Dicas para prospectar clientes no LinkedIn

O Linkedin tornou-se uma forte rede social com mais de 500 milhões de usuários no mundo todo. Ela conseguiu crescer de uma forma tão especial que as empresas conseguem prospectar clientes no LinkedIn. 

O mundo busca por empresas mais humanizadas, onde o colaborador não seja visto como uma engrenagem de todo um maquinário que seria a empresa, assim a rede social foi criada para dividir experiências e conquistar novas oportunidades.

Com a possibilidade de entrar em contato direito com sócios e líderes de diversas empresas, o LinkedIn tornou-se também uma forma no meio corporativo para a criação de relacionamentos entre empresas.

A venda B2B significa Business to Business, que significa empresa para empresa. Nesse contexto voltado mais para o mercado de varejo, empresas comercializam entre si. São clientes e fornecedoras entre elas.

Essa relação é importante, pois a geração de novos parceiros como uma empresa de fomento mercantil faz com que diversos negócios busquem no LinkedIn formas de negociar na rede social com esses clientes em potencial, conhecidos como leads.

Como utilizar o LinkedIn?

Para conseguir prospectar clientes no LinkedIn é preciso saber como a rede social funciona, então, para isso a marca precisa gerar um bom engajamento na plataforma.

Ademais, o primeiro passo para começar a ser visto na rede é criar um perfil bem feito, que especifique o ramo da marca.

Dessa forma, será possível ser localizado pelos filtros que as demais empresas realizam na hora de buscar por parceiros e clientes. É preciso que a marca atenda as necessidades do mercado para aquele segmento.

Assim, também será possível entrar em contato com clientes em potencial atuando nas duas frentes. Exemplificando, se um segmento é importador de peças para empilhadeiras, ele deve entrar em contato com empresas que constroem empilhadeiras.

É uma relação de empresa para empresa, onde uma entra em contato com a outra para vender produtos e serviços, por isso, o nome B2B, mas para que essa relação aconteça é necessário seguir algumas estratégias para gerar interação com os usuários.

  • Publicação e interação com frequência;
  • Indicação de outros usuários e colaboradores;
  • Publicação de conquistas e acontecimentos;
  • Estudo dos concorrentes.

Publicação e interação com frequência

A publicação e a interação constante com os usuários é o padrão de toda a rede social, afinal, ter uma rede social e não interagir não faria sentido. Contudo, no LinkedIn funciona de uma forma um pouco diferente, não basta apenas publicar o dia a dia como o Twitter.

Porque a rede social é profissional e não pessoal. As pessoas não querem saber se você está tomando um café. As publicações precisam acrescentar algo na realidade de trabalho das pessoas, ali existem diversas empresas de serviços terceirizados e muitas outras.

Sem dúvidas que entre todas as empresas e pessoas que estarão seguindo o perfil da marca, uma publicação de recrutamento, processos da empresa sendo realizados ou negociações da marca serão úteis para alguém.

Assim, os usuários seguirão e compartilharão as publicações da marca, gerando engajamento na rede social e construindo uma rede de contatos que será utilizada para conseguir prospectar clientes no LinkedIn.

Lembre-se que a interação é a chave, mas não basta apenas publicar, é preciso se destacar.

Indicação de outros usuários e colaboradores

A interação e a realização de trabalhos junto da criação de uma rede de relacionamentos farão com que as pessoas passem a indicar a marca para outros usuários. Ex-colaboradores também ajudam com esse tipo de engajamento.

Empresas com muitas avaliações possibilitam um melhor contato com os clientes e constroem relações positivas e prósperas, às vezes, a marca pode ser de um consórcio imobiliário, e contar com poucos colaboradores, assim como as startups.

A prospecção dos clientes quando as empresas têm uma equipe reduzida será em conjunto com o LinkedIn pessoal da equipe, ambos precisam ser organizados, pois é comum que consumidores interessados entrem nos perfis dos demais membros para verificar quem são.

Publicação de conquistas e acontecimentos

Esse processo é potencializado pela publicação de feitos e conquistas tanto no perfil da marca quanto no perfil dos colaboradores, possibilitando maior engajamento.

É uma relação interessante de pesquisa de quem poderá ser um futuro sócio ou parceiro. Entenda que da mesma forma que sua marca estará realizando essas ações, empresas de segmentos próximos também estarão, isso facilita na hora de filtrar os envolvidos.

