Como fazer um bom networking

Muita gente já ouviu falar sobre networking, porém, ainda não sabe o que o termo significa. Pois bem, ele é uma ferramenta de construção de redes de contato, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Assim sendo, essa ferramenta é de extrema importância para a criação de leads fiéis, estreitamento de negociações comerciais ou simplesmente para aproveitar oportunidades do mercado de trabalho.

Considerando a profundidade do assunto, iremos, nesse artigo, falar de alguns aspectos sobre o networking, são eles:

  • O que é networking?
  • Quais atitudes são consideradas networking?
  • Qual é a melhor maneira de se fazer networking?
  • Quais são os benefícios do networking?

Entenda mais sobre networking

Como dito inicialmente, o networking é uma estratégia que é pautada na formação de uma rede de contatos, com intenção em auxílio mútuo.

Manter bons relacionamentos em diversos ambientes pode ser visto como uma atitude interessada somente em benefícios, já outros acreditam que é uma atitude natural das relações humanas.

A questão é que sendo uma atitude falsa ou não, tornou-se muito importante você ter bons relacionamentos, em qualquer setor da vida. E na rede profissional de contatos, esse bom relacionamento é essencial, principalmente para troca de informações e experiências.

Além disso, uma extensa rede de contatos pode fazer seu negócio crescer, tornando-o atrativo, simplesmente por você ter contato com alguém que tenha uma representatividade alta, tanto de si quanto da marca.

Certo, mas e como se faz um networking? É o que falaremos a seguir.

O que se faz para ter um networking?

Primeiramente, é preciso entender que o networking é um processo orgânico que demanda algumas etapas, não é simplesmente chegar no evento ou reunião e falar.

Para que seja algo natural e bem-feito, é preciso, antes de tudo, que você treine uma apresentação que fale dos aspectos mais importantes de você ou da sua empresa. A seguir, daremos algumas dicas de como fazer essa apresentação:

Apresente-se de forma ágil

Entendendo que o seu objetivo enquanto empresa é atender a maior quantidade de clientes possíveis, ao se apresentar, procure ser rápido e conciso. Nesse sentido, você pode dizer o seu nome, e falar qual é a área da empresa a qual você trabalha.

Por exemplo: “Meu nome é Fabiana e eu trabalho como nutricionista em uma rede de empresas de alimentação. Lá desenvolvo cardápios nutritivos, com baixo índice de gordura e muitos gostosos para o time”.

Nesse sentido, treine a apresentação de maneira que você a fale naturalmente e de forma clara.

Trabalhe com a demonstração de interesse

Em qualquer aspecto da vida, não apenas o profissional, sabe-se que demonstrar interesse é a principal ferramenta para que o networking funcione.

Por isso, tenha noção de que é necessário conversar com o futuro cliente não só sobre o seu produto e sua vontade de vendê-lo, mas também sobre aspectos mais profundos de suas personalidades e outros detalhes interessantes.

Não foque apenas na venda

Durante a conversa com o cliente, não foque apenas no produto, como já foi dito. Se você pretende oferecer o serviço de fornecimento de itens, não fale somente sobre quais são os produtos que você vende.

Qual o tipo de distribuição é o de menos, então, seja você um fornecedor de papel toalha e higiênico, fornecedor de kits ou de água, procure falar de outras coisas que interessem o seu cliente, como algo construtivo voltado ao item comercializado.

Fale também sobre suas experiências profissionais, pergunte sobre futuros projetos de seus clientes, diga os cursos que você fez ou tem vontade de fazer, ou até mesmo recomende livros que são do assunto de interesse de ambas as partes.

Cultive relacionamentos

Atualmente, as redes sociais, em geral, são ótimas para conseguir estreitar os laços com seus clientes, por isso, invista nesses mecanismos, pois são uma excelente forma do cliente conhecer o seu produto e a empresa integralmente.

Envie aos seus clientes materiais que sejam interessantes para eles, por exemplo, se você é parte de uma faculdade de gestão de Recursos Humanos, pode enviar aqueles que tenham conteúdos sobre esse segmento, como:

Os conteúdos podem ser oferecidos por meio de vídeos, e-book, livros, webinars, enfim, são diversas opções. O que é importante lembrar é que isso fará seu trabalho ser visto, valorizado e tornará os seus clientes fiéis a sua empresa.

Entretanto, as melhores maneiras de se divulgar são em alguns eventos e fazendo algumas parcerias, como:

  • Entrar em grupos em todas as redes sociais;
  • Comparecer a eventos da Indústria;
  • Tornar-se parte de um espaço de coworking;
  • Ir a reuniões de negócios e conferências presencialmente;
  • Formar parcerias com influenciadores online.

