Crie uma estratégia de marketing digital para o Twitter

Investir no marketing digital para o Twitter é uma maneira de alcançar reconhecimento com a sua marca e, ao mesmo tempo, conquistar um número maior de leads (potenciais clientes), com grandes chances de aumentar as vendas. Isso ocorre porque o Twitter é uma das principais redes sociais da atualidade, além de atuar em conjunto com outras plataformas populares, como o Facebook e Instagram.

Para termos uma ideia, o Twitter alcançou um faturamento de US$ 841 milhões em 2019, apresentando um crescimento de 18%. Fora que qualquer negócio pode divulgar por lá, desde empresas de assessoria contábil, lojas de roupas até produtores de conteúdo.

No entanto, essa mídia possui algumas especificações que devem ser levadas em consideração na hora de elaborar o seu planejamento. Nesse artigo, saiba como criar uma estratégia de marketing digital para o Twitter e alcançar o sucesso com a rede social. Acompanhe a leitura!

O que o Twitter tem de diferente das demais redes?

O comportamento dos usuários varia em cada rede social. Por esse motivo, nem sempre a estratégia que usamos no Facebook surtirá o mesmo efeito se aplicada ao Twitter. Afinal de contas, cada uma das plataformas tem as suas singularidades.

Sendo assim, antes de iniciar as suas ações no Twitter é importante compreender como essa mídia funciona, bem como observar o comportamento dos seguidores. Isso vale tanto para um produtor de conteúdo quanto para a divulgação de uma empresa de pintura predial ou marca.

Em geral, o Twitter é usado como uma plataforma para:

  • Compartilhar conteúdos relevantes para a audiência;
  • Promover anúncios e promoções;
  • Ter maior interação com usuários e leads;
  • Gerir e acompanhar a reputação da marca.

Vale ressaltar que o Twitter é a rede que mais ajuda no engajamento. Não é à toa que muitas pessoas se comunicam com as empresas (e até com pessoas famosas) através dessa rede social.

Por essa razão, se você deseja estar entre as melhores empresas de segurança patrimonial de SP, por exemplo, o marketing digital no Twitter deve focar no diálogo e na interação com o público.

Sendo assim, uma dica é planejar com antecedência como será essa comunicação. Para isso, é necessário definir uma linguagem e algumas estratégias de interação, já que a forma como você interage com o público faz toda a diferença para a reputação da marca.

Além do mais, vale a pena também planejar a comunicação em datas especiais. Ocasiões como a Black Friday, por exemplo, têm uma tendência de gerar mais engajamento. Por isso, elabore uma estratégia-chave para esses dias.

Portanto, percebemos que o Twitter é uma plataforma muito mais dinâmica do que as demais redes sociais. Fora que, ao permitir que as publicações tenham apenas 140 caracteres, isso abre brechas para mais publicações durante o dia.

A vida útil média de um tuíte é de apenas 18 minutos. São mais de 7 mil novas postagens enviadas a cada segundo. Ou seja, a rede social é rápida e exige um bom planejamento.

Por esse motivo, o seu planejamento de marketing precisa ser certeiro, para realmente engajar as pessoas e atrair a sua atenção.

5 dicas de marketing digital para o Twitter

Os resultados do Twitter podem ser muito prósperos se você souber como investir. Afinal de contas, além de respeitar as especificações da rede social, é importante verificar as características do seu público-alvo e as intenções da marca.

Assim, a sua empresa de reforma e construção, por exemplo, irá conseguir alavancar a sua imagem e conseguir elaborar campanhas altamente direcionadas, com bom engajamento.

A seguir, conheça algumas dicas de marketing digital para o Twitter.

1 – Escolha bem a sua foto de perfil e capa

O seu perfil no Twitter deve ser fácil de reconhecer e identificar. Ao mesmo tempo, o nome da conta precisa ser curto para que as pessoas possam marcá-lo com facilidade. Assim, quando alguém tentar procurar o seu nome, será muito mais fácil de encontrar.

Porém, o nome do seu perfil deve ser consistente em todas as redes sociais, bem como a foto da sua conta, destacando a identidade visual (logo) da marca. Afinal de contas, se houver muita discrepância, os seguidores podem ter dificuldade em achá-lo.

