Como definir o core business do seu negócio

Saber qual é o core business do seu negócio é essencial para o desenvolvimento de estratégias e práticas que visam o crescimento da empresa, fazendo com que se torne mais simples as tomadas de decisão e para saber quais os próximos passos da marca.

Pensando nisso, esse artigo irá abordar e desenvolver como definir o core business de seu negócio, explorando seus conceitos, vantagens e benefícios, além de informar diversas dicas e orientações de como aplicar isso na prática.

Sempre foi necessário ter total conhecimento do ramo empresarial de sua marca, mas com a chegada do meio digital e da internet, muitos negócios foram se abrindo.

Desde uma empresa de automação comercial a uma loja de produtos caseiros, todo tipo de negócio deve ter uma linha central de produtos ou serviços pelo qual se baseará para realizar suas vendas, fazer o marketing e, acima de tudo, conseguir lucrar.

Porém, nem sempre essa tarefa é tão fácil quanto parece e é normal não saber, inicialmente, qual é o core business do seu negócio e entender de fato o que o movimenta, qual o combustível que faz com que continue se mantendo de pé e lucrando.

Diversos conceitos podem abordar o core business, mas de forma simples e direta, ele é a principal atividade que uma empresa desenvolve para o mercado de trabalho, podendo variar de serviços logísticos a serviços de despacho aduaneiro.

Independentemente do tipo de negócio que você atue, o core business é essencial para que uma empresa consiga ser precisa nas suas estratégias de negócios e cresça ou simplesmente consiga se manter competitiva para o mercado de trabalho.

Entretanto, mesmo agora que você já sabe o que é esse termo, algumas perguntas ainda podem estar pairando no ar.

Como definir o core business de forma assertiva? Existem técnicas específicas para fazer isso? Quais os benefícios que isso pode trazer para o negócio? Mesmo uma empresa de contabilidade para terceiro setor se encaixa nessa métrica?

A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado, além de receber toda a informação necessária para compreensão do tema. Sem mais delongas, confira.

O impacto do core business no negócio

Como dito no começo desse texto, o core business é a atividade principal desempenhada pela sua empresa, ou seja, o produto ou serviço que é o carro-chefe da organização, refletindo o que ela sabe fazer melhor.

Independente se é uma companhia logística ou uma empresa declaração de imposto de renda, é através desse serviço ou produto que a marca consegue boa parte do lucro, afetando diretamente o resultado de sua receita.

Isso impacta diretamente nas estratégias e práticas que a marca acaba realizando para ser competitiva no mercado e entregar um produto de qualidade, afetando desde a área do marketing até o departamento de recursos humanos.

Impactando diretamente também a tomada de decisões da empresa, afinal, por possuir uma importância tão grande para o negócio, quanto mais definido e quanto melhor a empresa se conhecer, melhor será sua gestão sobre o que é comercializado por ela.

Portanto, mesmo que o produto comercializado sejam cursos tecnicos SP, alguns dos benefícios que podem ser destacados quando pensamos nesse tipo de conceito, que são:

  • Maior compreensão da realidade da marca;
  • Menor dificuldade na tomada de decisões;
  • Maior alcance com produtos assertivos;
  • Maior autoridade no segmento de mercado.

A falta de um core business pode resultar em alguns impactos negativos para o negócio, mesmo que ele seja algo específico de empresas de consultoria ambiental, por exemplo.

Um bom exemplo é a falta de especialização no mercado. Existe um ditado popular que diz “Quem tudo quer, nada tem”, e nesse tipo de ramo ele é muito real.

A empresa que não se especializa em um produto ou serviço e quer abraçar a todos, pode ser prejudicada por não conseguir focar os esforços em um único lugar.

Isso faz com que acabe pecando na qualidade do produto, sendo descredibilizada no mercado de trabalho, o que é péssimo para uma marca, seja ela de celulares, tecnologia, revistas ou até mesmo de consultoria de informatica SP.

