Onboarding: veja por que implementar em sua empresa

As empresas estão, cada vez mais, investindo no chamado onboarding para conquistar e desenvolver os novos integrantes da equipe. Novos colaboradores precisam vestir a camisa da marca e, para isso, é necessário fazer uma movimentação.

Nesse artigo abordaremos um pouco sobre o onboarding e como implementá-lo na sua empresa. Passaremos por uma linha de raciocínio que abordará as seguintes etapas: 

  1. O que é onboarding?
  2. Sua importância e benefícios;
  3. A estrutura de um onboarding;
  4. Como melhorar o processo de onboarding em uma empresa.

Com isso, você será capaz de construir esse processo tão importante na sua organização, mas deixamos claro que também existe a possibilidade de contratar uma empresa prestadora de serviços administrativos para lidar com essa demanda.

O que é onboarding?

Onboarding é o processo realizado para integração de novos funcionários na cultura organizacional da empresa. Com isso, acredita-se que o funcionário será motivado a permanecer na empresa e com o tempo aumentar os resultados.

O onboarding entende que o colaborador não é uma engrenagem, mas uma pessoa, sendo que sua contratação é algo importante. Por conta disso, a empresa realiza uma série de processos para fazê-la ficar na empresa, ou seja, a permanência do integrante é a chave.

Assim o onboarding é uma forma da empresa se diferenciar de ideias passadas que diziam que as pessoas são facilmente substituídas por outras, pois (em teoria) o importante é a longevidade da empresa.

Essa ideia não é mais utilizada, pois a estrutura organizacional das empresas foi modificada. Passou-se a entender que as pessoas são importantes para a empresa, bem como que a mudança de pessoas é prejudicial.

Isso ocorreu por conta dos altos investimentos em treinamentos que nunca se concluíram de forma eficaz, devido a saída rápida de novos colaboradores. Outro fator negativo era a adaptação que não ocorria, muito menos o orgulho de “vestir a camisa” da empresa.

Então, o onboarding trabalha para acabar com esses problemas, possibilitando com que as pessoas se sintam confortáveis dentro da organização e passem a produzir cada vez mais por se sentirem recompensadas por isso.

Detalhe que essa ação pode ser aplicada em qualquer tipo de instituição, como uma empresa de terceirização de RH ou uma empresa focada em marketing digital.

Conheça os benefícios do onboarding

Integrar uma pessoa na cultura da empresa é essencial para qualquer marca que deseja colher frutos a médio e longo prazo. Isso ocorre por questões simples de convivência social.

O primeiro grande benefício é a produtividade que a pessoa oferecerá, uma vez integrada na empresa. Isso ocorre por conta do orgulho de trabalhar na marca, que gera responsabilidade e desejo de cumprir e bater metas.

Até porque a pessoa acredita que ao cumprir as metas será recompensada e, mais do que isso, acredita estar agregando valor em um local que tem prazer em colaborar com o trabalho. Isso torna as coisas muito mais fáceis.

Pense, por exemplo, na seguinte situação: uma pessoa que trabalha em um escritório de assessoria contábil, ou em qualquer outro segmento, com certeza, se sentirá segura em trabalhar, uma vez que ela é amparada pela empresa.

Indicações de qualidade e retornos positivos são outro benefício do onboarding. Isso ocorre pela qualidade das equipes geradas, quando aplicadas as estratégias certas. As pessoas ficam cada vez mais próximas e dividem experiências únicas.

Isso faz com que as pessoas lidem com situações de crise e dificuldades enfrentadas no mundo empresarial. Assim também é feito com as equipes de team building, onde o acesso a esse tipo de estratégia fica cada vez mais comum.

Estruturando o onboarding

Como toda e qualquer nova estratégia, é necessário a criação de uma estrutura base para sua aplicação. O onboarding trabalha da mesma maneira.

É necessário seguir uma estrutura para que os objetivos propostos sejam efetivados com primazia. Entre os principais pontos, é possível citar:

Evento de recepção

Quando a empresa resolve realizar uma contratação em massa ou que seja uma contratação em alguns setores de forma pontual, é interessante que haja um tipo de recepção para as pessoas novas.

É preciso que todos os colaboradores saibam que estão chegando pessoas novas na equipe. Nesse momento, é interessante que se pense em algum evento, seja grande ou pequeno para a receber os colegas.

Isso mostra que eles estavam sendo esperados, bem como que a comunicação da equipe é forte. Nada melhor do que ser bem recebido em um ambiente onde tudo é novo.

