Posts patrocinados e sua importância no marketing digital

Ao elaborar um planejamento de marketing, é possível definir diferentes objetivos de campanha

Você sabe o que são os posts patrocinados e como eles podem ser uma ferramenta indispensável dentro da estratégia de marketing digital do seu negócio? É cada vez mais comum que as pessoas utilizem as redes sociais no dia a dia, seja para manter contato com amigos ou parentes, ou para acompanhar notícias e se manter atualizado sobre diversos assuntos.

Mas essas plataformas não estão limitadas apenas aos recursos mencionados. Elas hoje possuem a função de promover uma empresa e os seus produtos ou serviços, permitindo que os usuários acompanhem de perto a atuação de um estabelecimento.

Assim, uma fábrica de móveis planejados que deseja ser vista pelo seu público deve investir na construção de uma fanpage ou de um perfil, que ajudará na divulgação da sua marca, ao mesmo tempo em que investe no relacionamento com os seus clientes. Essa ferramenta de publicidade é praticamente obrigatória para as companhias que desejam alcançar melhores resultados para o seu negócio e conseguir um lugar de destaque no mercado, podendo vender mais e se tornar mais visível na internet.

Isso é importante para o crescimento de uma empresa justamente porque o mundo virtual permite que ela seja encontrada facilmente, tanto por uma pesquisa nos buscadores quanto nas principais redes sociais.

Como esse formato de atuação nas mídias sociais traz cada vez mais vantagens para os negócios, as principais plataformas de relacionamento oferecem recursos especiais e interessantes para as empresas, ajudando-as a atingir os seus objetivos virtuais.

Uma dessas ferramentas é o post patrocinado, tema deste artigo. Se você quer entender o que ele é, as vantagens de utilizá-lo e conhecer estratégias para alavancar a sua venda com o uso dessa solução, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

O que são posts patrocinados?

Com o crescimento das redes sociais, é possível encontrar empresas de consultoria ambiental, ou de qualquer outro segmento, que utilizam essas plataformas para promover o seu trabalho. O número de postagens diárias que ocorrem nas redes, feitas tanto por parte de usuários quanto de empresas, pode ser surpreendente. Mas esse volume se torna um empecilho quando um estabelecimento precisa ganhar destaque nas plataformas.

Afinal, o feed de notícias dos clientes que a empresa quer impactar pode estar repleto de conteúdos dos mais diversos assuntos, de modo que o impacto de uma postagem feita de maneira orgânica pode ser muito baixo, não atingindo as pessoas certas. Para isso, a solução é investir em posts patrocinados, de forma que mesmo o público que não segue a página de uma empresa de gestão de benefícios pode ser impactado pelo anúncio realizado nas redes sociais.

Os posts patrocinados podem ser vistos em diversas áreas do Facebook ou do Instagram, sendo as principais:

  • O feed de notícias
  • Os stories
  • Os aplicativos
  • O messenger
  • A aba lateral

Por serem as redes com maior número de usuários, o Facebook, com mais de 2 bilhões de usuários, e o Instagram, com mais de 1 bilhão, se tornam as melhores opções para se investir em posts patrocinados. Além de oferecer uma série de opções para a realização de anúncios assertivos e direcionados, essas mídias sociais têm alternativas interessantes para tornar a divulgação de uma marca mais chamativa.

Dessa forma, utilizar os recursos de publicidade das redes sociais é uma maneira interessante de promover o seu estabelecimento e conseguir conquistar mais seguidores, novos clientes e uma maior visibilidade.

Vantagens de utilizar os posts patrocinados

Depois de entender do que se trata um post patrocinado, é importante saber quais as vantagens de utilizar esse recurso presente nas redes. É comum que uma produtora de filmes que tenha por objetivo alcançar clientes e se tornar mais conhecida no segmento tenha um plano de marketing devidamente elaborado, com estratégias que promovam o seu negócio.

Assim, ao apostar em posts patrocinados, ela conseguirá obter diversos benefícios, como os que veremos a seguir.

01. Destaque da marca ou empresa

Levando em consideração que uma empresa disputará um espaço nas redes sociais, entre milhares de outras concorrentes, é indispensável que ela tenha maior destaque, para que assim seja encontrada pelo seu público. O uso dos posts patrocinados é fundamental nesse sentido, justamente porque será visto pelas pessoas que possuem interesse no que o estabelecimento oferece.

