Defina o público-alvo em sua estratégia de marketing

Um dos principais pontos de qualquer estratégia de marketing é saber definir o público-alvo. Do contrário, suas ações para vendas acabarão contando puramente com a sorte, uma vez que não existirá uma definição de qual público você quer alcançar

Embora exista alguma confusão entre os termos clientes e público-alvo, são duas coisas completamente diferentes. Isso porque os clientes são pessoas que já tem um engajamento com sua empresa, e já fizeram algum tipo de negociação bem-sucedida.

Já o público-alvo são pessoas que podem nem ter ouvido falar de seu negócio, mas tem o perfil adequado de um consumidor e podem ser levadas, através de técnicas de marketing, a consumir o que você tem a oferecer.

O público-alvo pode ser tão limitado ou amplo quanto você desejar. Isso porque seu produto pode definir como público-alvo um gênero ou uma faixa etária, alcançando um grupo muito maior, ou especificar um nicho de atuação, centralizando as estratégias em um público reduzido.

Nesse caso, o público-alvo de empresas de etiquetas adesivas, por exemplo, são pessoas que trabalham em ramos que necessitam do produto para conseguir concluir o processo de produção.

A diferença entre persona e público-alvo

Além da diferença entre consumidor e público-alvo, como citado anteriormente, também existe a persona, ou seja, você deve compreender os detalhes de seu público para conseguir atingi-lo com suas estratégias e planejamento.

Portanto, é preciso conhecer e identificar detalhes como:

  • Características básicas;
  • Gostos pessoais;
  • Hábitos e interesses;
  • Necessidades.

Assim, você acabará entendendo a necessidade de um cliente em potencial, e o que faz com que ele se torne parte de um grupo maior. Para deixar mais claro, é preciso entender do que se trata cada um dos termos.

Uma persona é um cliente ideal, esquematizado pela equipe de marketing como um alvo a atingir, mas não um grupo de pessoas, como é o caso do público-alvo.

Tome como exemplo empresas de catracas eletrônicas.Uma persona é um cliente completamente estruturado, com idade, gostos, hobbies e necessidades específicas que o fariam procurar a empresa ou os serviços prestados.

Já o público-alvo pode ser tão abrangente quanto “pessoas que trabalham em prédios comerciais e precisam de controle de acesso”.

Para exemplificar um pouco mais, imagine uma fábrica de mochilas, o público-alvo pode ser formado por jovens com idades entre 15 e 20 anos. Já a persona pode ser a Beatriz, 17 anos, prestes a entrar na faculdade de publicidade, que precisa de uma mochila nova.

Percebe como a diferença entre os dois é grande? Porém, mesmo assim, cada um dos termos serve para fornecer e construir uma base firme de clientes. Hoje, o foco do artigo é a estratégia de público-alvo. Confira!

Como definir seu público-alvo?

Embora não seja nenhum segredo como definir seu público-alvo, isso nem sempre significa que não é um desafio estruturar corretamente sua base. Isso porque a eficácia desse tipo de estratégia depende do quanto você quer se aprofundar nos conceitos de seu público.

Empresas que fazem camisetas personalizadas, por exemplo, podem encontrar seu público-alvo em diversos nichos, por isso é importante definir quais são as ações que ela deve tomar para conseguir centralizar melhor seu segmento de atuação.

Quanto mais você conseguir identificar sobre o tipo de cliente que deseja atingir, melhor será o resultado. Assim, você poderá compreender diversos pontos que definirão quem são as pessoas mais interessadas em negociar com sua empresa.

Alguns elementos são muito simples, como gênero, idade e faixa de renda. Outros, dependem de uma análise mais complexa, como os hábitos de consumo e a classe social, por exemplo.

Quanto mais abrangente for seu produto ou serviço, mais você poderá abrir o leque para esse tipo de estudo. Isso porque você pode englobar diversas pessoas em cada uma das categorias que escolher para conseguir um bom retorno.

No caso de grandes empresas, o desafio está em atingir todo seu público-alvo. Isso porque as pessoas são muito diferentes umas das outras, e quanto mais variedade você quiser incluir sob seu guarda-chuva de público, mais difícil será criar material que converse com todos.

Uma empresa de totem, por exemplo, pode focar em clientes que utilizarão o totem para controle de acesso, garantindo assim uma maior aceitação do produto.

Isso não é impossível, entretanto, e você pode acabar recebendo resultados muito positivos, mesmo apostando em um público-alvo menos nichado e com mais variedade em suas fileiras.

Por que essas pessoas precisam de seu produto?

