Conheça a matriz BCG e como aplicá-la em seu negócio

Dentre tantas estratégias que existem dentro do mercado para gerenciar melhor um negócio, vale a pena entender como funciona a matriz BCG, que é um método bastante eficiente para os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Em um cenário ideal, podemos imaginar que a venda dos produtos conseguisse, de alguma forma, trazer um retorno conforme foi planejado.

No entanto, sabemos que o mundo dos negócios funciona como uma montanha-russa. Em um determinado período, o produto pode estar rendendo um bom lucro, porém, pode chegar a hora em que as vendas podem cair, e causar prejuízos quase irreparáveis.

É por esse motivo que é importante analisar a vida útil dos seus produtos e tomar decisões de marketing inteligentes.

Por exemplo, caso o seu negócio seja voltado para vendas de maquinas e equipamentos para industria alimentícia, saiba que você precisa saber qual, dentre tantas opções, é o mais viável apostar, considerando o lucro que a sua empresa precisa ter para fechar as contas no azul.

A melhor maneira de fazer esse tipo de acompanhamento é investir na técnica BCG, que é focada totalmente nos produtos da sua empresa. Quando aplicada, a matriz BCG consegue:

  • Traçar o caminho do produto;
  • Dar liberdade para criar novas estratégias;
  • Economizar tempo;
  • Evitar custos desnecessários;
  • Potencializar os resultados da empresa.

Através desse método, você terá acesso às informações sobre os seus produtos, de modo que você entenda com mais clareza todos os detalhes dos mesmos.

Diante desse contexto, podemos ao menos ter uma ideia do quão importante é adotar essa técnica para conhecer mais a fundo os produtos que a sua empresa comercializa.

Contudo, antes de explicar como essa técnica pode ser aplicada, devemos entender, inicialmente, qual o conceito da matriz BCG.

O que é matriz BCG?

Resumidamente, a matriz BCG é uma técnica utilizada para que a empresa saiba qual o desempenho dos seus produtos dentro do mercado. O método envolve, principalmente, a aceitação do consumidor sobre o que está sendo oferecido pela companhia. É preciso ter em mente que, o mercado está cada vez mais competitivo.

Quando um usuário pesquisa por “aluguel de galpão preço” no Google, automaticamente, vários sites já mostram os resultados, e esses mesmos sites buscam estar nas melhores posições através das estratégias do marketing digital.

Vale dizer também que, mesmo que essa técnica seja bastante utilizada nos dias atuais, trata-se de uma ferramenta relativamente antiga.

Inicialmente, a matriz BCG foi criada em 1970, por Bruce Henderson, para a empresa de consultoria empresarial americana, chamada Boston Consulting Group.

Desde o momento em que foi aplicada na consultoria, outros empresários começaram a ter uma visão sistêmica de seus produtos e serviços, redobrando a atenção sobre eles para que, posteriormente, pudessem refletir no fluxo do caixa.

Logo, muitas empresas que trabalham com despachante aduaneiro logística, por exemplo, já utilizam desse método para saber quais serão os melhores investimentos.

 

Na prática, a aplicação da matriz BCG é bem simples, entretanto, é necessário conhecer todas as etapas para que a sua empresa consiga alcançar os resultados desejados.

Como funciona?

A matriz BCG é dividida em dois blocos. O primeiro é voltado sobre a taxa de crescimento do mercado. Já o segundo, é denominado de participação do produto no mercado.

Cada bloco possui suas divisões onde são colocados os grupos dos produtos. Felizmente, é possível encontrar templates prontos para começar a definir a posição de relevância de cada produto da sua loja, sendo possível colocar, por exemplo, uma cancela de estacionamento automática e outros produtos.

Na prática, você começa criando dois blocos, onde o primeiro é onde o produto terá uma alta relevância, e o segundo bloco será o campo para os produtos que possuem pouca relevância.

Cada bloco precisa estar identificado como “alta” e “baixa”, logo acima do próprio bloco. Mais acima, coloque “Participação relativa do mercado”.

Por fim, ao lado dos blocos você deve fazer o mesmo, colocando também “alta” e “baixa” que, automaticamente, estarão sendo criadas duas linhas com os blocos, sendo a primeira como “alta” e a segunda como “baixa”. Essa parte lateral deve ser nomeada como “Crescimento no mercado”.

Vacas leiteiras

Antes de tudo, imagine que há uma vaca na primeira coluna, no segundo bloco, ou seja, ela possui uma participação relativa no mercado alta, mas tem um crescimento no mercado baixo.

Pois bem, todo empreendedor sonha em ter uma cartela cheia desse tipo de produto, isso porque eles abastecem o caixa da empresa sem a necessidade de demandar muito esforço da equipe de marketing ou do time de vendas.

O sucesso desse tipo de produto é justificado pela qualidade em que foi construído, além disso, pela reputação positiva que conquistou dos clientes.

