Marketing vertical e o horizontal: veja as diferenças

Ao aplicar as estratégias e as ferramentas do marketing digital, é preciso ter conhecimento sobre o mercado em que a empresa está sendo inserida, tendo em vista a utilização de formatos como o marketing horizontal e o vertical.

Assim, garantindo bons resultados e uma boa utilização destes meios em seu negócio, possibilitando oportunidades e diversos benefícios para a empresa, através desta utilização da forma correta.

Dessa forma, é necessário um planejamento para o uso destes formatos, justamente para que a empresa alcance suas metas e tenha um impacto positivo diante destas situações e do uso da plataforma, possibilitando cada vez mais negócios e melhorias.

Como exemplo, pense em um sistema para emissão de nota fiscal, que ao avaliar o uso do marketing vertical e horizontal em seu dia a dia, precisou levar vários fatores em conta, como sua implementação, o uso da maneira ideal, a aplicação com o público-alvo, etc.

Ou seja, as decisões e a forma como será aplicada devem sempre levar em consideração o seu público, gerando esta conexão única entre o consumidor e a marca, criando algo diferente e de grande destaque no mercado.

Assim, entendendo e proporcionando uma melhora mútua em todo este relacionamento, criando uma troca entre o cliente e a marca. Gerando essas relações em meios como uma empresa de medicina do trabalho ou em um restaurante tradicional no centro.

Portanto, é necessário que se tenha esse conhecimento, bem como que se entenda a necessidade de aplicação do marketing horizontal e vertical em seu negócio ou empresa, tendo em vista uma melhora e um aumento significativo da empresa.

Pois bem, continue a leitura do texto para maior compreensão e entendimento destas formas de marketing.

O que é o marketing vertical?

As redes sociais verticais são segmentadas, ou seja, agrupam pessoas com interesses comuns. Possibilitando este contato e interação de forma mais prática, devido a esse ponto de interesse e essa correlação entre elas.

Essas redes são criadas para debates sobre temas específicos, e reúnem públicos com caráter unificado. O modo vertical é considerado uma versão melhorada do fórum, não abrindo espaço para conflitos, mantendo debates saudáveis devido interesse sobre os temas.

Uma das principais características de uma rede social verticalizada é o fator de exclusão, pois exige afinidade de atenção, o que limita a participação de grupos muito grandes.

Inclusive, o LinkedIn é um exemplo de mídia social vertical que reúne pessoas interessadas em desenvolvimento de carreira e mercado profissional. Ou seja, é uma plataforma que traz este interesse e todo este contato entre a empresa e as pessoas.

Com isso, podemos pensar em uma assessoria fiscal que, ao estar presente e ativa nessas plataformas, sabe que o contato com as pessoas será de uma forma específica, mantendo diálogos sobre a empresa e a oportunidade oferecida.

No âmbito do marketing digital, as redes sociais verticais representam um terreno fértil para que as marcas utilizem o espaço para divulgar conteúdos de interesse exclusivo para seu público, independentemente de qual seja.

Desse modo, todo o contato, os conteúdos e divulgações feitas, são exclusivamente relacionados com o meio em que a empresa e o grupo estão envolvidos, facilitando para que a empresa tenha esse contato com seu público-alvo.

O que é o marketing horizontal?

O contorno de uma rede social horizontal é genérico, porque constitui um espaço onde as pessoas se comunicam e compartilham diversos conteúdos, por exemplo, o Facebook e o Google+.

Ou seja, são plataformas que possibilitam o contato e toda a interação com os mais diversos públicos, tendo um alcance e um maior contato com as pessoas e grupos de todos os meios.

Sendo assim, esta forma possibilita um contato e um alcance maior diante do público, conseguindo definir estratégias e meios para que este cliente possa consumir seu negócio e os conteúdos divulgados.

Desse modo, acaba sendo uma ótima alternativa para os mais diversos negócios, possibilitando um maior contato com o público e uma prospecção maior da marca, podendo ser aplicada desde uma empresa de logística internacional até os mais diversos ramos.

A estrutura horizontal fornece um ambiente virtual de reunião social, permitindo aos membros acesso irrestrito às postagens de outros membros. Possibilitando também um acesso contínuo a tudo que está sendo divulgado.

A estrutura horizontal permite a participação de muitas pessoas, pois o lucro do modelo é função das visualizações de página. Nesse caso, a estratégia de marketing digital é mais abrangente e focada na expansão dos negócios.

