O que é e por que você precisa fazer design responsivo?

Criar um design responsivo nos dias de hoje é mais do que uma decisão estética, trata-se de uma necessidade para qualquer site ou blog que deseja aumentar sua audiência e conquistar novos espaços.

O design responsivo é uma solução ideal para resolver problemas de resolução em um site, tornando-o muito mais fácil de ser acessado. Isso acontece porque com o avanço da tecnologia, muitas pessoas têm variado a forma como acessam a internet.

Pensando nisso, uma empresa de instalação de câmeras, por exemplo, assim como qualquer outra que deseja ter seu site acessado por mais pessoas, deve se adaptar a esse novo modelo.

O mercado hoje não permite que você faça um design fixo, já que não há um tamanho ideal nem em centímetros ou milímetros e nem em pixels, uma vez que é possível utilizar a internet até mesmo em um smartphone.

Por isso, é importante pensar em soluções que auxiliem a utilização de seu site pela maior quantidade possível de usuários, que possam aparecer através de suas estratégias de engajamento de público.

Importante lembrar que a variedade e possibilidade de dispositivos com acesso à internet atualmente é enorme, sendo que os tamanhos de tela variam também.

Nenhum usuário fica muito tempo em um site que demonstre dificuldade na leitura e que não se adapte ao equipamento que ele está utilizando. Para um fabricante de etiquetas de composição nylon, por exemplo, esses acessos são fundamentais para suas vendas.

Para que suas páginas fiquem disponíveis desde um pequeno smartphone até uma TV de 50 polegadas sem perder qualidade e definição, é o momento de pensar no design responsivo.

Por que fazer um site responsivo?

O primeiro e principal motivo pelo qual você deve fazer um site responsivo é a facilidade de adaptação que ele oferece. Se você não utiliza essa técnica, seu site precisa ser feito do zero para cada tipo de equipamento que for visualizá-lo, como:

  • Computadores;
  • Notebooks;
  • Tablets;
  • Smartphones;
  • TVs.

Além de ter um enorme retrabalho na produção, você também teria que atualizar cada um deles individualmente, o que tomaria um tempo imenso de produção de conteúdo. Porém, com a evolução da responsividade no layout, esse conceito ficou muito mais simples.

Isso porque o design responsivo adapta seu conteúdo para a resolução adequada, não necessitando que você precise fazer novamente os seus diversos conteúdos.

Vale lembrar que o design responsivo não é uma solução definitiva, e ele não resolve todos os problemas de resolução. Seu distribuidor de telha sanduíche, por exemplo, ainda precisa lidar com outros fatores para tornar o site adequado.

Entretanto, ele é o caminho mais assertivo a se seguir, em primeiro ponto pela qualidade de produção que ele já possui e porque a responsividade parece ser o caminho que os especialistas estão seguindo para conseguir resolver esses problemas.

Muitos dos problemas anteriores apresentados pelo design responsivo já têm solução. Um dos principais era relacionado ao tempo de carregamento da página, que demorava muito mais em dispositivos móveis.

Esse conceito mudou muito, sendo que, hoje em dia, você consegue acessar qualquer página em milésimos de segundos, seguindo competitivo no mercado com seu layout responsivo.

Outro problema que está sendo trabalhado é a questão de imagens. Uma empresa de promotor para eventos precisa desse conteúdo para conseguir vender, mas ele deve ser adaptado para atingir o público de maneira correta.

Isso porque uma imagem costuma ter uma resolução fixa, e quando você a coloca em um layout responsivo, a tendência é que a imagem simplesmente se encolha e perca qualidade gráfica.

Entretanto, é importante ter em mente que existem diversas ferramentas gratuitas que auxiliam esse processo, criando links para as imagens completas, que facilitem a navegação do usuário sem que você precise modificar nada na imagem.

Entenda a importância dos padrões

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um conglomerado de organizações internacionais que tem como objetivo padronizar a internet, independentemente do site utilizado, indo de empresas de branding SP  até portais de notícias.

Eles determinam uma série de detalhes importantes para conseguir explorar todo o potencial da web, de forma que o usuário comum consiga aproveitar com qualidade a experiência de navegação.

Entretanto, a W3C ainda encontra muita resistência na sua padronização, até mesmo de empresas grandes, o que dificulta muito o trabalho do consórcio, mas cada vez mais as corporações estão compreendendo a necessidade de um padrão nos dias de hoje.

Isso acaba possibilitando mais espaço no mercado para as empresas que se adaptam aos padrões, criando elementos importantes que podem ser observados de qualquer navegador ou dispositivo, sem que exista uma falha no carregamento ou no design.

