Como utilizar a psicologia das cores dentro do marketing

A psicologia das cores é um estudo que mostra como nosso cérebro reconhece as cores e as converte em sentimentos. Trazendo mais sentido para os mais diversos sentimentos e sensações sentidas conforme cada cor apresentada, fazendo com que vários sentimentos sejam explicados e entendidos diante de várias situações que as pessoas sentem no seu dia a dia.

Embora haja falta de pesquisa e algumas divergências nesta área, os especialistas fizeram algumas descobertas e observações importantes sobre a psicologia das cores e sua influência em nosso comportamento.

Afinal, a cor é um elemento importante no processo de comunicação e um componente de grande impacto no nosso dia a dia, interferindo nos sentidos, nas emoções e na tomada de decisões.

Quem nunca sentiu tranquilidade ao avistar e entrar em uma loja com a logo azul, quem nunca ficou ainda mais faminto, ao passar em uma praça de alimentação com todos os chamativos vermelhos que as redes de fast-food apresentam.

Com isso, diversas aplicações dos mais diversos meios podemos observar esses estudos e sensações apresentadas, como em aplicação de tinta epoxi, trazendo consigo todas as sensações e estudos.

Esse conceito se tornou um tema relacionado em marketing, arte, design e muitos outros campos, e as cores também são usadas para que nosso cérebro possa se lembrar do logotipo e da identidade visual da marca.

Fazendo com que esse estudo alcance e faça parte dos mais diversos meios de pesquisa e áreas, buscando sempre um entendimento e ideias para aqueles que buscam entender e se aprofundar no meio.

Dessa forma, faz parte das mais diversas pesquisas e empresas quando pensamos no assunto, como empresa de prestação de serviços de pintura, que tem se atualizado e sempre busca trazer esses sentimentos.

História e surgimento da psicologia das cores

A cor se tornou o foco da discussão muito antes do que as pessoas pensam. Nos registros do século IV a.C., o filósofo Aristóteles falava do azul e do amarelo como cores primárias, associando as cores às polaridades cotidianas: o sol e a lua, os homens e as mulheres.

Já sendo criado uma correlação associando a cor a formas e pessoas, trazendo por traz toda uma significância é algo que representasse as cores, e fizessem mais sentido para aqueles que procuravam entender e procurar sentido diante de tudo.

Foi só entre os séculos 17 e 18 que Newton criou uma teoria da cor quando descobriu que a luz branca seria dividida em várias cores ao passar por um prisma. Mais tarde, foi descoberto que misturas e combinações produziram outros tons.

Trazendo ainda mais sentido para todos, fazendo com que as cores realmente trouxessem consigo um real significado e algo que mexesse de fato com a cabeça e jeito de cada pessoa, até mesmo na hora de produzir um front light preço acessível.

No entanto, a partir de seu espectro de cores, outras teorias surgiram, como a do artista alemão Johann Wolfgang von Goethe, que continua a explorar os efeitos psicológicos da cor sobre as emoções e emoções.

A historiadora de arte, escritora e curadora Dra. Alexandra Losk disse em um artigo de Antoine Simon Fine Art Advisory, uma firma de consultoria de arte britânica, que depois de Goethe, a teoria tornou-se sobre estar relacionada aos sentidos e emoções.

A cor emocional da aliança pode desencadear o conteúdo, com o radicalismo proposto originalmente por Newton. Segundo ele, a cor depende não só da luz e de uma ambiente com tinta parede de gesso, mas também da percepção dos objetos.

Criando assim toda uma percepção em que todos possam entender, e sempre buscar toda a compreensão em cada cor apresentada, e em que cada cor escolher para que tal sentimento fosse despertado.

Despertando interesse das pessoas para que mais pesquisas relacionadas ao assunto ganhassem cada vez mais forma, despertando interesse e estudo diante do que era apresentado como em pesquisas sobre acrilico semi brilho.

O reconhecimento de matiz é subjetivo, mas os efeitos de cor são universais. Cores quentes como o vermelho, amarelo e laranja são cheias de vitalidade e emoção, por outro lado, as cores frias, como o azul, o roxo e o verde, possuem características calmantes, suaves e estáticas.

Como podemos observar os sentimentos e sensações que cada cor representa, tais como:

  • Vermelho: atrai atenção e representa sentimentos fortes;
  • Amarelo: traz consigo sentimentos relacionados a criação e a inovação;
  • Laranja: demonstra autoconhecimento e encorajamento;
  • Verde: associado à natureza, proporciona equilíbrio;
  • Azul: transmite paz e confiança;
  • Rosa: companheirismo e romance, sendo uma cor forte e marcante;
  • Preto: transmite formalidade, sofisticação e toda uma segurança;
  • Branco: demonstra limpeza, paz e simplicidade.