É importante identificar quais são os benefícios que os clientes vão ter ao adquirir seu produto. O público-alvo é definido por pessoas cujas vantagens de negociar com sua empresa são implícitas.

Apresente para o público os motivos de eles escolherem sua agência de stands, por exemplo, à frente da concorrência.

Isso porque qualquer pessoa que decide fazer uma compra está pensando em receber algum tipo de benefício, seja com a qualidade do produto e o suprimento de uma necessidade que ele possua, ou outros benefícios que sua empresa possa oferecer.

Quando você compreende as vantagens de seu produto, consegue identificar quais são as pessoas mais propícias a consumi-lo.

Quem são seus consumidores?

Depois de identificar os benefícios que pode oferecer e as necessidades que seu público possui, é hora de delimitar seu público-alvo. Quem são essas pessoas que têm interesse em seu conteúdo?

Esse tipo de pergunta é fundamental para começar a delimitar o nicho de atuação que você seguirá. Para conseguir bons resultados, o ideal é utilizar ferramentas de análise como pesquisas qualitativas.

No caso de distribuidores de válvulas industriais, por exemplo, é preciso ter definido quem é o público consumidor, principalmente para conseguir estruturar melhor os planejamentos de marketing e vendas.

Faça pesquisas entre seus clientes e leads, para identificar padrões que podem ser identificados e utilizados como um norte de planejamento.

Completando o processo

Se você conseguiu as informações adequadas nas etapas anteriores, agora conseguirá definir cada um dos detalhes que formam seu público-alvo.

Após identificar todas as informações coletadas, basta traçar o perfil corretamente e você conseguirá identificar as pessoas mais propensas a consumir seu conteúdo.

Vantagens de utilizar o público-alvo

A base das estratégias de marketing utilizando o público-alvo é alcançar melhores resultados para sua empresa. Mas existem diversos outros benefícios que podem ser atingidos com um bom planejamento e ações assertivas.

Eficiência

Conhecer seu público-alvo é um ponto fundamental para economizar tempo e dinheiro, trabalhando de forma muito mais eficiente suas estratégias de marketing para conseguir resultados positivos.

Compreender esse grupo ajuda não só a identificar quais pessoas estão mais propensas a contratar seus serviços ou produtos, entretanto é importante definir todo o processo da empresa com base nesses dados.

No caso de fabricantes de galpões industriais, por exemplo, você pode aprimorar todo o processo se souber exatamente o que seus clientes estão buscando.

Assim, você aumenta sua produtividade, apostando em pontos importantes que foram definidos pelo estudo do público-alvo. Assim, todos os processos da empresa acabam sofrendo uma melhora expressiva.

Saber onde você deve estar

Seu público-alvo precisa ser alcançado. Para isso, é importante identificar onde encontrá-lo e como chegar até ele. Inclusive, o Brasil é um dos principais países com pessoas acessando redes sociais.

As redes fazem parte do dia a dia das pessoas, que utilizam ferramentas como smartphones e tablets para ficarem conectadas o tempo todo, interagindo e utilizando suas plataformas favoritas.

Quando você define seu público-alvo, consegue identificar seus hábitos de consumo, e entre eles, as redes sociais favoritas e mais acessadas. Assim, você pode começar a estruturar um planejamento de marketing específico para esse tipo de plataforma.

Estar em uma rede social demanda tempo e controle sobre uma série de fatos, por isso, é preferível não estar em uma rede que não alcance seu público-alvo, do que gastar tempo e recursos financeiros para criar um conteúdo que não será bem aproveitado.

É importante que seus clientes potenciais identifiquem um ar de profissionalismo e seriedade em suas redes, mas você deve manter o contato mais próximo e pessoal, uma vez que as redes sociais costumam ser mais interativas.

Criar conteúdos relevantes

Hoje em dia, o mercado está mudando com relação ao marketing. Não basta mais criar um anúncio direto e expor as pessoas achando que terá um bom resultado.

Cada vez mais, as pessoas buscam conteúdo de qualidade para solucionar um problema ou necessidade, buscando informações relevantes para as empresas em que confiam.

Por isso, compreender seu público-alvo fará você criar conteúdos muito mais próximos do que os clientes buscam.

Considerações finais

Para conseguir encontrar seu espaço no mercado e se tornar uma empresa competitiva, é preciso identificar os principais meios de se engajar com seus clientes. Por isso, aprender mais sobre seu público-alvo é fundamental.

Esse conhecimento permitirá que todas suas ações sejam direcionadas, e que você consiga alcançar muito mais clientes a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.