Sales marketing: saiba o que é e como funciona

Uma empresa é formada por um conjunto variado de setores. A situação mais comum quando se fala de grandes conglomerados com um número amplo de funcionários. Para ambos os portes de um negócio, uma estratégia de sales marketing pode ser adequada.

Trata-se de uma estratégia que trabalha com a união de duas equipes em particular, que são os times de vendas e de marketing, algo capaz de trazer grandes benefícios para uma empresa de acordo com a forma com que ela consegue alinhar seus times internos.

Pois mesmo lidando com responsabilidades distintas, é possível afirmar que todas as equipes são de grande importância para o crescimento ou até mesmo para a manutenção de um negócio, resultados que podem ser alcançados de maneira melhor em conjunto.

O que faz com que as empresas tenham o dever de saber como instruir o seu público interno a saber como trabalhar juntos, pois é somente a partir dessa parceria que se torna possível a uma companhia conquistar todo tipo de benefícios que ela possa procurar.

Como um fornecedor de descartaveis cirúrgicos que pode aumentar o seu número de encomendas por diferentes hospitais e centros médicos próximos da região, que para se alcançar tal objetivo é preciso que todas as suas equipes trabalhem adequadamente.

Através de um sistema otimizado que pode ser definido por essa companhia, por meio de técnicas e regras estabelecidas justamente para se ter um fácil acesso a qualquer tipo de vantagem comercial para um negócio, que possa crescer ao lado dos seus colaboradores.

Uma complexidade de estratégias e oportunidades que devem ser trabalhadas por quem gerencia um negócio, que precisa olhar para o seu público interno com o mesmo valor que dá para a sua audiência externa, já que ambos os campos são importantes a um negócio.

Companhia essa que pode garantir uma melhor qualidade de serviço ao operar junto de um centro de medicina do trabalho, que pode acompanhar a saúde dos seus funcionários para se certificar de que eles estejam em condições físicas adequadas para trabalhar.

O mais importante é garantir tal direito para todos os presentes em uma empresa para que dessa forma seja possível incentivar até mesmo um trabalho em equipe por meio desses profissionais, algo necessário para se alcançar algo como o sales marketing.

Do que se trata o sales marketing?

Essa estratégia comercial se trata de uma prática que busca unir as atividades por dois setores em específico de uma empresa, que é o seu setor de vendas e de marketing, o que inclusive é o motivo por trás do nome dessas práticas.

Um método comercial que também pode ser encontrado a partir do título vendarketing, uma espécie de tradução do termo em inglês. No entanto, por causa da sonoridade não muito adequada dessa expressão, o título sales marketing é mais comum de ser usado.

Indicando uma ação de marketing baseada diretamente com uma aplicação de venda, cujo principal objetivo é garantir bons índices de venda entre os produtos e serviços de uma empresa, através de um modelo específico a ser adotado por um negócio.

Como uma agência de serviço contábeis, que pode trabalhar com a divulgação de um serviço específico, como uma gestão de patrimônio familiar, para assim aumentar a sua audiência de clientes contratados através de uma ação vinda da equipe de marketing.

Tratando-se então de uma prática a ser desenvolvida e implementada por ambos os setores de uma empresa, que ao unirem suas forças de marketing e de vendas podem chegar a soluções mais eficazes para uma companhia, atuando em sua melhora.

Isso através de etapas que permitam um bom fluxo de clientes dentro de um funil de vendas, a partir da definição de fases nas quais uma empresa pode melhor trabalhar a sua audiência alvo, seja de clientes a serem conquistados ou aqueles que devem ser mantidos.

Isso por meio de uma responsabilidade que pode ser dividida entre a equipe de marketing e de vendas que, ao se unirem, podem compartilhar dados e métricas que permitem conhecer melhor o seu público, e após isso saber como trabalhar com eles.

Chegando assim a um processo de qualificação de leads que possa aumentar o número de vendas de uma empresa, fazendo com que uma loja de produtos de áudio e vídeo amplifique as vendas de um alto falante 8 polegadas para line array, entre outros itens.

Junto aos mais diversos benefícios que acabam por indicar a importância de se trabalhar com essa estratégia comercial.

