Linguagem digital: importância e aplicabilidade no marketing

As plataformas virtuais pedem uma linguagem digital precisa para que exista comunicação entre usuários e marcas. Os profissionais e as empresas dos mais diversos segmentos precisam ficar atentos quanto a eficácia da comunicação nessas plataformas, em tempo do conhecido “internetês”.

Acertar na linguagem digital usada para se comunicar com seu público é fundamental para atrair as pessoas certas para o seu negócio de atualização de firmware ou qualquer outro segmento do mercado ao qual sua empresa pertença.

Além disso, também é essencialmente importante para garantir um bom relacionamento com o público, facilitando um diálogo direto e próximo.

Surgindo como uma espécie de adaptação ou conformação aos novos recursos tecnológicos, a linguagem digital ganha cada vez mais espaço e importância na sociedade pós-moderna.

Nesse artigo, abordamos a linguagem digital, seu conceito, importância e aplicabilidade no marketing e na realidade de marcas e empresas em todo o mundo.

O que é a linguagem digital?

Uma forma de se pontuar o que é linguagem digital em sua definição é que se trata da escrita baseada em itens como:

  • Palavras;
  • Símbolos;
  • Emoticons;
  • Dígitos.

Esses são os mecanismos que permitem o discurso e o diálogo em locais como redes sociais, sites e blogs. Em outras palavras, podemos dizer que é a linguagem aplicada nos meios digitais que engloba a escrita, a leitura e a interpretação dos termos nos discursos nesses meios.

É a possibilidade da comunicação ocorrer nas páginas, nos ambientes e plataformas digitais, que permeiam nossas vidas nos dias de hoje. Praticamente todas as pessoas possuem um smartphone e vivem conectadas ao mundo virtual, passando várias horas por dia em plataformas e redes sociais.

A linguagem digital se popularizou, principalmente, por razões como a agilidade que ela proporciona, havendo um grande aumento desse tipo de comunicação. Enviar mensagens por WhatsApp, postar fotos no Instagram, deixar recados de aniversário no perfil de amigos no Facebook, curtir e comentar vídeos no YouTube.

Todas essas são exemplos de atividades que até poucos anos atrás não faziam parte do dia a dia das pessoas, talvez nem sendo concebíveis, e hoje são parte da rotina da maioria das pessoas.

Uma marca que conte com um produto diferenciado, como um sistema de gestão empresarial, precisa se comunicar nos ambientes virtuais para se posicionar e criar um elo com seu público.

E no marketing, qual a importância da linguagem digital?

Quando falamos de comunicação, o marketing é um setor que não pode ser desvinculado da linguagem digital. Empregar o bom uso da linguagem digital em seus canais de comunicação com o público pode ser uma excelente estratégia para se aproximar dele.

No entanto, é importante também saber quando usá-la, pois, cada plataforma conta com suas regras próprias e aplicações. Por isso, use a linguagem digital apenas no espaço em que é permitida, pois é preciso saber se posicionar de forma adequada quando se trata dos meios offline também.

Basta pensar pela lógica fundamental que temos uma forma de tratar diferente para as diferentes pessoas e locais que interagimos em nossa rotina. Por exemplo, certamente você não trata um amigo íntimo da mesma forma que trata seu chefe ou sua mãe.

Da mesma forma, é claro que não age em uma festa da mesma forma com que age ou se expressa no trabalho. A mesma lógica vale para os diferentes canais que sua empresa de assessoria em segurança do trabalho pode atuar.

Cada rede social ou canal digital que você pode utilizar, como blog ou site, utiliza um formato diferente de interação e publicação. Seguindo esse raciocínio, é fato que cada canal pede um preparo diferente e personalizado dos conteúdos.

Isso é algo que vale tanto para o tipo e o formato dos materiais divulgados, quanto para o tipo de linguagem digital inserida neles em postagens do Pinterest, do Facebook, diferente do Instagram, do Twitter e até mesmo no LinkedIn, o uso de hashtags não é tão comum.

Já no caso das plataformas em que são aplicadas, elas são itens fundamentais para aumentar a visibilidade, bem como as interações em cada postagem das diferentes empresas de sistemas.

Quais são os elementos mais relevantes da linguagem digital?

A literacia digital ou linguagem digital conta com 8 elementos essenciais e é sobre eles que vamos falar adiante. O aspecto cultural se relaciona com o contexto em que a linguagem está inserida no meio digital.

