Como conquistar leads B2B através do Instagram

A geração de leads B2B é uma etapa fundamental para qualquer empresa do ramo, e saber utilizar ferramentas modernas como o Instagram acaba ajudando muito a conquistar novos espaços e otimizar estruturas de comunicação para uma empresa de manutenção de câmeras cftv.

O cliente B2B, ou Business to Business, requer uma atenção diferenciada do cliente final, principalmente pelo processo de compras ser mais lento e burocrático, uma vez que existem diversos responsáveis que avaliarão a situação.

Entretanto, conquistar o interesse desse tipo de público e gerar material adequado para mantê-los interessados é muito importante para criar abordagens funcionais e garantir uma comunicação mais efetiva para esse tipo de ação.

O processo de transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos tem se popularizado e feito parte do dia a dia de muitas pessoas, torna mais fácil a comunicação por esses canais para uma empresa terceirizada de limpeza de escritório.

As redes sociais são um dos principais benefícios desse processo, plataformas de interação e engajamento que atraem todos os dias milhões de usuários. Dentre as mais populares redes sociais, um dos grandes destaques é o Instagram.

A rede social de imagens e vídeos se foca em estilo de vida e possui um excelente engajamento para empresas que querem se comunicar com o público e com outras companhias, principalmente para tratar de negócios.

As possibilidades para o mercado são tantas que o próprio Instagram começou a oferecer ferramentas para empresas conseguirem acompanhar seus resultados e publicar com mais assertividade nesse tipo de ação em sua empresa que vende exaustor.

Por isso a ferramenta acabou se tornando fundamental na geração de novos leads, que possibilitam uma comunicação mais direta com os consumidores e ampliam as oportunidades de negócios das empresas, garantindo resultados muito mais efetivos.

No comércio B2C (Business to Client), o Instagram já está mais do que estabelecido, porém algumas empresas que trabalham com o modelo B2B ainda não se adaptaram à nova rede social e acabam perdendo oportunidades.

O Instagram é uma excelente ferramenta para o marketing visual de uma empresa, e por isso atrair novos seguidores acaba ajudando a fortalecer a marca de consultoria tributaria contábil e expandir os negócios que ela oferece.

Em um ambiente de crescimento constante, ter material de divulgação de sua marca acaba sendo uma ótima estratégia para aproveitar melhor o funil de vendas, ferramenta fundamental para estruturar campanhas de marketing.

O funil de vendas utiliza um conceito de etapas para acompanhar a jornada de compra dos clientes de sua empresa. Ele avalia desde o primeiro contato, quando o consumidor ainda não conhece a empresa, até o pós-venda.

Normalmente, esse funil se divide em quatro etapas distintas, que são:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

O lead, nesse aspecto, é uma das figuras mais relevantes, uma vez que é o consumidor que já deseja manter contato com a empresa, mas ainda precisa de informação e incentivo para tomar uma decisão com relação à compra.

O lead deve ser alimentado constantemente com informações e conteúdo de qualidade para que o interesse em consumir produtos ou serviços de sua empresa de antecipação de recebíveis para empresas continue a aumentar, gerando assim a oportunidade de vendas.

Como criar conteúdo para sua empresa no Instagram?

A rede social é uma importante aliada de qualquer empresa B2B que deseja ampliar suas vendas, e isso se deve em grande parte aos diferentes modelos de engajamento e formatos de publicação que podem ser utilizados ao longo de sua campanha.

Essa variedade permite que você atinja públicos diferentes, ainda que esteja em uma mesma plataforma de comunicação. Isso amplia o público-alvo que você está determinando, uma vez que você consegue espalhar melhor o conteúdo.

Feed

A área conhecida como feed é onde suas publicações fixas ficam, e elas podem ser vídeos ou imagens. Existe espaço para legenda, mas é importante ressaltar que o conteúdo escrito não é o foco da rede social.

Em alguns casos, vale mais a pena criar uma imagem com o texto do que deixá-lo apenas na legenda, mas é preciso usar com sabedoria esse tipo de comunicação em sua empresa de suporte técnico em informática, uma vez que as pessoas buscam um material mais dinâmico.

O material publicado no feed fica na página inicial da empresa, e aparece na timeline dos usuários que sejam seguidores da mesma. Por isso, é uma ferramenta ideal para colocar informações que são fixas ou que têm duração maior.

