O que é matriz BCG e como construir uma

A matriz BCG é uma técnica de análise de produtos ou serviços, tendo como base a aceitação do público consumidor. Dessa forma, a metodologia é capaz de prever situações e propor estratégias para manter a saúde financeira dos negócios.

Diante do potencial da matriz BCG, a fórmula é usada para vários tipos de empreendimentos, desde uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, até mesmo para pequenos comércios. A intenção é perceber o quanto um produto ou serviço pode agradar os clientes, bem como os esforços necessários para fazer com que a mercadoria tenha reconhecimento.

O artigo vai mostrar o que é a matriz BCG e como construir uma, tendo como base as principais informações sobre a metodologia. Acompanhe a leitura!

Afinal de contas, o que é a matriz BCG?

A matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pela Boston Consulting Group, em meados dos anos 1970, pelo estrategista Bruce Henderson. Em resumo, ela consiste em um gráfico analítico, que permite avaliar a relação do produto com os consumidores, com base em dois eixos: o primeiro, o crescimento no mercado; o segundo, a participação relativa no setor.

Sendo assim, dá para verificar o desempenho, bem como o potencial de futuro de cada mercadoria. Com isso, a tomada de decisões é muito mais assertiva.

Inclusive, o emprego da matriz BCG pode servir como base das soluções financeiras para empresas, orientando onde é necessário concentrar os investimentos, bem como os produtos que merecem ser revisados (ou até dispensados).

Além disso, a matriz BCG permite a manutenção da competitividade do mercado, já que é possível identificar as oportunidades, reciclar o ciclo de vida das mercadorias e, desse modo, contribuir para o crescimento da empresa.

Sendo assim, os principais objetivos da metodologia são:

  • Auxiliar na tomada de decisões estratégicas;
  • Compreender a realidade dos produtos ou serviços;
  • Decidir quais mercadorias predominam ou são retiradas do mercado;
  • Entender as percepções do público consumidor.

A matriz BCG permite visualizar os seus produtos como uma espécie de time esportivo. Assim, os melhores atletas são mantidos e incentivados, enquanto os que não têm boa performance vão para o banco reserva.

Como funciona a matriz BCG

A matriz BCG é identificada por dois eixos, com quatro quadrantes principais. Cada um dos blocos representa grupos específicos. São eles:

Vacas leiteiras

As vacas leiteiras são as mais desejadas pelos empreendedores. Isso porque elas representam os produtos com bom potencial de crescimento e que não demandam muito investimento do time de marketing e vendas para obter destaque.

Normalmente, o sucesso desse tipo de produto é justificado pela sua alta qualidade e a reputação da mercadoria com os consumidores. Por exemplo, ao comprar produtos de limpeza, sempre tem aqueles artigos que têm um reconhecimento melhor, mesmo sem demandar nenhum investimento.

Estrelas

Assim como as vacas leiteiras, as estrelas também têm um bom potencial de crescimento. No entanto, é preciso um certo investimento do time de marketing e vendas para potencializar o reconhecimento pelo mercado consumidor.

Aqui, o ideal é unir os esforços do time de marketing e vendas para alcançar o retorno pretendido e, aos poucos, transformar as estrelas em vacas leiteiras.

Pontos de interrogação

Os pontos de interrogação, como o próprio nome sugere, são os produtos que ainda estão em um caminho incerto, não se sabe muito bem se eles farão sucesso ou não.

Normalmente, são as mercadorias recém-lançadas. Uma empresa que trabalha com a confecção de uniformes profissionais, por exemplo, pode lançar um novo vestuário, mas ainda não sabe se ele é bem aceito pelos clientes.

Mesmo que o time de marketing e vendas se empenhe em estratégias de divulgação, não é possível cravar um faturamento, já que os produtos são novos.

Abacaxis

Os abacaxis são os produtos indesejados dos empreendedores. Isso porque eles não têm um potencial de crescimento, mesmo com grandes investimentos em marketing e vendas.

Por esse motivo, é necessário verificar se vale realmente a pena continuar com essa mercadoria, uma vez que o plano de recuperação pode envolver muito tempo e dinheiro.

Por exemplo, algumas empresas de alimentação podem perceber que certas refeições não causam o impacto pretendido nos clientes, mesmo com uma ampla divulgação.

Vale dizer que nada impede que uma vaca leiteira se torne um abacaxi com o passar dos anos. Por essa razão, é fundamental aplicar a matriz BCG com certa frequência.

