Estreitar a relação com consumidores é fundamental à empresa

 

A competitividade do meio digital gerou a necessidade das empresas em estreitar a relação com consumidores a partir de suas mídias que circulam na internet. Sabe-se que esses consumidores querem ser tratados de maneira individual e até especial.

O mercado digital é uma arena onde milhares de empresas tentam de diferentes formas chamar a atenção das pessoas, porém, muitas não sabem utilizar de uma das armas mais poderosas para vencer esse “combate”.

Estamos falando da interação pessoal entre empresa e cliente para fechar negócios e manter pelo maior tempo possível a presença deles em suas mídias digitais. Isso ocorre devido à obsessão de muitas empresas em querer apenas finalizar a compra.

Contudo, a compra de um produto só é efetivada quando uma série de outros fatores forem cuidados de forma específica para tratar de seus clientes de uma forma que acreditem que você não faça aquilo com todos, mas sim unicamente para eles.

E esse cuidado é o que chamamos de experiência do usuário, que é uma das formas mais efetivas de conquistar os clientes e mantê-los por perto durante longos períodos.  O interessante é que essas estratégias podem ser utilizadas por todos os segmentos.

Desde uma agência de marketing digital que ganha dinheiro vendendo soluções até fornecedores de produtos para pet shop devem se ater à maneira como tratam dos seus clientes.

Nesse artigo exploraremos as maneiras de como as empresas costumam estreitar suas relações com os clientes para atingir os objetivos citados acima.

Que tal utilizar blogs e vlogs?

Os blogs são utilizados há muito tempo como uma forte estratégia para interagir com mais frequência com os clientes e, por isso, até hoje são uma estratégia muito forte em que você transmite informação de qualidade e ainda divulga um pouco da sua empresa.

Existe muita curiosidade nas pessoas em saber como algumas profissões trabalham, além disso há também diversos profissionais que gostam de acompanhar o trabalho das empresas que se espelham por apreciarem o trabalho ou desejando aprender algo a mais.

Por isso, os vídeos de manutenção de caminhão, tornos mecânicos, montando pratos de cerâmica, desenhando projetos arquitetônicos dentre outros, estão sendo cada vez mais visualizados na internet, e esse contexto também pode ser ampliado para os textos.

A leitura de um conteúdo que vimos e gostamos, é uma leitura proveitosa, ensina e edifica algo em nossas vidas. Quando uma pessoa lê um texto de um blog e aprende algo irá querer a novidade para uma pessoa que compartilha dos mesmos gostos que ela.

Desse modo, você está divulgando a sua empresa apenas falando de assuntos que pratica todos os dias.

E já que você está ensinando seus clientes a, por exemplo, consertar caminhões, porque não montar um e-book simples, caso eles se inscrevem no site/blog, mostrando como é feita a troca de pastilha de freio?

Veja, você apresentou um conteúdo interessante a seu consumidor e, caso ele deseja saber um pouco mais, basta se inscrever no blog e preencher um formulário que receberá uma informação exclusiva e de graça!

Essa é uma das maneiras mais simples e diretas de conseguir aumentar seu banco de dados e passar a promover ações de marketing baseado no que foi feito.

Por fim, é preciso ter em mente que as pessoas acabam por acessar sites e blogs de confiança todos os dias e, muitas vezes, esperam ansiosamente pelos textos de seus escritores favoritos.

Nesse ponto, o blog se torna algo pessoal do seu consumidor. Assim, entendendo essa nova realidade, ele deve ser atualizado com frequência. Evite fazer tudo com muita pressa, pois é quase certo que o resultado final não sairá bom.

Newsletters e e-mail marketing são boas pedidas

Diariamente nossos e-mails são bombardeados de mensagens e promoções, mas por mais que muitos não gostem, sempre separamos um tempo para verificar um por um. E por mais incrível que pareça, sempre há algo que chama a atenção.

Imaginemos uma pessoa que acabou de se mudar para São Paulo vinda do Nordeste do Brasil e está buscando fazer o imposto de renda, mas não sabe onde encontrar uma contabilidade no ABC.

Em um determinado dia, recebe um e-mail ou uma mensagem de texto que fala sobre um escritório próximo a casa dele. Dentre as dezenas de e-mails, um deles chamou a atenção e ajudou essa pessoa.

Ocorre que as pessoas costumam se inscrever e assinar newsletters de empresas que já confiam ou ao menos compraram uma vez. Nesse caso, todo o primeiro exemplo da montagem de blogs e vlogs é reforçado.

