Como criar uma vantagem competitiva para o seu negócio

 

Trabalhar a vantagem competitiva do negócio é essencial para que ele cresça e se desenvolva. É dessa forma que ele sai na frente dos concorrentes e se diferencia no mercado.

Inclusive, já é do conhecimento da maioria, que os profissionais buscam estar sempre à frente na corrida mercadológica, e quando nos referimos ao mercado digital, as coisas não são diferentes.

Mesmo quando você acredita que tem um bom produto, quando para analisar sua viabilidade, acaba identificando que ele já está ultrapassado. Portanto, ser criativo e inovador não é tarefa fácil.

Então, se a empresa não tem essas características, não consegue mostrar a sua vantagem competitiva. Lembre-se, nessa corrida, vai se destacar aquele que sabe se diferenciar.

As empresas que não se sobressaem acabam caindo no ostracismo, o que explica porque muitas encerram suas atividades tão cedo.

Para se ter uma ideia da importância da vantagem competitiva, segundo um levantamento feito pelo IBGE, há anos o Brasil registra mais fechamentos do que aberturas de negócios.

Pensando nisso, nesse artigo vamos explicar o que é vantagem competitiva, seus benefícios, quais são as cinco forças de Porter e mostrar como criar sua vantagem competitiva. Leia o texto até o final.

O que é vantagem competitiva?

Atividade competitiva é qualquer ação, atividade ou processo de uma empresa que faz com que ela se posicione frente às demais. Também é a diminuição da capacidade de agir dos concorrentes, para que o negócio esteja em evidência em seu setor.

Em outras palavras, é tudo aquilo que destaca uma marca e faz com que ela seja lembrada pelo público, sendo escolhida na hora da compra.

Em marketing, uma ótica de óculos de proteção de grau, por exemplo, pode investir em growth hacking, um conjunto de estratégias que ajuda a encontrar brechas para definir as vantagens competitivas.

Assim, a empresa vai explorar o ambiente digital para identificar oportunidades de se destacar, sem precisar investir muito.

Para explicar a prática, como funciona a vantagem competitiva, vamos usar como exemplo uma plataforma e-commerce que acabou de ser criada, e ela negocia com seu fornecedor um valor unitário menor para determinado produto.

A economia conquistada com essa negociação gera vantagem competitiva para essa loja virtual. Assim, ela terá melhores condições para enfrentar os concorrentes.

Outro exemplo é o dono de um restaurante que adquire um software que melhora os processos internos do estabelecimento. Portanto, ao contrário de muitos concorrentes, ele está investindo em algo que aumenta a produtividade e a qualidade do negócio.

Tudo isso vai impactar na saúde financeira da organização, e os benefícios não param por aí. Eles também se resumem às seguintes situações:

Aumento do número de clientes

Por meio da vantagem competitiva, uma empresa terceirizada de limpeza, por exemplo, pode aplicar preços mais moderados. Isso faz com que o volume de vendas cresça e o número de clientes se multiplique.

Também existem outras razões que podem levar as pessoas a preferirem seus produtos, como uma imagem bem construída.

Mais clientes fidelizados

Quanto mais vantagem competitiva sua empresa tem, mais clientes consegue reter. E os recursos economizados podem ser utilizados no pós-venda.

Vários setores podem se beneficiar com isso, a exemplo do atendimento ao cliente, que também melhora a vantagem competitiva.

Aumento da receita

Se você souber usar as vantagens adquiridas, a receita também melhora. Os ganhos são decorrentes das vendas, da economia dos processos e do aumento do tíquete médio. E tudo isso faz com que a receita melhore consideravelmente.

Melhora do ROI

O ROI (Retorno sobre Investimentos) também melhora quando a empresa alcança uma boa vantagem competitiva por meio do marketing.

O objetivo da organização passa a ser ‘fazer mais com menos’, e a consequência disso é ter ações otimizadas e melhores resultados de modo geral.

Conheça quais são as cinco forças de Porter

Michael Porter é um professor de Harvard muito importante, que aborda a vantagem competitiva de maneira aprofundada. Portanto, um fabricante de produtos de limpeza para condomínios, assim como qualquer outra empresa, tem muito a aprender com ele.

Tanto que ele publicou um livro sobre esse tema, definindo alguns problemas que podem impactar a vantagem competitiva. E eles ficaram conhecidos como as cinco forças de Porter. São elas:

  1. Rivalidade entre concorrentes;
  2. Poder de negociação dos clientes;
  3. Poder de negociação dos fornecedores;
  4. Ameaça de entrada de novos concorrentes;
  5. Ameaça de produtos substitutos.

