Saiba como colocar em prática um marketing de guerrilha

Com o avanço tecnológico e a chegada da internet, o meio digital se tornou cada vez mais importante para as pessoas e, consequentemente, para as empresas. Hoje, falaremos sobre o marketing de guerrilha e como você pode colocá-lo em prática.

Não é à toa que as empresas procuram cada vez mais se integrar nessa nova era digital e, com todo mundo tentando ser interessante e chamar a atenção dos possíveis leads, é normal que diversas estratégias sejam formadas quase que diariamente.

É interessante como essas estratégias, quando usadas juntas, funcionam perfeitamente bem e fazem com que o mercado apenas ganhe, afinal, quanto mais o consumidor for bem atendido e estiver satisfeito, melhor.

Algumas são mais conhecidas do que outras, usadas desde empresa de limpeza terceirizada até mesmo vendedoras de produtos cosméticos, como o marketing de conteúdo, conhecido também como inbound marketing.

Já outras, utilizam dos SEO, que são os mecanismos de busca do Google e preferem ser melhor ranqueadas em suas buscas, para que assim atraiam mais clientes e se tornem mais confiáveis e relevantes no mercado.

Porém, o que discutiremos no tópico a seguir é o marketing de guerrilha, e veremos como ele se difere dos demais. Portanto, seja a sua empresa uma fornecedora de guia para cães ou prestadora de serviços tecnológicos, fique atento às informações.

O que é o marketing de guerrilha?

Em poucas palavras, o marketing de guerrilha é uma estratégia focada na publicidade criativa e utiliza bem pouco as formas de marketing convencional. Ele é bastante agressivo e direto ao ponto, conseguindo ser diferente das práticas mais comuns do mercado.

O próprio nome já nos traz uma ideia de como ele é utilizado, afinal, guerrilha lembra guerras e campos de batalha. Mesmo com um poder menor, o marketing de guerrilha é assertivo e certeiro.

Desde uma empresa de gestão empresarial até uma que vende refrigerantes, precisa de uma estratégia forte de marketing e divulgação para captar clientes e se tornar atrativa, e é comum que, na história, por diversas vezes as inovações mais agressivas tenham ganhado espaço.

Seguindo essa linha de raciocínio, é possível destacar alguns elementos que fazem parte do marketing de guerrilha e o diferenciam de outras práticas de mercado, principalmente quando tentamos entender a sua importância e impacto nas empresas.

  • Baixo investimento em comparação a outras estratégias;
  • Alta interatividade com as pessoas;
  • Alta chance de viralização nas redes sociais;
  • Chama muito a atenção.

Existe um ditado popular que diz o seguinte: “Não existe marketing negativo”. Até certo ponto, isso é bastante verdade. Se tem um grupo de pessoas falando sobre a sua empresa e compartilhando, ainda sim é marketing e você ficará um pouco mais em evidência.

Independentemente do ramo empresarial que você trabalha, desde vendedores de consórcio contemplado até mesmo fornecedores de serviços mecânicos, todas as pessoas ficaram mais seletivas quanto ao que recebem de propaganda.

Enquanto nos acostumamos a sermos bombardeados de divulgações, propagandas e outras formas de chamar a nossa atenção, começamos a apenas abstrair o que vemos e focar caso alguma coisa muito específica se destaque.

O marketing de guerrilha é impossível de ser ignorado, muitas vezes sendo algo estampado em nossa face e sendo tão chamativo que cria impressões duradouras em nossas mentes, sendo bem difícil de ser esquecido, pelo menos por um certo período de tempo.

Sendo assim, já avise a equipe de marketing de sua empresa de dedetização e confira algumas dicas para fazer um marketing de guerrilha mais assertivo e correto, conquistando o espaço que procura e atingindo as pessoas certas.

Dicas para um marketing de guerrilha eficiente

Não é porque o marketing de guerrilha é agressivo que você como gestor ou dono de uma empresa deve colocar qualquer coisa em um painel e esperar que dê certo. Algumas dicas e passos podem te ajudar a fazer algo com um pouco mais de qualidade e eficiência.

1 – Conheça muito bem os seus clientes

Conhecer os seus clientes e saber quem é o público-alvo de seu negócio é o cerne para o sucesso de qualquer empresa que pretenda se expandir cada vez mais e ganhar autoridade tanto no mercado quanto no seu ramo de atuação.

