Dicas para criar uma newsletter de sucesso

Apesar da ascensão das mídias sociais como ferramenta de marketing e como forma de gerar negócios no momento, é errôneo pensar que a newsletter esteja defasada ou obsoleta. Pelo contrário, o marketing por e-mail pode ser uma maneira fantasticamente eficaz de gerar receita, pois as newsletters geram um ROI (retorno sobre o investimento) fantástico e são uma forma fundamental de gerar vendas.

Fica claro que cada endereço de e-mail que você captura tem um valor monetário. Esse, por sua vez, ainda é um canal de comunicação muito popular para aplicar em seu blog de biologia, por exemplo. A newsletter pode ser muito versátil, com temas mais diversos e informativos, como aminoácidos limitantes para aves.

Antes de aplicar em sua estratégia de marketing e checar dicas para criar uma newsletter de sucesso, vamos entender um pouco melhor sobre esse conceito.

O que é uma newsletter?

Uma newsletter pode também ser conhecida como boletim informativo. Ela é um e-mail que você pode enviar aos clientes para atualizá-los sobre os produtos e serviços mais recentes da sua marca.

Por que as newsletters ainda são importantes?

O marketing por e-mail pode não ser considerado o mais chamativo dos canais de marketing nem a tecnologia de ponta, por isso não é surpresa que às vezes seja esquecido. Ainda assim, no geral, as newsletters podem servir a diferentes propósitos de marketing.

Embora a mídia social e seu ecossistema de influenciadores, tendências de dança e memes muitas vezes pareçam o lugar onde ocorrem as conversas mais importantes com os consumidores, vale lembrar que com o e-mail você tem uma linha direta de comunicação.

O e-mail conecta diretamente sua marca de acessórios para datadores com seus consumidores que já estão engajados com a sua marca.

Portanto, isso torna as newsletters por e-mail uma ferramenta extremamente valiosa, dando à sua marca um meio de alcançar regularmente seus consumidores para dar atualizações, promover novas ofertas ou apenas mergulhá-los no mundo da sua marca, missão ou cultura.

Pode ser um canal essencial para gerar engajamento, fidelizar clientes, reduzir a rotatividade ou até mesmo reativar clientes inativos. É por isso que praticamente todas as marcas usam boletins informativos por e-mail.

No entanto, acertá-los não é fácil. Por vezes eles podem soar como indesejáveis em nossa caixa de entrada. Por esse motivo, é necessário ter clareza sobre o que é preciso para criar uma newsletter eficaz.

Dicas para criar newsletters eficazes

Em primeiro lugar, a newsletter de sua marca de embalagem para exportação de máquinas precisa cobrir todos os pontos, desde o design até as pessoas para as quais você está enviando. Assim você pode fazer com que seu boletim informativo trabalhe mais para sua marca.

Delimite o objetivo

Newsletters podem ser muitas coisas diferentes para pessoas diferentes.

No entanto, se você não decidir com antecedência qual será o foco do seu boletim informativo, corre o risco de ter um que tenta ser tudo para todas as pessoas e acaba falhando.

Para evitar isso, é muito importante decidir com antecedência qual é a função do seu boletim informativo e focar nisso.

Se sua marca de eletrodomésticos oferece uma ampla gama de produtos e serviços diversos, então em vez de juntar tudo em um briefing aleatório, seria muito mais eficaz criar vários boletins informativos.

Assim os leitores sempre recebem conteúdo focado nas coisas que mais importam, como câmara de congelamento preço, refrigeradores industriais, freezer compacto etc.

Segmente seu público

Tentar atingir todos com a mesma mensagem não será tão eficaz quanto newsletters cuidadosamente direcionadas a diferentes tipos de público.

Ao segmentar seu banco de dados e agrupar os assinantes com base em sua localização, hábitos de compra ou várias outras características, você garantirá que seu conteúdo de táxi aéreo avião, por exemplo, seja relevante para o leitor.

Mesmo se você optar por ter apenas um boletim informativo principal, sempre poderá ajustá-lo para atender às necessidades de diferentes segmentos em sua lista de assinantes.

Por exemplo, se você tiver uma oferta disponível apenas em uma região ou um novo serviço que possa ser interessante apenas para seus clientes mais fiéis, envie-a para os assinantes aos quais ela se aplica.

Personalize

É natural que respondamos melhor às coisas quando sentimos que são feitas apenas para nós, em vez de serem produzidas em uma linha de produção.

Newsletters não são diferentes. Se você puder usar a personalização, é uma maneira fácil de aumentar suas taxas de abertura e gerar engajamento em sua empresa de balcão refrigerado em aço inox.

Você pode, por exemplo, apenas adicionar o nome do destinatário na linha de assunto.

