Por que contratar um serviço de mentoria?

Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com um serviço de mentoria pode ser a chave do sucesso, já que a atividade pode ajudar na orientação do seu trabalho, fazendo com que a sua empresa alcance destaque entre a concorrência.

Para termos uma ideia, até julho de 2020, mais de 700 mil empresas já haviam fechado as portas no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por esse motivo, é importante recorrer a um aconselhamento profissional.

Através de mentoria, os empresários podem perceber o que falta e o que é preciso aprimorar, justamente para evitar o fechamento do seu empreendimento. Isso vale para qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de usinagem até um microempreendedor individual (MEI).

Nesse artigo, saiba o porquê contratar um serviço de mentoria e as vantagens do aconselhamento para empresas. Acompanhe a leitura!

O que é o serviço de mentoria?

Muitas vezes, o serviço de mentoria é confundido com o de consultoria, mas existe uma diferença entre os dois. O consultor consiste em um profissional diretamente envolvido com as atividades da empresa, aplicando diversos tipos de ferramentas, treinamentos e análise de resultados, para propor mudanças e aperfeiçoamentos produtivos.

Por exemplo, um empresário pode contratar, de maneira terceirizada, uma empresa de contabilidade para microempresas, e contar com o serviço de consultoria contábil. Por outro lado, o mentor é um conselheiro. Assim, diferentemente do consultor, a ideia não é propor mudanças e acompanhar o dia a dia da sua organização, mas sim orientar o que deve ser feito, com algumas sugestões.

Sendo assim, o serviço de mentoria normalmente envolve um pacote com reuniões semanais, que pode ser renovado, dependendo dos interesses e necessidades de cada empreendimento.

Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que a mentoria não é coach. Nesse caso, o coaching normalmente foca no processo de autoconhecimento, para que a pessoa tire suas próprias conclusões. Já o mentor, oferece conselhos práticos e objetivos.

Desse modo, a sua empresa pode ter, de um lado, o serviço de consultoria fiscal empresarial e, de outro, a mentoria para aplicação dos melhores processos para redução de custos.

Quais são as vantagens do serviço de mentoria?

O serviço de mentoria está crescendo cada vez mais no mercado. Isso porque muitas pessoas buscam aconselhamento profissional, principalmente na hora de tomar decisões importantes, como implementar uma nova rotina produtiva ou lançar um produto.

Além do mais, muitos empresários têm receio de tomar certas atitudes. Por esse motivo, o serviço de mentoria pode ajudar na orientação assertiva, principalmente quando é feito por profissionais experientes.

Mas há muitas outras vantagens da mentoria. A seguir, conheça algumas delas:

Ganho de know-how

Segundo pesquisas do IBGE, mais de 50% das novas empresas não sobrevivem mais do que cinco anos no Brasil. Isso se deve, em grande parte, à falta de conhecimento em gestão. Ou seja, por mais que um empresário conheça o segmento da construção civil e queira abrir uma empresa de reforma e construção, se faltar conhecimento acerca de rotinas administrativas, o empreendimento pode correr riscos de insucesso.

Nesse sentido, o mentor surge como um profissional com vivência no mundo corporativo e já está familiarizado com muitas dificuldades do mercado.

Mesmo para as empresas que não são iniciantes, o serviço de mentoria pode colaborar com um ganho de know-how sobre administração corporativa.

Imparcialidade sobre os processos da empresa

Ter um profissional de fora avaliando os processos produtivos da empresa é uma forma de obter uma visão imparcial sobre a rotina da organização, o que facilita na hora de identificar falhas, erros e outros pormenores.

Ou seja, o mentor pode fazer um mapeamento de competências de cada um dos departamentos, com capacidade de visualizar todas as falhas, sem estar contaminado pelas “paixões” de cada um dos colaboradores.

Aprendizado por meio da prática

Já que o mentor é algo de fora da empresa, ele é capaz de orientar certas ações práticas, para que o mentorado possa aprender com a experiência. Esse tipo de aprendizado faz toda a diferença na vida de qualquer empreendedor.

Maior sucesso na carreira

O serviço de mentoria aumenta as chances de sucesso profissional do mentorado. Afinal de contas, é possível ter uma orientação personalizada, fazendo com que os empreendedores aprendam com seus erros e acertos.

Como escolher um bom mentor para a sua empresa?

