Entenda a importância das métricas sociais e de negócio

Trabalhar com métricas é fundamental para qualquer empresa compreender os resultados de suas ações e entender se está no caminho certo ou não. Todas as ações que são realizadas por uma companhia de serviços contábeis devem ser avaliadas para otimizar seus processos.

O marketing é uma ferramenta imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. É com ele que você consegue se comunicar com novos clientes e atrair mais possibilidades, identificando uma série de ações com forte potencial de engajamento.

Nos últimos anos, o mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital. Nele, avanços tecnológicos de vários setores começaram a se popularizar e se tornar parte do dia a dia das pessoas.

Isso gerou um impacto direto no mercado, que teve de se adaptar e migrar para o conteúdo digital para sua sobrevivência. Com o mercado, as estratégias de marketing acompanharam o processo, gerando o marketing digital.

Uma das principais vantagens com relação ao marketing tradicional é a capacidade de mensurar uma série de informações com muito mais agilidade e rapidez.

Isso permite uma tomada de decisões muito mais assertiva para uma empresa de limpeza empresarial, com capacidade de trabalhar mais ativamente.

Não existe nenhuma fórmula mágica para conseguir sucesso comercial com sua empresa, sobretudo com relação ao marketing, seja ele tradicional ou digital. É preciso muita tentativa e erro para atingir resultados satisfatórios.

Entretanto, no campo digital, as ferramentas de análise e avaliação permitem que você tenha reações do público muito mais rapidamente, identificando o quanto pode ser explorado dentro de suas possibilidades.

Através da análise correta de resultados, você consegue entender se as ações operacionalizadas pela empresa estão atraindo os resultados desejados, e se você consegue uma estrutura de qualidade para lidar com estas ações.

Assim, se uma estratégia de marketing está apresentando bons resultados, você pode identificar as estruturas dessa realização para buscar repetir a ação mais vezes ao trabalhar com um serviço de antecipação de recebíveis.

Por outro lado, se uma ação não apresenta a qualidade necessária, você pode modificá-la e tentar recuperar a situação e o prejuízo, garantindo uma estrutura muito mais otimizada para seu negócio.

Acompanhar uma campanha de marketing é um dos principais meios de garantir mais sucesso em suas operações.

Para isso, é importante conhecer algumas das principais métricas e o que elas representam, além de ter atenção para métricas que não são necessárias.

Existem algumas variações entre as métricas para que o empreendedor consiga entender corretamente o que cada atividade representa a longo prazo. Uma das principais separações são as métricas de negócio e as métricas sociais.

Para compreender a importância de cada uma delas, e de como usar corretamente estas avaliações em sua estratégia de marketing para uma empresa de gestão de entregas, é preciso entender melhor cada um destes conceitos.

Métricas sociais

As métricas sociais têm um impacto direto na forma como a marca se apresenta frente ao público. Elas recebem esse nome por lidar diretamente com as redes sociais, que podem modificar completamente suas ações de marketing.

As redes sociais são uma das mais importantes ferramentas da atualidade para empresas. Estas plataformas recebem todos os dias milhões de usuários no mundo inteiro, ávidos por interações sociais com outros usuários e com marcas que estejam inseridas nas redes.

De todo o tempo que um usuário comum passa conectado à internet, a maior parte desse tempo é usando as redes sociais. Por conta disso, as marcas fabricantes de rodetes começaram a se adaptar e não só criar contas nestas redes, mas ativamente participar.

O grande diferencial das redes sociais é justamente a questão da interação e aproximação com o público. É possível lidar com as redes como canais de comunicação, nos quais as empresas têm um potencial muito maior de explorar.

Por conta da velocidade com que as informações mudam dentro das redes sociais, é preciso ter assertividade e entender melhor o potencial de realização de ações com relação às métricas escolhidas para avaliar esse tipo de engajamento.

Alcance

O alcance é a métrica mais fácil de avaliar dentro das redes sociais. Ele lida diretamente com o quanto de pessoas sua publicação afetou, e a maioria das plataformas oferece esse tipo de informação com atualização em tempo real.

Assim que uma publicação sua, seja ela patrocinada ou não, atinge um novo usuário, ele entra na avaliação da rede social como parte de seu alcance. É preciso ter em mente que quanto maior seu alcance, mais pessoas você está afetando com seu software para indústria.