A seguir, conheça mais a fundo o significado de algumas dessas cores.

Vermelho

O vermelho atrai atenção e representa sempre sentimentos fortes, pode ser observado em diversos negócios relacionados à alimentação e ao amor demonstrando sentimentos como a fome e todo o romance.

Sendo escolhido para despertar a atenção de todos aqueles que consomem, por ser uma cor forte, traz impacto aos olhos de quem a vê, chamando atenção de forma fácil. Além disso, também pode ser utilizada em diversas placas de sinalização personalizadas SP.

Amarelo

O amarelo é escolhido em suma maioria para logos de empresa, que chegam no mercado com o intuito de inovar e trazer algo totalmente novo para o meio que serão inseridos.

Demonstrando um sentimento de inovação, algo novo e criativo diante daquilo que geralmente consumimos, sendo esperado uma ideia ou algo que traga o novo para o meio inserido.

Assim como o revestimento epóxi para pisos, que trouxe essa inovação para o meio inserido.

Laranja

O laranja traz um sentimento de autoconhecimento e de encorajamento, sendo sempre referência quando se trata dos temas citados, mostrando para as pessoas que têm contato uma força.

Por isso, pode ser escolhido por diversas empresas que querem trazer consigo um sentimento de encorajamento para quem decidirá consumir sua marca e produtos, fazendo com que as pessoas optem pelo serviço apresentado.

Verde

O verde é a escolha certa para as empresas que querem trazer como a representação principal da marca, a sustentabilidade e todo o conforto e conscientização que levam com toda a história da marca.

Azul

Escolhido por marcas para passar paz para aqueles que decidem consumir seu produto ou serviço. Várias marcas famosas possuem tons de azul em sua paleta de cores.

Rosa

Várias empresas de brinquedo e marcas de maquiagem escolhem o rosa justamente por ser uma cor marcante e gerar um impacto e lembrança para quem consome e tenha visto a cor.

Preto

Presente nos principais estilos e festas, o preto sempre proporciona segurança e sofisticação, fazendo com que as pessoas optem pelo preto no mundo da moda e em seu dia a dia.

Branco

O branco proporciona uma sensação de algo limpo, organizado e de um ambiente totalmente clean, algo que as pessoas costumam buscar quando se trata de limpeza e higienização.

As principais empresas no ramo de limpeza costumam trazer o branco em seu logotipo, querendo demonstrar essas sensações citadas em quem as consome, fazendo com que as pessoas cada vez mais consumam e optem pela limpeza.

A psicologia das cores no marketing

De acordo com Satyendra Singh, especialista da Universidade de Winnipeg, Canadá, a cor é uma fonte de informação muito influente quando as pessoas tomam decisões de compra.

Isso ocorre porque os clientes geralmente fazem julgamentos preliminares sobre o produto 90 segundos depois de interagir com o produto. Fazendo com que nesse tempo os mais diversos sentimentos atuem no cérebro de cada pessoa.

Surpreendentemente, cerca de 62% a 90% dessa avaliação é baseada nas cores. As pessoas costumam pensar em uma marca ou logotipo de empresa como um representante da empresa.

Sem experiência no uso de logotipos, passa a se associar a marca a certas características. Em outras palavras, a psicologia da cor também é muito importante na construção da marca.

Fazendo com que a cor escolhida para fazer parte do logotipo e dos meios de divulgação da marca faça total sentido em relação ao sentimento e sensações a serem despertadas em quem as consome e vê.

Sendo utilizadas tais técnicas nos mais diversos meios imaginados como para acm fachada preço, fazendo com que se ganhe destaque pensando nos demais concorrentes do meio.

Quando alguém diz vermelho, seus cérebros associam rapidamente uma marca, e podemos apostar que em marcas que trazem a fome em evidência ou o amor. Assim que se usa essa ferramenta para construir a marca de uma empresa.

Cores diferentes são percebidas de maneiras diferentes. Por exemplo, tons de vermelho podem trazer empolgação, enquanto tons de azul são geralmente associados a uma sensação de relaxamento.

Ambas as emoções são muito agradáveis, portanto, dependendo de seus objetivos, qualquer cor pode produzir emoções positivas. É por isso que a psicologia da cor também é importante na construção da marca.

Portanto, quando alguém diz vermelho, seu cérebro rapidamente se associa a uma marca, É assim que a marca da sua empresa é construída usando a influência das cores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.