SEO local: o que é e como fazer

 

As práticas de SEO são de grande importância para que um site consiga alcançar um destaque na internet. Ainda mais diante do alto número de informações presentes nesse campo, existindo uma variedade também de estratégias, como o SEO local.

Cabendo então a quem administra um negócio decidir sobre qual o modelo adequado de configuração em relação ao domínio do seu site ou dos seus perfis dentro das redes sociais, visando assim um maior destaque do seu negócio por meio da internet.

Seguindo as características do seu empreendimento, assim como o seu perfil de público, e na forma como ambos se relacionam, levando às melhores estratégias que possam amplificar os resultados a serem alcançados por negócios dentro desse cenário digital.

Tal como uma empresa de portaria e limpeza, a usar essas  plataformas digitais como um artifício de maior divulgação dos seus serviços, podendo dessa forma alcançar um público muito maior do que seria obtido por meio de ações tradicionais de marketing.

Levando em conta a presença destacada do público agora na internet, a usar das plataformas digitais como uma forma de se encontrar os produtos e serviços pelos quais essa audiência sinta alguma necessidade, usando então esses programas.

E a expansão da internet como um artifício de pesquisa e de compras se dá também pela própria ampliação do acesso aos canais digitais, a ser facilitado por meio do uso dos dispositivos móveis, que se destacam hoje como a principal ferramenta de acesso.

Sendo possível procurar por uma empresa que trabalhe com o serviço de administração de obras, para cuidar da reforma do seu apartamento, diretamente do seu celular, analisando diferentes características acerca dos profissionais encontrados.

De acordo com os elogios e críticas que podem ser encontrados, em relação aos trabalhos anteriores feitos por essas companhias, a destacar na internet as reações dos clientes com que trabalhou, já que a internet permite um melhor contato entre ambos.

E tanto esse contato como o destaque que uma empresa pode alcançar através dessas plataformas estão associados às práticas de SEO. Uma estratégia que está diretamente associada à posição que um perfil pode ter na internet.

Mais do que isso, a posição com o qual um negócio pode encontrar também no cenário real, trabalhando para isso com os conceitos de SEO local.

Como funciona esse modelo de SEO?

Antes de nos adentrarmos sobre essa variedade de SEO, primeiro é preciso entender como funciona essa prática tão importante para o mercado hoje, em relação à sua posição na internet.

SEO que é uma sigla para Search Engine Optimization, uma otimização dos mecanismos de busca, que trabalha com o direcionamento de um site dentro de uma página de resultados, após a busca realizada pelo usuário, encontrando então tais endereços virtuais.

Fazendo então com que alguém que pesquise por um serviço de engenharia, por exemplo, tenha acesso a uma empresa específica que trabalhe com tal ofício, destacando a marca diante da alta competitividade que pode ser encontrada na internet.

Configuração essa que trabalha a partir de uma série de aspectos presentes em um site, tais como:

  • Qualidade dos conteúdos;
  • Títulos;
  • Uso de palavras-chave;
  • Tamanho dos conteúdos.

Entre outros fatores que são responsáveis para que uma empresa consiga encontrar uma posição de destaque dentro da internet. A questão é que além disso, existe também outra modalidade de SEO, que conecta a posição de um negócio à internet e ao mundo físico.

Alternativa essa conhecida como SEO local, tratando-se de uma estratégia que leva em conta o componente geográfico presente em uma pesquisa, estando associado à ferramenta de geolocalização disponível nos dispositivos digitais.

Como uma empresa de metrologia que realiza uma série de análise sobre um tema em específico, tendo a questão regional como um dos principais índices por trás de seus estudos, a depender dos motivos por trás de suas pesquisas.

Essa categoria de SEO é possível de ser vista quando alguém pega o seu celular para pesquisar o endereço de um restaurante no Google, enquanto se encontra na rua, em busca de um lugar adequado e próximo para o seu almoço.

Por meio dessa configuração, o buscador indicará uma variedade de negócios que estejam próximos do usuário, de acordo com a proximidade e relevância digital desse empreendimento, como as notas positivas que ele recebeu em suas avaliações.

Ação que depende principalmente do equipamento de GPS do aparelho, uma ferramenta comum de ser encontrada em todos os aparelhos mobile de comunicação. Com esse método de pesquisa avançada servindo também para outros métodos de busca.