Essa métrica não significa, entretanto, que haverá interações do público com sua empresa. O alcance representa tão somente o fato de o conteúdo chegar até uma quantidade expressiva de pessoas.

Engajamento

O engajamento é o passo seguinte ao alcance. Aqui, as pessoas que receberam sua publicação começam a interagir de alguma forma com seu material, o que pode ser representado por:

  • Curtidas;
  • Cliques;
  • Compartilhamento;
  • Comentários.

Cada uma dessas é considerada uma informação diferente, cujo peso varia de empresa para empresa.

As curtidas podem ser consideradas irrelevantes para algumas estruturas comerciais, mas podem ajudar outras a identificarem se a qualidade do material de um sistema de gestão empresarial é satisfatória.

Quando seu engajamento está em crescimento, ou em uma posição favorável, isso significa que a aceitação do público está maior com sua empresa e você pode aproveitar este momento para aplicar uma série de ações.

Seguidores

Os seguidores de uma rede social são as pessoas que decidiram acompanhar todas as suas publicações.

À primeira vista, esse tipo de métrica é considerado uma “métrica de vaidade”, algo que é satisfatório, mas não tem peso verdadeiro dentro de suas estratégias de marketing.

Embora isso seja verdade, não quer dizer que você não pode aproveitar para aplicar algumas interações com o público e identificar resultados mais satisfatórios para sua companhia.

Não leve esse tipo de métrica como base de suas ações, principalmente pelo fato de você não conseguir trabalhar com nenhum tipo de ação desse modelo, uma vez que nem sempre quem o segue recebe suas notificações.

Entretanto, use-a como um recurso paralelo para identificar o quanto as pessoas têm interesse em sua marca e em conhecer mais esse tipo de interação.

Estas métricas são uma excelente maneira de conseguir um apoio maior em sua estrutura e identificar quais elementos podem ser otimizados junto às redes sociais, ampliando seu engajamento como um todo.

Métricas de negócio

Diferente das métricas sociais, o foco destas ferramentas não é o engajamento com o público ou o impacto que a empresa está gerando dentro de redes sociais.

Você deve ter em mente que as métricas de negócio lidam diretamente com os resultados da contabilidade especializada em TI.

A principal métrica deste segmento é a própria venda. Este é o objetivo final de qualquer empresa, e representa quantas conversões você efetivamente conseguiu com seus clientes, recebendo a lucratividade em cima desse tipo de prática.

O sucesso comercial de qualquer companhia se deve especificamente a vendas, uma vez que você acaba ampliando seu faturamento e otimizando as ações da empresa, que podem ampliar-se de verdade com esse tipo de ação.

A venda é representada por uma série de elementos, desde o volume de vendas ao ticket médio da empresa.

Enquanto o primeiro lida diretamente com a quantidade de vendas realizadas na empresa, e nos benefícios que essa quantia gera ao caixa, o ticket médio trabalha com a questão de quanto a empresa consegue vender para cada cliente.

O objetivo de qualquer companhia é aumentar o ticket médio e conseguir melhorar ainda mais os resultados da companhia.

As metas estabelecidas pela empresa também têm um impacto negocial direto, sendo consideradas métricas de negócios. Estas metas estipulam uma série de ações necessárias para o funcionamento das atividades da companhia.

Seus objetivos de vendas serão relevantes para a criação de toda a estrutura de marketing, bem como de ações de atração de clientes. Quanto mais você atrair consumidores, maiores serão suas chances de sucesso.

Existem diversos fatores que têm um impacto direto sobre a forma como você trabalha em suas vendas, e entender essas métricas pode ser fundamental para uma melhor estrutura de suas atividades.

Considerações finais

As métricas permitem que você entenda muito melhor seu negócio, tanto nos momentos de bonança quanto em fases onde as coisas estão mais difíceis. Por isso, é fundamental saber lidar com esse tipo de ação com inteligência.

Entender as principais métricas de avaliação é um passo importante para sua companhia conseguir se adaptar adequadamente. Isso se torna ainda mais relevante quando você entende o potencial tanto das métricas sociais quanto das de negócios.

Assim, você fica no caminho certo para conseguir conquistar uma estabilidade maior no mercado, tornando-se uma figura relevante dentro de seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.