O que é market share e como calcular

 

Existem diversos índices que apontam o sucesso a ser alcançado por um negócio. O que passa pelo reconhecimento de uma marca pelo público, assim como o dinheiro disponível no caixa no fim do mês. Ativos esses que impactarão em seu market share.

Ou seja, a posição a qual o seu empreendimento ocupará dentro de um grande campo comercial, que envolve seus concorrentes diretos, público-alvo, parceiros comerciais, competidores indiretos, entre muitos outros campos em uma negociação.

Cada um tendo sua importância dentro de uma relação comercial a ser realizada por um negócio, permitindo assim com que ele consiga ter um espaço de destaque e pontos positivos não só para o presente, mas também a longo prazo.

Tal como uma empresa de telefonia voip, que começa trabalhando apenas com a oferta de serviços para companhias de pequeno porte, mas que por causa da qualidade e do preço acessível praticado, torna-se possível para ela se expandir.

Ela passa a ofertar serviço de comunicação para clientes de maiores dimensões, crescendo assim não apenas o espaço a ser ocupado, como também as responsabilidades. Esse é o objetivo de grande parte dos empreendedores, que é o de ver o seu negócio superar suas expectativas, tornando possível até mesmo com que a sua oferta de produtos e serviços possa se diversificar, diante do seu sucesso inicial.

Tal como uma oficina de limpeza, que começa oferecendo serviço de lavagem para roupas legais, mas que aos poucos passa a trabalhar com outros tipos de oferta, como na limpeza de peças mais delicadas e até mesmo lavagem a seco de sofá e carpetes.

Uma realidade que aponta o nível de ampliação conquistado por esse negócio, passando a ocupar um espaço de relevância dentro do seu setor, podendo ser visto como o líder do seu mercado, dependendo apenas do seu cenário comercial e dos seus objetivos de mercado.

Essa citada relevância pode ser medida de diversas formas, de acordo com os aspectos adotados como sinônimos de sucesso para um negócio, mas que de uma forma geral se destacam através de um sistema definido como market share.

Market share, o espaço do seu negócio

Como o próprio título aponta, o conceito de market share pode ser definido como uma participação de mercado a ser conquistada pelo seu empreendimento, ou seja, o espaço que foi conquistado por tal negócio dentro de um espaço pré-definido.

E quanto maior for a participação alcançada por tal projeto, maiores são as chances dele ser visto como uma empresa de sucesso, tornando-se referência tanto para o seu mercado como para outros ramos de negócios que podem se associar a tal marca.

Como uma empresa de extintores de incêndio, que fornece equipamentos para o setor industrial e para negócios de grande porte, e que por causa de sua eficiência e relevância acaba se tornando referência para empreendimentos menores.

Seja no caso de empresas que se interessam por tal tipo de serviço, ou então de novos concorrentes a surgirem no mercado, começando suas atividades com clientes menores, mas que busca alcançar o mesmo espaço desse competidor de alto porte.

Sendo possível citar o caso de marcas de refrigerantes, automóveis e roupas, que ocupam um espaço de tamanho destaque em suas áreas que acabam por se tornar referência até mesmo para negócios de setores diferentes, diante de suas estratégias.

E para medir esse sucesso, no caso, o market share conquistado por tais empresas, existem diversos fatores que podem ser adotados como modelos de orientação, sendo eles:

  • Número de vendas;
  • Quantidade de público;
  • Engajamento das marcas nas redes;
  • Alcance da empresa.

E para que uma empresa de elevadores, por exemplo, consiga alcançar posições, ela precisa definir uma série de metas e estratégias que terão de ser adotadas, para que seja possível conquistar tais objetivos, algo válido para um negócio técnico como esse.

Com esse planejamento tendo que abranger os mais variados conceitos e informações, que envolvem dados não só desse negócio, mas também de todo o cenário com o qual tal empreendimento se relaciona, como por informações do seu público e do seu mercado.