Outro ponto negativo que pode ser trazido é a má administração e gestão de recursos. Como não se tem o foco em uma única tarefa, tudo se torna importante, o que dificulta em muito a decisão de quais recursos utilizar e quais tarefas devem ser prioridades.

As entregas e o tempo são moedas de troca essenciais para qualquer negócio e, perder credibilidade e ser taxado como uma empresa que não cumpre com seus compromissos pode ser fatal para qualquer negócio, até mesmo para um prestador de serviços Rio de Janeiro.

Definindo o core business

Agora que já ficou claro a importância e o impacto que o core business tem para uma empresa, é necessário entender como defini-lo de maneira efetiva para que não acabe caindo nos erros comentados ao longo do texto.

Sendo assim, confira algumas orientações de como realizar tal feito.

01.               Conheça o seu produto

Saber o diferencial da sua empresa e do seu produto em relação aos concorrentes é essencial para a definição do core business do negócio. As particularidades, como é feito, qual o processo de construção, quais os recursos utilizados, entre diversos outros aspectos.

O preço e a qualidade do produto ou serviços também pode ser colocado em pauta para se entender melhor e definir o tipo de core business que é desenvolvido pela marca.

Quanto mais informações forem aplicadas, melhor será o conhecimento da empresa sobre o assunto.

Sendo assim, pode-se dizer que o core business é o conjunto de definições das características e peculiaridades que seu produto ou serviço tem. A informação nunca é demais e, nesse caso, quanto mais, melhor.

02.               Saiba o seu diferencial

Saber o que o negócio oferece de diferente é um ponto a se estudar. Dia após dia, novas empresas são abertas e outras são fechadas. A concorrência no mercado é constante e é normal que as marcas disputam os mesmos clientes.

Em um segmento dessa maneira, é necessário saber o que sua empresa oferece para a persona com a qual tem o objetivo de negociar. Saber a essência do produto ou serviço prestado é metade do caminho para um core business efetivo e bem aplicado.

Em outras palavras, você deve saber os pontos fortes do seu negócio e explorá-los ao máximo, para assim convencer o cliente final de que o seu produto é melhor que o da concorrência e esse é o motivo pelo qual ele te escolheu, e não o adversário.

03.               Foque nas atividades certas

Baseado nos tópicos anteriores, fica muito mais simples agora de entender o que a sua empresa deve focar para desenvolver as atividades relacionadas ao produto ou serviço que será comercializado pela marca.

Isso ajuda muito a delimitar a área de atuação da sua empresa e saber até onde ela deve arriscar e que está dentro do seu core business e onde que não é tão interessante focar, afinal, não trará os resultados esperados e estimados pelas suas estratégias de negócios.

Quando se tem essa noção de atividades e importância, fica mais simples de planejar quais tarefas serão necessárias para desenvolver o produto, quais são prioridades, quais não são e quais os recursos que serão utilizados no desenvolvimento do mesmo.

Lembre-se sempre que, nos dias atuais, tempo é dinheiro. Quanto melhor, com menos recursos e em menos tempo tarefas forem desenvolvidas, melhor para o negócio e mais competitivo ele se torna.

Considerações Finais

O texto abordou e desenvolveu algumas maneiras de como definir o core business de seu negócio, explorando os conceitos do mesmo, benefícios e vantagens de sua utilização, além de dicas e orientações sobre como ele pode ser importante no dia a dia de uma empresa.

O impacto que ele pode causar é grande e faz parte da essência da marca, ou seja, da sua base de lucro e de trabalho.

Por ser o carro-chefe da organização, precisa ter o máximo de cuidado e investimento possível para que a empresa, no mínimo, consiga se manter no mercado.

Utilize as orientações disponibilizadas ao longo do texto como guia para começar seus estudos mais profundos sobre o assunto, afinal, pois informação é poder, e quanto mais informações, melhor.

Agora que já ficou entendido como realizar esse longo processo, sente-se e planeje a melhor forma de aplicá-lo ao seu negócio. Independentemente de como fará isso, o importante é fazer de forma consciente e correta, conseguindo se beneficiar ao máximo dessa estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.