Diante de todas as vantagens do serviço de mentoria, muitos empresários estão buscando orientação e aconselhamento profissional, ainda mais em momentos de crise.

No entanto, seja uma empresa de fornecimento de mão de obra temporária ou um MEI, vale a pena escolher um mentor apropriado, que realmente faça a diferença para a rotina produtiva do seu negócio.

Por essa razão, separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher um bom mentor para a sua empresa. Confira!

Esteja ao lado de pessoas interessantes

O primeiro passo para escolher um bom mentor é ter um networking amplo. É por meio de pessoas interessantes, com boa experiência profissional, que se pode encontrar o mentor adequado.

Mais do que ajudar na escolha de um mentor, o networking é extremamente vantajoso, pois:

  • Aumenta a visibilidade do seu negócio;
  • Amplia a divulgação dos seus produtos ou serviços;
  • Abre chances para novas parcerias;
  • Contribui para o brand awareness (consciência de marca).

Por esse motivo, é recomendável que a sua empresa esteja presente em feiras, eventos corporativos, inaugurações e, além disso, mantenha um bom relacionamento com o restante do mercado.

Por exemplo, um distribuidor de adubo pode firmar parcerias interessantes com lojas de jardinagem e, com isso, manter uma excelente cartela de clientes.

Faça uma avaliação ampla

Nem sempre um mentor será um profissional completo, isso é, com habilidades para todos os aspectos da sua carreira profissional e pessoal que deseja desenvolver. Isso mostra que você pode ter mentores diferentes, conforme às necessidades.

Por exemplo, uma empresa de cabeamento estruturadopode escolher um mentor pela sua capacidade de gestão de pessoas e, posteriormente, um novo profissional pelo ótimo trabalho em comunicação.

Sendo assim, vale a pena fazer uma avaliação ampla das necessidades da sua empresa, para escolher o mais apropriado.

Estabeleça prioridades de mentoria

Antes de fazer o convite ao mentor, é importante definir quais os focos e prioridades do serviço de mentoria. Ou seja, o que realmente a sua empresa precisa.

Aqui, vale a pena pensar nos seus principais objetivos de carreira, tendo clareza de quais são as metas, ainda que você não saiba como atingi-las.

Busque por referências

O networking é uma boa maneira de buscar por profissionais com referência. Afinal de contas, é fundamental conhecer os serviços de mentoria anteriores, para contratar alguém com experiência e que fará a diferença para o seu negócio.

Além disso, é importante fazer um levantamento dos profissionais que te inspiram. Por vezes, aquele conhecido que tem uma empresa próspera pode te ajudar com ótimos aconselhamentos.

Faça o planejamento junto ao mentor

Após fazer o convite para o mentor, e tendo ele(a) aceitado, está na hora de iniciar a elaboração do planejamento de orientação. Uma dica é realizar esse projeto junto ao seu mentor, de forma que a quantidade de encontros não fique desgastante e cansativa para nenhuma das partes.

Porém, esse acompanhamento é fundamental, uma vez que ele permite ao mentor visualizar o progresso da sua empresa e verificar se, de fato, as mudanças sugeridas estão sendo aplicadas.

Em um serviço de mentoria, o mentorado decide quando acaba. Nesse sentido, o planejamento pode conter um objetivo a ser alcançado e, assim, ao perceber que a meta foi contemplada, é possível encerrar a relação de orientação profissional.

Não há uma “regra” que define o momento de finalização do serviço de mentoria. Por vezes, o mentorado pode decidir que é a hora de encerrar o aconselhamento e voltar após algum tempo.

Tudo isso irá depender muito da necessidade da empresa. Por isso, é imprescindível observar os resultados da organização, bem como se houve quedas de produtividade, vendas, ou se o próprio mercado está enfrentando instabilidades.

Conclusão

O serviço de mentoria se tornou muito comum nos últimos anos, especialmente para empreendimentos iniciantes, que desejam sobreviver à alta competitividade do mercado.

De maneira simples, a mentoria nada mais é do que um aconselhamento profissional realizado por alguém de fora da sua empresa. Dessa forma, é possível seguir algumas dicas e obter destaque da concorrência.

Por esse motivo, quem está enfrentando dificuldades no mercado de trabalho, pode se beneficiar muito da mentoria e alcançar o sucesso pretendido.

Ou seja, vale a pena encontrar profissionais de referência e com experiência para orientar a sua carreira profissional, bem como colaborar com o crescimento da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.