Dicas para aumentar o engajamento em redes sociais

Uma das principais preocupações de profissionais de marketing de empresas diversas é gerar um bom engajamento em redes sociais, principalmente como forma de alcançar popularidade e implementar ações de compra e venda.

Pode parecer difícil, mas encontrar a estratégia certa para garantir esse engajamento é possível caso algumas dicas sejam seguidas.

Por isso, não perca mais tempo e entenda já o que fazer para alcançar a importância máxima de suas redes!

Entenda o que é engajamento

Para que você aprenda como melhorar o engajamento das suas redes, é preciso, primeiro, entender o que significa engajamento, num sentido geral utilizado por profissionais da área.

O engajamento de uma rede social, seja pessoal ou empresarial, nada mais é do que o índice de sua popularidade, que pode ser medido ao longo do tempo ou até mesmo visto a ‘olho nú’ por meio de comentários, curtidas, interações e todo tipo de alcance positivo.

Por exemplo, ao contratar uma equipe especializada em redes sociais, e após aplicação de métodos eficazes, uma escola infantil em SP viu seu engajamento aumentar drasticamente em menos de 15 dias de campanha.

Além do número de seguidores ter disparado, comentários, citações positivas e até mesmo interações por meio de redes sociais de outras empresas passaram a ser comuns. Também foi visto um aumento do acompanhamento das postagens por parte de seguidores.

É importante ressaltar que nesse caso, assim como em todos os outros de engajamento forte nas redes sociais, não foram apenas curtidas, ou até mesmo aumento de seguidores que trouxeram esse resultado.

Um engajamento bom é totalmente diferente de uma quantidade visível de seguidores e curtidas. Ou seja, comprar seguidores e pessoas que curtam os conteúdos não significa nada para uma pessoa ou uma página corporativa, mostrando o erro de muitos perfis.

Para aumentar de fato o engajamento, é preciso de estratégia e planejamento, e não apenas de anúncios e campanhas pagas pela internet. Por isso, antes de colocar dinheiro nesses serviços, procure fazer uma pesquisa sobre engajamento da sua rede.

Muitas vezes é possível que páginas tenham engajamentos bons, e possam estrategicamente melhorar seus resultados sem nenhum tipo de interferência paga, algo que para alguns seguidores pode parecer um ato falho por parte do dono da página.

Veja quais são as suas principais vantagens

Uma empresa com bom engajamento na internet pode, com certeza, ser considerada importante e altamente influente. Isso porque, nos dias de hoje, com a crescente de informações e peculiaridades na internet, ter bom engajamento significa o ápice na web.

Primeiramente, é preciso entender que em todas as redes sociais existem formas dos usuários que não seguem seu conteúdo perceberem que você está aparecendo e sendo citado ou comentado por seguidores e outras contas.

Por exemplo, uma empresa de uniformes acaba de entrar nos trend topics de uma rede social por lançar a campanha de apoio a um participante em um reality show. Essa ação acaba se tornando popular, e muitas pessoas passam a divulgar a empresa organicamente.

E por ser um conteúdo que está com a popularidade no momento, a empresa logo pode entender que seu engajamento está alto, e pode utilizar isso para garantir visibilidade na internet, considerando produzir conteúdo dentro desse tempo de popularidade.

Ao notar essa visibilidade da empresa, potenciais clientes ou pessoas que necessitam urgentemente de uniformes podem entrar em contato. Essa cadeia, dependendo do nível de engajamento, pode aumentar consideravelmente os ganhos.

Por isso, fica compreensível que o engajamento traz a popularidade e a importância necessária para que uma empresa melhore suas vendas, ou no caso de uma conta pessoal, que ganhe relevância e presença de seguidores em campanhas com marcas.

Outra importante característica que engloba as vantagens de um bom engajamento é a referência da empresa, bem como sua posição como empreendimento de valor.

Por exemplo, ao comprar produtos de limpezageralmente nos voltamos para aquelas marcas que são mais conhecidas pelo público, em especial aquelas das redes sociais, já que esta é a forma de comunicação mais popular ultimamente.

No mais, a melhor forma de medir a importância de uma empresa a partir de seu engajamento com o público é entender como ela é vista pelo mercado, seja online ou offline, algo que poderá trazer estatísticas do que pode melhorar na estratégia.

Como melhorar o engajamento da sua rede

Não é impossível ter um engajamento bom nas redes sociais, mesmo que sua empresa seja menor que muitas outras online. No entanto, é preciso combinar o trabalho de profissionais da área com algumas estratégias comunicacionais.

Conheça algumas das principais e veja como é fácil melhorar o engajamento da sua rede utilizando as estratégias certas.

1. Conheça seu negócio e público-alvo

Antes de correr para uma estratégia de aumento de engajamento, procure reservar um tempo para uma reunião com a sua equipe, no objetivo de entender melhor e colocar no papel tudo relacionado ao seu negócio e ao público certo.

