Dicas para aumentar o tíquete médio de seu site

O tíquete médio é um indicador que fornece a média de vendas por cliente, proporcionando informações valiosas e que fazem a diferença. Inclusive, através dele as estratégias e atenção das empresas se dão em pontos específicos e em formas de melhorar.

Isso acontece justamente para que se tenha um bom andamento e desenvolvimento do negócio, auxiliando desde uma empresa de içamento até uma organização de materiais esportivos.

Para calcular o tíquete médio, basta dividir a receita total pelo número de vendas desse período. Também é possível calcular a média para um produto, serviço ou categoria de acordo com as necessidades da empresa.

Esse processo se mostra eficiente justamente por sua amplitude e eficácia nos métodos a serem adotados, conseguindo ter uma estratégia diante dos resultados e análises feitas, calculando essa média desde um sistema de alarme de incêndio até os mais diversos produtos e serviços.

Juntamente com outras métricas importantes, o tíquete médio fornece informações valiosas para preparar planos de vendas e melhorar os resultados. Com isso, proporcionando um cenário ideal para as empresas.

No entanto, a métrica deve ser interpretada avaliando todo o histórico de medição, pois um único valor não conta a história de como o negócio está indo. Dessa forma, é necessário que se tenha atenção e uma análise completa.

Essa análise se mostra importante em todo esse processo, justamente por levar em consideração os mais diversos fatores e momentos da empresa, não visando só um momento específico, mas entendendo as situações e o cenário de forma completa.

Por exemplo, se você comparar o tíquete médio em uma concessionária de carros com o de uma empresa de spda, o valor médio das vendas dessa última seria naturalmente muito menor.

É claro que isso não significa que a empresa está no caminho incorreto, pois outros fatores precisam ser analisados ​​para determinar o crescimento das vendas e o tíquete médio de cada uma.

Por isso, a análise completa se mostra tão importante e necessária diante de todos os processos de tíquete médio, proporcionando uma noção e entendimento real do momento em que a empresa está vivendo. Com isso, gerando ainda mais recursos e fidelizando os clientes em todos os processos da empresa, conseguindo ter um diferencial, que é algo único diante do mercado e dos negócios.

Assim, uma empresa terceirizada de portaria, por exemplo, ao entender essa busca por uma melhoria em seu tíquete médio, consegue avaliar todos os cenários com mais certeza, não se prendendo apenas a um ponto específico.

Após entender o que é o tíquete médio e o quanto é fundamental o aumento desses recursos em sua empresa, acompanhe a seguir como calculá-lo em seu negócio.

Como calcular o tíquete médio?

Para chegar ao valor do tíquete médio, um cálculo muito simples deve ser feito. São apenas quatro passos. Acompanhe!

  1. Primeiro, considere um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês;
  2. Em seguida, verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado;
  3. Por fim, distribua esse valor para o cliente;
  4. Pronto: temos o tíquete médio para o período de avaliação.

Uma conta aparentemente simples, mas que deve ser feita com frequência e com cuidado, justamente para que se tenha uma análise completa e faça com que esse recurso proporcione um crescimento para a sua empresa.

Ao utilizar o tíquete médio de uma forma ideal e vantajosa, os benefícios em torno desses recursos são os mais diversos, visando sempre um aumento significativo e que a empresa tenha a confiança e fidelidade dos seus consumidores.

Dessa forma, veja um exemplo prático dessa situação, uma empresa de construção civil ao decidir realizar uma análise dos seus clientes e um aumento em seu tíquete médio, se depara com vantagens como: mais lucros e um diferencial diante do público e do mercado.

Portanto, fica claro que o tíquete médio mantém uma relação direta com o market share atendido pela empresa. Portanto, ao fazer cálculos, esses dados também podem ser avaliados, o que por si só já mostra algumas ações que podem ser tomadas.

Assim, reparando alguns erros estabelecidos diante do processo em que a empresa está inserida, visando justamente esse crescimento em seu tíquete médio e uma melhora em todos os setores e funções da empresa.

Uma maneira de aumentar essa participação no mercado através do tíquete médio é realizar estudos de caso. Sendo uma maneira mais imediata de ver o aumento das vendas e atrair mais clientes, melhorando o processo de alcance e retendo mais clientes.

