Saiba o que é escuta ativa e como implementar nos negócios

É fundamental para o sucesso de uma organização saber ouvir o que os clientes e colaboradores de sua empresa têm a dizer, e é aí que entra a escuta ativa. Por meio dessa prática, é possível entender melhor o que as pessoas realmente estão dizendo e desenvolver um bom relacionamento com seu público interno e externo.

Ainda que o processo de diálogo oral pareça simples, poucas pessoas realmente sabem se comunicar de forma efetiva nesse formato. Certamente você já percebeu que durante alguns diálogos sua atenção é totalmente desviada para outros pensamentos ou fatores externos, e não presta atenção no que está sendo dito.

Essa situação é mais comum do que você pensa, e por isso, entender a escuta ativa e praticá-la é essencial, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

O que é escuta ativa?

Trata-se de uma técnica que auxilia na manutenção de um diálogo eficiente, no qual o ouvinte é capaz de interpretar e assimilar todo o conteúdo expresso pelo interlocutor, de forma sincera.

Nos processos de comunicação, é comum não absorvermos as informações do interlocutor, seja pelo excesso de conteúdos, falta de concentração ou a dificuldade de analisar e interpretar o que está sendo falado.

Para quebrar esse ciclo de poucas interpretações, a escuta ativa entra em ação com o desenvolvimento de habilidades de comunicação que garantem um diálogo linear e eficiente, que pode ser aplicado tanto na vida profissional quanto no pessoal. Isso significa que a escuta ativa é uma ferramenta importante para as relações dentro de sua empresa de tanque de inox.

É preciso aprender a desenvolver um interesse genuíno naquilo que o interlocutor fala, permitindo desenvolver uma conversa e evitar distrações que impeçam a absorção de informações e conteúdos durante esse processo.

No ambiente de trabalho é possível utilizar a escuta ativa no processo de comunicação com o cliente e consumidores em potencial, ou até mesmo em reuniões com colaboradores e feedbacks.

Uma boa execução dessa técnica vai ajudar a melhorar e estreitar os relacionamentos com os profissionais que trabalham na empresa e com o público atendido por ela, através de uma comunicação clara, efetiva e capaz de esclarecer dúvidas e reduzir conflitos.

Quais são os princípios da escuta ativa?

Basicamente existem três princípios da escuta ativa. O primeiro é a empatia, por meio do compartilhamento de experiências semelhantes e espelhamento.

O segundo são as perguntas investigativas, que podem se basear em metodologias, como BANT e SPIN Selling. E o terceiro é a validação do entendimento, de forma que o ouvinte pode parafrasear aquilo que foi ouvido.

Perceba as possibilidades de implementação da escuta ativa em sua empresa de câmara fria pequena.

Quais são os benefícios da escuta ativa?

A escuta ativa traz importantes benefícios não somente para o dia a dia, mas também para o universo corporativo. Ao pensarmos na aplicação desse conceito internamente em uma empresa, é preciso analisar quais são as vantagens e como elas podem impactar positivamente a rotina de trabalho de sua equipe.

Ajuda a promover uma relação interpessoal

O principal grande benefício é que a escuta ativa possibilita a criação de uma relação interpessoal mais completa, onde é possível se comunicar com clareza e eficiência com qualquer pessoa.

Assim se absorve as informações relevantes e conteúdos que podem ajudar na relação com a equipe e com os clientes e prospects.

Gera confiança

Uma comunicação mais eficaz também gera mais confiança entre as partes envolvidas, como empresas de limpeza industrial. A troca de informações e o interesse genuíno expresso por ambas as partes otimizam o relacionamento e mostram que o ouvinte está preocupado o suficiente para prestar atenção, fazer perguntas e ser consultivo durante todo o diálogo.

O resultado disso é o maior sucesso na venda de produtos e serviços de sua marca ou empresa.

Desenvolve a empatia

Visando desenvolver um interesse genuíno no que o outro tem a dizer, é preciso trabalhar a empatia. A escuta ativa ajuda a incluir pensamentos empáticos e a habilidade de se colocar no lugar do outro, devido a uma comunicação muito mais efetiva.

Uma das formas mais eficientes de se praticar a empatia é aprendendo a ouvir o outro sem deixar que questões pessoais interfiram e colocando-se na perspectiva do interlocutor.

