O growth hacking é um termo que define uma série de estratégias de gestão, na qual o foco principal é acelerar o crescimento de uma empresa. O termo, criado pelo empresário Sean Ellis em 2010, é muito comum em startups que precisam de um crescimento rápido.
Essa metodologia tem como foco principal alcançar um volume alto de usuários e clientes, utilizando o mínimo de capital. Assim, o retorno de investimento (ROI) acaba sendo diretamente impactado logo no início da empresa.
Para alcançar esses objetivos, é importante realizar um planejamento adequado para buscar o crescimento rápido, antes mesmo de iniciar as atividades. Para isso, é importante encontrar brechas no mercado para conseguir resultados positivos.
Pensando dessa forma, uma companhia de, por exemplo, soluções financeiras para empresas precisa pensar em inovação para conseguir conquistar resultados, bem como para crescer dentro de um mercado tão competitivo.
Então, a partir desse momento, é preciso desenvolver a ideia que será utilizada para conseguir encontrar as melhores possibilidades, alavancando rapidamente o crescimento de uma marca.
Quando você consegue enxergar uma brecha, é mais fácil começar a planejar uma solução para ela. Otimize sua equipe de criação para que ela esteja alinhada com esse tipo de recurso, pensando em produtos que podem ser vantajosos em um mercado novo.
Por exemplo, um contador para empresa tem um mercado extremamente competitivo, sendo assim, ele deve pensar em formas de se destacar para conseguir novos clientes.
Assim, você pode iniciar as estratégias de marketing adequadas para conseguir conquistar uma quantidade maior de clientes, alcançando o melhor resultado possível, com um custo muito menor de investimento para esta captação.
Como funciona o growth hacking?
Existem etapas fundamentais para o growth hacking funcionar. São elas a obtenção de tráfego, a conversão de visitantes em leads e a de leads em clientes. De certa forma, essa estratégia é muito similar a do funil de vendas, e isso não é por acaso.
A estrutura do growth hacking foi de fato inspirada, sendo que normalmente acompanha o funil pirata criado por Dave McClure, em 2007, com o objetivo de otimizar a gestão da jornada do consumidor.
Os cinco passos que compõem o funil pirata são:
- Aquisição;
- Ativação;
- Retenção;
- Referência;
- Receita.
Vale lembrar que, embora a aquisição seja um dos mais importantes momentos para as estratégias de growth hacking, cada uma das outras etapas também têm sua importância na estratégia, principalmente quando falamos em fidelizar clientes e torná-los auxiliadores no processo de crescimento.
Para conseguir resultados positivos com relação a essa ferramenta, você precisa de alguém que seja capaz de compreendê-la em sua totalidade. Um profissional que estude a forma como as pessoas usam seus produtos ou serviços.
Uma empresa de serviços contábeis, por exemplo, pode encontrar brechas que podem ser exploradas para suprir faltas no mercado, isso acontece, principalmente se a marca tiver um bom profissional. Essa pessoa usará as técnicas disponíveis para conseguir conquistar bons resultados para a empresa usando o growth hacking corretamente. O nome dado a essa pessoa é growth hacker.
É preciso desmistificar o termo hacker, uma vez que ele é midiaticamente negativo. O growth hacker não é similar a definição clássica de um hacker, que busca invadir bancos de dados e sites para obter informações e causar danos às pessoas.
O termo é utilizado aqui de forma benéfica, identificando o profissional como uma pessoa capaz de identificar os pontos fracos do mercado e inserir sua empresa nele, para conquistar resultados muito melhores de produção.
Quais são os benefícios do growth hacking?
Por se tratar de uma estratégia nova no mercado, muitas pessoas ainda não começaram a utilizá-la, nem compreendem todo seu potencial. Um fornecedor de papel toalha e higienico, por exemplo, pode utilizar estratégias diferenciadas para se destacar no mercado e conquistar mais clientes.
Por isso, ser um pioneiro na busca por melhorias de sua empresa, principalmente na velocidade de retorno, acaba te dando algumas vantagens que a longo prazo podem ser muito úteis. Sendo elas:
Competitividade
O crescimento acelerado permite que empresas pequenas ou médias acabem alcançando grandes corporações em busca de clientes. Isso porque uma brecha de mercado pode acabar aumentando muito os resultados esperados.
Hoje em dia, as empresas têm cada vez mais concorrência. Por isso, é fundamental que uma dedetizadora na zona norte, por exemplo, consiga se destacar das demais, principalmente para conseguir bons resultados.
Quanto maior for a brecha e mais rápida for a criação de uma solução, maiores as chances de sua empresa crescer aproveitando esse elemento. É um importante passo para conseguir se encaixar no mercado atualmente.
Baixo custo
Técnicas de growth hacking costumam ser bem mais acessíveis do que outras estratégias corporativas. Isso porque a ideia da ferramenta é justamente diminuir custos, enquanto alcança grandes números de clientes.
