Marketing sensorial: aplique essa estratégia em seu negócio

 

O marketing sensorial tem como base estimular os cinco sentidos para atrair a atenção e o interesse dos clientes. Essa estratégia colabora com as vendas e com o desenvolvimento de um funil que trabalha a subjetividade e a personalização.

As empresas buscam, cada vez mais, estratégias de marketing que tornem a jornada de compra mais natural e com mais autonomia para o cliente.

Um exemplo disso é o marketing de conteúdo, e assim como ele, o marketing sensorial é uma ótima alternativa para os negócios. Quando os sentidos de uma pessoa são explorados, existem mais chances de fechar negócios e aumentar os resultados.

É durante o processo de compra que o consumidor entra em contato com o produto de maneira mais complexa. Portanto, ele não se satisfaz apenas em vê-lo em uma gôndola ou em um anúncio pela internet.

Apesar de as vendas online estarem em constante crescimento, permitir o contato direto entre produto e cliente, bem como aguçar os seus sentidos, é uma prática muito eficaz.

Por isso, nesse artigo vamos explicar o que é marketing sensorial, mostrar como explorar os cinco sentidos e destacar os benefícios dessa estratégia. Confira!

Entenda o que é marketing sensorial

Marketing sensorial é uma estratégia que tem como objetivo estimular os cinco sentidos do corpo humano, que são:

  1. Tato;
  2. Olfato;
  3. Visão;
  4. Audição;
  5. Paladar.

É dessa forma que a marca cria uma atmosfera perfeita de vendas para desenvolver um funil com foco na subjetividade. Os sentidos não estão diretamente ligados ao negócio. Isso porque a ideia não é investir em propagandas por carro de som ou criar um jingle.

O objetivo é fazer com que um fabricante de camisas personalizadas, por exemplo, desperte a necessidade de compra por meio de estímulos que causem sensação de bem-estar e desejo pela solução.

Eles podem ser desenvolvidos em conjunto, ou seja, trabalhando todos os cinco sentidos de maneira harmônica, ou selecionando aqueles que estão de acordo com as possibilidades e necessidades da empresa.

Os sentidos atuam na estratégia e são favoráveis para as vendas de diferentes maneiras. Por exemplo, o olfato remete a lembranças e, quando bem trabalhado, o cliente o associa à marca de maneira quase que instantânea.

Para uma padaria é fácil trabalhar esse sentido, mas se o seu negócio não for do ramo alimentício, não tem problema. As organizações que trabalham bem o branding, formam quem é a marca, como ela se comporta e a imagem que pretende passar para o mercado.

Com base nisso, uma empresa que vende, por exemplo, insumos para cerveja, pode reunir os aromas que tornam seu ponto de venda inesquecível.

O paladar também pode ser explorado por negócios fora do segmento alimentício. Por exemplo, em um consultório médico, oferecer um café pode tornar a espera pelo atendimento mais agradável.

Quanto à visão, esse é um dos sentidos mais poderosos e trabalhados pelas empresas, principalmente por meio da identidade visual.

Com isso, toda vez que o cliente ver as cores, fontes ou formas, vai se lembrar de uma marca que soube trabalhar bem esses elementos. Pense nas marcas mais famosas, com certeza, você se lembra em detalhes quais são suas cores.

O tato é um sentido mais complexo de ser trabalhado, mas em alguns setores, ele é essencial. Por exemplo, em uma loja de artigos para o lar, se o cliente puder tocar em um cobertor e sentir sua maciez, pode se convencer a comprá-lo.

Em uma loja de roupas, além de poder sentir o tecido, o próprio provador é um ambiente que precisa estimular o tato do cliente. Se ele mal consegue se mexer no espaço, sua experiência será negativa.

E no que diz respeito à audição, imagine entrar em uma loja sem música? Não é agradável e pode até desestimular a compra. Uma música agradável, de acordo com o público-alvo, torna o ambiente mais propício para comprar.

Como explorar os cinco sentidos no marketing sensorial?

Para trabalhar o marketing sensorial, seja um fabricante de buffet self service quente e frio ou qualquer outra empresa, pode explorar os cinco sentidos da seguinte forma:

Olfato

O nariz possui terminações nervosas que são estimuladas quando uma substância passa pela mucosa. Partículas das flores, por exemplo, chegam ao nariz e se dissolvem no tecido, e o cérebro recebe essa informação.