Nem todos podem gostar desse tipo de divulgação, por isso é importante treinar seus clientes para que eles compreendam e gostem do que será feito, obviamente, nunca ofendendo ou faltando com o respeito com eles.

Seja a propaganda sobre serviços de seguros de automóveis ou do mais novo kit de camisetas da moda, é interessante criar personas para saber exatamente quem é o seu cliente e adaptar o marketing com o que ele quer ver e o que sua empresa quer mostrar.

2 – Identidades e particularidades são um diferencial

Claro que uma empresa quer crescer, lucrar, gerar receita e continuar em expansão e, pensando nesse quesito, é sim muito inteligente que ela siga as tendências e utilize das estratégias de marketing já conceituadas e mais atrativas.

O marketing de guerrilha não deve ser a sua única forma de divulgar um produto, na verdade, é bom que você o faça apenas de vez em quando para causar o devido impacto nas pessoas e, então, conseguir chamar a atenção delas para o seu negócio.

Portanto, sejam as empresas de alimentação ou de limpeza ou de qualquer outro ramo, lembrem-se, nunca fujam de suas origens e deixem de oferecer o que a sua organização tem de melhor. Seja você mesmo.

3 – Planeje, capriche e execute bem o seu marketing

Assim como toda e qualquer estratégia empresarial, tudo deve ser bem planejado para que não ocorram futuros problemas por não ter pensado em algo ou não ter realizado as métricas da maneira correta, causando mais prejuízo ou lucrando menos do que estipulara.

O marketing de guerrilha deve ser chamativo e, para que isso aconteça, é necessário ser bem caprichado e atingir as expectativas. Pensa na forma que quer impactar o cliente, em como ele verá aquilo e qual a reflexão que você busca trazer.

Podendo ter relação ou não com serviços de contabilidade em geral, o que mais acontece quando as empresas tentam aplicar esse tipo de marketing é errar na execução, ou seja, está tudo pronto e bem planejado, mas a forma como é feita acaba não agradando.

Por isso, é bom ter algumas parcerias que possam ajudar e orientar sobre a melhor forma e método de utilizar esta prática. Faça checklists e reuniões até ter certeza de como fará e como impactará o seu público.

Tipos de marketing de guerrilha

Assim como a maioria das práticas de marketing, eles são categorizados e utilizados melhor dependendo do lugar, do público e do objetivo e, com o marketing de guerrilha, não seria diferente. Confira agora algumas maneiras de utilizar essa estratégia.

Marketing de guerrilha ao ar livre

Como o próprio nome diz, ele é utilizado em público e em qualquer lugar que tenha uma certa circulação de pessoas. O intuito é despertar a atenção delas para saber o que está acontecendo, ao mesmo tempo que atrai novos possíveis leads para a sua marca.

Pode-se utilizar de telões, quadros em árvores, algum mini evento na praça. A ideia é fazer com que as pessoas se sintam curiosas e/ou protagonistas daquele acontecimento.

Marketing de guerrilha em lugares fechados

Também é possível utilizar desse marketing em lugares fechados como salas de cinema, shoppings, lojas e estabelecimentos. Porém, é necessária muita criatividade para que ele funcione, portanto, pense em algo que seria bem diferente nesses lugares e mão na massa.

Marketing de guerrilha em grandes eventos

Também muito utilizado junto do marketing invisível e, a sua diferença é que não conseguimos perceber de imediato. É muito utilizado em novelas e filmes e mostra alguém usando um condicionador ou bebendo um refrigerante de uma marca X, fixando ela em nossa cabeça.

Marketing de guerrilha interativo

A maior diferença desse marketing é que as pessoas podem, como o próprio nome diz, interagir com a propaganda. É um marketing bastante certeiro e que marca a memória das pessoas que participam dele.

Considerações finais

Hoje, entendemos como funciona o marketing de guerrilha, entendemos como ele é aplicado e algumas dicas de como fazer com que ele funcione de forma efetiva, além dos tipos e suas diferenciações.

O interessante é que você escolha o melhor momento da sua empresa e que utilize a estratégia para gerar impacto nas pessoas, fazendo assim com que atinja o resultado previsto e que elas, de fato, se interessem pelo produto e o procurem depois.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.