Garanta que a sua foto do perfil seja reconhecível e memorável. Não é incomum optar somente pelo logo, pois isso ajuda a estimular o branding. Desse modo, sempre que alguém interagir com a sua conta, haverá maior familiaridade com a marca.

A capa também deve ser bastante representativa, para que os usuários possam reconhecer a sua empresa de paisagismo e jardinagem com facilidade. Mesmo que opte por colocar alguma imagem, escolha um conteúdo relacionado a sua área de atuação.

2 – Otimize a sua bio para dar personalidade à marca

A bio do Twitter é um espaço com 160 caracteres, que tem como objetivo expor a sua empresa e trazer o principal conceito da marca. Por isso, é importante criar um conteúdo impressionante, porém, objetivo.

Isso não precisa ser algo difícil: explique quem você é, com frases amigáveis e curtas. Algumas dicas para otimizar a sua bio são:

  • Seja preciso, descrevendo exatamente o que é a sua marca;
  • Inclua um pouco de humor e diga algo original;
  • Permaneça centrado no seu público;
  • Inclua hashtags para facilitar a identificação da sua conta;
  • Escreva palavras pontuais, separadas por vírgulas.

Essas recomendações são válidas para vários perfis, tanto de clínica de medicina do trabalho quanto demais empresas.

3 – Faça tuítes em horário de pico

Em alguns dias da semana ou horários, os usuários estão mais ativos no Twitter. Com isso, há mais chances do público ver e interagir com o seu post, quando a publicação é feita no horário de pico.

Para identificar esse dia e hora, é possível contar com algumas métricas da própria plataforma. Normalmente, os tuítes postados às sextas, sábados e domingos têm maior interação, mas isso pode variar.

Por isso, se você tem uma fábrica de mochilase quer investir em marketing digital para o Twitter, vale a pena fazer uma pesquisa sobre os horários de maior visibilidade. Assim, dá para programar os tuítes, conforme essas informações.

4 – Use hashtags nos seus tuítes

As postagens com hashtags (#) conseguem alcançar 2x mais engajamento, em comparação com os tuítes sem nenhuma tag. No entanto, tuítes com mais de duas hashtags perdem cerca de 17% em engajamento.

Ou seja, vale a pena usar as marcações, mas com equilíbrio. Daí a importância de escolher as hashtags certas, que tenham relação com o seu conteúdo. Afinal de contas, quanto mais segmentadas, maiores são as chances de alcançar um público com potencial de compra.

Sendo assim, se você trabalha com locação de impressoras, a dica é usar alguma hashtag comum a esse tipo de serviço, ou então, que esteja no trend topics (assuntos mais falados) do Twitter.

5 – Inclua imagens ou vídeos nas suas postagens

Sabemos que as redes sociais têm um forte apelo visual – e não seria diferente para o Twitter. Quando você adiciona imagens às publicações, é possível alcançar um maior número de compartilhamentos e cliques.

Para termos uma noção, os tuítes com imagens conseguem receber 89% a mais de curtidas ou favoritos, em comparação com as postagens apenas com textos.

Certifique-se de usar recursos imagéticos de qualidade. Nada de inserir uma foto totalmente granulada e que não contribui nada com a experiência de leitura do usuário. Saiba escolher bem o seu material para alcançar o reconhecimento.

Os vídeos também são uma ótima opção. Eles aumentam as chances de engajamento, além de ser uma maneira de trazer mais informações relevantes para os seus seguidores.

De acordo com o Adweek, os vídeos têm seis vezes mais chances de serem retuitados do que fotos, e três vezes mais chances do que GIFs. Ou seja, os vídeos são uma excelente forma de compartilhar informação nova com seus seguidores, estimular emoções e aumentar a expansão do seu tuíte.

Outra alternativa é entrar com a ferramenta de vídeo ao vivo (transmissões em tempo real), que postam o conteúdo automaticamente como tuíte. As pessoas podem assistir o material, mesmo com o fim da live.

Conclusão

Fazer marketing digital para o Twitter é algo que demanda um extenso planejamento. Afinal de contas, é preciso considerar as especificidades da rede social, bem como o comportamento dos seguidores.

No entanto, a plataforma é uma ótima maneira de engajar o seu público, conquistando reconhecimento e maior expansão da marca. Por isso, se você ainda não elaborou a sua estratégia, comece agora e leve em conta as nossas dicas!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.