02. Fácil mensuração de resultados

Ao realizar uma publicação paga nas redes sociais, a empresa de piso laminado conta com um gerenciador próprio para anúncios, onde terá acesso a diversas informações sobre alcance e visibilidade do conteúdo. Com isso, além de verificar rapidamente a efetividade de cada publicidade, é possível coletar dados que ajudam a modificar o post em caso de baixo alcance, potencializando os resultados obtidos com essa estratégia de divulgação.

03. Segmentação do público-alvo

Como é sabido, todo estabelecimento, seja ele uma empresa de portaria e limpeza ou um salão de cabeleireiro, possui um público-alvo, composto de pessoas que têm interesse em adquirir os seus serviços. Para que as campanhas de divulgação de uma marca atinjam os objetivos estipulados, é essencial que elas sejam direcionadas para esses usuários, de modo que o número de vendas seja alcançado facilmente.

04. Investimento menor do que em outros tipos de mídia

O tipo de publicidade escolhido para promover uma associação de gerentes bancários, por exemplo, pode ser bastante custoso, a depender do modelo de divulgação escolhido. Com os posts patrocinados isso deixa de ser um problema para o caixa da empresa.

Isso porque o investimento em anúncios nas redes sociais é acessível, e pode ser feito de acordo com o valor estipulado para essa finalidade. Além disso, ele é um dos mais interessantes quando comparados aos preços de outros formatos de mídias.

Estratégias para posts patrocinados

Tão importante quanto entender os benefícios do uso dos posts patrocinados é saber como aplicar estratégias que vão ser responsáveis por alavancar os resultados de uma marca nas redes sociais. Com isso, é possível atingir os objetivos de publicidade idealizados previamente, de maneira que o investimento em marketing seja cada vez mais vantajoso para a empresa.

Utilizar o gerenciador de anúncios para desenvolver campanhas

O gerenciador de anúncios disponibilizado pelo Facebook e Instagram para a realização de campanhas nas plataformas é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento dos seus posts. Apesar da rede social oferecer a alternativa da empresa impulsionar a sua publicação ao disponibilizar um botão na parte inferior do post, é importante que se utilize o gerenciador, uma vez que ele oferece os recursos específicos para esse formato de divulgação.

Fazer o planejamento e definir os objetivos da campanha

Ao elaborar um planejamento de marketing, é possível definir diferentes objetivos de campanha. Isso quer dizer que os posts não precisam ser desenvolvidos apenas para o aumento de vendas, mas também para fortalecer uma marca, aumentar a sua visibilidade, promover o lançamento de um aplicativo, conquistar mais seguidores, etc.

Assim, uma empresa de paisagismo pode apostar em estratégias diversas para ser reconhecida como uma autoridade no seu segmento, ou para aumentar o seu número de clientes, de acordo com as metas de publicidade do estabelecimento.

Fazer a segmentação de público

Fazer um post patrocinado é importante, mas saber como segmentá-lo é fundamental para o sucesso da publicação. Isso porque o desejo de qualquer companhia que invista em anúncios nas redes sociais é que eles sejam vistos por pessoas que realmente possuem interesse no que está sendo oferecido naquele conteúdo, de modo a trazer resultados efetivos para o negócio.

Assim, ao configurar um post patrocinado no Facebook ou Instagram, é possível segmentar essa publicação para que ela impacte as pessoas certas, selecionando públicos específicos por faixa etária, gênero, escolaridade, localidade, etc.

Utilizar imagens atrativas

Um bom anúncio tem que ser desenvolvido com fotos ou vídeos que chamem a atenção do público, de modo que ao ser visto dentro do feed de notícias, por exemplo, possa ser responsável por impactar os usuários. Por isso, investir no design e na edição de imagens, tornando-as mais bonitas e chamativas, é fundamental para o sucesso do post patrocinado.

Considerações finais

Para que uma empresa seja vista pelos seus potenciais clientes, dentro das principais plataformas de relacionamento na internet, é essencial que ela utilize recursos oferecidos pelas plataformas, responsáveis por aumentar a visibilidade do negócio. Sendo assim, os posts patrocinados surgem como uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma marca nas redes sociais, podendo impactar principalmente os usuários que ainda não se tornaram seguidores da sua página.

Ao apostar nesse tipo de publicidade, a empresa certamente terá melhores retornos em suas campanhas de marketing, atingindo as pessoas certas e conseguindo potencializar os seus resultados na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.