O marketing de produtos é uma importante ferramenta para qualquer empresa que pretende se manter competitiva em um mercado com cada vez mais concorrência. Então, saber lidar com os produtos que você tem a oferecer é um processo fundamental.
O marketing de produto é uma estratégia que consiste em observar e analisar todo o ciclo de vida que uma determinada criação possui, desde o momento de seu planejamento até o lançamento para o mercado, sejam cápsulas de café espresso ou qualquer outro item.
Dessa forma, você consegue identificar uma série de elementos que será peça-chave para estruturar todo o seu planejamento de marketing digital, em todos os outros setores da publicidade, como:
- Posicionamento da marca;
- Meios de divulgação;
- Público afetado;
- Resultados obtidos.
Com o controle total sobre as ações relacionadas a um produto em particular, as chances de trabalhar melhor todo o material durante seu período de alta é muito grande.
Pensando dessa maneira, uma distribuidora de flores, por exemplo, pode precisar ter mais foco em um determinado produto, então, para isso, deve aumentar as ações de marketing sobre ele.
Marketing de produto x marketing de serviço
Muitas pessoas ainda confundem os dois conceitos, mas existem algumas diferenças claras entre eles. A primeira, e mais óbvia, é o tipo de oferta ou o quão tangível essa oferta é.
No marketing de produtos, você lida com a oferta de um item que pode ser visto, tocado e adquirido, como um smartphone ou um produto alimentício. Por exemplo, em uma empresa de uniformes personalizados o produto são os próprios uniformes e os tecidos.
Já no marketing de serviços, o trabalho envolve um produto que tem funcionalidades, mas você não consegue enxergar. Isso acaba fazendo com que o foco das ações seja bem distinto.
O marketing de produtos age para conquistar o cliente por meio da satisfação de uma necessidade, ou seja, é algo que solucionará um problema para o cliente, por isso se torna objeto de desejo.
Já o marketing de serviço, a ideia é criar uma boa relação diretamente com o cliente. No caso de brindes empresas criativos, ele pode se interessar pelo serviço e, depois, mais ainda pelo produto final.
Gestão de produto x marketing de produto
Outro conceito muito confundido é o de gestão de produtos junto do marketing de produtos. Nesse caso, as semelhanças são mais próximas, o que acaba apresentando uma dificuldade maior de separar os dois.
Pois bem, pensando dessa forma, a gestão de produtos é responsável por todo o processo de desenvolvimento, criação e produção do item em questão, seja em uma indústria de embalagens de papelão ou em qualquer outra organização.
É a gestão de produtos que tem a responsabilidade de criar algo que seja consumível pelo mercado e que apresente boa qualidade para os clientes.
Já o marketing de produto fica responsável por apresentar esse item ao mercado, colocá-lo como um item de desejo e explorar todo o potencial de vendas que ele possui, conseguindo converter mais vendas e melhores resultados para a empresa.
A equipe de marketing de produtos pode, e deve, acompanhar a gestão para identificar todos os pontos que poderá usar durante suas campanhas, mas as responsabilidades de cada um permanecem distintas.
Como fazer marketing de produto?
Você precisa de alguns cuidados especiais quando estiver planejando fazer uma campanha de marketing de produto. Nesse caso, diversos pontos devem ser observados para que você consiga o melhor resultado possível com suas ações.
O primeiro passo é identificar os compradores. Por exemplo, pessoas que se interessem em mochila personalizadas com porta notebook podem ser o foco de sua ação, caso esse seja seu ramo de atuação. Assim como pode mudar para objetos de decoração e entre outros.
Para isso, é importante que você trabalhe o conceito do público-alvo junto às informações coletadas durante as primeiras etapas de desenvolvimento, bem como interações anteriores de clientes com as empresas.
Para conseguir um resultado mais assertivo, você pode contar com uma persona. Esse tipo de análise cria uma figura fictícia que representa o conceito ideal de um cliente para sua empresa. Porém, ele é muito mais do que um grupo de dados amontoados.
Você precisa dar vida e personalidade a sua persona, indo muito mais fundo na mente do cliente e identificando desejos, medos e uma personalidade.
