Dicas para aumentar seu faturamento em 2022

Aumentar o faturamento, seja de um escritório de contabilidade e consultoria ou qualquer outro, é o objetivo de todo gestor. É para esse fim que ações de marketing e estratégias publicitárias são criadas, atraindo clientes e gerando oportunidades de negócio a longo prazo.

Ademais, sempre que uma pessoa inicia um empreendimento, o principal foco das atividades é a geração de lucro. Entretanto, esse não é um elemento que surge de maneira automática ou com uma fórmula pronta.

Para alcançar seus objetivos com qualidade, é preciso entender o processo da empresa e como aumentar seu faturamento para atingir níveis satisfatórios de lucratividade e identificar o potencial da empresa.

Alguns elementos são conhecidos no mercado, como aumentar o número de clientes e reduzir custos operacionais, porém o conhecimento destes fatores não os torna mais fáceis.

Tendo isso em vista, é preciso compreender seu trabalho para conseguir organizar estratégias adequadas para vender um software gestão de ativos de TI ou qualquer outro item/serviço.

Entenda a diferença entre faturamento e lucro

Muitos empresários nem mesmo conseguem diferenciar o faturamento do lucro. Esses dois elementos são muito importantes para a empresa, mas confundi-los pode gerar um impacto negativo considerável em sua empresa.

O faturamento é o montante de receita que sua empresa conquistou em um determinado período. Esse montante é resultado da quantidade de vendas que foi realizada durante o prazo estipulado. Entretanto, ele é um valor bruto, sem descontar nenhum tipo de gasto.

Já o lucro é o valor resultante da subtração de despesas e custos da empresa do faturamento. Trata-se do quanto a empresa conseguiu conquistar de fato depois de acertar todas as pendências criadas durante o processo de negociação.

Quando você aumenta o faturamento de sua empresa, significa que está vendendo mais, o que aumenta também os gastos com publicidade, salários de vendedores e outros elementos de sua empresa de serviços contábeis ou qualquer outra.

Então, desse modo, o ideal é entender como seu faturamento pode crescer sem mexer nas despesas.

Dessa maneira, você terá uma estrutura mais adequada de lucro, ampliando a quantidade de entrada de verba em sua empresa, mas mantendo os gastos no mesmo nível, ou ainda preferencialmente reduzindo-os.

Aumentando o faturamento de sua empresa

Qualquer companhia que está em atividade no mercado consegue compreender os benefícios de aumentar o faturamento da empresa. Esse tipo de atividade é crucial para conseguir aplicar melhorias e garantir resultados mais efetivos em suas vendas.

Entretanto, cada empresa é única, e nem sempre as dicas funcionam igualmente para duas companhias diferentes, ainda que ambas estejam trabalhando no mesmo segmento de atuação.

Isso acontece porque a forma de agir e as peculiaridades de cada empresa tem um forte impacto na forma como elas se apresentam no mercado, e isso tem um impacto direto nestes métodos de aumentar o faturamento.

Por conta disso, quanto mais você conseguir adaptar estas dicas à realidade de sua empresa de serviços de TI, maiores são as chances de aproveitamento desse tipo de ferramenta, conseguindo aumentar consideravelmente seu faturamento e otimizando suas ações como um todo.

Otimizar o número de clientes

Para conseguir mais vendas, você precisa de pessoas que tenham interesse em fazer compras. Por isso, o cliente é uma das partes mais importantes de qualquer processo de negociação, e deve ser trabalhado com inteligência para que essa atividade seja otimizada.

O mercado atual está altamente focado na experiência do usuário. O cliente atual é muito mais proativo, o que significa que ele deseja conhecer melhor o fornecedor de alimentos sem glúten, por exemplo, que está iniciando um relacionamento.

Por conta disso, é preciso que você conheça seu público com mais assertividade para conquistar uma estrutura de atendimento de qualidade, principalmente para aumentar seu faturamento. O primeiro ponto em questão é identificar seu público-alvo.

O público-alvo é o grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, cuja propensão de consumir em sua empresa é grande. Esse será o padrão para o qual você pensará em estratégias e planejamento de marketing, identificando elementos como:

  • Interesses;
  • Comportamento;
  • Necessidades;
  • Preferências.

Todos esses pontos ajudam a identificar como você pode abordar com mais qualidade seus clientes, aumentando assim seu potencial de vendas e ampliando suas oportunidades de negócios.

