Co-marketing: o que é e como fazer?

Começamos o artigo dizendo que o co-marketing nada mais é do que quando duas empresas se reúnem para criar e promover um produto ou conteúdo que atinja um público em comum entre as duas marcas.

Pode ser algo simples, como uma empresa de marcas esportivas se unindo com academias, até empresas de licenciamento ambiental com uma companhia de gerenciamento de risco fazendo um projeto para afastar algum risco ambiental que possa surgir.

Certamente você já viu muitas parcerias de todos os tipos por todos os mercados, então vamos explicar como se faz, bem como seu funcionamento, visto que o básico você já entendeu.

Além disso, falaremos sobre as diversas possibilidades de negócio que são enormes por esse meio, sendo que é bem provável que você já tenha sido alvo desse tipo de projeto por inúmeras vezes.

Diferenças entre co-branding e co-marketing

Como falamos das exemplificações de academias e marcas esportivas, ou da companhia de licenciamento e da empresa de gerenciamento de risco, talvez você tenha feito relação com co-branding ou, até mesmo, pensado em algum caso de sucesso na mídia a respeito disso.

Entretanto, é bem importante reforçar que há uma diferença clara entre co-branding e co-marketing. Tudo bem, é verdade que eles têm muitas semelhanças, mas são diferentes, então daremos dois exemplos para você entender de uma vez. São eles o de computação e o de uma empresa de montagem industrial com fabricantes de galpões industriais.

Imagine que você possui um smartphone ou um notebook de uma determinada marca. Esses dois aparelhos eletrônicos foram feitos por uma fabricante que construiu cada detalhe pensando no aparelho.

Porém, um processador pode ser de uma outra, o que determina que aquele aparelho foi feito pelas forças de duas empresas diferentes.

A mesma situação pode ser aplicada no nosso segundo exemplo. Vamos pensar que os fabricantes de galpões industriais podem fazer o empreendimento e a empresa de montagem pode ajudar na montagem, mostrando a força de cada uma.

Então, é exatamente isso que é co-branding: é a união de forças em um único projeto, sem ser necessariamente divulgado.

Já no co-marketing, é feita a criação de algo novo – não apenas uma peça ou serviço -, ou seja, as duas empresas fazem a promoção daquele produto juntas, pois são igualmente responsáveis por ele.

Motivos que tornam o co-marketing interessante

Entendidas todas as diferenças entre co-marketing e o co-branding, é hora de falar o porquê o primeiro é tão interessante.

Não é só começar uma boa relação comercial, isso o co-branding também faz, muito menos para você ter um conhecimento melhor de seu público, o maior objetivo do co-marketing é aumentar o seu lucro.

Ademais, veja em quais outros fatores ele pode te ajudar:

Aumentar o seu alcance

Imagine que uma consultoria de qualidade iso 9001 fez parceria com uma empresa de automação. Já falando leigamente, é óbvio que você vai ganhar muito mais alcance unindo forças, porém, agora daremos mais detalhes do motivo que isso acontece.

Só o fato de unir forças faz com que o cliente de ambos os negócios saiba da existência. Então os clientes da consultoria vão ter uma tendência de procurar a empresa de automação robótica de processos, pois toda parceria gera esse tipo de aumento de alcance.

Ou seja, podemos dizer, sem dúvida, que essa é uma chance de você conseguir atingir um público que geralmente não atinge, uma audiência totalmente nova.

Menos trabalho

O fato de ambas as empresas compartilharem o alcance também vale para o trabalho feito, por exemplo, um serviço de usinagem pode ter parceria com empresas de manutenção de equipamentos industriais tranquilamente, cada uma trabalhando em sua área e cumprindo a sua parte no projeto.

Porém, a verdade, que precisa ser dita, é que temos que trabalhar com exceções, uma empresa pode ser maior que a outra.

Desse modo, pegando o nosso exemplo, se as empresas de manutenção de equipamentos industriais forem maiores do que aquela que faz o serviço de usinagem, é bem provável que tenham mais trabalho.

Porém, geralmente as empresas dividem igualmente o trabalho, cada uma em sua área, para que ninguém saia sobrecarregado, principalmente se ambas possuem o mesmo tamanho. Ou seja, o ideal mesmo é dividir.

Menor custo no projeto

Se estamos falando de menos trabalho e dividir o alcance, é claro que o custo do projeto vai ser pela metade, isso funciona principalmente se o investimento para o marketing estiver apertado.