Para que assim essa participação no mercado aponte para melhores oportunidades no futuro, com esse negócio conseguindo se tornar uma referência em seu setor de negócio, através principalmente da forma com que ele lida com seus concorrentes.

Com sua parcela de market share crescendo na medida com que uma empresa consiga se destacar na indústria de paineis elétricos, como um fornecedor de relevância a atuar nesse setor industrial.

E para identificar qual é a sua parcela atual de market share, para que seja possível planejar estratégias para amplificar tal índice, é preciso então calcular tal valor, levando em conta as diversas formas com que essa estimativa pode ser feita.

Formas de calcular o seu market share

Para identificar qual a sua parcela de participação no mercado, é preciso observar uma série de questões, já que são diversos os índices que podem apontar o sucesso a ser conquistado por uma empresa, através dos seus lucros, seu público, entre outros.

Sendo então importante conhecer o cálculo por trás de cada uma dessas possibilidades, para que somente assim, ao se fazer uma relação entre todos os resultados obtidos nessas diferentes frentes, seja possível citar uma empresa como uma referência em seu mercado.

Cálculo de público

O público a ser conquistado por uma empresa é um dos fatores de maior relevância quando se fala sobre o sucesso alcançado por uma companhia, já que essa audiência é possível de se converter em vendas, assim como se tornarem agentes de divulgação de tal marca.

Tal cálculo é possível de ser feito levando em conta o público alcançado por uma empresa de portaria terceirizada, com audiência sendo dividida pelo número de potenciais clientes a serem conquistados, no que se refere a um recorte específico de público.

Para se definir esse espaço específico é importante recorrer aos levantamentos sociais feitos pelo IBGE, apontando uma estimativa de pessoas presentes em uma região à qual esse serviço de portaria pretende se estabelecer.

Cálculo de renda

O market share relacionado ao faturamento de um negócio é um dos mais complicados de se acessar, já que é feito a partir dos números alcançados por uma empresa e aqueles aos quais o mesmo poderia alcançar, ou seja, o que é conquistado por seus concorrentes.

Como é difícil fazer tal medição, já que é raro uma empresa revelar ao público o seu balanço anual, a opção é trabalhar com uma estimativa, a ser feita entre a receita de uma empresa e a receita total de empresas de destaque dentro do seu setor de negócios.

Cálculo de mercado

A parcela de mercado que envolve o chamado market value (mercado de valor) trabalha com os índices associados ao destaque de uma empresa dentro de um cenário como a bolsa de valores.

Com tal cálculo sendo feito a partir do valor de mercado de uma companhia que trabalha com o gerenciamento de obras civis, por exemplo, junto do valor geral das empresas de maior relevância dentro desse setor em específico.

Para isso, é importante acompanhar o mercado de valores, de forma a identificar os índices que estão associados às empresas que levantem algum tipo de atenção ao seu negócio, tal como concorrentes diretos e indiretos.

Cálculo de penetração de marca

O market share também pode lidar com conceitos mais complexos, como tudo que envolve a penetração de uma marca no mercado, ao estudar a forma com que o público reage às ações implementadas por uma empresa, principalmente em termos de comunicação.

Para se realizar esse estudo amplo, trabalhando com as características íntimas do mercado e do público, é importante destacar o uso de softwares e diferentes programas que podem ter uma importância diante dessa análise aprofundada de informações.

Tornando possível o que um negócio consiga assim identificar qual é a sua posição não apenas no mercado, mas também na mente do público ao qual essa companhia almeja atingir. Permitindo a execução de campanhas que possam trabalhar com isso.

Tudo a fazer com que uma empresa de aluguel de andaimes consiga se destacar dentro de sua área, alcançando posições cada vez maiores, e com isso conquistando um número cada vez maior de público.

Chegando assim a uma relação na qual a participação no mercado de uma empresa seja responsável pela expansão dela, conquistando então uma posição ainda maior, fazendo parte de um grande ciclo comercial de otimização do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos