Melhores KPIs para a transformação digital

O mundo digital chegou com tudo na vida das pessoas e, consequentemente, das empresas. Com tanta demanda, procura e possibilidades de mudanças, é normal que seja necessário sistemas para medir desempenho e gerar indicadores, como os KPIs.

Seguindo essa linha de raciocínio, esse texto irá abordar o que são os KPIs, quais são os melhores para aplicar na sua empresa, quais as vantagens de sua utilização e o impacto causado no dia a dia da sua organização.

A internet tem andado lado a lado com a tecnologia, e juntas, têm desempenhado um trabalho essencial para a evolução da sociedade, trazendo diversas facilidades que, antigamente, seriam ditas impossíveis de alcançar.

Dizer que futuramente existiria um tipo de software para controle de estoques, que seria essencial para controlar toda entrada e saída de volumes de um lugar de forma automática, era considerado um sonho muito distante.

Hoje, sabemos que não é um sonho, pois existem diversos programas e softwares desenvolvidos junto de sistemas para ajudar as empresas a ter um melhor controle de suas demandas e dados, oferecendo assim uma melhor experiência para o cliente.

Esses programas podem variar bastante e envolvem todo tipo de gestão, desde aquelas mais rígidas de uma empresa antiga até mesmo as mais novas tendências que podem ser aplicadas em uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional.

Um elemento que tem ganhado cada vez mais espaço dentro do ambiente organizacional das empresas são os KPIs, famosos por apontarem grandes indicadores de desempenho e serem essenciais para a tomada de decisões de um negócio.

Mas o que é um KPI? Qual a importância e o impacto que ele tem em uma organização? Existe mais de um tipo ou ele é único? Quais as maneiras mais práticas de aplicação? Ele custa caro ou é um programa gratuito?

A resposta dessa e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor desenvolvido, mostrando como um software de gerenciamento para ativos é importante e causa um diferencial no seu negócio. Confira.

 

O conceito de KPI

Primeiramente, é importante entender o conceito de KPI, tanto para facilitar o compreendimento ao longo do texto, quanto para não haver dúvidas sobre ele e outros tipos de softwares e sistemas que existem no mercado.

O KPI é uma sigla em inglês do termo Key Performance Indicators, que em uma tradução direta para nossa língua seria algo como Indicadores Chave de Performance.

Trata-se de indicadores de métricas e resultados que ajudam a avaliar uma estratégia e quais os riscos de se investir em algo, auxiliando muito nas tomadas de decisão de uma empresa de consultoria contábil e fiscal, por exemplo.

Ele organiza os dados através de números, porcentagem e gráficos de maneira que a visão e consolidação desses dados fique muito mais simples e eficiente, podendo, inclusive, ser personalizado de maneira mais assertiva para a sua empresa.

Por isso, o impacto que esse tipo de ferramenta pode causar em uma organização é enorme, afinal, em um período onde as empresas estão tentando chamar a atenção dos clientes a todo custo e a competitividade é acirrada, os erros são punidos.

Até mesmo as empresas de serviços de portaria entendem a gravidade do assunto, pois se existe concorrência no mercado, o trabalho deve ser aprimorado para que a clientela prefira o seu negócio ao do adversário.

Sendo assim, algumas funcionalidades dos KPIs podem ser destacadas, como:

  • Criador e organizador de indicadores;
  • Auxílio em tomadas de decisão;
  • Personalização para se adaptar a empresa;
  • Avaliador de oportunidades dentro do negócio.

Não apenas isso, mas os KPIs também podem ser peças fundamentais para gestão de pessoas, sejam em empresas de contabilidade em SP ou até mesmo em grandes metalúrgicas. Tudo dependerá da maneira como são utilizados.

Através dessa gestão, é possível identificar possíveis falhas no processo e facilitar em entender onde será necessária alguma ação para evitar futuros erros e garantir a efetividade e produção da sua empresa.

Em outras palavras, os indicadores são essenciais para melhorar a produtividade, corrigir falhas e otimizar tempo, afinal, quando se sabe onde e o que precisa melhorar, é muito mais simples de aplicar correções.

Definindo os indicadores

Seja com uma gestão administrativa condominial ou na liderança de uma empresa de marketing digital, cada KPI pode se adaptar melhor dependendo da sua estratégia de negócio, mas para isso, é preciso saber definir muito bem os indicadores.

Dessa forma, existem alguns métodos que podem ser utilizados para escolher os melhores indicadores e serem os mais efetivos possível em sua experiência utilizando os KPIs. Confira abaixo.

01 – Tenha um objetivo

Independente se o KPI funcionará de forma independente, dentro de um sistema de monitoramento em nuvem ou através das funcionalidades de softwares de sua empresa, ao começar a utilizá-lo, é necessário ter em mente algum tipo de objetivo.

Quando se tem um objetivo de onde se quer chegar, fica muito mais simples criar indicadores que o ajudem a alcançar essa meta. Eles podem variar, desde ganhar mais relevância no segmento até mesmo aumentar o número de vendas do negócio.

Essa decisão é extremamente importante para que seu negócio consiga focar seus esforços e energia em uma única frente. Para que utilizar um KPI que aumenta o engajamento sendo que a maior necessidade da sua empresa atualmente é reduzir custos?

Portanto, trace um objetivo, trabalhe e explore todas as possibilidades que os indicadores podem e conseguem te fornecer.

02 – Defina o método de medição

Essa é outra etapa do processo que é essencial para prosseguir com a utilização dos KPIs, afinal, é preciso saber gerenciar os dados e aprender a medí-los de maneira correta, ou seja, de nada adianta ter informação se ela está errada.

Agora que já tem o objetivo em mente, é preciso saber como irá medí-lo, qual método utilizará, qual será o tipo de unidade, qual será o prazo para recolher esses dados, em quanto tempo eles serão apurados, entre diversas outras possibilidades.

Além disso, após estabelecer um prazo e um objetivo, tudo se torna mais fácil de se investir, seja capital ou energia.

Para que acompanhar diariamente o indicador de faltas se não é o seu departamento que realiza o cálculo? Esse é um dos exemplos que podem ser questionados.

Antes de começar o trabalho, faça essas perguntas, e a partir delas, pense na melhor forma de trabalhar com seus indicadores.

03 – Decida qual indicador utilizará

Existem alguns indicadores que são melhores do que outros, dependendo do objetivo da sua empresa e em quanto tempo ela tem disponível para realizar todos os preparativos e desenvolver o trabalho a ponto de aproveitá-los ao máximo.

Um bom exemplo de indicador eficiente é o de lucratividade. Através dele, é possível verificar e ter certeza de que a estratégia abordada para vender e aumentar os lucros de sua empresa estão sendo eficientes ou não, dando um panorama geral.

E, como sabemos que toda empresa precisa lucrar para se manter no topo e continuar comercializando seus serviços, é um ótimo indicador.

Agora, se o seu objetivo é entender qual o impacto da sua empresa no mercado e ver seu alcance e relevância a longo prazo, talvez o melhor indicador para você seja o de marketing share. Em outras palavras, ele é ótimo para verificar também o engajamento das pessoas com o seu produto ou serviço.

Também é possível mencionar o ROI (Return Over Investment), que é um indicador que dá a informação sobre retorno de investimentos realizados por sua empresa, mostrando se ele foi válido e se está valendo a pena ou não.

Esse tipo de informação, de todos os exemplos de KPIs mencionados até o momento, é essencial para saber se a empresa mantém a estratégia ou utiliza de um plano B, evitando mais gastos desnecessários e investindo no que realmente traga algum retorno.

Considerações Finais

O texto abordou o que são os KPIs e como eles podem impactar no dia a dia de seu negócio, explorando e explicando o conceito por trás dos seus indicadores, além de dar dicas e orientações de quais os tipos e a melhor maneira de aplicá-los em sua empresa.

Nesse contexto, utilize as informações e orientações disponibilizadas ao longo do texto e adapte-as à realidade da sua organização, buscando explorar ao máximo os pontos positivos de sua empresa, fazendo com que ela se torne uma gigante no seu segmento.

Portanto, basta sentar-se e analisar quais as possibilidades que essas estratégias podem trazer, analisando qual o melhor indicador e qual a melhor situação para ele ser aplicado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.