Passo a passo para criar a sua matriz BCG

Ao conhecer os principais quadrantes da matriz BCG, já é possível começar a elaborar o seu gráfico de modo estratégico. A seguir, conheça um passo a passo de como criar a representação para análise dos seus produtos.

1 – Conheça bem o portfólio da sua empresa

Antes de começar, é importante conhecer bem o portfólio da sua empresa, ou seja, todos os produtos e serviços presentes no seu negócio. Isso faz com que nada fique de fora da análise estratégica.

A dica é listá-los de acordo com a ordem crescente de vendas de cada um. Isso facilita na hora de colocar os objetos em cada um dos quadrantes.

Por exemplo, se as empilhadeiras para venda são os equipamentos de destaque da sua empresa, comece por elas.

2 – Faça o desenho do gráfico

Depois, é o momento de fazer o desenho do seu gráfico. Faça da seguinte forma:

  • Separe os dois eixos principais;
  • Desenhe os quadrantes ao longo dos eixos;
  • Escreva o nome de cada um dos quadrantes;
  • Separe-os em cores diferentes, para melhor identificação.

Vale dizer que os eixos podem ser representados em valores percentuais. No entanto, isso irá depender muito das especificações do seu negócio. Por isso, não existe uma fórmula ideal para a gradação.

A taxa de crescimento pode ir de 0% a 50%, ou de 10% a 20%.

3 – Faça a classificação dos produtos

Depois de fazer o desenho do gráfico, chegou o momento de classificar os seus produtos. Identifique no gráfico quais são os valores correspondentes a cada um dos produtos, bem como o ponto de intersecção entre eles.

Desse modo, já é possível fazer uma classificação das mercadorias. Normalmente, a divisão é a seguinte:

  • Pontos de interrogação: quadrante superior direito;
  • Estrelas: quadrante superior esquerdo;
  • Vacas leiteiras: quadrante inferior esquerdo;
  • Abacaxis: quadrantes inferior direito.

Todos os tipos de produtos ou serviços podem aparecer na sua matriz BCG, como aluguel de notebook, entre outros.

4 – Estabeleça planos de ação

Após realizar a classificação dos seus produtos, é o momento de pensar nas melhores estratégias para cada uma das mercadorias. Os produtos como “vacas leiteiras” podem ser mantidos, enquanto os “abacaxis” podem ser cancelados. Mas cuidado para não se precipitar nas análises.

Inclusive, tome cuidado com os pontos de interrogação. Alguns serviços, como fomento mercantil, mesmo em dúvidas, devem ser pensados estrategicamente.

Quais as vantagens de aplicar a matriz BCG?

A matriz BCG oferece inúmeras vantagens para as empresas, incluindo uma grande valorização da competitividade. Abaixo, conheça alguns dos benefícios da técnica.

Melhor compreensão dos produtos

A matriz BCG possibilita um melhor entendimento sobre os produtos ou serviços da sua empresa. Dessa forma, é possível verificar em qual fase de desenvolvimento está cada uma das mercadorias.

Além disso, através dessa técnica, é possível compreender quais os rumos que os produtos estão tomando (crescimento, em declínio ou estáveis).

Vale dizer que essas informações também ajudam a tomar decisões estratégicas e mensuráveis, evitando desperdícios e investimentos desnecessários.

Facilidade de aplicação

A matriz BCG é uma das estratégias mais fáceis de implementar. Isso porque os seus conceitos são bastante simples e rápidos, sendo que é necessário se preocupar apenas com quatro categorias de análise.

Além disso, a avaliação da matriz BCG é muito mais simples, em comparação com outras metodologias existentes.

Maior variação de produtos

Uma das características mais marcantes das empresas de sucesso é a grande variação de produtos. Devido a isso, é preciso aplicar várias técnicas de análise, além de possuir uma carteira que englobe todas as fases de desenvolvimento.

Com a matriz BCG, todo esse processo é muito mais simples, uma vez que é possível identificar os produtos e ter informações verídicas para tomar as decisões.

Conclusão

A matriz BCG é uma das principais estratégias para análise de produtos e serviços. Apesar de não ser uma técnica nova, essa representação gráfica é capaz de identificar oportunidades e ajudar na tomada de decisões, de forma mais simples e ágil.

Além disso, com a matriz BCG, é possível concentrar os esforços e investimento do melhor modo possível. Por esse motivo, a técnica continua sendo uma das mais famosas do mercado, sendo aplicada em diferentes tipos de empreendimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.