Se você não souber por onde começar, tente entender seus objetivos, seus valores, a cultura da sua empresa e o propósito como empreendimento. Em seguida, entenda o público que geralmente consome seu conteúdo, entendendo gênero, idade e local.

Por exemplo, um escritório de contabilidade em São Paulo tem como principal propósito oferecer serviços para escolas do estado, num foco maior para folha de pagamento. Seus principais clientes são da localidade referente e geralmente são administradores.

A partir dessas e das demais informações que forem encontradas pela equipe responsável pelas estratégias de marketing, será possível encontrar informações essenciais para guiar o planejamento dos conteúdos, que precisam do máximo de exatidão.

2. Monte um planejamento de conteúdo

Seguindo na montagem da estratégia de melhoria de engajamento nas redes, utilize as informações básicas sobre seu negócio e preferência de seu público para criar um planejamento de conteúdo para as redes sociais.

Nessa fase, procure separar conteúdos diários de possíveis campanhas, que podem servir para todas as redes e até mesmo com desdobramentos offline. Além disso, procure separar cada tipo de comunicação para determinadas redes, respeitando as particularidades delas.

Por exemplo, uma empresa de serviços de alimentação para festas infantis pode ter maior popularidades em determinadas redes sociais, onde pais e responsáveis estão e, geralmente, procuram ver conteúdos parecidos.

Tenha em mente a criação de conteúdos focados em festas infantis, com uma linguagem própria para esse público, responsável pela estruturação das festas infantis. Além disso, crie um roteiro de conteúdo a ser disponibilizado regularmente.

A continuidade das publicações e do conteúdo estratégico tem um efeito maior, por isso lembre sempre de deixar tudo planejado por tempo suficiente, com criações relevantes e importantes para o público-alvo desejado.

3. Não esqueça da interação

Apenas postar um conteúdo nas redes certas não fará a sua conta se tornar relevante. É preciso estar bem informado sobre acontecimentos atuais e relevantes, que possam fazer você interagir nas redes sociais e chamar atenção de seus seguidores.

Digamos que na equipe de comunicação de uma fábrica de camisetas personalizadas, por exemplo, um funcionário acaba de ver um novo meme na internet, sobre a confecção de camisas de dois namorados, algo que chamou a atenção de vários internautas.

Dessa forma, é possível aproveitar essa “onda” de likes e engajamento sobre o assunto e fazer uma postagem interagindo com a situação. Não esqueça de interagir com seus seguidores nesse momento, pois eles irão se sentir mais próximos de você.

Procure conversar com eles com proximidade, sempre com a linguagem própria de cada canal. Além disso, evite frases prontas. Esteja sempre antenado com os discursos dos usuários e faça respostas personalizadas. Com certeza será sucesso!

4. Monitore suas ações e relacionamentos

Nas redes sociais, quanto mais uma empresa coloca um seguidor em evidência, dando atenção à sua comunicação, mais aquela rede será popular por ele e pelas pessoas da sua comunidade pessoal.

Por isso, esteja sempre ligado às interações nas redes, bem como os relacionamentos, tanto com empresas parceiras, empresas concorrentes e outras contas que possam proporcionar uma interação popular e interessante para o seu público.

Também é bom que dentro da estratégia de comunicação esteja sempre o monitoramento da relevância de estratégias passadas de comunicação, tendo sempre presente a configuração de formas de engajamento que deram ou não certo.

Vantagens de investir no Instagram e no Facebook

As duas principais redes sociais, em uma forma geral, são o Instagram e o Facebook. Essas duas, apesar de quase sempre terem públicos diferentes, são essenciais para a divulgação de um negócio, e claro, o engajamento potente dele.

Uma das principais vantagens atuais no Instagram é a popularidade dos diferentes meios e formas de produzir um conteúdo. Por exemplo, é possível fazer um post explicativo de uma empresas de contabilidadeutilizando:

  • Postagem em Feed;
  • Stories;
  • Vídeos no IGTV;
  • Reels (formas rápidas de vídeo);
  • Lives.

Essa variedade de formas acaba alcançando a popularidade por diversos públicos, dentro de sua rede de seguidores ou de clientes.

Já no Facebook, embora não sejam muitas as ferramentas de interatividade e multimidialidade, os grupos e as postagens em páginas são sempre úteis, pois acabam sendo relevantes para pessoas que procuram por novas empresas.

Conclusão

Por fim, tenha sempre em mente que a estratégia de comunicação para um bom engajamento deve sempre ser feita por profissionais qualificados, que saberão as formas e formatos a serem utilizados para sua empresa ou perfil pessoal.

Seguindo estritamente as dicas acima, o engajamento da sua página será a porta de entrada para a popularidade e reconhecimento que sua rede merece!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.