O último item, que é formar parcerias com influenciadores online, tem sido muito utilizado, pois, a depender da quantidade de seguidores, isso pode trazer muitos clientes ao negócio.

Além disso, uma pesquisa da Nielsen determinou que “92% das pessoas confiam mais em recomendações de indivíduos (mesmo sem conhecê-los) do que em marcas.”

Ou seja, é claro que um rosto dado à marca pode trazer uma autoridade que talvez sem este tipo de networking sua marca não conseguiria.

Lembre-se sempre, a excelência operacional para empresas depende de muitos aspectos, e se forem bem feitos, podem transformar todo o processo no melhor que pode ser apresentado.

Construindo um networking de sucesso

Além de seguir todos os passos supracitados, alguns outros são importantes, principalmente se você busca fazer um networking de sucesso. Pois bem, entre os principais elementos estão:

Networking é um trabalho a ser feito todos os dias

Lembre-se que o networking é uma estratégia que não apresenta resultados instantâneos, ou seja, é necessário trabalho constante e paciência para adquirir o que se deseja.

Pensando nisso, procure investir seu tempo em construir uma relação saudável com seus clientes, esta ação poderá ajudá-lo, pois eles podem indicá-lo para outros possíveis clientes.

Invista em sua educação enquanto profissional

Estar em meio àqueles que têm os mesmos interesses pode ser muito bom, pois é por meio de novos contatos que outras redes profissionais são criadas.

Então, invista em cursos, palestras, seminários e congressos, principalmente para que você faça amizade com pessoas que tenham vontades e interesses semelhantes aos seus. Além disso, essa ação faz com que você possa ajudar e ser ajudado.

Atualmente, existem diversas formas de obter acesso a tais conteúdos, seja de maneira presencial ou online, então, invista em você e em sua empresa por meio da educação.

Inclusive, empresa de brindes corporativos são ótimos exemplos de como investir sempre na educação, pois ao aprender sobre design de marca, marketing, publicidade, dentre outras áreas, é que se consegue excelência em todas as partes do processo.

Conheça os benefícios do networking

Tendo entendido quais são os principais processos do networking, agora, iremos lhe mostrar quais são os benefícios se você o aplicar em suas relações. Entre as principais vantagens podemos citar:

Acesso a oportunidades

A expansão de contatos feita a partir do networking pode abrir as portas para novas oportunidades de negócios, avanços na carreira, novos conhecimentos e crescimento pessoal.

Manter-se ativo, o ajudará a continuar na mente das pessoas. Lembre-se, as melhores empresas de consórcio de imóveis, bem como de outros ramos de atuação, utilizam de um networking ativo.

Novas informações

A partir do networking, é possível trocar conhecimentos sobre diversos assuntos, desde a parte técnica até sobre os conteúdos. Ou seja, a rede de conhecimento oferecida é muito ampla e benéfica, independentemente de qual seja o seu ramo de atuação.

Dessa maneira, as melhores empresas de factoring em SP conseguiram o seu destaque nesse setor tão concorrido, criando muitos networkings, ajudando e sendo ajudadas por outras pessoas.

Recomendação e suporte

Ter apoio de uma pessoa experiente no networking é uma ótima forma de conseguir criar essa rede de contatos e ter benefícios. Discutir sobre oportunidades, desafios e indicar produtos também faz parte desse processo.

Pense só, existem diversos modelos de stand para eventos, inclusive de várias qualidades. Pode ser que a sua empresa precise de um stand de qualidade, e só uma pessoa com experiência poderá indicar a você. Percebe a importância do networking?

Conclusão

Agora, sabendo da importância dessa ferramenta, é o momento de colocar em prática todas as dicas que nós demos, principalmente para que você construa um networking forte e estável com sua rede de contatos.

Entretanto, ao utilizar as dicas, lembre-se: seja proativo, gentil, aberto a novas propostas, não seja uma pessoa desinteressada na vida do seu cliente. Aproveite todas as oportunidades que tiver para aprender sobre o produto que você vai oferecer.

Utilize as redes sociais como uma ferramenta de trabalho que pode lhe ajudar e muito, principalmente se você tiver uma empresa e contratar um influencer.

Por fim, entenda que o processo de networking é constante, exige paciência e foco, no entanto, ainda que demorado, gerará muitos resultados e você poderá usufruir de seus esforços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.