O custo de criar um conteúdo ou alguma ferramenta é todo dividido entre as empresas, talvez alguns até indo para a mão de obra interna. Essa é uma economia fundamental na hora de comprar mídia e locais onde se pode investir nesse recurso.

Mais reconhecimento no mercado

Quando você anda com pessoas reconhecidas, acaba ganhando um reconhecimento por tabela, isso não acontece apenas na vida social como também nos negócios e em diversas outras frentes.

Quando você passa a fazer um bom conteúdo e passa a produzir bem regularmente, acaba sendo notado e respeitado pelo público e por seus concorrentes.

E nesse ponto de se juntar e produzir um conteúdo com parceria faz com que você consiga bem mais reconhecimento e mais elogios de especialistas. Então, em termos gerais, o co-marketing oferece:

  • Mais alcance;
  • Menos trabalho;
  • Projeto mais barato;
  • Mais reconhecimento.

Continue a leitura e conheça algumas dicas para ajudar na criação de um bom co-marketing.

Dicas para obter êxito no co-marketing

Ao longo do texto já é possível observar que se o co-marketing for bem sucedido aparecerão bons resultados para a empresa. Mas afinal como será que dá para fazer um bom co-marketing e o que fazer para obter esse sucesso?

Um parceiro ideal

Então o primeiro ponto que você deve levar em conta é o parceiro ideal, isso é um ponto que é bastante importante para que se tenha êxito no projeto. Mas quais pontos se deve levar em consideração nesse parceiro ideal. Separamos alguns:

  • Que seja referência no mercado;
  • Que seja um complemento do que você faz;
  • Público-alvo parecido;
  • Com bom conhecimento e capacidade de agregar;
  • Já seja um produtor de conteúdo e com boa audiência;
  • Evite concorrentes ou negócios parecidos.

Faça um planejamento com cuidado

Após escolher um bom parceiro é hora de fazer o planejamento para que seja evitada alguma surpresa desagradável. Como as empresas precisam entrar em um consenso, trace todas as etapas em conjunto, lembrando cada etapa de ambas as partes.

O planejamento de cada etapa está a seguir:

  • Defina o objetivo do projeto;
  • Escolha o tema e o tipo de material;
  • Estabeleça prazos;
  • Façam a divisão da tarefa.

É bom que tudo o que foi falado seja passado para o papel para que sejam lembradas as funções e responsabilidades de ambos os lados no projeto.

Faça a divisão das tarefas

Vale a ressalva a respeito disso, esse é um ponto extremamente importante da parceria, ou seja, necessita de todo o conhecimento das partes.

Por isso vejam quais são seus pontos fortes e fracos para que assim seja feito a divisão do trabalho de cada parte, aumentando a qualidade e otimizando muito melhor o seu tempo, tendo menos tempo para revisões ou algo do tipo.

Avaliação de resultados

A última etapa é a avaliação de KPIs e métricas. No fim de tudo é necessário ver se a ação funcionou ou não, o que deu errado e quais foram os acertos do projeto.

Informações valiosas podem ser retiradas desse projeto e que não é possível saber delas antes que o projeto esteja feito. Tudo o que foi vivenciado serve como experiência para saber o que pode fazer ou não.

Qual conteúdo pode ser produzido no co-marketing?

Como mencionado, o tipo de material que vai ser usado é bem importante, então temos algumas opções legais que você pode usar para sua parceria. Pois bem, vamos a alguns para finalizar esse texto.

Postagem em blogs

Esse talvez seja o mais simples de todos, porém, que não deixa de ser eficiente. Com a sua parceria é possível fazer vários posts e intercalando em cada blog, uma espécie de landing page que é compartilhada entre as empresas em uma série completa.

E-book

O e-book serve especificamente para gerar lead, trazendo um conteúdo aprofundado e que serve muito bem para aquela pessoa que está na jornada de compra.

 

Ainda possuem a vantagem de passar credibilidade, o maior problema deles é que são um pouco demorados para serem feitos.

Vídeos

Os vídeos certamente passam pelo futuro do marketing digital e são feitos de maneira variada, como entrevistas, tutoriais, análises, entre outros. Após a criação do vídeo, as empresas postam cada um em seu canal.

Eventos

Essa é uma forma muito impressionante de fazer uma elevação de marca, porém o custo pode acabar assustando. Porém no co-marketing isso se torna mais fácil de fazer, visto que a estrutura aumenta e já se tem os conhecimentos necessários para realizá-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.