Dessa forma, quando praticar as ações de marketing de produto nessa persona, você conseguirá entender como seu cliente pensa. Assim, você conseguirá resultados muito melhores para a sua fábrica de mochilas, como citamos no exemplo anterior.
Além disso, capacitar sua equipe de profissionais é um passo fundamental. Não adianta você criar diversas peças publicitárias se sua equipe de vendas não conhecer o produto e tiver dificuldade para tirar dúvidas dos clientes.
Por se tratar de um produto novo para a empresa e no mercado, é importante que você passe um tempo permitindo que seus colaboradores se familiarizem melhor com os conceitos apresentados pela equipe de criação.
Criando uma campanha de sucesso
Existem alguns passos importantes para você ser bem-sucedido quando estiver elaborando uma estratégia de marketing de produto. Embora muitos pontos sejam similares a outras técnicas de marketing, é importante destacar esses pontos em particular.
Quando você cria um planejamento de marketing de produto, é preciso ter em mente que o principal elemento é o item em questão. Todo o direcionamento de vendas deve ser para alavancar o lançamento do produto ou seu consumo.
Pois bem, entre os principais pontos é possível citar:
Definindo seus compradores
Ter um público-alvo bem definido é fundamental, principalmente para você identificar que tipo de ação desenvolverá. As pessoas que estão inseridas em seu público-alvo possuem uma série de informações relevantes para a criação de ações e atividades.
Quando você consegue compreender os pontos mais importantes para o atendimento, é muito mais fácil elaborar um material de qualidade que será atrativo para essas pessoas, aumentando consideravelmente sua chance de conversão.
Destaque-se de outros produtos
Quando você vai colocar um novo produto no mercado, deve se perguntar sempre o que o torna único. O diferencial que seu produto tem da concorrência é o grande elemento para conseguir explorar melhor seu conteúdo.
O cliente deseja ser arrebatado com a qualidade de seu produto. Deve ser um item único, que será lembrado por um bom tempo e desejado para você conseguir vender ele por mais tempo.
Por isso, é importante pensar de que maneira seu produto é único. Por exemplo, é preciso analisar, então, como empresas de etiquetas adesivas podem se destacar, assim essa será uma pergunta-chave para a campanha de marketing.
Entenda onde divulgar
O marketing é sobre isso. Divulgação é a palavra de ordem para conseguir tornar seu produto conhecido, e você deve explorar todas as suas possibilidades para conseguir aumentar as chances de venda.
Seu lançamento é altamente dependente do quanto você consegue explorar esses conceitos.
Hoje, com os avanços da tecnologia e sobretudo da internet móvel, o perfil do cliente mudou. Antes era muito mais fácil ofertar o produto e aguardar a chegada de seus clientes, ávidos pela compra.
Entretanto, o acesso rápido à informação que a internet proporciona tornou os consumidores muito mais exigentes. Por isso, apresentar um conteúdo de qualidade e identificar onde você pode explorar melhor suas ações é fundamental.
De todo o tempo gasto usando a internet, a maior parte dele é em redes sociais. Essas plataformas de interação são acessadas por milhões de usuários todos os dias, e é importante que você consiga explorar todos os recursos dela.
Existem redes especializadas nos mais variados tipos de conteúdo, e a grande maioria dessas ferramentas possui um apoio específico para empresas, compreendendo o poder de mercado que elas próprias geram.
Além disso, você pode criar seu próprio conteúdo através de hotsites, uma espécie de página especial de apresentação de um produto. Isso acaba chamando mais a atenção de seu público, e pode ser vinculado diretamente à sua página.
Além disso, você pode usar palavras-chave e outras técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para garantir um resultado melhor em seu ranqueamento junto aos mecanismos de pesquisa.
Considerações finais
O marketing de produto é um elemento imprescindível para qualquer empresa que trabalha com a criação e desenvolvimento de itens para o consumo. Dessa forma, você consegue chegar no mercado já com o interesse no produto criado.
Assim, suas estratégias todas se voltarão para a ideia de criar um conceito em cima de cada produto, gerando o interesse e até mesmo transformando clientes em fãs, que consumirão com qualidade suas ofertas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.