Conheça as vantagens do design responsivo

Agora que você já consegue compreender o que é e a importância do design responsivo para seu site ou blog, veja algumas das principais vantagens que ele oferece para aqueles que já estão adaptados.

Experiência do usuário

Um dos focos de qualquer empresa é apresentar melhorias na experiência do usuário. É esse o motivo que faz um consumidor se tornar um cliente, e é o que você deve buscar: evolução a todo momento.

Quanto mais a experiência de um consumidor for positiva, maiores são as chances dele adquirir um produto ou serviço seu.

Entretanto, se ele entra em seu site e tem dificuldades de navegação, as chances de ele procurar o que precisa em outro lugar são grandes. Por isso, é importante que sua empresa de etiquetas adesivas, por exemplo, tenha um layout de qualidade.

Isso acontece sobretudo em questões de design. Um site que tem letras muito pequenas, está desalinhado da tela ou apresenta dificuldade de compreensão acaba gerando uma experiência insatisfatória, o que afasta os potenciais clientes.

Cuidados com a tecnologia móvel

Os smartphones chegaram para ficar. Eles rapidamente se tornaram o principal meio de acessar a internet em todo o país, sendo que até mesmo crianças estão utilizando os dispositivos para acessar conteúdo web.

Essa tendência parece que ainda vai aumentar, e não é somente no âmbito regional. No mundo todo os smartphones fazem parte da vida das pessoas.

A maioria dos usuários passa boa parte de seu dia junto ao aparelho, com o acesso à internet a distância de um toque. Por isso, um cliente que busca uma empresa de cálculo estrutural, por exemplo, possivelmente escolherá a que melhor se adapta ao smartphone.

Por isso, tornar seu site disponível para equipamentos mobile está deixando de se tornar uma opção para ser uma necessidade, principalmente se você deseja ser encontrado pelos usuários.

Vale lembrar que os dispositivos variam muito de tamanho e resolução, o que torna difícil montar um site diretamente para o consumo móvel, garantindo assim que o design responsivo continue sendo a melhor opção.

Adapta-se às métricas

A maioria dos algoritmos de busca possui uma programação especial para apresentar o melhor conteúdo para os consumidores que estão procurando alguma solução. Para conseguir apresentar a melhor experiência para esses usuários, elas buscam primeiro páginas responsivas.

Isso porque essas páginas se adaptarão com mais tranquilidade nos equipamentos que os usuários estiverem utilizando, garantindo assim um resultado mais adequado para o cliente.

Pensando dessa forma, se o seu site está adaptado, as chances de você ser encontrado são muito maiores. Assim, você conseguirá muito mais acessos em sua empresa de moldes plásticos, por exemplo, ou em qualquer outro ramo que você atue.

Esse tipo de recurso é muito importante para o SEO de seu site. A sigla, que significa Search Engine Optimization, refere-se a uma série de técnicas e ferramentas para melhorar o ranqueamento de seu site.

Isso acontece porque quando um usuário está fazendo uma busca em um motor de pesquisa, ele normalmente encontra o que procura logo nos primeiros links apresentados. Por isso, existe todo um conceito em se encaixar nesse espaço.

Diminuir a taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma importante métrica de desempenho de qualquer site ou blog. É ela que indica quando uma pessoa entra em sua página e sai imediatamente, sem consumir outros materiais.

Se a empresa estiver utilizando um layout responsivo, as chances de os usuários permanecerem no site é muito maior, uma vez que eles terão a disponibilidade de utilizar seus dispositivos com tranquilidade para navegar pelo conteúdo.

É importante ter em mente que uma das principais ferramentas para diminuir a taxa de rejeição é a qualidade do material. Isso significa que você deve ter uma preocupação a mais com a criação de conteúdo, para evitar ficar com material pouco relevante.

Por isso, você deve ter muita atenção e cuidado para evitar qualquer problema no futuro, garantindo assim que terá muito mais qualidade no material que está oferecendo.

Considerações finais

Hoje em dia, alcançar seu público é um dos principais objetivos de qualquer site ou blog que deseja se manter em atividade. Por isso, é importante saber como os acessos são realizados, para que você possa apresentar um conteúdo de qualidade.

O design responsivo acaba sendo uma importante ferramenta para esse objetivo, uma vez que permite que os usuários acessem seu conteúdo de qualquer fonte que desejem, enquanto o site se molda para atender melhor a necessidade de cada cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.