Conheça as estratégias digitais mais assertivas do mercado
- 9 de dezembro de 2020
- Agência de marketing digital
Já não é segredo para ninguém como a internet se tornou indispensável na rotina de cada um de nós, e como isso pode impactar os resultados de uma empresa. Mas será que ela sabe quais são as melhores estratégias digitais para aplicar?
De fato, as opções são muitas. E sempre que isso ocorre o resultado final pode ser a confusão, bem como a falta de um norte a ser seguido de maneira assertiva, eficiente e que realmente traga resultados no curto, médio e longo prazo.
Se uma empresa ou marca decide simplesmente “atirar para todo lado”, ora investindo em marketplace, ora nas redes sociais, depois nos motores de busca, sem um planejamento que justifique as apostas, certamente não chegará a um resultado sustentável.
O que garante um retorno sólido e satisfatório é, sem dúvida, um planejamento que seja capaz de compreender cada funcionalidade na qual o negócio investe seu tempo (com dedicação e criatividade), e seus valores, em anúncio e patrocínio.
Por isso mesmo, é muito comum ouvir falar em empresas que tentaram marcar presença na esfera digital, mas acabaram desistindo no meio do caminho. É possível que algumas considerem que a culpa é da internet. Mas sinceramente, será que é isso mesmo? Ou é a falta de conhecimento estratégico que faz uma campanha ou negócio digital não prosperar? Até porque, hoje existem empresas que não apenas investem na web, mas vivem apenas dela, já que nem sequer contam com loja física ou estabelecimento.
Um exemplo disso tudo são as redes sociais. Só de focarmos nessas mídias, já notamos que há todo tipo de propostas, e opções para todos os gostos ou necessidades. Na prática, o que isso quer dizer é que fica mais difícil conseguir performar.
Ou seja, se a pessoa ignorar a proposta central de cada mídia social, ela não vai conseguir impactar o público ali presente, por não “falar a língua dele”. Lembrando que algumas redes focam em textos, outras em fotos, outras ainda em vídeos, e daí em diante.
Além disso, a democratização que a internet trouxe é incrível. É só pensarmos no acesso que a maioria das marcas tinha à televisão, que era muito relativo. Hoje a maior vitrine do mundo são os motores de busca, e qualquer um pode ter destaque ali.
Porém, na prática, isso que é outra vantagem da estratégia digital, no fundo também acaba criando mais concorrência e saturando alguns segmentos, tornando mais difícil conseguir uma boa performance que traga o resultado esperado. Sendo assim, se você quer saber como realmente expandir sua marca, conseguir um fortalecimento no mercado, aumentar sua base de leads e conseguir mais clientes por meio das estratégias digitais mais assertivas do mercado, basta seguir adiante na leitura.
Sobre marketing de conteúdo e autoridade
Se tem algo que representa as estratégias digitais de maneira bastante emblemática, por mais que haja tantas opções na internet, é o marketing de conteúdo. No fundo, a filosofia por trás dele é a que deve ser aplicada em todos os demais esforços.
Se antes uma empresa de pintura predial precisava distribuir panfletos, ou anunciar em outdoors e rádios da região, hoje esse esforço não basta. Ele se trata do que chamamos de outbound marketing, que é a prospecção ativa.
O foco ali é uma publicidade que está “em saída”, ou seja, que vai atrás dos clientes de maneira comercial. São as famosas propagandas apelativas, centradas em promoções arrasadoras e nas vantagens do produto ou serviço.
É claro que o outbound é eficiente, tem sua razão de ser e sempre será utilizado pelas empresas. Não se trata de colocá-lo em detrimento, mas seu oposto, o inbound marketing (prospecção passiva), é o que tem conquistado o coração do público atual.
Aí é que entra o marketing de conteúdo como uma das mais poderosas estratégias digitais da atualidade. Uma dica de ouro para fazê-lo com eficiência é entender que a marca não está “em saída”, mas justamente, “em entrada”.
Assim, uma empresa de câmeras de segurança, antes de fazer promoções malucas, simplesmente cria conteúdos gratuitos que servem de isca para o público se aprofundar na solução prestada, seja por blog ou pelas redes sociais. Eles, além de gratuitos, precisam ser originais e relevantes, capazes de ajudar as pessoas a resolverem uma dor específica. Com o tempo, quando o lead estiver maduro, certamente vai comprar de você, que provou sua autoridade no mercado.
