Entenda a importância da comunicação interna nos negócios

Podemos dizer que, basicamente, todas as atividades administrativas exigem um alinhamento entre as partes envolvidas. Aqui, a comunicação interna é um dos elementos mais importantes para os processos internos fluírem.

É através da comunicação que os gestores alinham todos os objetivos e valores da empresa, para os seus respectivos colaboradores. Logo, adotar uma comunicação interna contribui para gerar um clima organizacional bem estruturado, além de manter a equipe informada, motivada e engajada.

Entretanto, para alcançar bons resultados, a comunicação interna precisa ser bem planejada e executada corretamente. Pense que, se você possui uma fábrica de bolsas, logo, é necessário alinhar todos os objetivos que deseja alcançar com a sua equipe, afinal, dificilmente você conseguirá atingir uma determinada meta sem o auxílio de outras pessoas para ajudá-lo nesse processo.

Pensando na importância de praticar uma comunicação saudável no ambiente corporativo, desenvolvemos esse artigo para falar mais sobre os benefícios da comunicação interna, mostrando como ela pode ser eficiente nas horas mais cruciais. Confira:

Quais as vantagens da comunicação interna?

Por mais que a sua empresa seja grande, média ou pequena, as ações de comunicação interna conseguem promover uma série de benefícios. Trata-se de vantagens que podem influenciar diretamente na produtividade da sua organização, ou seja, se você possui uma loja especializada em venda de etiqueta para impressora zebra, por exemplo, automaticamente terá uma notória diferença nos resultados.

Agora, você irá conhecer as principais vantagens de uma boa comunicação, e como elas podem ser úteis no dia a dia do trabalho.

Equipe alinhada

Para que a sua empresa consiga atingir bons resultados, é necessário que a equipe de trabalho esteja alinhada com os valores, missão e estratégia do seu negócio. Uma empresa que trabalha com esse ambiente, consequentemente, consegue construir uma imagem de cultura organizacional bem consolidada.

Saiba que, uma organização que possui uma cultura organizacional bem estruturada, consequentemente, consegue administrar melhor todos os processos internos, até mesmo com uma certa eficiência.

Esse cenário, inclusive, é essencial para empresas que trabalham na área de automação bancária, considerando a rotina que costuma ser corrida.

Em outras palavras, se você investir na comunicação interna também estará contribuindo para que todas as informações cheguem corretamente para toda a equipe.

Agilidade nos processos

A partir do momento em que os colaboradores da sua empresa estão integrados com os procedimentos, inclusive com outros departamentos, é natural que todos os processos sejam executados de maneira mais eficiente. Logo, essa agilidade também consegue promover uma facilidade maior na hora em que precisar tomar algum tipo de decisão.

Ambiente de trabalho mais saudável

Outra vantagem da comunicação interna é promover um ambiente de trabalho mais saudável. Vale pontuar que ele possui um papel muito importante na produtividade da empresa, ou seja, uma fábrica de mochilas personalizadas, que possui um ambiente tranquilo para trabalhar, naturalmente, consegue ter um rendimento geral positivo.

Quando você começa a praticar uma comunicação clara e objetiva, a tendência é que as informações sejam passadas com mais transparência, o que evita o surgimento de rumores e boatos.

Como você provavelmente sabe, esses rumores e boatos podem desencadear uma série de problemas internos, portanto, a informação correta também é um elemento fundamental para manter a produtividade da empresa.

Aumenta o engajamento dos funcionários

Quando o assunto é executar gestão de pessoas, um dos maiores desafios é gerar engajamento nos colaboradores da empresa. Isso, na verdade, é muito comum de acontecer, ou seja, é um cenário que pode ser visto tanto em uma empresa que vende placas de identificação para portas, quanto para uma loja de roupas esportivas.

Entretanto, realizar essa gestão com uma comunicação interna tende a facilitar todo o processo, afinal, ela permite que os funcionários entendam o papel que possuem no negócio, fazendo com que se sintam valorizados.

Vale pontuar a importância de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, principalmente dentro de empresas que trabalham diretamente com vendas, como uma loja focada em vender ribbon de cera que precisa de uma equipe engajada para alcançar os resultados.

Quais os problemas de uma comunicação interna?

É muito comum encontrar empresas que não dão a atenção devida para a comunicação interna. Algumas organizações ignoram completamente a importância dessa prática.

