Como trabalhar com o Google Ads

Google Ads, uma ferramenta oferecida pelo Google para que as pessoas interessadas em promover os seus produtos consigam aumentar a sua viabilidade e os seus lucros

Quem conhece o marketing digital e sabe da importância de se promover um negócio na internet precisa entender como trabalhar com o Google Ads, tendo uma ferramenta interessante de divulgação online. Com a facilidade de acessar o mundo virtual e fazer os mais variados tipos de pesquisa, é cada vez mais comum que as pessoas prefiram procurar por produtos e serviços online.

Dessa forma, além de encontrar as mais variadas opções, é possível encontrar bons preços e prazos de entrega rápidos, que vão atender as necessidades do usuário. Levando em consideração que quem está buscando por empresas de consultoria ambiental utiliza o Google para isso, é fundamental que os negócios que queiram crescer marquem presença no buscador, para que sejam encontrados nos resultados de pesquisa.

Há uma série de elementos que contribuem para isso: as técnicas de otimização, o uso de palavras-chave, as linkagens, etc. Vários deles se enquadram em estratégias orgânicas, que podem demorar algum tempo para trazer resultados.

Nesse cenário surge o link patrocinado, também chamado de Google Ads, uma ferramenta oferecida pelo Google para que as pessoas interessadas em promover os seus produtos consigam aumentar a sua viabilidade e os seus lucros.

Por isso, saber como utilizá-lo é fundamental para que se tenha melhores retornos com o investimento em marketing digital, de modo que o estabelecimento consiga atingir os objetivos em relação à divulgação online.

Se você reconhece a importância do Google Ads e quer utilizá-lo no seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

O que é o Google Ads?

Quando você faz uma pesquisa no Google para encontrar empresas de persianas, os resultados da busca sempre oferecem uma página com uma lista de opções. Os links que aparecem logo no início do layout são aqueles que utilizam o Ads para conquistar um bom posicionamento e terem um maior número de acessos vindo das pesquisas feitas no buscador.

Por isso, o Google Ads é uma forma eficaz de anúncio na internet, de modo que a empresa que faz o investimento na ferramenta será vista com prioridade no buscador, conquistando clientes mais facilmente.

Para iniciar, o Google Ads oferece diferentes objetivos, como direcionar o público para o site da sua empresa, atrair mais visitantes para a loja física ou aumentar o número de chamadas do estabelecimento. Sendo assim, a depender das metas de publicidade do seu negócio, utilizar o Google Ads para alcançá-las pode ser essencial.

Os benefícios do Google Ads

Uma empresa de móveis planejados que decida investir no Ads pode colher diversos benefícios com ele, sendo alguns dos principais:

  • Métricas precisas;
  • Alcance ilimitado;
  • Possibilidade de anunciar em diversas plataformas;
  • Realizar testes.

Quando se utiliza o Ads é possível acompanhar as métricas dos seus anúncios, sabendo com esses dados quais deles estão com melhor desempenho e quais precisam ser otimizados. Além disso, o Google Ads possui alcance ilimitado, de forma que quem quer anunciar um serviço pode ser visto por diferentes pessoas em qualquer lugar do mundo.

Outra vantagens que ele traz é a de poder anunciar em várias plataformas, o que garante maior assertividade para uma empresa de rolamentos que identificou que parte do seu público-alvo está presente no YouTube, por exemplo. A realização de testes também é uma alternativa, possibilitando que a empresa faça as adaptações necessárias para que o anúncio ofereça os resultados desejados.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios do uso do Ads, que podem ser visto também no custo da ferramenta, sendo personalizado de acordo com o orçamento e as metas do seu negócio.

As plataformas e as funcionalidades do Google Ads

Para saber em quais das principais plataformas vale a pena anunciar o seu negócio, é importante conhecer algumas das principais e como elas são utilizadas. Com isso, é possível identificar a sinergia de anunciar serviços de engenharia mecânica em cada uma delas, otimizando os retornos recebidos com esse tipo de publicidade.

01. Rede de pesquisa

Os anúncios que são exibidos em destaque dentro dos resultados de pesquisa, sejam do Google ou de sites parceiros, são enquadrados na rede de pesquisa. Eles geralmente ficam nas primeiras posições da página, mas quando há uma demanda excedente de empresas que utilizam uma palavra-chave como “raspagem de tacos”, eles também ficam posicionados nos últimos links exibidos nos resultados.

Além do Google, a rede de pesquisa conta com parceiros como os grandes portais de notícias ou de pequenos sites afiliados à plataforma. Quem utiliza a rede de pesquisa tem como retorno a exibição do seu link para os usuários que pesquisam sobre produtos ou serviços no Google, de maneira que as chances de impactar essas pessoas são maiores.

