Dicas para aumentar a taxa de abertura de seus e-mails

A taxa de abertura de seus e-mails é uma métrica importante e que precisa ser acompanhada continuamente. Inclusive, quando falamos em marketing digital, falamos de estratégias que precisam de acompanhamento para darem resultados.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes e usadas por empresas de vários segmentos, e assim como todas as outras ações, ela precisa ser mensurada.

Sua primeira métrica – e a mais importante – é a taxa de abertura, que representa o número de pessoas que abriram o e-mail, dividido pelo número de pessoas que receberam o conteúdo.

Com base no resultado desse cálculo, é possível saber o quanto o assunto enviado é atraente. Essa prática é uma das mais populares para estabelecer um relacionamento promissor com os leads.

Isso porque ela funciona como um canal aberto de comunicação com pessoas, com o intuito de fazê-las avançar pelo funil de vendas. Só que não se pode simplesmente enviar o e-mail e esperar os resultados aparecerem.

É necessário mensurar o quanto as campanhas são atrativas, por isso, nesse artigo, vamos explicar o conceito de e-mail marketing, como calcular a taxa de abertura e como melhorá-la. Confira o artigo completo!

Entendendo a ideia do e-mail marketing

E-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital, que se baseia no disparo de e-mails para uma lista de contatos. O objetivo é estabelecer uma comunicação com os destinatários e, geralmente, todo esse trabalho é feito com o auxílio de uma ferramenta de automação.

Todas as organizações, como uma empresa de limpeza piso, precisam investir em estratégias de inbound marketing para atrair seus prospects. Ela se baseia, principalmente, na criação de conteúdos ricos que podem ser distribuídos por diversos canais, incluindo o e-mail.

O objetivo desses materiais é nutrir o lead e atravessá-lo pelas etapas do funil de vendas, com isso, também é possível estreitar o relacionamento com essas pessoas.

Quando isso acontece, a marca se torna mais próxima dos consumidores e fortalece sua própria imagem. Consequentemente, fica mais fácil educá-los em relação à área de atuação do seu negócio e fazer com que os contatos entendam o valor de suas soluções.

É dessa forma que eles amadurecem a decisão de compra e se tornam clientes, e a automação tem papel fundamental nesse processo.

É por meio dela que a organização consegue enviar mensagens personalizadas, no momento certo e de acordo com a etapa da jornada de compra em que cada contato se encontra.

Entretanto, para que esse trabalho alcance esses resultados, é necessário calcular a taxa de abertura dos e-mails. É com base nessa métrica que se torna possível entender o funcionamento e a eficácia dessa estratégia.

Como calcular a taxa de abertura de e-mail

Calcular a taxa de abertura de e-mail é bem simples, basta usarmos a seguinte fórmula: Taxa de abertura = e-mails abertos / e-mails enviados – e-mails rejeitados.

Quando o destinatário abre a mensagem pela primeira vez, uma imagem oculta é aberta automaticamente e fica salva no cache do servidor. A abertura, então, é contabilizada para todos que abrirem.

Esse processo é feito uma única vez, mesmo que a pessoas abra várias vezes os mesmos e-mails das empresas de contabilidade ou de quaisquer outras. É comum que a taxa de abertura fique abaixo da média esperada, ou seja, do número que a organização utiliza como parâmetro.

Além de saber como está a taxa de abertura, é necessário contar com mecanismos de acompanhamento e estratégias de mudanças, para que a taxa melhore. Em outras palavras, além de acompanhar essa métrica, é necessário melhorá-la.

Quando notar que a abertura está abaixo da média estipulada, é necessário rever a estratégia empregada, um trabalho simples, mas que costuma surtir efeito.

Por exemplo, textos pessoais que falam diretamente com o lead têm taxas de abertura mais altas. Isso acontece porque eles se relacionam aos problemas do destinatário, o que desperta o interesse deles pelo conteúdo da mensagem.

Então, a boa notícia é que existem ações simples que podem melhorar essa métrica, e vamos mostrar algumas delas no próximo tópico.

Como melhorar a taxa de abertura

As escolas de cursos profissionalizantes SP, bem como diversas outras empresas e organizações, recorrem a estratégias simples para melhorar essa métrica. Então, dentre as práticas mais eficazes, temos:

Atentar-se ao timing de envio

O e-mail marketing segue uma linha de raciocínio que acredita que os destinatários vão se interessar por determinado tema a qualquer momento, entretanto, isso não quer dizer que você pode mandar e-mails todos os dias.

