Perguntas que podem ajudar na identificação do público-alvo

Para que seu negócio cresça, você precisa saber com a maior clareza possível quem vai consumir os produtos e serviços prestados, ou seja, seu público-alvo. A internet e as redes sociais em particular tornaram o processo de pesquisa e identificação de público-alvo cada vez mais fácil, porque permitem que as informações sobre o público sejam coletadas de forma mais realista.

E obviamente, as empresas que definem o público-alvo certo têm bem mais chances de ter sucesso no mercado competitivo de hoje, afinal todas as campanhas estarão focadas na estrutura ideal para alcançar esse público específico.

Para ajudá-lo na identificação do seu público-alvo, independentemente do seu nicho, seja uma empresa de sinalização vertical ou uma pequena loja de acessórios, separamos uma série de perguntas que vão dar clareza ao seu processo de pesquisa e análise.

Além disso, separamos uma série de dicas para deixar o processo mais tranquilo. Confira!

Por que definir um público-alvo?

Definir seu público-alvo é fundamental para traçar e orientar as melhores estratégias, campanhas e ações de marketing. Com isso, qualquer empresa pode alcançar as pessoas certas no momento certo e atingir um público que realmente cause impacto no negócio.

Vejamos um exemplo prático: suponha que uma empresa montadora de estandes lance uma campanha para promover um novo serviço de instalação. Qualquer empresa que realize eventos é um público ideal para a marca, certo? Incorreto!

Considere os estilos das empresas em geral, e esse é um segmento B2B que deve ser pensado minuciosamente. Apesar da tendência de realizar eventos com estandes, nem todas as empresas participam deles e nem todas as companhias e eventos montam estandes.

Então faz sentido influenciar todos os empresários com publicidade de marca? Obviamente não! Somente com essas informações pode-se observar que é impossível colocar todas as empresas e empresários no mesmo bolo para servir.

Veja agora os benefícios de segmentar o público-alvo na sua empresa, não importa o seu segmento de atuação.

Aumentar as vendas

Ao ter um público-alvo bem elaborado, você pode otimizar o processo de conversão, pois essas estratégias vão se alinhar com o que seu público quer e precisa.

Com isso, além de evitar o desperdício de investimentos em ações de marketing não muito efetivas e direcionar para algo que seja útil, como propaganda em balão de coração metalizado preço para chamar a atenção do seu público-alvo.

Comunicar com confiança

Já leu um livro ou ouviu uma música e teve a sensação de falar diretamente com você? Esse efeito é possível porque além de saber contar uma história, esses produtores também sabem para quem são suas criações e usam detalhes para causar esse impacto.

Dependendo dos gostos e características do seu público, você se comunicará diretamente com ele. Um exemplo é uma empresa de aluguel de gerador industrial, que pode utilizar estratégias de marketing B2B para entender como seu público-alvo procura esses serviços e como as indústrias necessitam desse tipo de parceria com companhias terceirizadas.

Desenvolver estratégias mais eficazes

Saber onde está seu público-alvo, a linguagem que ele usa e seus principais interesses facilita muito a elaboração de uma estratégia mais eficaz, afinal suas ações serão guiadas pelo seu público.

Isso significa que sua mensagem chegará às pessoas certas na hora certa e não apenas isso, ela as impactará da maneira certa.

Melhorar a oferta de produtos e serviços

Desenvolver ou melhorar produtos e serviços é um passo mais seguro quando você tem um público-alvo claro. Isso porque ter uma compreensão profunda das expectativas e necessidades do seu público torna muito mais fluida a criação de uma estratégia de personalização para eles.

Quanto mais específico, melhor

Há muita concorrência no mercado atualmente, mas não se limita a produtos e serviços, pois uma das maiores competições atualmente é a atenção do público.

Na época em que as linhas do tempo das mídias sociais eram uma mistura de memes, anúncios e notícias, definir claramente o público-alvo de uma empresa de limpeza condomínio é tão importante quanto definir essa estrutura em uma agência de marketing.

Isso porque até mesmo as empresas industriais estão se inserindo em estratégias de marketing digital como forma de conquistar mais clientes, afinal, isso ajuda qualquer organização empresarial a se destacar e atrair a atenção do público.