Por esse motivo, o growth hacking tem sido uma das principais formas de engajamento para muitas startups, uma vez que seus recursos, normalmente, são mais limitados que o de uma empresa de grande porte.
Por exemplo, um pequeno escritório de contabilidade e consultoria com as ações corretas de crescimento, logo pode fazer frente a grandes empresas.
Maior clientela
Este é o principal objetivo, sendo também uma das maiores vantagens do growth hacking. O profissional responsável por efetivar as ferramentas usará uma série de avaliações em relatórios e monitoramentos, para conseguir atingir um bom público.
Isso significa tanto conquistar novos clientes quanto fidelizar aqueles que já consomem com sua empresa. Essas pessoas têm ainda o potencial de se tornarem promotoras da marca, divulgando em suas redes de amigos e familiares.
Melhor entendimento de clientes
Quando você analisa com detalhes o modo de agir de seus clientes, acaba conseguindo compreender melhor suas necessidades e seus costumes e valores. Isso permite que você compreenda muito melhor seu público-alvo.
Entender o quanto seus clientes precisam de sua administradora de condomínios industriais, por exemplo, é fundamental para compreender seu empreendimento.
Além disso, você pode inserir estas informações em um banco de dados, conseguindo dessa forma as informações necessárias para tomar decisões de publicidade e marketing, bem como colocar sua equipe criativa para desenvolver novos produtos que atendam às demandas de seus clientes.
Aumenta sua relevância
Uma das principais pautas de growth hacking é utilizar da criatividade para resolver brechas no mercado. Por isso, quanto mais rápido você criar uma solução inteligente e diferenciada, maior será a chance de crescer no mercado.
Muitas startups acabam se tornando cases de sucesso, justamente por conseguirem encontrar seu espaço junto a uma utilização correta dos esforços da empresa, para resolver uma necessidade com criatividade.
Quanto mais você conseguir explorar os conceitos de growth hacking, maiores serão as chances de se engajar no mercado e se tornar referência em sua área de trabalho.
As etapas de um growth hacking
Existem algumas etapas importantes para definir sua estratégia de growth hacking. Esses quatro elementos devem ser planejados e estudados para conseguir conquistar os melhores retornos com sua empresa.
Quanto mais bem estruturada for sua estratégia, maiores serão as chances de você conseguir encontrar uma boa oportunidade de crescimento para sua empresa.
Product/Market fit
Essa primeira etapa, também conhecida como ajuste do produto ao mercado, é a identificação de como seu produto está atendendo a demanda que o mercado solicita. É o primeiro passo para conseguir novos clientes.
Assim, quando você posiciona corretamente seu produto, acaba conquistando seus primeiros clientes, que gerarão o feedback necessário para que você consiga identificar os interesses em seus produtos.
Growth hack
Após os primeiros testes de seu produto, você deve escolher quais serão as estratégias para melhorar suas vendas. Cada tipo de produto ou serviço tem uma demanda específica, seja conquistar mais usuários, criação de publicidade ou qualquer outro elemento.
Então, busque identificar o que você pode fazer para que sua empresa de portaria, por exemplo, tenha um diferencial competitivo no mercado.
O grande segredo aqui é “hackear” o sistema de mercado. Encontre algo inovador, uma estratégia que nunca foi usada para conseguir ressaltar todas as vantagens de seu produto e conseguir engajá-lo em vendas.
Viral Lift
O efeito viral é um potencializador de divulgação que você pode conquistar com uma estratégia inovadora. O termo viral é utilizado quando uma publicação, conteúdo ou ação de marketing começa a escalonar em divulgação. Pessoas se interessam pelo conteúdo e compartilham em suas redes de contatos, que fazem a mesma coisa, e vão aumentando exponencialmente.
Quanto mais você conseguir alcançar resultados assim, maiores as chances de criar oportunidades de negócio. É importante se atentar que a estratégia viral é um elemento de muito trabalho.
Retenção e Otimização
Conquistar muitos usuários é um dos principais focos do growth hacking, mas é importante identificar que se esses clientes vão embora, não tem muita oportunidade de manter sua empresa competitiva.
Por isso, é importante procurar formas de conseguir manter os clientes interessados em sua empresa. Então, otimizar os serviços que você oferece é uma excelente forma de mantê-los.
Quanto mais você entende o seu cliente, mais consegue mantê-lo em um relacionamento e mantém uma fidelização maior, conquistando um espaço muito mais firme dentro do mercado.
Considerações finais
O growth hacking é uma excelente estratégia para empresas que estão iniciando seu negócio agora. Essa estratégia busca soluções diferentes, inovadoras e interessantes para conseguir bons resultados.
Por isso, é importante estruturar sua empresa desde o início, principalmente para conseguir encontrar seu nicho de mercado e aproveitar todas as possibilidades que seus clientes e consumidores têm a oferecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.