Avaliar o timing certo significa conseguir se basear na jornada de compra, o que ajuda a entender o volume de campanhas de e-mail que pode ser colocado em prática.

Associe o timing ao perfil do lead, ou seja, quando ele atingir um estágio, está pronto para receber e-mails de um fluxo específico, de acordo com o seu momento atual.

Por exemplo, se uma empresa de maquina de suco de laranja, ou qualquer outra, automatiza o timing dessa forma, a taxa de abertura e a adesão por parte dos usuários é maior.

Fazer testes A/B

É importante testar diferentes versões do mesmo e-mail, em relação a diferentes características, por exemplo, o tipo de linguagem usada e o CTA.

Veja, também, a formatação mais adequada, pois esses pontos podem melhorar a taxa de abertura. É interessante testar horários diferentes de envio, pois alguns momentos são mais propensos para abertura do que outros.

Não existe um horário ideal para cada situação, simplesmente uma hora é mais conveniente do que outra, então, seu e-mail será notado por um número maior de pessoas.

Teste vários tipos de campanhas também, pois é dessa forma que você percebe qual padrão é mais adequado e pode usá-lo nos próximos envios.

Incluir CTA claro

Desde escritórios de serviços contábeis até oficinas mecânicas, todos os negócios terão resultados melhores se usarem um CTA (chamada para ação), claro e óbvio.

É ele que vai mostrar para o lead o que ele deve fazer a seguir, e no que diz respeito ao marketing digital, é um erro supor que o contato saberá o que deve ser feito.

Deixe bem claro o que as pessoas precisam fazer, facilitando essa tarefa. Isso está relacionado ao modo como o e-mail foi formatado, então, inclua apenas um CTA na mensagem.

Em linhas gerais, cada tipo de e-mail enviado deve ter um único objetivo, que se traduz no CTA aplicado, portanto, peça uma única coisa.

Evite inserir outros links que distraiam o lead e não contribuem com o objetivo da mensagem. Ademais, mostre para o contato o que vai acontecer se ele seguir as recomendações.

Por exemplo, uma confecção de camisetas sublimadas personalizadas pode explicar para o lead a vantagem dele clicar no link, visto que terá acesso a uma promoção ou desconto exclusivo.

Atentar-se à formatação do e-mail

As linhas de assunto e título devem ser curtas e criativas, pois isso aumenta o engajamento e, consequentemente, a taxa de abertura.

Outro aspecto importante da formatação é a personalização da mensagem. Chame o contato pelo nome e faça o e-mail ter características atraentes, como:

  • Pessoal;
  • Informal;
  • Útil;

Para conseguir esse efeito, conte com uma boa ferramenta de automação, e tenha em mente que assim como você, outras empresas, como uma fábrica de camisetas personalizadas está enviando e-mails para o seu lead.

Avaliar o melhor dia e horário

Com base no histórico de envios é possível notar em qual momento o percentual de abertura é maior. O e-mail também conta com padrões de comportamento das pessoas, como no caso das mídias sociais.

Isso diz respeito, principalmente, quando falamos de acesso mobile, portanto, é essencial seguir os dados relacionados à sua base de contatos.

Uma pesquisa realizada pela CoSchedule mostrou que a terça-feira, por volta das 10:00 é o melhor horário, uma vez que às segundas-feiras a caixa de entrada das pessoas está mais lotada.

Outro dia que não costuma ter resultado é a sexta-feira e os dias que se seguem após os feriados. Sendo assim, as empresas de consultoria ambiental podem apostar no horário comercial, das 9:00 às 17:00, mas tudo também depende de testes.

Pode ser que a sua lista responda melhor às quartas-feiras às 16:00. O ideal é conhecer bem o seu público e testar diferentes dias e horários.

Conclusão

O e-mail marketing é uma estratégia simples e barata, mas que traz ótimos resultados. Basta saber trabalhá-la para impactar o lead e alcançar seu objetivo.

Como vimos, o melhor meio de conseguir isso é analisando a sua taxa de abertura, e a partir dos resultados investir em novas práticas.

Agora que você já sabe como fazer isso, suas campanhas por e-mail serão mais eficientes e seus contatos ficarão mais engajados com as mensagens que receberem do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.