02. Rede de display

A rede de display do Google Ads é exibida em vários locais, tanto em sites dos mais variados nichos, como também nos do próprio Google e em aplicativos diversos. Um anúncio desse tipo pode ser feito de diferentes maneiras: em vídeo, por texto, por gráfico, ou até mesmo em mídia interativa.

Esse tipo de anúncio pode trazer alguns benefícios interessantes, já que ele pode impactar uma pessoa que pode estar no momento de compra. Um exemplo disso pode ser o de um proprietário de uma gráfica, que decide trabalhar estampando peças de roupa no seu negócio. Para isso, ele pode utilizar o Google e fazer uma pesquisa sobre o segmento, encontrando artigos em blogs sobre o assunto.

Pode ser que nesse momento ele seja impactado por banners dentro do site, com o anúncio de fornecedores camisetas lisas, encontrando ali mesmo o material que ele precisará adquirir para começar o seu novo serviço. Nesse caso, a assertividade pode ser maior, já que é possível selecionar as características do público que se deseja impactar.

Além disso, tal como na rede de pesquisa, o orçamento da campanha pode ser gerenciado de perto, acompanhando métricas e verificando a necessidade de investir mais em uma determinada ação de publicidade.

03. YouTube Ads

O número de usuários do YouTube é cada vez maior, o que faz com que a plataforma se torne um local propício para investir em Google Ads. Se antes os espectadores utilizavam a plataforma para ouvir música ou assistir clipes, hoje os conteúdos acessados no YouTube são os mais variados possíveis, tanto informativos quanto de entretenimento.

Os tutoriais, as aulas e palestras são exemplos dessa realidade, mostrando que existem pessoas buscando por soluções também nessa plataforma. Não à toa, o YouTube já possui mais de 2 bilhões de usuários, segundo dados do próprio site, e por isso se tornou um dos canais principais de Google Ads. Ali são disponibilizados diferentes formatos de anúncio: banner, ativos de vídeo, InVideo, In-Stream padrão, TrueView, etc.

Assim, uma fábrica de portões automáticos que deseja aparecer para o seu público-alvo na plataforma pode encontrar opções e selecionar aquela que faça mais sentido para a sua audiência.

04. Google Shopping

Para as empresas que trabalham com a venda de um grande número de produtos, como é o caso dos e-commerces, a solução mais adequada para promover o negócio pelo Ads é utilizar o Google Shopping. Isso porque, com ele, é possível promover os itens vendidos na sua loja, aumentando o tráfego para a página ou mesmo para o endereço físico do estabelecimento, enquanto se consegue gerar leads qualificados.

Depois de enviar os dados dos produtos via Google Merchant Center, o Ads cria anúncios dinâmicos, que são exibidos na rede de display conforme a busca feita pelo público. Nesse caso, eles também são exibidos com fotos para os usuários, ajudando o e-commerce a vender mais.

Com essas opções de plataformas para utilizar o Google Ads, é possível selecionar aquela que oferece as melhores características para os seus anúncios, conseguindo assim resultados bastante positivos com a publicidade do seu negócio.

Dicas de criação e implementação de anúncios

Se você já entendeu o potencial do Ads para o seu negócio, conhecer dicas sobre o recurso pode ajudar no desempenho do seu anúncio, garantindo uma maior visibilidade da sua empresa nas pesquisas realizadas pelos usuários. Algumas delas são:

  • Destacar os diferenciais do produto oferecido;
  • Utilizar chamadas para a ação (call-to-action);
  • Incluir palavras-chave relevantes no anúncio;
  • Utilizar todas as extensões e plataformas possíveis;
  • Realizar testes.

Como em todo bom anúncio, é indispensável destacar o que o seu produto pode oferecer para suprir as necessidades do cliente, de maneira que ele queira efetuar a compra rapidamente. Além disso, o uso do CTA pode ser um fator determinante para melhorar o tráfego do seu site, atraindo os usuários para uma visita e, consequentemente, a realização de novas vendas.

A escolha de boas palavras-chave também é um fundamental no desenvolvimento dos anúncios, de maneira que quando um potencial cliente da sua marca faz a busca no Google utilizando a expressão que você inseriu no Ads, ele verá a sua página nos resultados.

Vale lembrar não há restrições no uso de várias plataformas ao mesmo tempo, de modo que você pode utilizá-las como preferir. Sendo assim, quantas mais forem utilizadas, melhores os retornos.

Por fim, não deixe de avaliar constantemente os seus anúncios, fazendo os testes necessários e adaptando cada um deles, de maneira que eles possam ter uma performance cada vez mais positiva. Dessa forma, depois de conhecer melhor o Google Ads e apostar nessa ferramenta para otimizar o seu negócio, certamente o crescimento da sua empresa será muito mais rápido e assertivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.