É comum isso acontecer entre pessoas que fazem um serviço de portaria em condomínio, onde o síndico costuma avisar os moradores das trocas. Lembre-se, a primeira impressão é importante, então por que não começar da melhor forma possível?

Colaboradores que ajudam

A empresa precisa colocar uma pessoa responsável por acompanhar de perto o novo colaborador que entrar na empresa. Não se trata de realizar apenas um treinamento, mas um acompanhamento, justamente para acolher e tirar dúvidas.

Esse tipo de ação pode ser feita por pessoas que são de confiança da liderança da equipe e estão sendo cogitadas a assumir cargos relacionados a isso. Um futuro líder deve saber acompanhar e treinar os novos colaboradores.

Dessa forma, a pessoa entenderá a sua função naquela esfera que lhe foi pedida, além disso quando novas pessoas chegarem, ela pode ajudar da mesma maneira que foi ajudada, criando um ciclo que se torna uma cultura dentro da empresa.

Treinamentos personalizados

Diferentemente do acompanhamento, os treinamentos devem ser realizados pelos líderes de equipe. Pense em treinamentos diferenciados com dinâmicas ou até palestras interativas, para que sejam faladas as necessidades e as novas implementações da empresa.

Um treinamento não é realizado apenas para pessoas novas, mas pode ser feito para qualquer inovação dentro de uma empresa de dedetização, RH, televisão, TI ou afins. Isso significa que independentemente do segmento, um treinamento deve ser feito.

Aprimorando os processos

Em empresas já consolidadas, alguns processos de onboarding podem já ser realizados, contudo pode ser apenas o início de um grande trabalho. Pensando nisso, algumas dúvidas podem surgir no meio dos processos.

Dessa forma, vejamos agora algumas dicas de como aprimorar os processos dentro de sua empresa que já começou a praticar o onboarding. Sendo os pontos principais:

Investir em tecnologia

É inevitável que o investimento em tecnologia seja a maior tendência em praticamente todos os setores. Para tratamentos e missões mais humanitárias, existem formas de aprimorar e alavancar o número de pessoas atingidas com a tecnologia.

Por isso, empresas de branding SP realizam serviços de assessoria, por exemplo, que ajudam outras empresas a entenderem como as pessoas pensam dentro de suas marcas, com inovações tecnológicas focadas em comunicação e aprimoramento de processos.

Por isso, se o objetivo é conseguir atingir mais pessoas, monte formas de apresentação, crie salas online e formas de interagir melhor com os novos colaboradores, sempre com o objetivo de reforçar os ideais e objetivos da empresa.

Mescle as gerações

As empresas têm um potencial de geração de experiências incrível, pessoas novas agregam para as pessoas mais velhas, da mesma forma as pessoas mais velhas agregam para as mais novas. Existe um ciclo que pode ser aproveitado nas empresas.

O onboarding entende que pode haver uma mesclagem entre equipes de pessoas mais velhas com as mais novas, ou seja, uma interação que possibilita essa troca de experiências.

Para novos colaboradores, sejam eles fixos ou estagiários de empresas de contabilidade, por exemplo, que é um ramo que está mudando muito com o tempo, as maneiras de agir são bem diferentes. Assim a pessoa mais velha será vista como um sábio pela mais nova.

Já o colaborador mais experiente deve se sentir no dever de ensinar os mais novos e entender de qual forma essa experiência pode somar em sua longa jornada, já consagrada pelos anos de trabalho.

Importante dizer que não necessariamente precisa ser utilizada uma diferença de cargo, mas pode ser baseado na diferença de experiência. Um cargo de estagiário com um sênior, ou um júnior com um master.

Tour pela empresa

Essa é uma dica simples e bastante utilizada, mas muito subestimada. A realização de um tour com os funcionários novos é essencial e pode ser feita por qualquer organização. Literalmente, significa mostrar todos os pontos interessantes.

Não precisa ser voltado apenas para o setor que o funcionário fará, mas para os fins que o seu trabalho terá. Uma empresa deve ser vista como um corpo humano, cada setor é um órgão que realiza uma determinada função, por isso todos são importantes.

Os novos colaboradores precisam entender para onde fará o seu trabalho, como ele é aproveitado por outros setores, onde ele pode conseguir um café. Existem lugares restritos? Quais? Mostre-os, faça-os entender a importância daquele local.

E um tour é uma atividade interessante que pode ser feita rapidamente, não tem custos e integra muito bem os novos funcionários.

Essas foram as dicas sobre o onboarding. Esperamos que você tenha gostado e que possa aplicá-las em sua empresa. Agora é com você!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.