog ou site de terceiros, e recebe um link para seu próprio site ou blog. Essa prática traz muitos benefícios, como:

Alcançar nova audiência

É preciso trabalhar duro para que uma marca tenha um bom número de pessoas em seus canais de mídia, e esse número cresce bem lentamente. No entanto, se uma empresa de portaria para condomínios deseja conquistar mais visitantes, ela deve saber que já existem outras conversando com seu público.

Dessa forma, escrever para outros blogs e sites é alcançar uma audiência nova, aumentando as chances de falar com quem ainda não conhece a marca.

Ganhar autoridade

Marcar presença em veículos de comunicação de terceiros, como um especialista no assunto, é conquistar posição de autoridade. Essa imagem ficará na cabeça das pessoas e elas podem pensar na empresa sempre que precisarem daquilo que ela oferece.

Conquistar bons links

Conquistar bons links colabora para as estratégias em SEO e faz com que o site ou blog tenha um bom posicionamento orgânico. Quanto mais uma empresa de benefícios trabalha com guests posts, mais ela conquista bons links relacionados a palavras-chave importantes para o negócio.

Construir um bom relacionamento

Quem está começando a trabalhar com blog, e até quem já trabalha há um tempo, precisa gerar leads e ter um bom relacionamento com eles, para que, dessa forma, possa interagir com bons influenciadores. Eles ajudam a crescer o público do blog e aumentam o alcance dele, atingindo o sucesso mais rapidamente.

Quando o texto é de boa qualidade, a contribuição pode se tornar permanente e transformar o guest post em uma verdadeira parceria. Isso gera leads para o negócio, ou seja, se uma loja de peças agrícolas escrever para o blog de uma fabricante, pode conquistar potenciais compradores.

Dicas para prospectar blogs

Nem sempre é fácil encontrar boas opções, bem como, fazer com que elas aceitem publicações logo no início. No entanto, algumas dicas para prospectar blogs são:

1 – Encontrar boas parcerias

O primeiro passo é encontrar um bom blog ou site, priorizando aqueles que já têm alguma relação com tema que você aborda no seu. Isso porque eles já terão um público interessado na pauta.

Uma boa dica é acompanhar alguns candidatos e experts em canais, como as redes sociais, e observar quais fontes eles costumam utilizar. Pesquisar no Google é uma ótima maneira de encontrar bons veículos.

Também há um plugin no Google que ajuda a indicar páginas similares. Dessa forma, o administrador do blog de uma clínica de cardiologia, por exemplo, pode ajudar a encontrar vários resultados.

Veja se os escolhidos compensam para uma publicação, observando qual é a repercussão de seus últimos posts, além de como é o alcance da sua audiência.

2 – Contatos em comum

Publicar em um site ou blog de qualidade muito elevada não é tarefa fácil, porque são veículos que possuem uma excelente reputação a zelar e que não confiam seus conteúdos a qualquer pessoa. Por isso, é importante que primeiro seja estabelecido um relacionamento. Uma dica é fazer comentários nos posts, trocar e-mails e interagir pelas redes sociais.

Além disso, uma empresa de limpeza de aeronaves, por exemplo, pode compartilhar os conteúdos de seu alvo em suas redes sociais. Outra estratégia infalível é marcar encontros presenciais, como reuniões, cafés e eventos. Também é interessante ser indicado por alguém de confiança do alvo.

3 – Oferecer um bom portfólio

Se a empresa já possui um bom acervo em seu blog, fica mais fácil ganhar credibilidade e ter as publicações aprovadas. Esse histórico mostra o domínio das pautas, expondo as ideias com coesão, além do bom uso da gramática, itens que tornam o conteúdo mais atrativo.

Portanto, é muito mais fácil ser aceito em um guest post quando a empresa já tem um blog com um bom acervo de conteúdo realmente interessante.

4 – Mostrar conhecimentos em SEO e link building

Todo proprietário de blog ou site quer ver suas páginas bem ranqueadas no Google, e isso é a ainda mais importante para quem já tem um bom posicionamento, pois eles desejam manter esse nível. Por isso, ter bons conhecimentos em SEO e link building é fundamental para quem quer publicar em outras páginas.

É dessa forma que você mostra que, além de escrever conteúdos relevantes, vai fazer com que a página seja bem posicionada.

5 – Mostrar como a estratégia pode ser benéfica para os dois

Todo mundo precisa enxergar as vantagens de uma nova parceria, portanto, o editor do blog de uma empresa de transporte rodoviário internacional de cargas, por exemplo, precisa mostrar quais são as vantagens dessa parceria.

6 – Mostrar algo de antemão

Ao se candidatar para publicar em um blog ou site como convidado, não basta apenas perguntar se a empresa tem interesse. É necessário mostrar de antemão o tema e a estrutura do texto, pois isso transparece comprometimento e conhecimento.

Caso o conteúdo seja rejeitado, é interessante perguntar se tem algum tema que o parceiro tem mais interesse e enviar algumas ideias, no mínimo três sugestões.

Como escrever um bom guest post

Na hora de escrever um post para páginas de terceiros, existem algumas questões que devem ser consideradas, tais como:

  • Estar atento à linha editorial do blog;
  • Escrever conteúdo bom;
  • Usar links com cautela;
  • Facilitar o trabalho.

Fora os pontos já citados, também é importante que outros itens sejam seguidos e avaliados durante a produção de um guest post. São eles:

Estudar o tema

Não é possível criar um conteúdo de qualidade sem dominar o tema, como também é inviável falar de roupas femininas com quem tem interesse em seguros de automóveis. Por isso é importante estudar o tema antes, ler postagens antigas, analisar o que teve boa repercussão e trabalhar naquilo que realmente agrade o público do blog.

Estudar a linguagem e temática do blog

O público de um blog pode ser iniciante em determinado assunto ou mais avançado nos conteúdos. Por isso, o tipo de linguagem usada no texto é muito importante, pois ela pode ser mais formal, informal, técnica etc.

A temática do blog também deve ser levada em conta para evitar que as pautas saiam de seu contexto. Isso pode fracassar totalmente a publicação ou fazer dela um grande sucesso.

Escrever conteúdo relevante

Os textos devem ter qualidade. Se você está escrevendo para uma empresa de comunicação visual, por exemplo, ela deve considerar o seu material tão bom, a ponto de não ter escrito antes apenas por não ter tempo.

Ou seja, para publicar com convidado é necessário gerar valor, escrevendo textos realmente interessantes. Quanto melhor o material, mais ele se destaca e maiores são as chances de os leitores procurarem saber mais sobre quem escreveu.

Usar palavras-chave adequadas

Como dissemos acima, os links são importantes, mas eles são ainda melhores se boas palavras-chave forem usadas como âncoras. Elas vão aumentar o tráfego das páginas do convidado e melhorar o posicionamento no Google.

Bom formato de texto

O texto deve ser enviado em um formato que facilite a publicação. Para isso, recomenda-se usar o Google Docs, pois ele ajuda na distribuição dos parágrafos, imagens, negritos etc.

Usar mídias adicionais

Também é interessante adicionar mídias adicionais, como imagens, pois elas também colaboram com o posicionamento no Google, além de enriquecerem o conteúdo escrito.

Conclusão

Tanto que recebe quanto quem publica em uma parceria de guest post sai ganhando. Portanto, é uma parceria interessante que vai ajudar a manter uma boa reputação para os envolvidos, levando até os leitores conteúdos ricos e de boa qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.