Como funciona o marketing reverso? Entenda mais sobre

O marketing reverso é uma das estratégias de mercado que ganhou muito espaço com o passar dos anos e, atualmente, é uma das práticas de mercado que mais funciona e atrai clientes, fazendo com que eles venham até a empresa, não o contrário.

Com isso em mente, esse texto irá abordar como funciona o marketing reverso, explicando o seu conceito e como pode impactar o seu negócio, além de benefícios e dicas de como aplicá-lo em sua empresa e na correria do dia a dia.

Desde uma loja de equipamentos odontológicos até uma grande empresa logística, todo tipo de negócio precisa de clientes e leads para realizar as vendas de seus produtos e serviços e, através disso, expandir sua empresa.

Existem diversas e diferentes formas de atrair a atenção das pessoas, mas a verdade é que isso se torna cada vez mais difícil conforme o tempo passa, principalmente com tantas empresas no mercado, a diversidade de produtos e a ascensão do e-commerce.

Enquanto antigamente uma loja de vendas de tintas, ou qualquer outro segmento, precisava ter toda uma estrutura, um galpão com diversos equipamentos e todo um processo de montagem, atualmente o e-commerce diminuiu esses requisitos com a internet.

Hoje em dia é muito mais fácil e barato começar a vender através da rede internacional, mas em compensação, o número de empresas e autônomos cresceu muito, fazendo com que a concorrência aumentasse, tendo que se esforçar muito para conseguir seu espaço.

Em outras palavras, é muito mais difícil se destacar no mercado e conseguir se tornar referência, mas os clientes possuem muito mais alternativas de compra e até mesmo uma distribuidora de rolamentos SP precisa saber se vender para adquirir mais leads.

Porém, as pessoas estão sendo bombardeadas de propagandas o tempo todo, fazendo com que criem uma certa resistência a elas. Então, uma forma de fazer com que venham até a empresa é focar no marketing reverso, gerando o interesse do cliente primeiro.

Pensando nisso, os tópicos a seguir irão explorar um pouco mais dos benefícios e aplicações do marketing inverso, mostrando como sua empresa pode usufruir dessa prática de mercado que tem crescido tanto ao longo dos anos.

O conceito de marketing reverso

Seja em uma perfumaria ou uma clínica de fisioterapia Osasco, o principal objetivo do marketing é levar o cliente até a sua empresa, fazendo com que ela primeiro se interesse pelo que sua marca comercializa.

Isso acontece graças a influência da internet que dá muito mais poder ao consumidor, permitindo que o mesmo a utilize de modo a pesquisar sobre o produto desejado, influência da empresa, qualidade dos serviços e vantagens em adquiri-lo.

Isso sem mencionar que os próprios mecanismos de pesquisa ajudam a conseguir isso, como o próprio Google, Bing ou Yahoo!, ajudando a ranquear sites e plataformas e indicar os mais influentes e melhores aos leads ou clientes, exaltando e ajudando a sua empresa de instalações elétricas, por exemplo.

E, a partir desse conceito, é possível adquirir alguns benefícios. Entre eles, podemos destacar:

  • Aumenta o alcance da marca;
  • Melhora a imagem da marca;
  • Estratégias e práticas diferentes das comuns;
  • Fortalecimento de relação entre empresa e cliente.

Como citado brevemente anteriormente, o consumidor está cansado de propagandas pulando em sua tela e do marketing tradicional. Não que não seja efetivo, apenas que é tão comum que muitas das pessoas nem ligam mais para o mesmo.

Com a internet, as pessoas hoje em dia pesquisam apenas o que lhes interessa, e não é sempre que uma propaganda aleatória chama a atenção do consumidor. Em outras palavras, a sua fábrica de carroceria metálica precisa saber como chamar a atenção.

Em outras palavras, a empresa que foca em marketing reverso consegue se destacar aos olhos do consumidor e se mostrar muito mais atrativa, muitas vezes aparecendo como algo novo, assim o cliente nem percebe que tudo isso faz parte da estratégia da marca.

Isso pode ser feito de várias maneiras, mas uma das mais eficientes é mostrar o valor do seu produto e o quanto o cliente tem a ganhar ao investir nele, mesmo que seja algo de nicho vendido por uma empresa de tratamento de resíduos sólidos.