Para conseguir uma segmentação maior de seu público, e testar estratégias para identificar se elas estão realmente no padrão adequado para esse tipo de atividade, é possível utilizar as personas.

Uma persona é uma figura fictícia, criada com base nas interações anteriores que você teve com clientes e no seu público-alvo. Assim, você cria uma figura quase real, com informações básicas como nome e endereço e com um perfil psicológico.

Esse tipo de ferramenta é ideal para você testar suas ações e identificar as que têm maior chance de aumentar o faturamento de sua empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional, conquistando uma estrutura de qualidade para suas ações de marketing.

Aumentar o gasto dos clientes

O relacionamento entre consumidor e marca passa por uma série de processos, desde o momento em que o consumidor é um visitante na loja até se tornar um cliente. Normalmente, quando ele faz uma compra, ele gera um valor conhecido como ROI.

O termo, que significa “Retorno Sobre Investimento”, indica o quanto é devolvido para a companhia com essa compra. Ele é calculado em cima do CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente, o valor gasto para que o visitante chegasse ao ponto da compra.

Quanto maior for o ROI em relação ao CAC, maior o faturamento da empresa com aquele consumidor. Por isso, o ideal é que você consiga fazê-lo aumentar sempre o gasto médio que ele está acostumado a fazer.

A fidelização é o grande trunfo desse tipo de ação. Isso porque uma empresa gasta muito mais para conquistar um cliente novo do que mantendo um antigo, e fazendo-o se interessar por mais produtos ou serviços de sua assessoria fiscal.

Uma boa maneira de aproveitar essa situação é criando novas ferramentas e funcionalidades que agregam ao que o consumidor já possui, além de criar produtos complementares e até mesmo inovações dentro da mesma área.

O ideal é que seus consumidores permaneçam interessados, desejando conhecer mais da companhia e de como ela pode auxiliar suas necessidades, o que acaba fazendo o consumidor comprar mais.

Quanto mais você fizer, melhor será a possibilidade de aumento do faturamento da empresa, uma vez que os clientes estarão custando cada vez menos e gastando mais com a compra de seus produtos e serviços.

Treinamento e desenvolvimento

Grande parte do sucesso em vendas é um atendimento de qualidade. Por isso, é fundamental que você capacite sua equipe para oferecer um atendimento diferenciado e consiga aplicar esse tipo de ação com mais qualidade.

Os treinamentos são uma excelente maneira de deixar seus colaboradores integrados com o trabalho e em novas formas de abordagem de clientes, buscando uma melhoria imediata em seus resultados e no faturamento.

Muitos empresários ainda enxergam os treinamentos e desenvolvimento de colaboradores como um gasto, mas na verdade esse é um investimento que pode fazer a diferença em em sua abertura de empresa SP e torná-la ainda mais relevante no mercado.

Por conta disso, é muito importante saber como trabalhar para manter sua equipe sempre atualizada, gerando um engajamento maior com o público e novas oportunidades de vendas, minimizando as chances de erros.

Esse tipo de atendimento qualificado pode ser a diferença entre um cliente fidelizado ou um consumidor que abandona a proposta de negócios, deixando de lado todo o processo que foi realizado até o momento e gerando desperdício de recursos para a empresa.

Aposte em tecnologia

A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas. Desde que o mundo começou a passar pelo processo de transformação digital, uma série de avanços tecnológicos tem possibilitado melhorias no ambiente corporativo.

A automação tem ganhado muito espaço nesse tipo de mercado, oferecendo uma redução significativa nos gastos operacionais e conseguindo reduzir o tempo necessário para a realização de tarefas mecânicas.

Esse tipo de avanço permite que sua equipe fique focada em elementos que são realmente necessários para a negociação, como os interesses do consumidor e a forma de atendê-lo da melhor maneira possível.

O uso de inteligências artificiais também tem sido uma constante nesse tipo de situação, aproveitando esse conhecimento para ampliar suas possibilidades de maneira muito mais ágil e prática.

Considerações finais

O faturamento de uma empresa é um dos elementos mais importantes para a saúde financeira dela, e pode ser a diferença entre a companhia se manter em pé ou ter que encerrar suas atividades.

Por conta disso, saber como aumentar o faturamento com qualidade e otimizar seus resultados é o desejo de qualquer companhia que está em atividade atualmente, procurando maneiras de se destacar.

As empresas que têm um bom faturamento no mercado, têm uma posição de liderança em seus nichos de atuação, alcançando um destaque muito maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.