A primeira força é o principal tipo de competição, e está relacionada à rivalidade entre as empresas. A segunda diz respeito à capacidade de enxergar as necessidades dos consumidores e se adaptar a elas para atendê-las.

A terceira é importante porque sem fornecedores não é possível fazer bons negócios. Ademais, ele está relacionado a vantagem competitiva por conta dos acordos que podem ser feitos.

A ameaça de entrada dos novos concorrentes considera os players que adentram o mercado, e que têm como foco o mesmo público-alvo. Por fim, a quinta força leva em conta as soluções que podem substituir aquelas que você vende.

O que uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, pode tirar disso é que Porter procurou relacionar tudo aquilo que pode ser um diferencial em uma empresa, ou que merece atenção especial devido à ameaça que representa.

O posicionamento estratégico determina a competitividade, e com base nessa definição de Porter, existem três fatores que precisamos nos atentar.

O primeiro é o posicionamento baseado na variedade, onde se aplica a concepção de produzir algo único. Portanto, um diferencial em relação aos concorrentes.

Também temos o posicionamento baseado em necessidades, onde o foco é atender às necessidades do público, de acordo com seus desejos. O objetivo é segmentar o público.

Por fim, temos o posicionamento baseado no acesso, que se refere à segmentação apenas por clientes que podem adquirir o produto. Esse direcionamento pode se basear em dados geográficos, demografia ou informações mais específicas sobre os clientes.

Dicas para criar vantagem competitiva

Para criar sua vantagem competitiva, uma empresa de impermeabilização, assim como de qualquer outro ramo, pode investir nas seguintes práticas:

Garantir a qualidade do produto

Algumas empresas, para vender mais, acabam se esquecendo da qualidade de seus produtos. Entretanto, essa postura aumenta a dificuldade em fidelizar e reter os clientes.

Mesmo que o atendimento seja excelente, os prazos sejam bons e os preços atraentes, se não houver qualidade, dificilmente o cliente vai voltar a comprar. O primeiro passo para garantir a vantagem competitiva é investir na qualidade dos produtos e serviços.

Para isso, estude o mercado em relação às demandas do consumidor e como seu negócio está posicionado, para desenvolver produtos de acordo com as necessidades do setor.

Assistência diferenciada

O cliente pode até pesquisar sobre preço de laje treliça, mas o atendimento também é importante para ele. Assim sendo, o pós-venda merece atenção, para garantir uma experiência única para os consumidores.

Um pós-venda estruturado ajuda a fidelizar o cliente, mesmo após um erro interno. A empresa deve ter um setor exclusivo para ele, com comunicação em vários canais e linguagem adequada.

Buscar liderança de custos

O baixo custo está relacionado aos investimentos necessários para produzir e vender os produtos. Para garantir essa vantagem competitiva, é necessário liderar os custos e ter como foco a redução.

É assim que se oferece aos consumidores produtos com preços menores. Essa prática é muito comum entre lojas que vendem piso vinílico em promoção, vestuário, eletrônicos, produtos de beleza, entre outros.

Criar laços com os clientes

É importante que a companhia tenha uma relação amigável e harmoniosa com seus clientes, pois é uma excelente estratégia competitiva.

Mantenha contato frequente com seus clientes, não apenas em momentos convenientes. Envie e-mails para sua lista de contatos com novidades que possam impactar o dia a dia das pessoas e que estejam relacionadas ao seu mercado.

É uma forma de mostrar para os consumidores que sua marca valoriza a parceria. Isso ajuda na fidelização e na satisfação do cliente.

Ser inovador

Os clientes têm necessidades que nem mesmo eles reconhecem. Por isso, é importante estar atento às novas tecnologias e fazer com que sua empresa seja inovadora.

É dessa forma que se apresenta uma solução ao consumidor, que até então ele não sabia que precisava. Ademais, quando você identifica um novo mercado, seu negócio passa a ser pioneiro na comercialização de uma solução.

É isso que faz com que, por exemplo, um fornecedor de papel toalha inovador tenha menos concorrentes diretos.

Conclusão

Ter vantagem competitiva é ter uma característica exclusiva que nenhuma outra empresa do seu setor conseguiu. Os clientes percebem esse diferencial e se interessam por companhias que demonstram seu potencial.

Nesse artigo você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que forma pode trabalhar para criar a vantagem competitiva de sua marca, e sair na frente dos concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.