Stories

O story é um recurso que permite filmar vídeos curtos e fotos, que se destaca pela duração de 24 horas na plataforma. Embora à primeira vista pareça pouco funcional usar uma ferramenta que irá deixar de existir, os stories acabam sendo muito importantes.

Alguns usuários utilizam a plataforma exclusivamente pelos stories, o que acaba sendo um ponto importante para destacar na geração de leads para sua consultoria em implantação de erp. Essas pessoas acompanham os stories de diversos perfis, interagindo e se comunicando com eles.

Nos stories você pode mostrar um pouco da vida na empresa em que trabalha. Fotos de bastidores, vídeos da equipe trabalhando e outras formas de comunicação direta acabam sendo muito atrativas para o recurso.

Isso porque as pessoas têm o interesse real em acompanhar esse tipo de material, que torna sua empresa mais humanizada e permite que novos usuários conheçam um pouco melhor sua rotina e a proposta que a empresa pode apresentar.

Além disso, os stories são um excelente lugar para você publicar conteúdo sem sobrecarregar o feed. Muitas pessoas perdem a paciência com empresas que publicam muitas informações ao mesmo tempo, mas nos stories você consegue dividir esse impacto.

Pequenos tutoriais também são uma opção interessante para esse recurso, além de promoções e ofertas. Com os stories você pode criar opções de engajamento exclusivas e limitadas para sua empresa de locação de multifuncional no ABC.

Reels

Os reels são uma estrutura de vídeos rápidos que têm ganhado muita popularidade recentemente. Esse modelo permite dublagens, inserção de texto e outras ações no momento em que você está publicando o material.

Esse é um formato muito utilizado pelo público mais jovem, mas outras faixas etárias estão se adaptando à novidade e entendendo o potencial que a ferramenta oferece para a criação de conteúdo e para explorar os mais diversos materiais para apresentar sua companhia.

É possível ainda compartilhar os reels tanto em stories quanto no feed, permitindo uma visibilidade ainda maior para esse formato de interação. Quanto mais você aproveitar estes recursos, melhor.

Seu grande diferencial é a maneira prática e fácil de criar o conteúdo, gerando assim um engajamento rápido e interessante para sua conta e atraindo muito mais leads para esse tipo de ferramenta.

Existem outras plataformas que oferecem o mesmo tipo de produção, mas com o reels você consegue unir esse tipo de experiência com as outras funcionalidades do Instagram, garantindo uma estrutura mais adequada para sua comunicação com o público.

Guia explorar

A guia explorar é outro recurso importante que é personalizado para cada usuário, mas pode ser uma excelente ferramenta para você divulgar seu material. Trata-se de uma área de pesquisa onde o usuário pode colocar hashtags ou o nome da empresa.

Quando você entra na área de busca do Instagram, ele oferece uma série de conteúdos ligados ao tipo de consumo que você está realizando. Essa área é muito importante para quem deseja mais leads, uma vez que você consegue apresentar-se para novos públicos.

Profissionais que trabalham como social media estão constantemente avaliando a guia para conseguir encontrar material de qualidade, enquanto gestores e outros funcionários podem a utilizar para procurar por itens específicos.

Independentemente do meio que utilize a guia explorar, seu material deve ter qualidade e ser bem engajado para figurar entre os itens iniciais deste local, por isso é importante que você consiga trabalhar com qualidade esse tipo de ação.

Existem diversas ferramentas específicas para conseguir um engajamento maior no Instagram, principalmente através de likes, comentários e compartilhamentos. Os materiais que recebem mais desse tipo de ação são escolhidos para figurar a guia explorar.

Por isso, é muito importante que você consiga aproveitar melhor sua empresa usando esse tipo de ferramenta.

Considerações finais

Por sua eficiência e a variedade de opções que o aplicativo oferece, o Instagram acaba se tornando parte fundamental de qualquer estratégia de geração de leads B2B. Ainda que o processo nesse caso seja um pouco mais lento, ele acaba valendo a pena.

Por isso, é muito importante entender suas possibilidades e como você pode usar a rede social para alavancar suas vendas, otimizando processos e permitindo uma utilização muito mais adequada de todas as suas ferramentas.

Assim você acabará ganhando um destaque maior em seu segmento de atuação, otimizando seus processos e se tornando uma liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.