Estratégias para o SEO de seu site

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que consiste em uma série de técnicas que visa melhorar a classificação do seu site nos buscadores, especialmente no Google

Aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa no Google é o desejo de muitas empresas com o seu site. Para isso, é fundamental melhorar o SEO, já que a otimização irá garantir a classificação da sua página e, assim, aumentar o tráfego orgânico.

Mas, o que é SEO? O que fazer para o Google reconhecer melhor o seu site? Este artigo irá responder essas perguntas, além de trazer estratégias para melhorar o SEO de seu site. Acompanhe a leitura!

O que é SEO?

O SEO é a sigla de Search Engine Optimization, em tradução, otimização para os mecanismos de busca. Ele consiste em uma série de técnicas, que visa melhorar a classificação do seu site nos buscadores, especialmente no Google.

De acordo com o Internet Live Stats, o Google processa mais de 40 mil pesquisas a cada segundo, 3,5 bilhões de buscas diárias e mais de 1,2 trilhão de consultas anuais. Ou seja, a concorrência é muito grande.

Por esse motivo, é preciso entender como os processos de rastreamento e indexação ocorrem no buscador e, desse modo, escolher as melhores estratégias SEO para obter um ranqueamento satisfatório.

Além de conhecer o funcionamento dos buscadores, é necessário levar em conta a intenção do usuário. Por exemplo, quando alguém pesquisa por “escritório contábil”, o objetivo é encontrar empreendimentos específicos, em uma determinada localização.

Sendo assim, o Google irá indexar as páginas que melhor respondem às dúvidas do usuário. Por isso, o algoritmo pode se alterar toda vez que se faz uma pesquisa.

Fora isso, é preciso considerar que há dois tipos de SEO: o on page e o off page. Leia sobre eles a seguir:

SEO on page

O SEO on page se refere aos fatores de ranqueamento que estão presentes dentro das próprias páginas web. Ou seja, as estratégias aplicadas no próprio site, para que o algoritmo do Google entenda que o seu conteúdo é relevante aos usuários.

Entre alguns exemplos de estratégias on page, destacam-se:

  • Produção de conteúdo relevante;
  • Emprego de palavras-chave;
  • Otimização da URL;
  • Uso de imagens no material;
  • Entre outros.

Normalmente, grande parte dos planejamentos de SEO se concentra majoritariamente em campanhas on page. Mas é necessário ter atenção também às técnicas off page.

SEO off page

Os fatores de SEO off page consistem em elementos fora da sua página, mas que mostram a referência do seu site em relação ao restante da web. Ou seja, o SEO off page irá otimizar a autoridade da sua página diante dos usuários e de outros sites, tendo como principal objetivo a aquisição de backlinks.

Diante disso, algumas estratégias off page são:

  • Quantidade de menções;
  • Diversidade dos backlinks;
  • Contexto dos links citados;
  • Referências à sua página.

Desse modo, se a página recebe muitos visitantes, mesmo que oriundos de outros sites, o algoritmo do Google também irá melhorar a classificação do seu conteúdo. Vale dizer que os backlinks devem oferecer uma experiência positiva ao usuário. Por exemplo, em um texto com dicas de como economizar pode trazer uma menção que redireciona o leitor ao site de uma consultoria contábil e financeira.

Segundo o levantamento da Backlinko, a aquisição de backlinks está entre os três principais fatores de ranqueamento do Google. Por esse motivo, mostrar o seu relacionamento com o restante da web é fundamental para a classificação do seu site.

5 estratégias de SEO para melhorar seu site

Compreendendo o SEO, fica mais fácil pensar em estratégias viáveis para o ranqueamento do seu conteúdo. Abaixo, confira algumas iniciativas que podem ser aplicadas no seu site.

1 – Defina o público-alvo

O primeiro passo é saber para quem se está escrevendo. Muitos estrategistas produzem conteúdos apenas para o algoritmo do Google, mas isso pode não ser a melhor alternativa para aumentar a classificação.

Afinal de contas, quem consome o material do seu site são os usuários. Por isso, se o objetivo é produzir um blog post sobre ferramentas manuais para marcenaria, é preciso verificar as características do público-alvo, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Nível socioeconômico;
  • Escolaridade;
  • Localização;
  • Entre outros.

Quanto mais dados a respeito da audiência, mais direcionado é o seu conteúdo e, portanto, a experiência de leitura tende a ser muito positiva.