Cinquenta anos atrás, se você fizesse uma pesquisa com dez pessoas na rua e perguntasse quais eram suas dez músicas favoritas, a maioria das pessoas teria cinco ou seis em comum. Atualmente, se fizer a mesma pesquisa com o mesmo número de pessoas, definitivamente haverá opções iguais. Você sabe por quê?

Porque há mais músicas no mercado, diferentes lançamentos – incluindo independentes – e mais acesso direto aos artistas do que havia 50 anos atrás.

Isso significa que, quanto mais específico você for com seu público-alvo, melhor, pois estará se comunicando com quem realmente se encaixa no seu perfil de produto ou serviço.

Esse princípio se aplica até mesmo para quem é distribuidor de molduras de isopor, por exemplo.

Não faça suposições

É comum fazer suposições sobre seu público-alvo, mas elas podem levar sua empresa à falência antes mesmo de começar a operar. Isso porque as suposições não possuem fundamentos para serem sustentadas, portanto, em vez de fazê-las como:

“É uma mulher, as mulheres gostam de sapatos, que geralmente são caros, então o poder de compra é relativamente alto. Ou são jovens que gostam de roupas de grife que possuem sacolas de ráfia personalizadas preço alto e caro.”

Esses exemplos hipotéticos acima podem funcionar, mas na maioria dos casos reduzem muito as chances de sucesso.

Produza conteúdo relevante

Depois que vimos algumas coisas que você não deve fazer para identificar seu público-alvo, vamos agora às principais soluções e estratégias que deve fazer.

Uma excelente maneira de engajar seu público não é investir em anúncios, fazer publicidade offline paga ou mesmo investindo em atendimento, suporte e camisa brim uniforme preço alto para os colaboradores. Para aprender mais sobre seu público, é preciso produzir conteúdo relevante para os produtos e serviços que sua empresa colocará no mercado.

Ao publicá-los nas redes sociais ou mesmo no site da sua empresa (ter um site hoje é essencial para quem quer crescer) vai ajudar você a entender o perfil do seu público. Se o conteúdo engaja (comentários e compartilhamentos), você está no caminho certo com seu público, mas se não, pare e analise se é conteúdo ou vícios que seu público discorda.

Quanto mais conteúdo você publicar e quanto mais informações você coletar, melhor será o processo de análise e identificação de um público-alvo mais preciso.

Faça perguntas

Outra estratégia ideal, além do conteúdo relevante, para ajudá-lo a identificar o público-alvo é fazer perguntas para você usar sempre que achar melhor.

Por meio de grupos nas redes sociais, WhatsApp, Telegram, amigos mais próximos, listas de e-mail, você pode enviar perguntas que ajudam a ter uma visão mais clara do seu público e suas características. Confira as principais perguntas:

  • Qual é o tipo de seu público-alvo?
  • Qual é a idade ou faixa etária do seu público-alvo?
  • Quais são seus objetivos de marketing desejados?
  • Onde está o seu público-alvo?
  • Quais são os interesses dos compradores do seu produto?
  • Que tipo de música seu público ouve?
  • Quais esportes seu público gosta?
  • Qual marca de roupa seu público usa?
  • Qual atividade diária do seu público-alvo em um dia típico?
  • Que tipo de eventos seu público frequenta?
  • Quais são os valores do seu público?
  • Quais são os hobbies do seu público?
  • Quais nomes de produtos são usados ​​pelo seu público?
  • Qual carro seu público tem?
  • Quais programas de TV eles assistem?
  • Qual é o filme favorito do seu público?
  • Quais celebridades seu público segue nas redes sociais?
  • Que outros interesses você acha que seu público tem?
  • Qual o estilo de vida do seu público?
  • Seu público é casado, solteiro ou divorciado?
  • Qual é a ocupação do seu público?
  • Qual é a renda anual do seu público?
  • O que seu público precisa?
  • Como seu produto/serviço melhora a vida dos consumidores?
  • Quem são seus concorrentes mais importantes?

Certamente as respostas a essas perguntas ajudarão você a entender quem é seu público-alvo e quais as necessidades que seu negócio pode suprir para conquistar mais e mais clientes.

De fato, quanto mais informações você tiver do seu público-alvo, melhor será para seu negócio, então invista em uma pesquisa para conhecer melhor quem é o público a quem você está direcionando os seus produtos ou serviços, isso te ajudará bastante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.