A importância dos backlinks para melhorar o ranqueamento

Os backlinks são links que posicionamos estrategicamente ao longo do texto, para direcionar o visitante a outras páginas ou sites que tenham um conteúdo relevante e relacionado ao que está sendo lido. Ao mesmo tempo em que consegue expandir a informação para o leitor, essa estratégia também aumenta o tráfego na plataforma. É exatamente por isso que os backlinks estão entre as estratégias mais importantes do SEO.

Mesmo que você aplique todas as outras técnicas em suas páginas e conteúdos, pode acabar perdendo bons resultados se não investir nesse ponto em específico. Ele garante que suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, e esse fator é muito importante para que seus conteúdos sejam encontrados e a marca mais conhecida.

Só que os backlinks também conferem mais autoridade para o site perante o Google. Além de ser uma referência, mostra que tem uma boa relação com essas plataformas, o que é muito bem interpretado pelo buscador.

Pensando nisso, vamos explicar o que são backlinks, por que investir neles, o que são links nofollow e dofollow, bem como dar algumas dicas para investir nessa estratégia. Confira!

O que são backlinks?

Backlinks são links que direcionam os visitantes de um site para outro. Para o Google, quanto mais backlinks – de qualidade – um site tiver, mais bem posicionado ele será.

É por isso que eles são tão importantes para suas estratégias em SEO, principalmente pelo fato de que é muito difícil conseguir uma boa posição, usando palavras-chave que tenham muitas buscas.

Se o site de uma empresa especializada em construção civil, por exemplo, é mencionado em outra página, o Google interpreta isso como uma indicação. Isso porque essa ação significa que outras plataformas acreditam em seu conteúdo.

Portanto, toda vez que ele é citado, seu site ganha mais autoridade, e quanto mais links, mais bem posicionado nos resultados de pesquisa ele estará.

Só que é importante saber que não basta ser mencionado para conseguir isso, é preciso que tenha qualidade e que os links estejam presentes em outros sites de confiança.

É importante investir nessa estratégia para se tornar uma referência, pois se um site confiável menciona o seu, o Google também vai confiar nele.

Além disso, é dessa forma que você consegue fortalecer a sua marca e ganhar autoridade. Isso porque se o buscador mantém um conteúdo em uma boa posição e outra página é mencionada, ele também confia nessa indicação.

Consequentemente, a referência passa a ganhar mais tráfego, não apenas por parte do Google, mas também pelos usuários que vão clicar no link. Além disso, é uma ótima oportunidade para construir um bom relacionamento com outras plataformas e formar parcerias benéficas para os dois lados.

Por exemplo, uma fabricante de necessaires personalizadas pode mencionar o site de uma marca de cosméticos para embasar suas dicas de maquiagem. A partir disso, ambas podem trabalhar juntas para oferecer conteúdo de qualidade para seu público-alvo em comum. 

Agora que você já sabe o que são backlinks e a importância de investir neles, vamos mostrar quais são os seus tipos. Acompanhe!

Tipos de backlinks e suas diferenças

Existem dois tipos de backlink: o nofollow e o dofollow. Em um primeiro momento, parece ser difícil enxergar a diferença entre eles, já que se tratam de links presentes em uma página.

Contudo, eles se diferem pelo sinal que transmitem aos robôs dos buscadores. Quando esses visitam um site e lêem um código, eles vão segui-los e visitar outras páginas.

Isso acontece a menos que encontre o atributo nofollow. Os dofollows são os links comuns que transmitem autoridade e direcionam os robôs para as páginas mencionadas.

Os nofollow não fazem esse direcionamento, é como se ele mencionasse a página, mas não quisesse conferir autoridade a ela.

Em vista de seu uso, o site de uma empresa de locação de geradores em São Paulo, por exemplo, precisa sempre priorizar os links dofollow.

Por outro lado, o tipo nofollow também é vantajoso, porque, de qualquer forma, seu site acaba recebendo mais visitantes, pois para o usuário ele é apenas um link normal.

Portanto, a página terá o acesso de novas pessoas que vão consumir o conteúdo referenciado e assim aumentar as oportunidades de negócio.

