Link Building: integre essa estratégia em seu site

O mercado digital tem se modificado cada vez mais. As estratégias de link building, que antes se baseavam em quantidade, começaram a mudar seu foco para conquistar links de qualidade no lugar.

Isso porque muitas pessoas perceberam que a criação de uma rede de links não é algo feito de forma rápida. É preciso cuidado no conteúdo que será utilizado, bem como atenção com onde será publicado.

Hoje em dia, a autoridade e o conteúdo de uma página onde você coloca links é tão relevante quanto a quantidade de cliques recebidos. Por isso, a necessidade de criar conteúdo de qualidade está, mais do que nunca, em alta para ações de marketing digital.

Uma empresa de aluguel de impressoras, por exemplo, precisa de um conteúdo interessante para espalhar seu site na internet, alcançando assim um número muito mais adequado de possíveis clientes.

O link building é um conjunto de ações que tem alguns objetivos específicos, sendo eles:

  • Aumentar a quantidade de links externos;
  • Encaminhar pessoas para o seu site;
  • Criar uma boa conexão com outras páginas;
  • Divulgar um material de qualidade.

Lembre-se, esse esforço é mútuo, uma vez que na maioria dos casos, em troca de compartilhar seu link, um outro produtor de conteúdo solicitará para que você faça a mesma coisa, o que pode engajar ainda mais seu material.

Portanto, não basta colocar seu link em uma série de sites aleatórios. É preciso que as publicações tenham embasamento e qualidade, que as pessoas que chegarem até ali, de fato, consumam o conteúdo, pensando em formas de solucionar seus problemas.

Esse é um aspecto importante desse tipo de trabalho. Apesar do resultado extremamente positivo, é muito trabalhoso criar material de qualidade para conseguir o engajamento necessário para subir seu ranqueamento em sites de busca.

Por isso, uma fábrica de etiquetas adesivas, por exemplo, precisa compreender a melhor forma de utilizar suas ferramentas digitais para conquistar um bom posicionamento, bem como para conseguir ampliar sua rede de contatos.

Isso porque quanto mais links externos apontarem para seu site, mais os algoritmos de motores de pesquisa reconhecerão sua página como uma fonte confiável de informação, alavancando o conteúdo de forma orgânica e colocando-o entre os primeiros resultados.

Qual a importância desses links?

Criar uma rede de links externos apontando para seu site não é apenas uma questão de boas práticas na internet, mas sim uma parte fundamental do SEO. A sigla, que representa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), é parte do processo de engajamento com seu site para ranqueá-lo em primeiro nos sites de pesquisa.

Isso porque a maioria das pessoas costuma encontrar o que precisa logo nos primeiros links que as plataformas sugerem, tornando essencial estar entre estes resultados.

Os algoritmos identificam sites com links externos, os indicando como referências de um determinado assunto, por isso quanto mais desses backlinks você tiver, melhor.

Quanto mais links direcionam para uma empresa de totem, por exemplo, melhor posicionada essa marca estará junto às ferramentas de busca, conseguindo atingir um grupo muito maior de pessoas.

Entretanto, sites suspeitos e com conteúdos de baixa qualidade podem comprometer mais do que ajudar. Então, tome cuidado na hora de combinar com algum produtor de conteúdo a troca dos links.

Certifique-se de que é uma pessoa com conteúdo de qualidade assim como o seu, e que está disposto a fazer um material bom para gerar um engajamento adequado quando seu link for colocado na página dele.

Essa ferramenta qualitativa surgiu, porque no começo as pessoas abusavam muito, criando diversas páginas com links apenas para aumentar o engajamento.

As ferramentas de pesquisa são empresas também, e dependem de seus clientes buscando informações o tempo todo. Então quando alguém usa os processos da empresa de forma incorreta, ela perde credibilidade no mercado.

Uma agência de eventos stands, por exemplo, precisa criar um conteúdo de qualidade para conseguir resultados expressivos nas plataformas. Por esse motivo, as empresas responsáveis por buscas na internet começaram a tornar seus algoritmos mais duros no combate ao material de baixa qualidade. Então, hoje em dia, ter seus links em um site ou blog é uma responsabilidade grande.

Apesar de os números importarem bastante, nesses casos o principal ponto é a credibilidade do local.

Um site iniciante não tem o mesmo alcance de um portal estabelecido, mas se ele segue todas as diretrizes para uma boa permanência na internet, pode ajudar a alavancar seu conteúdo.

Quais critérios são levados em conta na avaliação?

Existem alguns elementos importantes para se avaliar na hora de colocar seu link em um outro site.

