Entenda como funciona o outbound marketing 2.0

O outbound marketing 2.0 chegou para revolucionar essa estratégia que já era muito usada e benéfica para diversas empresas dentro do mercado, trazendo ótimos resultados para qualquer tipo de negócio.

Com o surgimento do marketing digital, fomos apresentados a um universo gigantesco e repleto de estratégias, plataformas e canais diferentes para abrir sua própria empresa e obter bons resultados com ela.

Se antes era quase impossível aumentar a visibilidade de uma empresa com pouco custo, com o marketing digital isso só não é possível, mas como também é bem mais simples e rápido, podendo até mesmo ser aplicado em sua empresa de locação de computadores.

Dentre tantas e tantas estratégias inovadoras que prometiam resultados exorbitantes para as empresas, o outbound marketing se destacava devido a sua maneira diferente e muito estratégica de adotar novos clientes.

Sabemos bem que manter os resultados de uma empresa está longe de ser um trabalho fácil, é preciso muito esforço, dedicação, paciência, perseverança, e claro, estratégias certeiras para atrair o seu público-alvo.

E assim como diversas outras estratégias dentro do marketing digital, o outbound também passou por uma atualização e ganhou a sua versão 2.0, que conta com vertentes ainda melhores justamente para potencializar a quantidade e qualidade dos seus resultados.

Seja o seu negócio uma empresa de consultoria administração empresarial ou até mesmo uma pequena loja de produtos de beleza, o outbound é uma estratégia versátil e que pode ser usada por qualquer segmento de negócio que queira bons resultados.

Por isso, hoje iremos abordar sobre este conceito que já está fazendo toda a diferença no mercado e promete abranger ainda mais empresas com o objetivo de trazer inovações e resultados de qualidade para as marcas.

Conheça o outbound marketing 2.0

O outbound marketing tradicional já era uma ótima estratégia, porém, com o passar do tempo e o surgimento de novas estratégias dentro do marketing digital, ela começou a ser pouco utilizada dentro das empresas.

Enquanto o outbound tradicional defendia a propaganda externa da marca, por exemplo, através de anúncios na internet e até mesmo comerciais na televisão, a versão 2.0 já traz algo mais segmentado para o seu público.

Hoje em dia, até mesmo uma empresa de máquinas e equipamentos para industria alimentícia que utiliza o outbound marketing 2.0, sabe muito bem que já não basta apenas colocar um anúncio de vendas na internet, é preciso segmentá-lo.

E quando falamos em segmentação, nos referimos a escolha de um nicho e objetivo com o seu produto ou serviço, isso para que você consiga atrair o público ideal para comprar o que a sua marca oferece.

Um dos grandes problemas do outbound marketing tradicional era justamente a grande abrangência nas estratégias com o objetivo de captar o maior número de clientes possível, mas nem sempre quantidade significa qualidade.

O outbound marketing 2.0 defende a ideia de estratégias mais segmentadas para o seu nicho de mercado e para o seu público-alvo, justamente para que os seus resultados sejam mais qualificativos para a marca e também para o cliente.

Diferença entre inbound e outbound marketing

Desde uma rede de padarias que vende pão francês congelado para assar até um pequeno lojista, em algum momento já devem ter ouvido falar sobre o inbound marketing.

Por mais que possua um nome semelhante ao outbound, eles possuem conceitos e propostas completamente diferentes, e iremos explicar sobre elas para que você não se confunda de hoje em diante.

O inbound marketing é uma estratégia focada na ideia de fazer o cliente encontrar a sua marca dentro do universo digital, normalmente, isso acontece a partir da produção de conteúdo feita pela empresa em seu site ou até mesmo nas redes sociais.

Não é à toa que a palavra começa com IN, que em inglês significa para dentro, ou seja, é uma estratégia voltada para a produção de conteúdo interno com o objetivo de fazer o cliente encontrar o seu negócio em algum momento.

Nesse caso, para um cliente encontrar a sua empresa de terceirização recepção, por exemplo, ele precisará apenas pesquisar sobre algo relacionado a ela que encontrara a sua marca, isso é o inbound marketing.

Agora, quando falamos do outbound marketing, nos referimos a uma estratégia que tem como objetivo levar a marca para o maior número de pessoas possível, e não esperar que eles apareçam inesperadamente.

Por isso, algumas das principais táticas do outbound marketing, que mais vemos no dia a dia e que mais geram resultados para as empresas são:

  • Comerciais na rádio e na TV;
  • Anúncios nas redes sociais;
  • Ligações de telemarketing;
  • E-mails com promoções;
  • Mensagens com descontos, entre outros.

