Otimize seu site para SEO internacional

Aumentar o alcance de um site é essencial para que um portal consiga o devido reconhecimento na comunidade. Quando pensamos além, temos o SEO internacional como uma alternativa para que a sua página seja vista no mundo todo.

A maioria das pessoas que possui um site deseja ter tráfego de usuários constante, e a maneira mais fácil de fazer isso é adaptá-lo para diferentes línguas e países. No geral, o mercado internacional para os conteúdos que você desenvolve é gigantesco.

Contudo, você deve se lembrar que o mundo todo não fala a mesma língua. Quando você fica focado apenas na língua do seu país, está perdendo um grande público.

Para que você consiga se beneficiar das vantagens que o mercado internacional pode proporcionar, é necessário ter certeza que está utilizando as melhores táticas.

Considerando que você trabalha com site focado em vender os produtos que são feitos com uma fabricante de acoplamento de engrenagem, naturalmente você tem um público grande fora do país, que também pode se interessar em comprar esse tipo de produto.

A fim de contextualizar melhor o tema, devemos primeiro entender o que é o SEO internacional.

O que é SEO internacional?

Como o próprio nome já diz, o SEO internacional é um conjunto de práticas capaz de levar o seu site para usuários de outros países ou falantes de outros idiomas. Ou seja, trata-se de uma estratégia que possui uma grande capacidade de fazer com que o site de uma fabrica de torre de resfriamento, por exemplo, consiga alcançar um público diferente do que é acostumado no país em que está localizado.

Falando dessa forma, até parece ser uma estratégia voltada apenas para grandes empresas, mas a verdade é que o SEO internacional é uma porta de entrada para negócios de pequeno e médio porte.

Objetivos do SEO internacional

Ao começar a desenvolver as estratégias do SEO internacional, você pode achar que o público espanhol possa se interessar pelos seus conteúdos. Mas será que o público do Chile ou Japão irá se sentir atraído pelo seu material?

Por exemplo, imagine que o seu site tenha sido desenvolvido unicamente para vender um determinado produto. Em casos como esse, pode não ser tão relevante saber de onde o cliente é, mas o seu idioma, já que para esse tipo de serviço as barreiras geográficas não contam muito.

Por outro lado, se a sua empresa trabalha com um público mais específico, que pede uma abordagem mais local, aí o foco passa a ser outro. Seria o caso de um negócio voltado para atividades de uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho que possui uma ampla rede de atuação, chegando até mesmo em países de fora.

Esses são alguns fatores que mostram a importância do SEO internacional a partir dos seus objetivos. Nesse processo é necessário que alguns trabalhos sejam feitos. Abaixo explicaremos os objetivos por trás desta estratégia.

Por idioma

As metas em SEO que são focadas em idiomas são mais recomendadas para empresas cujos produtos e serviços são sempre os mesmos, independentemente do local em que estiverem. O Facebook é um exemplo disso.

Estratégias baseadas em vários idiomas também são uma alternativa para aqueles negócios que não esperam gerar um tráfego tão elevado, o que pode ter uma demanda reduzida de clientes. Em casos como esse, o site só precisa ser adaptado para outros idiomas para que a escassez de clientes seja resolvida.

Trata-se de um dos exemplos mais fáceis de resolver, ou seja, empresas de inspeção em caldeiras que possuem seus respectivos sites com problemas de tráfego, podem adotar a adaptação de idioma justamente para corrigir o número de acessos dos usuários.

Vale pontuar novamente a importância de uma abordagem estratégica baseada no que as ferramentas analytics mostram, portanto se o seu site recebe usuários de outros países, o SEO internacional pode não fazer tanta diferença no seu tráfego.

Com casos como esse vale a pena investir mais nas estratégias tradicionais de SEO, que podem fazer com que um site de um fornecedor embalagem blister consiga ter um alcance maior dentro do mercado.

Por país

Entretanto, se o seu objetivo é fazer com que o seu site seja expandido para outros lugares do mundo, aí o foco deve ser direcionado para o desenvolvimento de conteúdos locais e sites nativos. Dependendo da sua situação, é necessário utilizar de maneira intensiva os já destacados atributos hreflang e alternate.