Essa atitude melhora e muito a imagem da sua organização, pois mostra que apesar dela precisar e querer sim lucrar, não é a qualquer custo, se preocupando com os clientes e leads e passando o máximo de informações possíveis a eles.

Aplicando o marketing reverso

Agora que ficou mais claro como o marketing reverso pode ser benéfico e impactante quando bem utilizado no seu negócio, chegou o momento de entender como aplicar no dia a dia, adaptando à realidade da sua empresa de assessoria contábil.

01.               Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ainda hoje é uma das ferramentas de marketing que mais trazem resultados para as empresas, principalmente por entregar conteúdo relevante e importante, que agrega valor e ajuda a melhorar a imagem da empresa.

O marketing de conteúdo chama a atenção dos leads e clientes por desenvolver conteúdo interessante para eles, além de ser periódico, ajudando a resolver dúvidas e trazer informações, tudo isso de graça e podendo ser acessado de qualquer lugar.

Seja através das redes sociais ou de canais no Youtube, esse tipo de prática funciona para qualquer negócio que queira se estabelecer na internet, conseguindo aumentar o público e criar uma base de pessoas interessadas, que provavelmente serão fiéis à marca.

Tal atitude gera engajamento para a empresa, aumentando o número de acessos de sites, a autoridade da organização, assim como se tornar referência dentro do seu mercado de atuação. Sem sombra de dúvidas, deve ser pensado e cogitado.

Uma excelente alternativa é investir em diversas formas desse conteúdo, desde o através de publicações, a textos com mais referências e informações, a conteúdo audiovisual através do Youtube e das redes sociais.

02.               Conheça muito bem o seu público

Conhecer o seu cliente é essencial para que qualquer estratégia de negócios seja funcional, afinal, eles irão consumir o que foi construído e, de fato, trarão dinheiro a sua empresa. Quanto melhor conhecê-los, maior será o seu número de vendas.

Eles também são responsáveis por criar engajamento e ajudar com o marketing espontâneo, ou seja, compartilhar por conta própria o conteúdo da sua empresa e ajudá-la a crescer, passando credibilidade para amigos e conhecidos mais próximos.

Entender como eles se comportam e traçar um perfil, assim como as personas, é essencial e pode ser feito através de pesquisas e informações tiradas no momento da compra, no momento do cadastro ou em entrevistas com compradores mais assíduos.

Ao conhecer o seu público, fica muito mais fácil de impactar com suas estratégias e práticas de negócios, além de ajudar e muito na tomada de decisões de sua empresa.

 

03.               Conheça e avalie o mercado

Tão importante quanto as dicas e informações passadas até o momento é conhecer o seu produto, saber o potencial do mesmo e conhecer o mercado no qual se está inserido. É impossível seu produto ou serviço dar certo se o mesmo não tem sintonia com o mercado.

Portanto, busque sempre avaliar muito bem o que está comercializando e como está vendendo. Entenda o que a sua concorrência está fazendo, busque entender os seus pontos fortes e fracos e, baseado nas falhas dela, torne-se mais atrativo para o cliente.

Claro que essa tarefa não é nem um pouco simples e é preciso ter certa sensibilidade e alinhamento com os tópicos que acima foram descritos, mas o importante é entender que o cliente precisa se interessar por você, e para fazer isso, você tem que entregar o que ele precisa e quer encontrar.

Considerações Finais

O marketing reverso, apesar de ser uma estratégia de marketing diferente, precisa de muito planejamento e sensibilidade da empresa. Isso significa que todos os colaboradores devem estar alinhados em buscar conquistar os leads com essa prática que vem sendo difundida.

Além disso, é preciso buscar diferentes maneiras de se adaptar ao mundo digital e, mesmo quando ele começa a ficar repetitivo e sem novas inspirações, novas formas de negócio surgem e conseguem inovar.

Por isso, fique sempre atento a elas para que a sua marca esteja sempre em alta e um passo à frente dos concorrentes.

Portanto, busque utilizar as informações e dicas disponibilizadas ao longo do texto como orientação para estudar ainda mais sobre o assunto, e fazer com que a sua marca ganhe ainda mais espaço dentro do seu segmento de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.