Vantagens do sales marketing

Essa ação comercial de origem conjunta pode fazer com que um negócio tenha acesso a uma série de benefícios, com um destaque específico para tópicos como:

  • Melhor atendimento;
  • Crescimento no número de vendas;
  • Maior índice de fidelização do público;
  • Melhor engajamento com a marca.

Atividades que, se alcançadas de forma frequente ou até mesmo em conjunto, assim como o trabalho a ser realizado entre as equipes, pode garantir com que uma companhia possa prosperar dentro de sua área, alcançando os melhores índices possíveis.

Um trabalho em parceria dos setores de venda e marketing que precisa ser incentivada pela empresa ao qual esses diferentes profissionais prestam seus serviços para que assim um curso brigada de incêndio consiga mais alunos e uma loja alcance vendas maiores.

Desse modo, para que essa estratégia de sales marketing possa ser implementada de forma eficaz em uma empresa, é importante que um conjunto de etapas sejam adotadas para garantir o sucesso desse tipo de estratégia combinada.

Como aplicar o sales marketing em seu negócio?

Assim, ao procurar por uma película antivandalismo automotiva para o seu novo carro, diversas são as características que um cliente pode analisar, como a qualidade do produto, a adequação ao seu automóvel, o preço dessa película, entre outros pontos.

E da mesma maneira com que o público trabalha com uma visão complexa, antes de fechar algum tipo de negócio cabe às empresas também adotar um ponto de vista mais aberto, que trabalhe com os ideais presentes em diferentes equipes.

Como é o caso do setor de marketing e o de vendas, que de maneira conjunta podem alcançar essa estratégia conhecida como sales marketing, uma prática que pode ser aplicada a partir das seguintes ações:

Alinhar objetivos

Por mais que lidem com propósitos distintos, os diferentes setores de uma empresa atuam com um norte em comum, que é garantir um melhor índice de performance para uma companhia de produtos automobilísticos, por exemplo.

Nesse sentido, é importante alinhar as ações e os objetivos dessas equipes para que se consiga informar melhor o seu público sobre a qualidade dos produtos, e a partir disso aumentar o número de vendas de itens como um acoplamento elástico tipo pneu.

Análise conjunta de dados

Cada equipe em uma companhia tem acesso a informações diferentes sobre a sua audiência, seguindo o tipo de atividade comercial que pode estar sendo trabalhada por tal time, como uma ação de comunicação ou de vendas.

Informações distintas, mas que podem se referir ao mesmo perfil de público. Logo, ao serem vistas por métricas em comum, torna-se possível chegar a uma percepção otimizada sobre essa audiência, levando assim ao encontro de melhores estratégias como um todo.

Aumentando assim a relação de uma empresa com o seu público e, como consequência a isso, ampliando os índices de venda de tal companhia, analisando de forma conjunta dados como as taxas de conversão, de abandono e de contato com uma empresa.

Atendimento complementar

O avanço das tecnologias trouxe uma grande variedade de canais pelos quais uma empresa pode trabalhar a conexão com o seu público. No entanto, isso pode ser um problema quando o cliente busca por informações e acaba não encontrando.

Isso ao existir a possibilidade com que esse cliente possa estar buscando por informações sobre um esterilizador para laboratório ou então já disposto a fazer uma encomenda desse equipamento.

Diante dessas possibilidades, é importante que o serviço de atendimento dessa empresa esteja alinhado às ações tanto da equipe de marketing como de vendas, para assim responder da melhor maneira possível aos clientes interessados.

Independente do setor de atuação dessa companhia ou até mesmo do canal escolhido pelo público para falar com tal companhia.

Combinar tecnologias

Voltando à questão do avanço tecnológico, é comum que diversos softwares possam ser operados pelas equipes de uma empresa, ajudando esses times a terem uma melhor gestão sobre suas atividades, além da forma com que se comunicam com o seu público.

Em relação a isso, é importante alinhar o uso de diferentes programas que de forma conjunta podem até mesmo otimizar os resultados a serem alcançados, tanto para cada equipe como para a empresa de forma geral.

A partir da aplicação de todas essas ações, é possível para uma empresa trabalhar melhor com o conceito de sales marketing, e dessa forma alcançar benefícios de maior destaque tanto em marketing como em vendas de uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.