Diante disso, é natural que a empresa fique exposta a várias situações que podem comprometer a produtividade e, consequentemente, a competitividade no mercado. Abaixo, você irá conhecer alguns riscos que a organização pode passar.

Ruídos na comunicação

Com a ausência de uma comunicação institucional, a tendência é que os funcionários julguem por seus próprios meios aquilo que eles acham mais relevante. Logo, esse tipo de atitude, até mesmo dentro de uma empresa de aluguel de churrasqueira, por exemplo, pode comprometer toda a estrutura organizacional.

Para evitar esse problema, você precisa assumir o controle da situação, coordenando o fluxo da informação, abordando a situação com o máximo de transparência.

Perda de credibilidade

Quando boatos começam a circular dentro de uma empresa, e os responsáveis só se preocupam em tratar a situação depois de tudo que aconteceu, a expectativa é que os líderes percam sua credibilidade com os colaboradores.

Redução de produtividade

Dentro de uma organização, se não houver constância e integração nos conteúdos que são transmitidos para os seus colaboradores, logo, você perceberá dificuldades para que os funcionários entendam qual o seu papel dentro da empresa.

Dessa forma, a expectativa é que cada um dos seus funcionários trabalhe de forma diferente. Uma organização com uma comunicação bem estruturada faz com que todos os envolvidos, incluindo supervisores, tenham foco nos objetivos da organização. Em outras palavras, isso significa que todos correm na mesma direção.

Como ter uma comunicação interna eficiente?

Para que a sua empresa consiga alcançar resultados positivos, é necessário criar um plano de comunicação interna de acordo com as necessidades do seu negócio.

Para estruturar o seu plano, você precisa deixar claro quais são os objetivos, metas e o perfil do público interno. Para que você possa entender melhor, confira os tópicos abaixo:

Elimine os ruídos

Resumidamente, os ruídos são tudo aquilo que impede que a comunicação na sua empresa flua. Portanto, é necessário, primeiro, investigar os ruídos recorrentes. No geral, existem quatro tipos de ruídos, que são:

  • Físico: trânsito, volume alto de sons;
  • Fisiológico: dor de cabeça, cansaço;
  • Psicológico: mente vagante;
  • Semântico: níveis de conhecimento diferentes.

Para que você consiga identificar os ruídos existentes na sua empresa, vale a pena conversar com os profissionais, devido ao fato deles terem uma visão diferente do negócio e dos problemas do dia a dia.

Portanto, considere fazer algumas reuniões de poucos minutos para investigar esses ruídos e alinhar certos pontos.

Utilize novos canais de comunicação

Por meio de boas ferramentas, você consegue melhorar o fluxo de mensagens que são transmitidas, facilitando, assim, a emissão e recepção da informação.

É sempre interessante lembrar que a comunicação, por sua vez, é um elemento fundamental, principalmente na jornada de uma venda. Um exemplo: dificilmente um vendedor consegue vender uma impressora inkjet industrial sem saber se comunicar com o cliente, e com os colegas internos.

Inicialmente, você precisa considerar o perfil da sua equipe. Por exemplo, se a sua empresa é pequena e não costuma utilizar ferramentas digitais, usar apenas um mural de recados está de bom tamanho.

Por outro lado, se você tem uma equipe mais moderna com acesso a smartphones, usar as redes sociais e outros aplicativos mobile pode ser a opção adequada.

Evite o excesso de informação à equipe

Outra prática que você pode adotar é evitar que aconteça excesso de informação. Isso significa que, se você exagerar na quantidade de mensagens transmitidas em um canal, automaticamente, torna-o ineficaz, afinal, os colaboradores não irão dar atenção ou valor.

A partir do momento que a sua empresa começa a evitar excesso de informações, o seu time permanece focado nos objetivos.

Acompanhe de perto os resultados da comunicação

Nessa parte, você precisa definir um conjunto de indicadores que mostram a eficiência da comunicação. Acompanhando esses indicadores, você poderá observar se é necessário realizar alguns ajustes.

Inclua a liderança

Se você está decidido em praticar uma boa comunicação interna na sua empresa, saiba que, para garantir a eficiência da mesma, é necessário incluir os líderes também. Ou seja, sempre que houver algum diálogo, a liderança precisa estar por perto.

Conclusão

Nesse artigo procuramos reunir todas as informações que consideramos importantes a respeito da comunicação interna. No geral, é um trabalho que também envolve a conscientização dos colaboradores, e um certo investimento, mas que, de imediato, irá trazer grandes benefícios para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.