Isso significa que o outbound possui como objetivo principal, levar o produto ou serviço para as pessoas através dos diversos canais de comunicação existentes, e não apenas esperar que eles surjam para comprar o que é oferecido.

E com o surgimento do outbound marketing, tanto uma empresa de contabilidade especializada em TI quanto um pequeno comércio de bairro conseguem utilizar o universo digital para captar clientes para a sua marca.

Benefícios do outbound marketing 2.0

Agora que você já conhece bem o conceito de outbound marketing 2.0 e suas principais diferenças com o inbound, chegou o momento de conferir alguns dos benefícios dessa estratégia para o seu negócio. Confira:

Clientes mais segmentados

De nada adianta ter muitos clientes se eles não são segmentados, ou seja, se eles não estão de acordo com o que a sua marca oferece. Se uma pessoa está a procura de uma cama para casal, por exemplo, por que ela iria comprar um jogo de cozinha? Não faz sentido.

Por isso, o outbound auxilia não apenas na captação de mais clientes, mas na captação de clientes segmentados, que, consequentemente, terão mais chances de comprarem o que você oferece.

Mais vendas

Com clientes mais segmentados, torna-se ainda mais simples aumentar as vendas do seu produto ou do seu serviço, seja uma admissão temporária de máquinas usadas ou até mesmo uma mentoria individual sobre finanças.

Isso porque o outbound traz os clientes ideais para você, ou seja, aqueles que estão realmente interessados em consumir o que você oferece. Dessa maneira, torna-se quase impossível não vender mais.

Melhor imagem da marca

A imagem de uma marca é essencial para que ela construa uma boa reputação dentro do mercado e garanta bons resultados e a satisfação dos seus clientes, e o outbound também é um grande aliado nesse quesito.

Isso porque, com clientes bem segmentados e o aumento das suas vendas, torna-se ainda mais simples atrair bons depoimentos e feedbacks que poderão ser utilizados para fortalecer a imagem da sua marca e aumentar a sua boa reputação dentro do mercado.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do outbound marketing 2.0, que promete trazer ainda mais vantagens para quem aplicar este conceito em seu negócio, independente do segmento.

Táticas de outbound marketing 2.0

Partindo para a parte prática, selecionamos algumas táticas do outbound marketing 2.0 que você pode utilizar até mesmo na sua empresa de capa de chuva ou seja qual for o seu negócio. Confira:

1.   Anúncios online

Hoje, com a chegada das redes sociais, anunciar a sua empresa dentro do ambiente online se tornou mais simples do que nunca, além delas serem plataformas de fácil usabilidade, ainda entregam um ótimo alcance e resultado.

Por isso, conhecendo bem o seu público-alvo e sabendo em quais plataformas digitais eles mais estão presentes, invista em anúncios dentro delas, pois a chance de trazer clientes qualificados para a sua marca será ainda maior.

2.   Envio de e-mails

Os e-mails ainda são ótimas ferramentas de comunicação e essenciais quando o assunto é captar e fidelizar clientes para a sua marca, ao mesmo tempo que ele se trata de uma ferramentas formal, pode ser usada também para uma comunicação mais despojada.

Sendo assim, conhecendo bem o seu público-alvo e o segmento do seu produto ou serviço, estruture e-mails que motivam esse público e os convença a comprarem o que a sua marca oferece.

3.   Mensagens personalizadas

Vivemos na geração da troca de mensagens, se antes era difícil enviar um SMS, hoje, uma das coisas mais fáceis de se fazer é enviar uma mensagem através do WhatsApp ou qualquer outra rede social que possua essa opção.

Sendo assim, use isso ao seu favor e personalize mensagens para os seus clientes e possíveis clientes, entrando em contato com uma abordagem que irá cativá-los e incentivá-los nas decisões de compra.

4.   Contato telefônico

Por mais que muitas pessoas ainda possuam um certo preconceito com o contato telefônico, não há como negar que ele é um dos melhores para se obter uma comunicação direta, objetiva e fácil com quem quer que seja.

Por isso, incentivou seus colaboradores e funcionários a entrarem em contato com os possíveis clientes da marca e os abordaram com uma linguagem personalizada para o seu perfil, demonstrando interesse e apoio para ajudá-lo no momento da compra.

Com essas táticas, será ainda mais simples atrair não apenas novos clientes, mas clientes segmentados e realmente interessados em comprar o que você oferece. Dessa maneira, o outbound marketing 2.0 será um dos seus maiores aliados na construção de um negócio de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.