Tenha gerente de marketing para coordenar ações da empresa

O gerente de marketing é uma peça fundamental de qualquer empresa que esteja buscando um melhor posicionamento no mercado, sobretudo aquelas que atuam em nichos de alta competitividade.

Apesar disso, muitas empresas ainda têm dificuldade em compreender exatamente quais são as funções desse gestor, bem como o motivo pelo qual ele é tão importante para a companhia. Inclusive, esse tipo de pensamento ultrapassado pode ser muito prejudicial.

Pense no seguinte: empresas de contabilidade, assim como diversas outras, que possuem um gestor de marketing, têm um potencial enorme para conseguir compreender todas as interações disponíveis.

Ademais, importante dizer que uma diretoria que não se atualiza e compreende a necessidade de apostar no marketing pode acabar encontrando muitos obstáculos para contratar um bom gestor que administre a equipe de marketing.

Até pouco tempo atrás, as equipes de marketing e vendas eram distintas, e muitas vezes tinham atrito entre si. Isso porque ambas estavam buscando resultados para a empresa, mas de forma diferente, o que causava ruídos na comunicação.

A figura do gestor de marketing vem então para conseguir criar um conceito mais aproximado desses dois tipos de função.

O termo vendarketing, inclusive, surgiu desse tipo de profissional, que acaba gerenciando as duas equipes para aumentar a produtividade. Por isso, empresas de serviços de contabilidade em geral, bem como diversas outras, precisam de um profissional assim.

A gestão de marketing e de vendas é fundamental para qualquer negócio. Enquanto o marketing atrai o potencial cliente para a empresa, a área de vendas aborda e fecha o negócio, conseguindo assim o lucro essencial para a manutenção da corporação.

Por isso, estar atento ao que torna um gerente de marketing tão fundamental para sua empresa parece um passo óbvio. Vale lembrar que esse tipo de função é importante em qualquer tipo de empresa.

No caso de grandes corporações, muitas vezes existe uma equipe de gestão, para que nenhum profissional fique sobrecarregado e consiga explorar o melhor de suas capacidades.

Em empresas menores, entretanto, onde não há tanta demanda, um só profissional pode dar conta. Pensando assim, mesmo uma empresa pequena de serviços de tradução técnica pode se beneficiar com este tipo de profissional.

Qual a função do gerente de marketing?

O primeiro passo para entender a importância de um gestor de marketing é conseguir identificar quais são suas atribuições. Dessa forma, a diretoria fica muito mais satisfeita e disposta a iniciar uma negociação para contratar este profissional.

Pois bem, entre as principais atribuições estão:

Entender o mercado

Um bom gestor de marketing deve compreender as nuances do mercado em que está atuando. Antes de iniciar a elaboração de qualquer estratégia que pretenda utilizar, é fundamental que sejam feitas pesquisas e relatórios compreendendo esse ambiente.

Assim, uma empresa de portaria, por exemplo, consegue compreender melhor o ambiente em que está inserida. Afinal, o gerente de marketing vai estruturar toda a ideia de sua campanha, desde a identificação do público-alvo até seus pontos positivos frente à concorrência, tornando-o um destaque em seu nicho de atuação.

Com essas pesquisas, um gerente de marketing consegue compreender as necessidades que cercam seus clientes, identificando ações que podem ajudar a estruturar novos conceitos e explorar estratégias novas para alcançar melhores resultados.

Análise de dados

Todas as informações obtidas nesses relatórios iniciais, bem como aquelas que forem conseguidas depois que a campanha iniciar, serão analisadas pelo gerente de marketing. Ele é a pessoa adequada para compreender os resultados desses dados.

Esse profissional está muito mais treinado para identificar pontos fortes e fracos de uma campanha de marketing, e através da análise correta de informações oferecidas, ele pode explorar novas e potenciais possibilidades para conseguir bons resultados.

Além disso, ele consegue identificar durante uma campanha os elementos que precisam de ajustes, maximizando assim o potencial de engajamento que você possui. Dessa forma, uma empresa de gestão de entregas conquista um maior potencial de vendas.

Elaboração de campanhas

Esta é a base do trabalho de um gestor de marketing. Ele criará, com base nos dados recolhidos e nas informações tomadas em relatórios, todas as estratégias que têm potencial de engajamento, bem como fará sua implementação.

Este é o momento essencial em que ele coloca em prática todas as ferramentas teóricas que estavam sendo aplicadas até aqui. Por isso, é fundamental ter o máximo possível de informações para conseguir criar uma campanha de qualidade.