Utilizar esse atributo faz com que um site de uma fabricante de transportadores industriais consiga ser adaptado automaticamente para a localização de acesso do usuário.

No momento em que você decidir avançar para outros países, pode acabar percebendo o quão desafiador é esse processo, considerando todas as diferenças culturais e linguísticas.

Híbrido

Cada caso é um caso, portanto pode ser que a sua empresa precise se fazer presente tanto em países quanto por idiomas. Dependendo do serviço que você presta, automaticamente você irá notar a necessidade de adaptar o seu site para outros países e idiomas.

Princípios básicos do SEO internacional

Quando estamos falando de princípios básicos do SEO internacional, falamos dos aspectos fundamentais que precisam ser considerados. Portanto, se você possui o real interesse em se comunicar com outros países, é necessário trabalhar nos seguintes fatores:

  • Palavras-chave entre regiões;
  • Conteúdos autênticos e de qualidade entre os países;
  • Ter um site adaptado para diferentes dispositivos;
  • Use o hreflang (para identificar a localização do usuário);
  • Acompanhe seus resultados.

Contudo, é necessário pontuar novamente que nenhuma estratégia de SEO é válida para todos, principalmente quando se trata do SEO internacional.

Para que o sucesso aconteça com o SEO internacional, é necessário entender as diferentes culturas, idiomas e hábitos de pesquisa no mercado internacional. No geral, há algumas dicas para você implementar a estratégia no seu site caso decida fazer sozinho.

Como implementar o SEO internacional no seu site?

 

No geral, todas as dicas que serão apresentadas neste artigo precisam ser seguidas cautelosamente, sem que nenhuma seja ignorada, visto que cada passo é complemento do outro.

1. Escolha uma estratégia de domínio

Inicialmente você precisa atentar com a sua extensão de domínio para que os usuários de outros países percebam que o site também é voltado para eles.

Ou seja, trata-se de um processo em que um site de empresa de gradil, por exemplo, deve estar preparado para as várias etapas de adaptação para atingir o mercado desejado.

O domínio, na verdade, precisa ser direcionado para os países que você deseja alcançar. Você tem a opção de fazer isso com o domínio de código de país (ccTLD). Esses domínios se parecem com “domain.cc”, terminando com um código de país de dois caracteres.

2. Decida os conteúdos que for desenvolver

Uma das perguntas que costumam acontecer ao iniciar o processo de implementação do SEO internacional é: como otimizar os resultados de pesquisa? A resposta é simples. Essa otimização pode acontecer com base na geografia ou idioma.

No geral, existem sites que disponibilizam um outro site para o usuário acessar independentemente do local em que estiver.

Como é possível ver, o SEO internacional pode variar desde a tradução do site para um idioma diferente, até uma experiência completa para pessoas de outros países.

Dependendo do caso, um site de assistência técnica em bombas abs local precisaria somente da adaptação de idioma para ter um alcance maior.

Como dito anteriormente, você pode consultar suas ferramentas de análises para saber a origem do seu tráfego. Caso você esteja recebendo muitos visitantes de um país que você não otimizou, esta é a melhor hora para começar a otimização.

3. Pesquisa de palavras-chave para o SEO internacional

Considerando que estamos falando de SEO, naturalmente é indispensável o uso de palavras-chave na estratégia, contudo, lembre-se de traduzí-las corretamente.

4. SEO internacional on-page

O ideal é que as suas páginas internacionais estejam inteiramente traduzidas no idioma de destino. Quando se tem uma página composta por vários idiomas, pode tornar os conteúdos confusos para os usuários.

5. Use o link building local

O link building é fundamental para que a autoridade do seu site seja construída. Em outras palavras, isso significa que você irá precisar encontrar influenciadores e empresas locais para criar conexão e construir relacionamentos.

Esse processo pode ser difícil para empresas com produtos e serviços de apelo global, mas que não tem presença local. Além de haver diferenças no fuso horário, você pode não saber o idioma ou as nuances culturais do país que esteja almejando alcançar.

Por fim, o ideal é que você procure oportunidades para compartilhar sua experiência por meio de postagens de convidados em sites de alta autoridade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.