Monetize o canal de sua empresa no YouTube

Não é novidade para ninguém a evolução do YouTube de 2006 até os dias atuais. Hoje, a plataforma está muito mais consolidada, tendo criado sistemas de monetização para seus criadores de conteúdo. Então, saiba agora como monetizar canal nessa rede.

O YouTube vem sendo utilizado por diversos motivos como hobby, lazer, informação, divulgação e trabalho. Essa diversidade inspira pessoas de todas as idades e lugares do mundo a criar o próprio conteúdo e trabalhar com a internet através da plataforma.

Por ser um lugar onde se encontram vídeos enviados pelo mundo todo e por reter milhões de acessos diariamente, o YouTube criou algumas formas de monetizar os canais, assim, gerando um retorno financeiro para que os criadores continuem produzindo.

Além de ser uma forma de incentivar que aquela pessoa, grupo ou empresa continue se dedicando, o YouTube consegue fidelizar um número X de espectadores na plataforma, aumentando sua relevância. Não é à toa que é a maior plataforma de vídeos atualmente.

Mas antes de entendermos as formas de monetização do seu canal e o que fazer para atrair mais inscritos e, consequentemente, conseguir um dinheiro extra, vamos entender quais os requisitos básicos para que o seu canal comece a trazer retorno financeiro:

  • Ter mais de 1000 inscritos no canal;
  • Morar em algum país que o PPY esteja disponível;
  • Ter 4 mil horas de conteúdo publicado nos últimos 12 meses;
  • Ter uma conta ativa no Google AdSense.

Isso significa que a sua marca, seja ela uma empresa de niquelação ou qualquer outra, pode conquistar seu espaço na plataforma do YouTube caso, pelo menos, esses requisitos sejam atingidos.

Conheça algumas formas de monetização

Após atingir todos os requisitos listados, você receberá um e-mail do YouTube convidando-o para fazer parte do PPY (Programa de Parceiros do YouTube). Pois bem, agora basta entender um pouco mais sobre as formas de monetização disponíveis.

Seguindo as instruções, ao final desse processo, seu canal já estará pronto para ser monetizado.

Aposte em anúncios

A primeira forma de monetização mais conhecida, tanto por pessoas que trabalham na plataforma quanto as que só assistem, é dos anúncios, onde empresas sempre deixam comerciais entre 15 e 30 segundos no começo do vídeo e outros no decorrer.

Esses anúncios são bastante variados e podem ser tanto de serviços de entrega de comida quanto de agência de eventos stands. A quantidade de anúncios também varia pelo tamanho do vídeo, podendo vídeos de 30 minutos terem, aproximadamente, três anúncios, além do inicial.

Lógico que essa quantidade de anúncios é apenas uma estimativa, porém, é importante saber que pessoas normalmente não gostam de ficar vendo anúncios durante o vídeo. Então, cuidado na quantidade, para não afastar pessoas ao invés de atraí-las.

Lembrando que, dependendo do tamanho do anúncio, sempre é possível que o espectador opte pela opção pular, fazendo com que o percentual da receita de pessoas que o visualizam diminua.

Então, independentemente da forma como o anúncio aparece, eles são uma boa fonte de renda para o dono do canal. Lembre-se, quanto mais pessoas tiverem acesso e verem o seu vídeo, mais o anúncio será visto e mais retorno você terá.

O super chat também é uma opção

Uma forma de conquistar o apoio de inscritos, bem como de divulgar o canal e fazê-lo crescer, é utilizando as famosas lives, que ganham cada vez mais popularidade, sendo, inclusive, ótimas formas de renda.

Suponhamos que seu canal é de uma empresa que oferece serviços de desenvolvimento de software, com um público bastante fiel. Você pode abrir algumas lives no decorrer do mês para discutir sobre um assunto, aumentando o engajamento de seus inscritos.

Então, o super chat nada mais é do que uma doação que pode variar de R$ 2,00 a R$ 400,00, deixando a mensagem do espectador destacada das demais por um tempo que varia de acordo com a quantidade doada.

Essa é uma forma de recompensar o espectador por doar para o canal e continuar assistindo a live. Nesse caso, diga o nome da pessoa que doou e agradeça, os espectadores gostam de ser reconhecidos no meio de tanta gente.

Inclusive, o reconhecimento é bom em todas as frentes. Lembre-se disso quando estiver divulgando a sua empresa nas mais variadas redes.