Por dentro dos blogs e do e-mail marketing
Depois de provar sua autoridade no mercado digital, certamente sua empresa começará a atrair cada vez mais visitantes, leitores e leads. Contudo, o marketing digital não funciona se o funil de vendas não for acelerado pelas suas estratégias.
Desse modo, o primeiro grande passo que uma empresa holding familiar pode dar é o de abrir um blog, com textos que expliquem para o grande público o que essa solução oferece (que é um modo de blindar o patrimônio familiar de alguém). Assim, as etapas que os leads precisam avançar no funil são as seguintes:
- Topo do funil: conteúdos gerais;
- Meio do funil: artigos aprofundados;
- Meio do funil: e-mails, landing pages;
- Fundo do funil: fechamentos.
De fato, o que faz muitas empresas não terem resultado é que elas simplesmente criam conteúdo sem estratégia, e não sabem como acelerar o processo comercialmente. Com isso, o blog cai na dispersão, os clientes não vêm e o resultado segue negativo.
Então, depois que uma administradora de condominios industriais consegue captar leads pelo blog, ela precisa investir em e-mail marketing, landing pages e outras estratégias que vão conduzir a contraparte até o fechamento.
Ainda há empresas que fazem essa última etapa offline, ligando para o cliente ou agendando uma reunião de venda. Depende muito do tipo de produto ou serviço oferecido, mas mesmo nesses casos as estratégias digitais é que criaram a oportunidade.
O poder dos grandes motores de busca
Não é possível falar em blogs e marketing de conteúdo sem falar nos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. Basta pensar em quantas vezes no dia você utiliza um desses, não é mesmo?
Mas afinal, quando alguém pesquisa algo como serviço de terraplenagem, por que alguns sites aparecem na primeira página, e outros não? Bem, há dois modos de conseguir o destaque que você precisa ter: a otimização e os anúncios.
O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Motores de Busca, ajuda você a formatar seus conteúdos de acordo com os parâmetros que essas plataformas exigem. Assim, seu blog vai conseguir uma posição cada vez melhor.
Já os links patrocinados consistem em anúncios pagos, e colocam seu blog em destaque no topo das buscas. Nessa modalidade o retorno é mais rápido, sem dúvida, porém não pense que isso dispense a necessidade de ter bons conteúdos.
Certamente, se você pegar duas empresas de consultoria ambiental, aquela que tiver um site melhor estruturado de acordo com os algoritmos dos buscadores, será melhor ranqueada, o que vai trazer mais leads e mais oportunidades gerais. Imagine uma vitrine, qual produto vende mais, o que está na frente e no meio, ou aquele que está escondido embaixo, no fundo? Por isso mesmo, invista nessa estratégia digital o que você tem de melhor, e os resultados virão.
Onde as redes sociais entram nisso tudo?
Hoje em dia, a maioria dos usuários da internet, quando não está nos buscadores, está nas redes sociais, não é mesmo? Deixamos essa dica por último por uma razão bem simples: aqui, o conteúdo é tão importante quanto nos outros casos.
Sim, o primeiro passo para uma fábrica de camisetas lisas para sublimação conseguir os melhores resultados com a estratégia de social media é escolhendo uma rede social que tenha mais sinergia com o seu segmento. Nesse caso, aquelas que priorizam imagens, fotos e vídeos tendem a explorar melhor as camisetas, não é mesmo? Em outros casos, pode ser que textos curtos (ou longos) cumpram melhor o papel, então pense nas mídias que atuam desse modo.
Já na área das empresas de contabilidade, as redes sociais de troca de mensagens instantâneas podem ajudar no pós-venda. Enfim, o segredo é, mesmo que você decida marcar presença em todas as redes, eleger uma como sendo a principal.
Assim é que você vai gerar os melhores conteúdos, e é isso o que vai fazer com que o seu público engaje, curta e compartilhe, cumprindo aquilo que está no centro de qualquer estratégia de social media. Desse modo, fica claro que com essas estratégias e dicas que demos acima qualquer marca pode se tornar mais assertiva na esfera digital, melhorando seus resultados no curto, médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.