No marketing sensorial, vemos o olfato ser muito explorado por lojas de roupas, lojas de cosméticos e comércio de alimentos. Para usá-lo, uma loja de roupas infantis pode deixar no ar um cheiro doce, que lembre as guloseimas que as crianças gostam de comer.

Paladar

Por meio das papilas gustativas sentimos o sabor dos alimentos, o que causa a sensação de prazer quando nos alimentamos.

É mais fácil trabalhar esse sentido em estabelecimentos alimentícios. Mas ele também pode ser explorado em outras empresas. Por exemplo, empresas de segurança privada podem oferecer café e biscoitos para seus clientes durante uma reunião.

Visão

Nós enxergamos tudo por meio dos nervos ópticos que transmitem informações para o cérebro. Com relação a isso, é possível explorar o uso de cores e iluminação.

Por exemplo, um restaurante pode criar um ambiente mais intimista usando cores frias e luz de velas para a iluminação.

Tato

O tato não diz respeito apenas à palma da mão quando tocamos uma superfície. Ele também está relacionado às sensações de calor e frio, e até a dor. São estímulos impulsionados pelo sistema nervoso central, que são interpretados e correspondidos.

O tato pode ser amplamente explorado pelas estratégias de marketing sensorial. Por exemplo, uma empresa de coleta de lixo pode mostrar para o cliente seus equipamentos e deixar que ele os pegue para olhar mais de perto.

Audição

Por fim, a audição se dá pelo ouvido, que reconhece as ondas sonoras e as transforma em impulsos nervosos.

No que diz respeito ao marketing sensorial, ele pode ser explorado por meio de músicas em uma loja, de acordo com a identidade da marca e com as características de seu público-alvo.

Agora que você já sabe como estimular os cinco sentidos e trabalhar o marketing sensorial em seu negócio, no próximo tópico, vamos mostrar os benefícios dessa estratégia.

Conheça alguns benefícios do marketing sensorial

Quando um fabricante de cesta de alimentos, por exemplo, trabalha o marketing sensorial, consegue criar vínculos emocionais com o consumidor. Além disso, ele explora os seus produtos muito além das ações de praxe.

O marketing sensorial estimula o desejo de compra, sem que para isso a empresa precise empurrar o produto para o cliente.

Com isso, o consumidor se sente mais livre para escolher o que deseja comprar, o que acaba por fidelizá-lo e encantá-lo. Ademais, essa estratégia ajuda a desenvolver a identidade da marca, de maneira única e inovadora.

Essa estratégia funciona também porque ela foge da publicidade tradicional, ou seja, um fabricante de produtos para limpeza de piscina não precisa investir em mídia paga pela TV, por exemplo, o que costuma ser caro e, por isso, inacessível.

Sem contar que as transformações trazidas pela internet aumentaram ainda mais a competitividade no mercado. Assim sendo, aumentou muito a necessidade de gerar estratégias que pensem mais na retenção e atração de clientes.

Se você quer conquistar a confiança do público na era da informação, o melhor a se fazer é criar experiências genuínas.

Em outras palavras, ao invés de simplesmente apresentar o produto e falar sobre seus benefícios, eles podem ser compreendidos sob as perspectivas do próprio consumidor, sem nem mesmo precisar argumentar com ele.

Quando os cinco sentidos são bem trabalhados, eles podem causar sensação de aconchego, bem-estar e positividade. Isso acaba por gerar uma atmosfera favorável que ajuda a fechar negócios.

Um fabricante de produtos e materiais de limpeza, por exemplo, pode criar um ambiente e situações propícias, que fazem com que o cliente se lembre da empresa em qualquer lugar.

Se ele ouvir certo tipo de música, vai se lembrar; se sentir um cheiro específico, vai se lembrar; se visitar algum lugar com estética semelhante, vai se lembrar; e assim por diante.

Trabalhar o marketing sensorial é se tornar uma lembrança constante na mente dos consumidores. Mas assim como qualquer outra estratégia de marketing, ele precisa ser bem trabalhado e implementado.

Conclusão

Nem só de argumentos são feitas as vendas, e uma prova disso é o marketing sensorial, que tem como objetivo fazer com que o cliente perceba e entenda os produtos e serviços.

Também é com ele que se constrói a imagem do negócio e marca a mente das pessoas de maneira positiva. Então, se o seu objetivo é naturalizar e melhorar a jornada de compra, investir em marketing sensorial é o melhor caminho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.