Como definir a sua estratégia de marketing para 2021

Definir a melhor estratégia de marketing para 2021 para sua empresa pode ser a melhor solução para negócios cada vez mais interessantes e modernos, já que grande parte das ações de sucesso é planejada e leva como base as principais tendências. Estratégias de marketing são ferramentas comunicacionais utilizadas para criar relacionamentos com públicos consumidores no ambiente digital, resultando tanto em desejos e ações de compra, quanto fidelização e geração de autoridade de uma marca.

Com o advento das novas formas de consumo, potencializadas nos últimos anos, em especial em 2020, quando muitas pessoas passaram a ter como prioridade a vida dentro de casa, e com isso optaram pelas compras online, o marketing se tornou essencial.

Dessa forma, planejar com calma cada passo que será dado por uma empresa na busca pela melhor divulgação de sua marca, assim como a construção da melhor forma de relação com seu cliente, deve ser a prioridade de empresas, como as de montagens industriais.

Isso porque um pequeno erro na internet pode levar a consequências drásticas, como casos em que empresas tiveram que fechar para conseguir se resguardar de impactos negativos vindos do público em geral e de seus consumidores.

E ainda que sejam casos mais leves, o relacionamento com o consumidor em uma estratégia mal elaborada de marketing pode causar sérios problemas com a comunicação do produto ou serviço principal, dificultando o crescimento e atualização da empresa.

Por isso, é importante pensar nas melhores maneiras de encantar o público, que cada vez mais se vê incomodado com relações superficiais ou publicidades que não emocionam ou geram identificação, algo que deve ser prioridade em planejamentos de marketing.

A montagem de um planejamento de marketing

O planejamento de marketing vai além de uma planilha em papel ou computador, contendo o passo a passo de uma campanha ou uma agenda de postagens diárias. Essa estratégia tem como ponto principal entender a empresa e construir a melhor forma de se relacionar.

Com as ferramentas certas, e a compreensão do cenário atual, do propósito e dos possíveis erros que uma empresa enfrenta, fica mais fácil apresentar soluções e propostas de crescimento, enquanto se cria um contato verdadeiro com o público.

Por exemplo, um fornecedor de saco de lixotem o objetivo de criar uma maior conectividade com clientes, ao mesmo tempo que divulga informações corporativas de sua empresa, algo que indiretamente impacta os próprios colaboradores do lugar.

Com um planejamento de marketing em mãos, esse negócio será capaz de alinhar expectativas às melhores práticas de comunicação com o público e com possíveis clientes, mantendo uma unidade de pensamento e recorrência de conteúdo.

O conteúdo, aliás, é uma das principais formas dentro desse plano de marketing, já que pode ser considerado como principal instrumento para a realização de objetivos dentro de uma empresa, algo importante no processo comunicacional.

Como construir sua estratégia de marketing

Antes de pensar em ter um planejamento de marketing em mãos, é importante construir a base da sua estratégia, para que você possa focar exatamente naquilo que precisa ser feito, para que, então, resultados esperados apareçam.

Não vale muito a pena se basear em estratégias de outras empresas, por exemplo, copiando cada passo que elas dão, já que empresas de prestação de serviços de contabilidadepodem ter propósitos diferentes de lojas de roupas na internet.

Nesse caso, a melhor alternativa é seguir algumas dicas, que podem guiar seu entendimento até aquilo que realmente importa para sua empresa, podendo, inclusive, evitar que problemas aconteçam ao longo do processo. Veja abaixo as principais:

1. Faça o diagnóstico da situação

Antes de começar a pensar em uma nova campanha de marketing para a sua empresa, é preciso entender como ela está atuando na web e de que maneira sua marca pode melhorar ou consertar possíveis erros, focando então em um diagnóstico.

Identifique as ações que você já investiu dentro do ambiente digital de sua empresa e veja quais deram mais certo, além daquelas que não saíram como planejadas. É importante fazer essa verificação de resultados e dados antes de começar uma nova.

Por exemplo, uma empresa que emite AVCBpode ter tido como resultado anterior um grande número de seguidores, mas agora o foco é conseguir uma grande parcela de compartilhamentos, situação que não ocorreu anteriormente.