Inclusive, fazer o link building é importante, mas você precisa levar em conta estes fatores para conseguir os melhores resultados. São eles:

Número de links

Esse é um critério óbvio. Quanto mais links externos sua página tiver, maior o engajamento que irá conseguir. É importante selecionar conteúdos de qualidade para conseguir um bom engajamento, entretanto.

Quando você cria um conteúdo sobre onde encontrar compressor de ar, por exemplo, colocar links que direcionam a informações referentes ao produto, além de opções de compra, podem acabar melhorando seu texto com relação ao SEO.

Links de páginas confiáveis e bem estruturadas podem conseguir resultados muito bons junto às plataformas de busca, tanto para os sites quanto para sua página.

Relevância dos sites linkados

Quanto mais qualidade e profissionalismo tiverem os links que sua página compartilha, maiores as chances de encontrar um bom resultado junto às ferramentas de pesquisa. Isso porque a credibilidade é uma importante medida para a avaliação dos algoritmos.

A utilização de backlinks também é fundamental. Esses caminhos são criados através da ligação entre palavras-chave dentro de um texto e páginas externas, colocados de forma estratégica e natural no conteúdo.

O objetivo dos backlinks é criar uma experiência mais completa para o leitor, uma vez que ele poderá encontrar itens relacionados ao tema quando estiver lendo o material, sem precisar parar e abrir uma nova aba de pesquisa.

Quantidade de redirecionamentos

O oposto é verdadeiro quando lidamos com link building. Assim como é importante mantermos um bom número de páginas sendo redirecionadas de nosso site, é igualmente relevante a quantidade de sites com links para seu conteúdo.

Por exemplo,empresas de manutenção industrialde uma região podem trabalhar juntas para criar uma rede de compartilhamento, no qual todas são beneficiadas pelas ferramentas digitais.

Quanto mais acessos você tiver de fora de sua página, mais os algoritmos de sites de busca vão identificar o quanto seu site é relevante na internet, aumentando assim seu nível de ranqueamento.

Nesse caso, é importante também que os sites que redirecionam conteúdo para o seu sejam relevantes e importantes, para conseguir um posicionamento mais adequado para a empresa.

Quais elementos afetam a qualidade de um link?

Embora antes esses elementos não fossem levados tão em conta, hoje em dia existe todo um cuidado para tornar um link building funcional e com bons resultados. Isso inclui uma série de detalhes que podem fazer a diferença no seu crescimento.

O primeiro ponto a levar em conta quando falamos de links na internet é a URL. Também conhecida como “endereço”, a URL é um código que leva a uma determinada página. É importante manter títulos amigáveis e de fácil dedução.

Isso porque muitas ferramentas de busca procuram por palavras-chave nas URLs, alavancando aqueles links com mais probabilidade de encontrar o material que o cliente está buscando.

No caso de empresas de consultoria ambiental, por exemplo, deixar claro do que se trata o conteúdo é fundamental. Além disso, se atente à quantidade de espaços e a construção desses links em seus textos. É preciso identificar onde eles melhor se encaixam, para conseguir um resultado mais adequado e proveitoso.

Os motores de pesquisa costumam avaliar a experiência do usuário como um ponto relevante para colocar a página em um ranqueamento melhor ou pior. Por isso, tenha em mente que os links adicionados não devem diminuir a qualidade da experiência de leitura.

Quando você usa a estratégia de guest post, por exemplo, deve avaliar a qualidade do material que pretende dividir como parceiro, uma vez que o texto do convidado deve ser de qualidade igual ou superior a sua.

Isso acaba gerando um resultado muito mais adequado ao SEO, uma vez que todas as precauções para melhorar o engajamento sejam tomadas. Esse tipo de cuidado é essencial para conseguir um ranqueamento mais adequado.

Além disso, os resultados orgânicos de um link building devem ser levados em conta, tanto quanto os pontos de ranqueamento.

Por isso, quanto mais clientes se aproximarem de sua empresa de uniformes pela internet, melhor estará o resultado de suas ações digitais.

Isso porque seu fluxo direto também irá aumentar, e você deve criar links interessantes que instiguem o interesse dos usuários para um melhor resultado.

Considerações finais

O link building é uma técnica fundamental para conquistar melhores resultados junto às ferramentas de pesquisa, e deve ser levado em conta na hora de estruturar suas campanhas de marketing digital.

Embora as ações com resultados orgânicos sejam mais lentas, uma vez que precisam de tempo para seu funcionamento, o resultado a longo prazo acaba valendo muito a pena e tornando essa mecânica fundamental para qualquer tipo de site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.