Ao invés de enviar somente uma mensagem oferecendo algo, pense em alguma ação que possa chamar a atenção de forma positiva. Mostre dicas de como utilizar o seu produto e vá um pouco mais além.

Voltando para o exemplo do cliente que se mudou, já que ele se interessou por contabilidade, é provável que esteja precisando de uma advocacia condominial devido a mudança que fez recentemente.

Ocorre que saber das necessidades de seus consumidores e aproveitar as oportunidades criativas que seu produto ou serviço geram, é a melhor forma de estreitar os laços com seus clientes.

Não se esqueça das redes sociais

As redes sociais são um canal de interação entre as pessoas, então, já que estamos falando de um tratamento mais humanizado, por que não expandir sua área de atuação se comunicando com seus clientes nas diversas redes sociais existentes?

Cada rede social é composta por um perfil diferente, bem como cada empresa se adapta diferente a cada uma delas. Ramos de startups, como empresas de segurança patrimonial, podem se dar muito bem no Linkedin e não tanto no Facebook.

Enquanto uma empresa de marketing digital pode conseguir diversas interações no Instagram e TikTok. De todo o modo, é preciso identificar em qual tipo de perfil de rede a sua empresa se enquadra melhor.

Saber disso o ajudará a ter mais engajamento nas redes sociais e consequentemente interagir por mais tempo com seus clientes.

A dica é criar conteúdos parecidos com o blog, mas um pouco menos informativos e sempre incitando a discussão. As pessoas gostam de curtir, comentar e compartilhar, e essas ferramentas precisam ser bem utilizadas.

Pense que você estará fazendo um serviço de instalação elétrica, a eletricidade é todo o conteúdo que você quer transmitir a seus clientes. Você é o condutor da eletricidade e os clientes são aqueles que a utiliza da maneira como desejar.

Conteúdos das redes sociais são fáceis de serem vistos, printados e compartilhados. Não se esqueça também dos aplicativos de mensagem que estão sempre em alta no Brasil. Crie grupos de transmissão para clientes diferentes.

Invista em tecnologia para contatá-los via esses aplicativos e estreite seus laços com eles. Ofereça um serviço rápido e de qualidade.

Lembre-se da sua saúde mental e física

Lidar com pessoas é algo extremamente complicado, todos temos exemplos negativos em nossas vidas, mas isso jamais pode ser explicado para o seu ramo profissional. A questão é que o cliente sempre terá razão, por mais difícil que seja.

Uma pessoa que decide empreender sabe disso e se esforça diariamente, mas nem sempre estamos em dias bons, por isso é de extrema necessidade que você e seus sócios ou funcionários mantenham sempre a saúde física e mental em dia.

Imagine um advogado especialista em direito do consumidor que se estressa tanto quanto o seu cliente para lidar com os problemas que ocorrem todos os dias? Esse profissional não passará confiança e muito menos profissionalismo.

Estreitar os laços com o cliente é algo extremamente difícil de ser feito, por isso as pessoas que estiverem lidando diretamente com eles precisam estar sempre motivadas e com bom humor. Algumas dicas para isso são:

  • Pratique esportes com frequência;
  • Saia com amigos e familiares, desligue-se do trabalho;
  • Durma cedo e beba bastante água;
  • Pratique algum hobby.

Essas dicas são feitas para que você possa cuidar de seu relacionamento pessoal com o trabalho para evitar que sua vida pessoal interfira nos resultados profissionais.

Caso você esteja chorando com frequência, sem vontade de sair de casa ou até com medo de ir trabalhar, pode ser que esteja passando por problemas um pouco mais sérios. A dica é buscar por um profissional que lhe ajude a sair dessa situação.

Considerações finais

No artigo todo vimos diferentes formas de estreitar a sua relação com os clientes sem nem os vê-los pessoalmente, mas é preciso compreender que o trato físico também é importante, por isso, invista em cursos para seus colaboradores e treine-os.

A forma como seus consumidores serão tratados é exatamente a forma como eles falarão de você, por isso quanto melhor for abordagem, maiores as chances de tê-los novamente comprando de seus serviços e produtos.

Você errará algumas vezes, mas aproveite esses erros e aprenda com eles. O mais importante é reforçar que eles não ocorrerão novamente. A melhor coisa é quando o cliente entende que a empresa está batalhando por ele.

Seja mais uma dessas empresas, estreite os laços com os clientes por meio de todas as dicas que demos neste artigo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.