Portanto, caso uma loja que venda câmera cftv hdcvi para aumentar a segurança de estabelecimentos, ela irá ganhar mais destaque no mercado quando perceber qual o melhor produto a ser vendido.

Estrela

Já a estrela, ela está localizada no primeiro bloco, sendo considerada como alta em participação relativa do mercado, e alta em crescimento do mercado. Assim como as vacas leiteiras, esses produtos são responsáveis por levantar boa parte do lucro da empresa, no entanto, é preciso de um esforço maior para alcançar o resultado desejado.

No caso da estrela, esse tipo de produto poderia ser trabalhado com a equipe de marketing junto com o time de vendas, para que os resultados fossem alcançados.

Na prática, é como se fosse desenvolver um trabalho de acompanhamento de pericia trabalhista, onde é necessário a ajuda de vários profissionais para conseguir alcançar algum objetivo.

Ponto de interrogação

O ponto de interrogação está localizado no primeiro bloco da segunda coluna, sendo considerado baixo na participação relativa do mercado, e alto no crescimento do mercado.

Por sua vez, esse tipo de produto é aquele em que não temos certeza sobre qual caminho ele irá seguir. Essa incerteza pode acontecer em qualquer tipo de produto, desde um conjunto de armário inox para laboratório que é vendido por lojas virtuais, até outros tipos de mercadoria.

Por mais que a equipe de marketing e o time de vendas façam seus esforços, não há como ter informações concretas sobre o faturamento que esse tipo de produto pode oferecer, devido ao fato de ser uma mercadoria que é novidade no mercado, e é apenas uma aposta da empresa.

No caso da interrogação, é preciso ter calma e esperar o feedback dos consumidores sobre o produto em que a sua empresa está investindo.

Abacaxi

Por fim, o abacaxi está localizado logo abaixo do ponto de interrogação, estando como o mais baixo em participação relativa do mercado, e baixo em crescimento do mercado.

Esse tipo de produto é aquele em que a grande maioria dos empreendedores procuram ter distância da sua cartela, pelo simples fato de não ter a capacidade de gerar lucro para a empresa.

Casos mais delicados como esse, é necessário analisar se vale a pena, ou não, investir nesse tipo de produto.

Vale pontuar também que: se o plano de recuperação envolver muito tempo e dinheiro, esse tipo de produto deve ser esquecido imediatamente, de modo que você tenha mais tempo para investir em outra solução.

Lembre-se, a matriz BCG não deve ser utilizada apenas uma única vez, afinal, o mercado dos negócios funciona como se fosse uma montanha-russa, onde imprevistos podem acontecer em um cfop venda exportação direta ou qualquer outro tipo de venda.

Pelo fato de as empresas lidarem com momentos positivos, onde as vendas estão acontecendo, e momentos negativos, onde as vendas não acontecem, é fundamental que a ferramenta seja aplicada constantemente. Isso porque, nada é capaz de impedir que uma vaca leiteira consiga se tornar um abacaxi no futuro.

O que acontece após utilizar a matriz BCG?

Qualquer produto começa o seu ciclo na posição da interrogação. Ele é considerado como uma tendência, mas não é capaz de obter lucro para a empresa.

Para analisar o comportamento do consumidor sobre o produto, estabeleça um limite para estudar novamente esse produto.

Quando o produto se encontra na posição de interrogação, ele é capaz de ir para outros destinos, como o abacaxi ou a estrela.

Como aplicar de maneira eficaz?

Caso você não possua nenhum tipo de noção sobre as estratégias que envolvem os seus produtos, procure continuar com as suas análises.

As suas opiniões não irão impactar diretamente no resultado. Contudo, é preciso que você saiba quais posições os seus produtos estão, para saber qual estratégia é mais condizente com o momento.

A matriz BCG não pode ser aplicada com insegurança. No meio do seu desenvolvimento, é necessário entender que a saúde da sua empresa está em jogo, e por esse motivo, caso a sua invenção se torne um abacaxi, é preciso descartá-lo para não comprometer a eficácia do seu negócio.

Vantagens da matriz BCG

Uma das perguntas mais comuns que são feitas e estão conectadas ao universo dos negócios é: o que uma empresa precisa para ter sucesso? A resposta para essa pergunta envolve vários tipos de estratégias, e uma delas é ter uma cartela de produtos que cresça constantemente e que tenha várias participações no mercado.

A união desses fatores faz com que as empresas encontrem um equilíbrio, enfrentando, inclusive, alguns abacaxis que estão em seus portfólios.

Quando você decide aplicar a matriz BCG, é possível saber qual o rumo que cada produto está seguindo. Tendo em mãos essas informações, fica mais fácil desenvolver algumas estratégias de marketing para não comprometer os números da empresa.

A matriz BCG ainda tem a vantagem competitiva, afinal, é possível analisar o desempenho dos concorrentes em relação a determinados produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.