1 – Conheça seus clientes

Para que seja possível o melhor engajamento e melhor procura da marca na rede social é preciso fazer um filtro bem elaborado para buscar somente os clientes que têm potencial de compra.

Uma empresa que presta serviços de contabilidade em geral, por exemplo, deve buscar marcas que estejam precisando resolver seus problemas com contabilidade. Ou seja, o perfil do LinkedIn deve ser estrategicamente elaborado.

O algoritmo de busca do LinkedIn precisa entender que você procura por clientes e parceiros que possam oferecer ou consumir positivamente com sua marca. Por isso, uma forma interessante para quem está começando é fazer a análise dos concorrentes.

Todo o perfil deve ter algo ou alguém como exemplo de inspiração. Com mais de 500 milhões de usuários, é bem difícil que uma marca seja nova no segmento. Pode até oferecer um produto único, mas ser a primeira é difícil.

Pensando nisso, veja os concorrentes e a interação deles na rede social com os clientes que você deseja conquistar. Monte estratégias de sucesso, mas baseado no que já ocorre. A sua marca deve ter a própria identidade, mas é inegável a necessidade de um norte.

Assim, monte estratégias SEO dentro da página, trabalhe com palavras-chave nos artigos e publicações, para que os mecanismos e algoritmos de busca da rede social encontrem na sua marca de forma mais rápida e objetiva. 

Dependendo do ramo, ‘contabilidade para empresas’ pode ser uma boa pedida, assim como ‘escola de música’, ‘restaurantes para almoço em São Paulo’, entre outros.

2 – Crie um bom networking

Networking é a rede de contatos que uma marca tem com clientes, colaboradores e sócios. O LinkedIn em si é uma rede social que busca a criação de um networking positivo, ou seja, a troca de interações entre pessoas de diferentes segmentos.

Essas interações podem gerar oportunidades e resolver problemas diversos, além de ser lembrado no momento da necessidade. O grande erro das pessoas é utilizar o LinkedIn apenas para buscar empregos ou divulgar vagas.

A grande diferença é que o LinkedIn é um local de interações e não um site que busca apenas gerar e conseguir empregos e oportunidades. A relação entre os clientes e consumidores deve ser real e a troca de interações verdadeira.

3 – Participe de grupos do seu segmento

No LinkedIn é necessário participar de grupos que envolvem o seu segmento, desta maneira, a marca conseguirá engajar ações de marketing e interações com pessoas interessadas no produto.

Isso é importante, pois não existirá a necessidade de buscar naquele local pessoas de interesse, pois já é entendido que todos que estarão lá dentro já estão engajados. Da mesma forma que é preciso encontrar usuários ativos.

De nada adianta as empresas seguirem diversas pessoas e marcas se não existe um cuidado com a rede social. Lembre-se o que falamos um pouco mais acima, o LinkedIn é uma rede social onde existe a necessidade da criação de interações.

Não se pode esquecer isso ao entrar em um grupo ou realizar uma conexão, da mesma forma que em outras redes é compartilhado conteúdos de entretenimento, no LinkedIn são conteúdos profissionais de experiências vividas.

4 – Publicações de interesse do público

Para ajudar na hora da criação de conteúdo de uma marca existem dois tipos de publicações que o público consome e gosta de ler e interagir dentro do LinkedIn.

A primeira é quando qualquer segmento como um fornecedor de papel toalha e higiênico explica como resolver os problemas que envolvem o segmento ou ações com colaboradores.

Isso porque as pessoas acreditam que no LinkedIn a empatia é uma ferramenta muito forte para gerar boas relações. Histórias de como a empresa tratou de algumas ações que envolvem outras pessoas, gerando essa empatia são muito bem engajadas.

Por fim, mas não menos importante, são as publicações que mostram aos consumidores que existe, naquela página, pessoas capazes de liderar as ações do segmento. Isso possibilita a prospecção de novos clientes ao verem o renome da marca no LinkedIn.

A geração de renome possibilita melhor engajamento e autoridade na hora de falar sobre assuntos diversos, além de muitos aguardarem por publicações para saber como agir nas situações do mercado.

É desta forma que uma empresa de consultoria contábil ou empresas que prestam assessoria em geral criam engajamento e autoridade dentro do LinkedIn, possibilitando a geração de leads e engajamento na rede social.

Conclusão

Com essas dicas sua marca conseguirá ganhar engajamento e prospectar clientes no LinkedIn, a rede social mais utilizada por empreendedores para criação de networking e compartilhamento de experiências vividas no mundo corporativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.