Como na procura por uma empresa de forros que se localize em uma região específica, podendo então servir como fornecedor para um negócio que o indivíduo pretende abrir próximo de tal localidade.

Existindo então um número de fatores que podem ser levados em conta durante essa pesquisa com base na localização do usuário e do negócio ao qual ele busca, entre eles:

  • Proximidade ao local;
  • Relevância do negócio;
  • Conteúdo relevante;
  • Segurança do site;
  • Velocidade de carregamento das páginas.

Pontos esses que podem ser configurados não apenas junto ao seu endereço digital, como também na plataforma Google Meu Negócio, que atua diretamente na forma com que um empreendimento físico pode ser encontrado a partir de uma pesquisa digital.

Isso em uma relação capaz de trazer uma série de benefícios para o empreendimento que resolver apostar nesse tipo de estratégia, conseguindo assim destacar ao público a posição do seu negócio.

Vantagens do SEO local

Enquanto o SEO tradicional atual principalmente com o objetivo de fazer com que o seu negócio na internet seja visualizado, diante da alta pluralidade de conteúdos presentes neste cenário, o SEO local vai um pouco além, associando-se à posição física do negócio.

Resultando então em uma estratégia capaz de resultar em uma série de benefícios, tais como:

Atração de novos públicos

Por meio dessa pesquisa baseada também na localização do usuário, é possível destacar a presença do seu negócio não apenas para um público que apresente interesse no seu setor de negócio, mas também na proximidade desse indivíduo ao seu estabelecimento.

Como alguém que busque por uma pizzaria, sendo comum então que o serviço de busca do Google siga o localizador presente no dispositivo usado na pesquisa e apresente endereços próximos dali, no que pode apresentar um negócio para novos clientes ali perto.

Maior visibilidade em uma região

Além do destaque com o público, é possível destacar também a relevância a ser alcançada por um estabelecimento comercial junto a sua região, principalmente quando existe uma grande concorrência ali presente.

Tal como uma distribuidora de rolamentos, cujos serviços são destinados principalmente ao setor industrial, e que pode encontrar desafios em se destacar dentro de uma área repleta de concorrentes voltados ao mesmo tipo de setor.

Autoridade local

E para que esse negócio consiga ter um maior destaque dentro de uma região, ele precisa contar também com um alto nível de autoridade local. Da mesma forma com que um site precisa de relevância para ser achado na internet.

E a configuração correta de um SEO local pode ajudar nesse sentido, a fazer com que uma fábrica de janela de alumínio, por exemplo, consiga se tornar um ponto de referência não apenas para possíveis clientes, como para qualquer público próximo do local.

Maior índice de compras

Por último, outro benefício associado ao SEO local é o número de vendas a ser alcançado por tal negócio, que a partir do momento que conta com ajuda dessas plataformas digitais de busca para ser encontrado, aumentam suas chances de ser reconhecido.

Algo que diretamente pode levar para um crescimento acerca do seu número de vendas, que depende primeiro de uma conexão junto a um público-alvo, para que só então tal audiência possa ser considerada como possíveis consumidores ao seu empreendimento.

E para alcançar tais tipos de benefícios, é importante então não só dar atenção ao conceito de SEO local, mas saber também como utilizá-lo.

Otimizando o seu sistema SEO local

Para garantir com que uma empresa de projetos elétricos seja encontrada não só na internet, como também no cenário físico, é importante estar atento a uma série de conceitos associados à posição de tal negócio junto aos serviços de busca.

A começar pelas configurações associadas à plataforma do Google, Meu Negócio, por meio da apresentação de informações referentes ao seu empreendimento e que podem ser relevantes ao público em busca dos seus serviços, através de dados como:

  • Nome da empresa;
  • Endereço;
  • Número de telefone;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Categoria comercial.

Tudo que ajude o usuário a encontrar não só o seu negócio, como também informações importantes associadas a ele. Na mesma medida em que é importante incentivar as avaliações dos clientes e apresentar conteúdos com foco nessa localização.

Tudo a ajudar com que o seu negócio se destaque além da internet, conquistando relevância também no seu formato presencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.