Os principais canais de publicidade são Google AdWords, Facebook Ads, etc. Plataformas que cada vez ganham mais espaço e surgem como uma ótima forma de ampliação e divulgação do negócio.

Apesar de cada tipo possuir conceitos e peculiaridades, em muitos casos podem ser vistos dois perfis agregados em um único canal, o que não interfere no alvo. O mais importante é realizar um plano de marketing digital e identificar a mídia que é de interesse da empresa.

Dessa forma, conseguindo implantar um sistema comercial ideal para sua empresa, tendo seu funcionamento de forma prática e totalmente funcional no dia a dia e em toda rotina da organização em questão.

Diferenças entre o marketing vertical e horizontal

Ambas as estratégias oferecem ótimas oportunidades para as empresas prosperarem e alcançarem seus objetivos e metas, possibilitando um crescimento e uma forma única para desenvolver seu negócio, as diferenças entre eles são:

  • Participantes;
  • Público a ser alcançado;
  • Forma de trabalho;

Para facilitar o entendimento, confira em detalhes cada um dos pontos que foram citados anteriormente!

1 – Fabricantes e participantes

Os participantes de um sistema de marketing vertical incluem fabricantes, atacadistas e varejistas, todos trabalhando juntos para maximizar os lucros.

Por outro lado, os participantes de um sistema de marketing horizontal podem ser fabricantes, atacadistas ou varejistas.

2 – Público a ser alcançado

Enquanto as empresas que usam sistemas de marketing vertical tentam atrair um grupo específico de pessoas, as empresas que usam sistemas de marketing horizontais atendem a um amplo grupo de pessoas não especificado.

Dessa forma, tendo o alcance e a percepção para que os públicos mais diversos possam ser alcançados e venham a consumir e fazer parte do negócio, desde um fornecedor de software até um jornalista.

3 – Forma de trabalho

Um sistema de marketing vertical se refere a um sistema projetado para atrair e alcançar empresas do mesmo setor. Ganhando cada vez mais destaque no meio em que a empresa está envolvida, tornando-se referência neste meio.

Por outro lado, um sistema de marketing horizontal se refere a um sistema de marketing no qual empresas do mesmo nível se unem para obter economias de escala. Unindo forças, estudos e a forma de propagação do conteúdo para um aumento e melhora do mercado.

4 – Parcerias

Os sistemas de marketing vertical não fornecem um ambiente colaborativo. Por outro lado, os sistemas de marketing horizontal oferecem mais oportunidades para os parceiros.

Com isso, deve-se pensar na melhor maneira e qual forma se encaixa melhor em seu negócio, tendo em vista as possibilidades e impactos positivos que estas ferramentas possam trazer e acrescentar para o seu negócio.

Formas de utilização do marketing vertical e horizontal

Embora cada plataforma de marketing digital tenha conceitos e peculiaridades, em muitos casos a agregação de dois perfis pode ser vista em um único canal, o que de fato ajuda a atingir o objetivo final.

Por exemplo, em uma empresa de implantação de servidores, você pode fazer com que seu setor apareça em um nicho para alcançar clientes genuinamente interessados ​​em seu produto. Este será um comportamento de marketing vertical.

Dessa forma, trazendo de maneira prática toda a relação e especificação que a empresa busca, conseguindo realmente implantar e buscar da forma desejada todo este meio.

Ao mesmo tempo, você pode investir em redes sociais, como o Facebook, e compartilhar conteúdos e informações relevantes para alcançar mais pessoas, o que será um comportamento horizontal de marketing.

Com isso, mostrando de forma prática o quanto a relação e a junção entre as duas formas, trazem algo único e totalmente autêntico para a empresa, conseguindo de fato se tornar referência no mercado.

Assim, combinando as ações dos departamentos de marketing vertical e horizontal, é mais provável que você capitalize o número de vendas em seu setor, aumentando assim sua receita, gerando lucros e mais experiência para a empresa ou negócio.

O mais importante é desenvolver um plano de marketing digital e determinar quais ações são do melhor interesse do seu setor, conseguindo estabelecer uma estratégia que favoreça a empresa e todos os seus setores, gerando cada vez mais resultados.

Com isso, tornando possível o processo de virar referência no meio e a abertura de empresa simples, devido a toda praticidade e os benefícios que estas formas de marketing carregam consigo mesmas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.