A relevância também conta, pois, mesmo dizendo para o Google que não confere autoridade, o conteúdo está sendo mencionado de qualquer forma e o usuário também vai considerá-lo confiável. Outras vantagens dos links nofollow são:

  • Aumento do brand awareness;
  • Maior quantidade de links;
  • Menções naturais;
  • Maior tráfego nos perfis das redes sociais.

Para o SEO, os backlinks, independentemente de seu tipo, são muito importantes. É por meio deles que o site ou blog das empresas de usinagem, e muitas outras, conseguem tráfego orgânico.

Portanto, todas as ações trabalhadas dentro dessa estratégia são beneficiadas e conseguem aumentar o número de visitantes, beneficiando o ranqueamento das páginas.

Dicas para conseguir bons backlinks

Agora você já está pronto para colocar essa estratégia em prática. Então, para fazer isso de um jeito inteligente, vamos dar algumas dicas. São elas:

Não comprar backlinks

Contratar empresas que garantem a compra desses links é um dos erros mais graves que uma marca pode cometer. Inclusive, é uma prática condenada pelo próprio grupo e sujeita o seu site a algumas penalidades.

Uma delas é fazer cair o posicionamento no resultado de buscas, portanto, você pode provocar o efeito contrário.

Conquiste os backlinks de maneira natural e honesta, pois, mesmo que o trabalho seja árduo, os resultados são compensadores.

Investir em bons conteúdos

Conteúdos relevantes e de alta qualidade são uma das melhores maneiras de conseguir bons links. Apesar de ser uma estratégia trabalhosa, é ela que vai garantir o reconhecimento necessário e conquistar a confiança de outros sites.

Umaempresa de trabalho temporário, por exemplo,sabe que trabalhar com marketing de conteúdo é importante para suas estratégias de marketing digital como um todo.

Além disso, são eles que trazem mais reconhecimento por parte do público e, consequentemente, por parte de outros sites.

Também é recomendável incluir outros links que direcionam seus visitantes para variadas páginas, pois isso aumenta as chances de conquistar links de volta.

Fazer guest post

Esse é um dos métodos mais populares para conquistar menções, em que uma marca produz conteúdos como convidada para outro site, enquanto este também produz materiais para sua parceira.

É uma relação de troca que deve ser feita com cuidado, pois é preciso escolher sites que produzam conteúdos realmente confiáveis.

Encontrar links quebrados

Outra forma com a qual um escritório de consultoria contábil, por exemplo, consegue gerar backlinks é encontrando links quebrados.

São menções que direcionam os usuários para páginas que não existem mais ou que acusam erros. Ao encontrá-los, a marca pode oferecer um conteúdo que o substitua, contudo, é necessário usar algumas ferramentas para encontrá-los.

Ferramenta de busca de palavra-chave

Outra forma de conquistar backlinks é identificando conteúdos que mencionem o nome da sua marca. Trata-se de um método simples e que pode ser colocado em prática usando o próprio Google.

Uma empresa de reforma e construção, por exemplo, pode usar o Google Alerts e ser avisada toda vez que seu nome for citado na internet, por meio de e-mails.

Depois, basta conferir onde a menção foi feita e solicitar a criação de um link que direciona os visitantes para suas páginas.

Para encontrar essas referências, uma dica é variar a escrita das palavras-chave escolhidas, pois muitas pessoas podem escrever o nome da sua marca de forma errada.

Saber os backlinks dos concorrentes

Ao conhecer os backlinks da concorrência, você descobre em quais sites é vantajoso conquistá-los. E existem ferramentas que podem te auxiliar nessa busca.

Ao descobrir qual página de sua concorrente está conquistando uma menção, uma empresa de paisagismo residencial, por exemplo, pode produzir um conteúdo ainda mais relevante e atrativo.

É dessa forma que ela vai convencer o site de que o que ela produz tem mais qualidade e é muito mais confiável. Ou seja, tem mais autoridade e é mais indicada para ser mencionada por ele.

Conclusão

Estar presente na web é uma necessidade, mas nem sempre é fácil se destacar nesse ambiente. A internet é muito ampla e tem espaço para todo mundo, mas só é vista quem faz um bom trabalho.

Os backlinks são uma maneira de você provar para o Google e seus usuários que a sua marca é tão confiável que está sendo mencionada no site de outras.

Isso garante mais autoridade e uma presença mais sólida na web, que trará muitos benefícios para a sua empresa, inclusive, aumentando suas oportunidades de negócio e crescimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.