Diminui conflitos organizacionais

Com mais empatia e uma comunicação muito mais clara, é possível reduzir conflitos que costumam estar presentes na nossa rotina. Quanto mais atenção você dá para um discurso, mais informações você absorve e menos desentendimentos acontecem no dia a dia de sua empresa de usinagem de peças.

Estimula o trabalho em equipe

Uma tendência é que o trabalho em equipe seja estimulado durante o processo de escuta ativa. Isso ocorre pois é possível melhorar o relacionamento com os colegas, permitindo um trabalho em conjunto de qualidade, sem estresse e desentendimentos.

Aumenta o sentimento de segurança

O sentimento de segurança costuma aflorar durante o processo de escuta ativa. Melhorando a absorção de informações e conteúdos interessantes, torna-se possível ter muito mais segurança nas ações no ambiente de trabalho, otimizando resultados.

Esse aumento da segurança permite ainda o aumento da performance de sua empresa de colhedora de cana.

Dispõe de informações relevantes

Ao longo de um diálogo, muitas informações, fatos e dados são apresentados, mas pode acontecer de não absorvemos quase nada do que nos é dito, especialmente quando o ouvinte tem o péssimo hábito de não se concentrar no interlocutor.

Ao praticar a escuta ativa é possível absorver cada vez mais informações relevantes que podem ser valiosas em seu dia a dia. Isso vale para:

  • Os processos de comunicação interna;
  • Gestão de colaboradores;
  • Apresentação de feedback;
  • Processos externos de vendas.

Esses processos externos são aqueles em que seus clientes e prospects poderão agregar insights valiosos de melhorias, ressaltando os pontos fortes e fracos de sua empresa.

Como desenvolver a escuta ativa na sua empresa?

Para aprender como desenvolver a escuta ativa em sua empresa de tanque polipropileno, confira quatro técnicas de escuta ativa para implementar em sua rotina.

Faça uso de perguntas abertas

O principal objetivo da escuta ativa é ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Para estimular a pessoa, exponha o seu ponto de vista em relação ao assunto fazendo perguntas abertas.

Assim o interlocutor poderá elaborar um raciocínio mais elaborado, que permitirá ter uma dimensão mais completa sobre as percepções da conversa.

Escute as respostas com bastante atenção

Aqui se trata de fazer a escuta ativa propriamente dita, de forma que você deverá ouvir tudo que a outra pessoa tem a dizer. Não basta somente ficar em silêncio enquanto o interlocutor estiver falando. É importante se esforçar para absorver o conteúdo e assimilar o que está sendo falado.

Então evite distrações, faça anotações sobre os pontos mais importantes e se atente para a linguagem corporal, que também pode estar falando algo em uma reunião de sua empresa de cabinho de aço.

Confirme tudo o que você escutou

Garantindo o pleno entendimento de tudo que foi falado pelo interlocutor, é importante que você confirme com ele a mensagem escutada. Use perguntas fechadas, de “sim” ou “não”, sobre os pontos mais importantes que você anotou.

Faça um resumo de tudo que você entendeu e peça que a outra parte confirme ou corrija qualquer erro de interpretação que você possa ter tido.

Dê um feedback para o interlocutor

Para uma escuta ativa bem-sucedida, é preciso que você dê uma resposta ao seu interlocutor. Você deve compartilhar com ele sua visão sobre o assunto, considerando sempre a perspectiva de quem está do outro lado da conversa em uma reunião de sua empresa de conduíte corrugado.

Considerações finais

A escuta ativa é uma habilidade social fundamental ao se buscar construir relacionamentos mutuamente benéficos com clientes em potencial.

Afinal de contas, a quantidade de vendas bem-sucedidas é o resultado de uma coleta eficaz de informações, de forma que quem entender melhor o comprador, ganha o negócio.

Se um vendedor puder guiar a conversa em direção aos objetivos, obstáculos e ambições do cliente em potencial, será muito mais fácil projetar e entregar um bom argumento de venda.

Usar métodos de venda consultiva, como a escuta ativa, permitem ao vendedor se posicionar como um consultor experiente e confiável.

Trata-se, portanto, de uma técnica de comunicação que ajuda a aumentar a compreensão e o relacionamento entre o falante e o ouvinte.

Dessa forma, em vez de ouvir passivamente o que a outra pessoa está dizendo, o vendedor presta atenção à escolha de palavras da pessoa, seu tom de voz e linguagem corporal, que correspondem a pelo menos 80% da comunicação.

Então o vendedor fala menos e ouve mais, influenciando diretamente no aumento da taxa de conversão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.