Trabalhe sua linha de assunto

A linha de assunto é provavelmente o elemento mais importante de qualquer newsletter, não importa quão bom seja seu conteúdo.

Quando se trata de linhas de assunto, você tem apenas algumas palavras para chamar a atenção do leitor. Certifique-se de colocar suas palavras-chave mais importantes no início e seja criativo.

Os dispositivos móveis, por exemplo, podem cortar pela metade o assunto do e-mail, então seja conciso e certeiro quando divulgar o boletim de sua empresa de máquina para cortar cana inteira.

A personalização pode aumentar as taxas de abertura, assim como adicionar emojis. Apesar disso, tudo se resume a criar um título simples e atraente que incentive os leitores a abrir a mensagem.

Use os testes A/B

Cada lista de assinantes é diferente. Você pode encontrar facilmente uma coleção inteira de dicas rápidas para melhorar seus KPIs (do inglês, key performance indicator, ou indicador chave de desempenho), mas você nunca saberá se eles estão funcionando a menos que use testes A/B.

O teste A/B, também chamado de teste de divisão, é quando duas versões diferentes de um e-mail são enviadas e seu desempenho é comparado entre si.

Você pode tentar duas linhas de assunto diferentes para ver qual delas obtém mais aberturas ou usar duas CTAs (calls-to-action) diferentes para ver quais direcionam mais usuários ao seu site.

Dependendo da sua plataforma de marketing por e-mail, você poderá adaptar os parâmetros de cada teste para atender às suas necessidades.

Esses parâmetros podem incluir a porcentagem de sua lista que está sujeita ao teste e o limite de tempo. Quando o teste termina, a opção com mais aberturas ou cliques é selecionada e enviada para o restante da sua lista.

Uma regra importante para o teste A/B é sempre garantir que haja apenas uma coisa sendo testada por vez. Dessa forma, seus resultados fornecerão informações confiáveis ​​sobre as preferências de seus assinantes.

Use call to action para engajar

Seja qual for o objetivo do seu boletim informativo por e-mail, você provavelmente deseja direcionar os leitores para mais conteúdo em outros lugares da web, seja em seu site e loja online ou sua conta de redes sociais.

Para acertar seu call to action, sua empresa de desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada pode usar algumas palavras poderosas.

Elas são verbos orientados a objetivos que levam o leitor a consumir passivamente seu conteúdo para se envolver ativamente. Eles devem indicar claramente sobre o que acontece após clicar neles. Exemplos incluem:

  • Começar;
  • Explorar;
  • Melhorar;
  • Juntar-se;
  • Criar;

Vale a pena criar sua própria lista de palavras de poder relevantes que você pode implantar no final de seus boletins. Lembre-se de que você sempre pode usar o teste A/B para encontrar as palavras que funcionam melhor com seus assinantes.

Projete para dispositivos móveis

A maior parte das pessoas usam seus telefones para verificar e-mails , portanto é essencial garantir que seu boletim informativo fique bem em dispositivos móveis.

O design do seu boletim informativo por e-mail é realmente importante por uma série de razões e, embora precise se encaixar na aparência geral da sua marca, é importante manter a função em mente.

Um layout claro e simples permite que os leitores encontrem rapidamente o conteúdo que estão procurando. Frases de chamariz precisam ser ousadas e fáceis de encontrar para que os leitores que desejam se envolver ainda mais possam fazê-lo sem barreiras colocadas em suas maneiras.

Também é importante pensar na acessibilidade para que todos os seus assinantes possam ler sua newsletter.

Certifique-se de que o tamanho do texto seja grande o suficiente para ser legível e que as cores usadas no design garantam uma quantidade adequada de contraste. Se você tiver imagens, certifique-se de usar texto alternativo.

Defina as expectativas

Conforme discutido, ter uma ideia clara de qual é a função do seu boletim informativo ajuda a manter o foco e garante que seus assinantes estejam sempre recebendo informações relevantes que irão gerar engajamento.

No entanto, é igualmente importante ser claro e transparente com os assinantes em potencial sobre o tipo de conteúdo que eles podem esperar.

Isso não apenas ajudará sua taxa de abertura e limitará o número de cancelamentos de assinaturas, mas é uma ótima maneira de promover seu boletim informativo e incentivar usuários relevantes a se inscreverem.

Pesquise outros boletins informativos

Como ponto final, lembre-se sempre de observar o que outras marcas estão fazendo com seus boletins informativos e não tenha medo de usar uma boa ideia quando vir uma.

Certifique-se de olhar também para exemplos de vários setores diferentes, pois sempre há a chance de você se deparar com uma ótima ideia que pode ser adaptada à sua vertical.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.