Determinar objetivos é um ponto fundamental para a elaboração desse tipo de trabalho. Assim, o gestor conseguirá identificar quais passos ele precisa dar para cumprir suas metas e alcançar um patamar mais adequado para a empresa.

Pensando dessa forma, quando você quer vender mais tratamentos em sua clínica de acupuntura, por exemplo, contar com este profissional é essencial, bem como com o todo o planejamento que é feito.

Acompanhamento de resultados

Quando a campanha é iniciada, entra uma nova etapa para o gestor: a de vistoriar os resultados das ações. Isso porque não adianta aplicar métodos inovadores se não houver nenhum tipo de comprovação da funcionalidade destas técnicas.

É neste momento que o gestor consegue identificar quais são suas principais atribuições ao longo da campanha, e como elaborar estratégias novas caso alguma das atividades não esteja rendendo os resultados adequados.

Nesses casos, o gestor deve ter a rapidez de pensamento e o conhecimento necessário para conseguir resultados satisfatórios, buscando inovar sempre que necessário para conseguir uma melhora significativa para a empresa.

Pensando por esse lado, neste ponto, empresas de seguros, por exemplo, podem determinar os próximos passos baseadas no que aconteceu em suas últimas interações.

Por que você deve ter um gestor de marketing?

Agora que você consegue identificar o que um gerente de marketing faz, é importante ter em mente as inúmeras vantagens de contratar um profissional assim para sua empresa.

Além de conseguir mais segurança em suas ações estratégicas, você tem a tranquilidade de alguém estar sempre vistoriando estas áreas. Assim, fornecedores de brindes corporativos, por exemplo, podem vender muito mais dessa forma.

Além disso, o gestor de marketing pode agir em diversos canais, como:

  • Redes sociais;
  • Sites e blogs;
  • Rádio e TV;
  • Outdoors e banners.

Apresenta novos produtos e serviços

Ao identificar as necessidades de seus consumidores, o gerente de marketing consegue criar uma base de informações a respeito do que os clientes estão buscando. Com isso, ele pode apresentar ideias de novos produtos ou serviços para serem adicionados na empresa.

Além disso, o gerente de marketing já começa a pensar em quais técnicas podem ser desenvolvidas para levar esse novo produto para o público, engajando-se de forma muito mais concreta.

Dessa forma, sua empresa acaba ganhando um reconhecimento de marca muito maior, tornando-se uma autoridade no nicho em que você está inserido. Assim, a garantia de relevância é uma realidade.

Aumenta as vendas

O marketing é uma peça fundamental da economia. É através dele que você consegue estruturar todo o caminho que o cliente fará desde o momento de descoberta da empresa até a conversão em vendas.

Por isso, quanto mais você investir em ações de marketing, maiores serão as chances de os custos de aquisição de clientes e de vendas diminuírem, uma vez que o giro do produto recebe um impacto direto desse tipo de interação.

Melhora a reputação

Uma das maiores preocupações que um gestor de marketing terá com sua empresa é melhorar a reputação dela. Para isso, é preciso uma série de fatores, sendo os principais deles um trabalho honesto, transparente e realizado com integridade.

Dessa forma, sua campanha de marketing acabará atraindo muito mais público, aumentando a autoridade de seu estabelecimento dentro do mercado, sobretudo no nicho em que atua.

Quanto mais forte é a reputação de sua empresa, mais inclinados a comprar os clientes estarão. Para conseguir este resultado, é muito comum que o gerente de marketing engaje em ações de criação de conteúdo.

Novas ideias

Nem só novos produtos e serviços estão na alçada do gestor de marketing. Como um grande comunicador, é importante pensar em formas de engajamento que possam ser melhor exploradas para aumentar o potencial da empresa.

Muitas vezes, o gestor de marketing trabalha lado a lado com as equipes de pesquisa, compreendendo as novas demandas que o mercado apresenta para sugerir tomadas de ação e identificando falhas nos processos para uma recuperação rápida.

Considerações finais

Um gestor de marketing é muito mais do que uma pessoa que vai avaliar suas campanhas publicitárias. É um profissional completo, que pode agregar muito valor. Por isso, é fundamental que você procure alguém qualificado para o serviço.

Um bom gerente de marketing conseguirá explorar muito mais os recursos de sua empresa, possibilitando um aumento em todas as suas ações e estratégias para alcançar novos e melhores modelos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.