2. Identifique seus objetivos

Cada empresa segue um objetivo diferente dentro de seu propósito de crescimento, afinal, cada negócio tem uma função própria e personalidade ímpar. Dessa maneira, os focos de uma ação de marketing também são diferentes em cada lugar.

Procure, antes de mais nada, entender como você pode compreender o foco ou meta da sua empresa a partir de resultados, verificando se de fato eles foram alcançados ou não. Aproveite para conversar com lideranças e também com funcionários sobre o assunto.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar qual a principal preocupação da empresa com a elaboração de um plano de campanhas de marketing, como no caso de uma clínica de fisioterapia, que tem como foco principal aumentar a fidelização de clientes.

Assim, fica cada vez mais fácil de pontuar exatamente o que deve ser feito, utilizando as mais diversas formas de comunicação, sendo então um momento decisivo para a articulação de ações de marketing.

3. Reformulação das estratégias

Se algo não está saindo como planejado, é o momento de interferir naquilo, analisar e modificar. Da mesma forma acontece com as estratégias de marketing ou formas de comunicação que você já utiliza na sua empresa.

Muitas vezes a produção de um conteúdo não está sendo interessante para o público, não está sendo criada conectividade com o visual da marca, ou os canais de comunicação utilizados pela empresa podem não estar atingindo um público correto.

Por exemplo, uma empresa de portaria e limpeza deve apostar na venda de seus produtos no seu site, utilizando a rede social para exibir informações e novidades voltadas para o conhecimento sobre os itens. Assim a produção estará no local correto.

4. Elabore um plano de ação

A última parte dentro dessa reestruturação de um plano de marketing, após análise, entendimento de objetivos e reestruturações, é a elaboração de ações que poderão combater ou trazer exatamente o que a empresa pretende.

Nesse momento, é interessante que os profissionais de marketing estejam atentos para as mais diversas formas de comunicação, que se adequem à identidade e estilo tanto da empresa quanto de seu público, sendo fiel a uma unidade de fala e conteúdo.

Também é interessante pensar nas principais tendências do momento, algo que pode ser essencial para um manejo adequado do plano de ação. Procure, por exemplo, entender quais são os principais conteúdos para serviços de limpeza para empresas.

Ao encontrar as melhores formas de se comunicar com o público digital, é possível conectar ainda mais sua empresa à modernidade, sem deixar de entregar o conteúdo que tem relação com a essência de seu negócio.

Principais tendências para o marketing de conteúdo para 2021

Estar atento às principais tendências do mercado, em especial no setor de marketing de conteúdo, é sempre uma forma eficaz de colocar em prática seu planejamento de comunicação, focando ao máximo na concretização eficaz de todas as ações.

Todos os anos o comportamento da sociedade, bem como questões políticas, sociais, culturais e econômicas, influenciam nas formas de consumo de informações pela internet, assim como no caso de compra de produtos e serviços.

Dessa forma, devemos sempre ficar atentos às principais novidades relacionadas às formas de produção de conteúdo, sempre tentando verificar se ela se adequa à sua empresa e à forma de pensar e agir de seu negócio, seja uma empresa de ônibus fretado ou um pet shop.

Algumas das principais pontuações feitas pelos profissionais como parte de um modo de ação de compras em 2021 são:

  • Marketing micro influenciador;
  • Conteúdo colaborativo;
  • Interação máxima;
  • Vendas por redes sociais.

Tanto o marketing micro influenciador como o conteúdo colaborativo procuram evidenciar o consumidor como parte importante do processo de relacionamento, sendo colocados como embaixadores da marca e colaboradores do crescimento, respectivamente.

A interação é a chave para o sucesso das empresas nos próximos anos, visto que grande parte do público sente a necessidade de ser notado pelas marcas que consomem, como uma forma de trazer cada vez mais a realidade de interação proporcionada pelas redes.

E por falar em redes, essas estão sendo utilizadas nos últimos anos como principais modalidades de compras, funcionando como verdadeiros shopping centers digitais. Dessa forma, empresas devem se atentar a saber vender sem deixar de se relacionar.

Conclusão

Seguindo as principais dicas desse artigo, você poderá concretizar o melhor planejamento de marketing para sua empresa, trazendo cada vez mais lucro e conectividade com clientes e consumidores potenciais da sua marca!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.