Que tal se tornar um membro?

Uma página de fábrica de uniformes personalizados, um canal voltado para a crítica de filmes ou conteúdos de jogos online, uma blogueira apostando em vídeos sobre maquiagem…que seja, independentemente do tipo de conteúdo, os membros são importantes.

Afinal, seja uma empresa ou uma pessoa física, a monetização por membros é outra frente que vem ganhando bastante destaque.

Mas afinal, o que são esses membros? É simples, é uma comunidade voltada para o criador de conteúdo que você apoia, pagando uma mensalidade que pode variar. Parte do valor fica pro YouTube e a outra para o criador de conteúdo.

Ou seja, essa é uma excelente forma de criar uma comunidade fiel e que ajude você com seus vídeos, dando likes e compartilhando para aumentar o alcance.

Importante dizer que essa modalidade é desbloqueada quando o canal atinge um número maior ou igual a 100 mil inscritos, ou seja, é necessário todo um planejamento e engajamento, além de um ótimo trabalho.

Os membros ganham alguns benefícios, por exemplo, eles podem assistir o vídeo com antecedência, conquistam distintivos que ficam disponíveis ao lado do seu nome na sessão de comentários dos vídeos, além de disponibilizarem os famosos emojis para utilizar tanto em lives como em comentários.

Ademais, seja você uma empresa ou alguém que trabalhe por conta própria, é interessante ao longo dos vídeos criar uma imagem que, claro, tenha total relação com você.

Pensando no que foi citado anteriormente, um canal com foco em serviços de automatização de máquinas industriais, por exemplo, pode ter como emblema uma chave inglesa ou algo que remeta ao assunto.

Por fim, essa prática, além de aumentar seu faturamento, cria engajamento e atrai mais inscritos, expandindo assim sua marca e criando algo cada vez mais seu.

Como ganhar mais inscritos?

Agora que entendemos as principais e mais rentáveis formas de monetização da plataforma, vamos nos aprofundar um pouco mais em alguns pontos de atenção na hora de divulgar o seu canal para atrair mais inscritos.

1 – Tenha uma estratégia definida

Diferentemente de uma pessoa que pode começar pelo canal de forma mais casual, testando e aprendendo o que pode ou não dar certo, seria mais interessante para uma empresa traçar uma estratégia inicial e se guiar por ela para atingir o objetivo.

Seja a sua empresa uma prestadora de serviços para manutenção de geradores de energia ou qualquer outro ramo, é bom definir um público-alvo e utilizar de curiosidades e até assuntos mais genéricos do seu ramo, porém, sempre deixando a sua marca.

2 – O tema e o vocabulário devem seguir um padrão

Evite falar sobre assuntos que fujam do tema principal do seu canal. Muitos inscritos deixam de seguir uma página só pela mudança de temas. Ademais, lembre-se que é muito mais interessante fidelizar um público do que ficar trocando a todo momento.

Utilizar de vocabulário indevido também não é algo bem visto, principalmente, caso seu objetivo seja o de passar a impressão de um trabalho bastante profissional, visto que a produção de conteúdo do seu canal pode atrair patrocinadores.

Vamos exemplificar: uma empresa que trabalhe com instalação de tela de proteção não precisa ficar presa a conteúdo apenas sobre esse tipo de serviço, é possível falar também sobre outros serviços e produtos que a sua empresa faça.

3 – Pense para onde irá o lucro

Lembrando que o canal é uma extensão de sua empresa e não o foco principal. Baseado nesse argumento, pense em como utilizar o faturamento gerado por ele. Investir em novas campanhas de marketing para assim aumentar o alcance é uma decisão viável.

Por fim, não se esqueça de divulgar e tentar trazer público das redes sociais para o canal, pois as plataformas são um forte elemento nos dias de hoje, ou seja, elas não devem ser nem um pouco subestimadas.

Conclusão

Espero que essas orientações o tenham ajudado a expandir um pouco mais a sua visão sobre a plataforma do YouTube e as formas de monetização disponíveis. Agora, é preciso sempre buscar crescer dentro do seu ramo de atuação.

Então, utilize todas as dicas citadas como forma de promover a sua fábrica de mochilas ou qualquer outra empresa que você tenha, porém, lembre-se: sempre se adapte ao que for melhor para o seu ramo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.