2 – Use palavras-chave relevantes

O uso de palavras-chave é a estratégia de SEO mais conhecida no marketing digital. De forma resumida, elas consistem nos termos mais buscados pelos usuários no Google. Por isso, ao empregá-los no seu conteúdo, é possível melhorar a classificação.

No entanto, é necessário encontrar as palavras-chave relevantes para o seu conteúdo. Por exemplo, empresas de frete internacional podem usar alguns termos como: “transporte internacional de mercadoria”, “transporte internacional de cargas”, etc.

É importante verificar que os termos devem ter relação com o nicho de atuação do seu negócio, ou então, fazer sentido para os usuários. Para ajudar na busca, existem algumas ferramentas, como o Keyword Planner, o Google Search Console, entre outros.

3 – Prefira palavras-chave long tail

As palavras-chave devem ser definidas de acordo com a jornada de compra do cliente. Ou seja, quanto mais próximos de fechar negócio, os termos devem ser ainda mais específicos.

Em geral, essas palavras tendem a ser mais longas, daí o nome “long tail” (cauda longa). Elas têm baixo volume de pesquisa, porém alta probabilidade de conversão. Por isso, conseguem posicionar facilmente a sua página no topo dos resultados orgânicos.

Um exemplo de palavra-chave long tail é: onde fazer exame admissional. Percebe-se que o termo é bastante específico, indicando um interesse pontual do usuário. No entanto, a conversão tende a ser muito maior.

4 – Organize as heading tags

As heading tags nada mais são que os títulos e intertítulos do seu conteúdo. Elas estão diretamente relacionadas à otimização do código e, por conta disso, devem ser organizadas de modo hierárquico e, normalmente, tendo uma palavra-chave.

Para a organização, é necessário lembrar que:

  • Existe apenas uma H1 na página;
  • O H1 é sempre o título principal;
  • Os H2 são os subtítulos;
  • Os H3 são os intertítulos dos subtítulos.

Vale a pena considerar a relevância dos assuntos tratados. Por exemplo, em um texto sobre terceirização de serviços de limpeza, o H2 pode ser: “Quais são as principais atividades de limpeza?” e, os H3 trariam o nome de cada atividade.

5 – Tenha um site responsivo

Hoje em dia, 50% dos usuários começam uma busca através de um dispositivo móvel, especialmente um smartphone, conforme dados da Inet Solutions. A perspectiva é que esse número cresça, dado o aumento expressivo de aparelhos em todo o mundo.

Por esse motivo, desde 2015, um dos principais fatores de ranqueamento do Google é justamente a responsividade, isto é, a capacidade de navegação em dispositivos em telas de quaisquer tamanhos.

Afinal de contas, se alguém entra no site de uma agência de recrutamento pelo celular e se depara com uma plataforma totalmente travada, é bem provável que o usuário abandone completamente a página.

Como se destacar da concorrência?

Embora o SEO ofereça várias possibilidades para as empresas que querem melhorar a sua relevância e autoridade no mercado, também é preciso considerar a grande concorrência na internet. Por esse motivo, não basta investir nas estratégias de SEO, sem pensar em formas de se destacar. Para isso, algo fundamental é investir na produção de conteúdo relevante, com informações curiosas e valiosas ao público.

Afinal de contas, o leitor pode se deparar com inúmeros sites de empresas de tradução, mas terá mais confiança em uma página que compartilha materiais ricos sobre o assunto.

Também vale a pena considerar a localização. De acordo com o próprio Google, 28% das buscas por algo localizado nas proximidades resultam em uma compra. Por conta disso, destacar a proximidade da sua empresa é um ponto crucial para converter os usuários.

Pense que muitas pessoas podem procurar por um serviço ou produto específico enquanto estão fora de casa. Desse modo, haverá uma preferência para os pontos estrategicamente localizados, que podem ser pesquisados diretamente no Google Maps.

Conclusão

Investir em marketing digital se tornou uma obrigação para as empresas contemporâneas, dado o avanço da internet e a multiplicação de canais online para divulgação, comunicação e relacionamento com o cliente.

No entanto, é preciso considerar investimentos assertivos, como o SEO. A otimização para os mecanismos é extremamente valiosa, até porque o Google é um dos gigantes na internet. Sendo assim, aparecer entre os primeiros resultados é a chance de aumentar o tráfego orgânico e, consequentemente, a conversão.

Além do mais, o ranqueamento influencia diretamente na autoridade do seu site. Quanto mais bem localizado entre os buscadores, maior é a confiança do público e, portanto, o reconhecimento do seu negócio no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.