Após acompanhar como é feito o cálculo e como sua aplicação é vantajosa e traz benefícios inimagináveis para a sua empresa, veja a seguir dicas para aumentar o tíquete médio em seu site.

Dicas para aumentar o tíquete médio

O aumento do tíquete médio traz vantagens em todos os âmbitos que compõem a empresa, proporcionando um diferencial competitivo diante de um mercado tão amplo e com tantas variedades.

Dessa forma, aplicar as dicas e meios para essa facilitação no aumento do tíquete médio, são recursos necessários e que abordam diversas empresas do mercado, desde um gerenciamento de obras civis até as mais variadas.

Com isso, acompanhe algumas dicas para essa facilitação e aumento do tíquete médio em seu site e no âmbito digital da empresa.

  • Frete Grátis: ofereça frete grátis acima de valores determinados;
  • Incentive as compras através de descontos: os descontos auxiliam o processo;
  • Produtos diversificados: é necessário ter um portfólio com produtos premium;
  • Crie kits de produtos: os kits simples e compostos são uma ótima opção;
  • Fidelize seu cliente: proporcione as melhores experiências para o cliente;
  • Invista no marketing: invista em ações em torno desse recurso.

Para facilitar o entendimento, abordamos cada um dos tópicos citados, porém de forma mais ampla e completa. Continue a leitura e confira!

Ofereça frete grátis a partir de um valor

Um ótimo truque para aumentar a tarifa média no e-commerce é oferecer frete grátis nas compras a partir de um determinado valor, para que além dos produtos que já comprou, o cliente acabe escolhendo outros produtos para se beneficiar do frete grátis.

Essa é uma ótima prática, principalmente para aqueles e-commerces onde o preço médio do tíquete é menor

Incentive as compras através de descontos progressivos

Outra boa prática para incentivar mais compras de produtos e aumentar o preço do ticket médio é dar descontos com base no quanto seus clientes gastam na loja.

Porém, o ideal é ajustar o planejamento da sua loja virtual para que esse tipo de desconto não prejudique suas margens de lucro.

Tenha um portfólio de produtos diversificados

É muito interessante diversificar ou ter produtos relacionados no portfólio da sua loja virtual, pois assim seus clientes ou usuários do site poderão ter todos os produtos relacionados a um determinado segmento em sua loja virtual.

Com isso, conseguindo enxergar o quanto as empresas se importam em oferecer produtos e serviços exclusivos e de diferentes formas para o público, sendo um diferencial diante do mercado.

Crie kits de produtos simples e compostos

Da mesma ideia de diversificar seu portfólio, outra ideia é criar um kit de itens relacionados, por exemplo, se você é um e-commerce que vende artigos esportivos, pode seguir estas dicas:

Para os clientes que desejam comprar chuteiras específicas, você pode montar kits relacionados a camisas, shorts e meias, e combinar essa dica com um desconto progressivo.

Assim, aplicando essas dicas em produtos e serviços diversificados. Ou seja, podendo ser usado desde um sistema de som ambiente residencial até os mais diversos meios, oferecendo opções e maneiras do público consumir seus produtos e serviços.

Fidelize seus clientes

Através de um bom atendimento e uma boa comunicação pós-compra, permita que os clientes tenham uma boa experiência e dê ao público um ar confiável e navegável.

Assim, é provável que o usuário compre na sua loja virtual com mais frequência, e quanto mais ele fizer isso, mais crescerá o tíquete médio nas vendas online.

Invista no marketing

Você deve investir em marketing, seja por e-mail, newsletters, redes sociais, SEO, ou até mesmo tráfego pago, use tanto os anúncios do Facebook quanto os anúncios do Google para descobrir qual é a melhor opção para sua loja virtual, o único caminho é o teste.

Assim, como em um fabricante de grade de piso, ao testar a plataforma que melhor funciona no processo de aumento do tíquete médio, os resultados serão alcançados e o público estará cada vez mais presente em seu negócio.

Por isso, esse investimento e atenção em todas as dicas se mostra necessária, conhecendo os meios de acesso e como o aumento do tíquete médio traz um crescimento, uma aproximação com o público e uma qualidade nos produtos oferecidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.