O aspecto cognitivo é algo que se relaciona com a forma e a maneira como pensamos ao utilizar dispositivos digitais. O aspecto construtivo é um princípio que pressupõe que o uso da tecnologia deve ser sempre feito de forma construtiva.

O aspecto comunicativo se trata da visão da tecnologia como um aprimoramento da comunicação. Uma assessoria para exportação conta também com o aspecto da confiança, que é a disposição para o domínio da tecnologia.

O aspecto criativo se relaciona ao uso das ferramentas digitais da maneira mais criativa possível. O aspecto crítico trata da capacidade de manter um olhar mais crítico sobre a tecnologia, de forma a compreender seu poder e os motivos de utilizá-la.

Por último, o aspecto civil que abrange o uso das tecnologias na promoção de melhorias sociais importantes e relevantes.

Como definir seu tom de voz na internet?

Em um universo digital que é superlotado de informações, é preciso conseguir se destacar em meio a tantas marcas e produtos. Para isso você precisa adotar uma personalidade forte e interessante, que traga foco e destaque para sua assessoria contábil.

Para isso, é importante considerar diferentes fatores como cultura, comunidade e tipo de conversação utilizada. Você vai definir quais são os valores, a missão e a visão da sua empresa, bem como o que ela está disposta a fazer pelos seus clientes ao pensar na cultura.

Quanto à comunidade, trata-se de um conceito para definir quem é seu público-alvo e mais especificamente quem é sua persona.

Pare para pensar como suas personas sentem e interpretam o mundo, quais são suas necessidades e interesses, como conversam e interagem com outras pessoas e com as marcas que utilizam.

Já no fator da conversação você deve pensar em como sua empresa pode contribuir no diálogo e discussões do público. Defina como você vai se aproximar das pessoas e também aproximar seu negócio de desenvolvimento de software do público.

Existe também uma série de outras perguntas relevantes que você pode fazer para descobrir como e o que deve falar com as pessoas, tais como:

  • Qual personalidade representa sua marca?
  • Quem é sua brand persona?
  • Como é seu relacionamento com o consumidor?
  • Quais características não devem ser atribuídas a sua marca?
  • Quais empresas têm uma personalidade parecida com a sua?
  • O que você quer causar no consumidor?
  • Quais são seus objetivos e metas?
  • Como é sua estratégia de marketing nas redes sociais?
  • Quais os canais que você utiliza?

Através desses questionamentos, você pode seguir adiante se colocando em um exercício mental para otimização de sua linguagem digital. O tom de voz de uma empresa é definido naturalmente a partir do momento que seus líderes e gestores a conhecem profundamente.

Como falar diretamente com seu público?

Como já foi pontuado por Mark Zuckerberg, as pessoas devem conversar com as marcas da mesma forma que conversam com as pessoas mais próximas.

Isso significa um esforço direto para a criação de uma relação mais pessoal entre um negócio de abertura de empresa MEI e seus consumidores. O fato é que o consumidor moderno não quer ser visto como um mero cliente em potencial, ele quer mais.

Todos nós vivemos rodeados de anúncios, e isso faz com que as pessoas desenvolvam certa resistência à aproximação das empresas. Essa barreira pode ser quebrada quando existe uma mensagem transmitida que desperta simpatia, empatia e o diálogo.

Principalmente quem aplica estratégias de inbound marketing sabe da importância de desenvolver esse vínculo com o público.

Ao acertar na linguagem digital utilizada, tem-se o favorecimento do engajamento, além de seguidores e clientes satisfeitos que podem te ajudar a propagar sua mensagem em comentários, indicações ou interagindo ativamente em suas páginas

Quais são as tendências da linguagem digital?

Em todas as esferas sociais, as inovações tecnológicas promovem mudanças, e isso vale também para as mídias e canais digitais.

A internet quebrou barreiras e começou uma nova forma de interação humana, onde nunca se viu uma participação tão ativa dos cidadãos em todos os campos, o que vai até o comércio.

Considerações finais

Já se passou o tempo que a linguagem adotada na internet sofria críticas e era tratada como uma forma de anomalia linguística que precisava ser corrigida.

Hoje temos um clima de aceitação e adaptação, pois as tecnologias só tendem a estarem cada vez mais presentes nos próximos anos.

O fato é que a linguagem digital veio para ficar e as marcas precisam se adaptar a ela para ter uma boa comunicação com seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.